Automação de Marketing Digital: 9 razões que mostram que você já deveria estar usando há muito tempo

Falamos sobre vários temas relacionados a empreendedorismo e Marketing Digital aqui no blog do leadlovers. E, por isso, também precisamos falar também sobre o assunto que mais temos propriedade aqui: A Automação de Marketing Digital.

São muitos motivos para que os negócios comecem a usar essa tecnologia no seu dia a dia. Contudo, dessa vez eu selecionei 9 grandes razões que acho que deixam bem claro a importância de se levar a sério o assunto.

Ah embora no título eu tenha colocado que você deveria estar usando há muito tempo, não se preocupe… Ainda dá tempo, tá?  

Vamos lá?

 1. Seu público mais preparado

Seu público mais preparado
Seu público mais preparado

Não dá para começar falar das vantagens de se utilizar a Automação de Marketing Digital sem pensar automaticamente em como essa tecnologia prepara o público para a compra.

O que quero dizer com isso? Bem, não basta você conhecer e atingir o público-alvo certo e ter a segmentação ideal para se comunicar com ele. Pois de nada resolve esse conhecimento se você impacta-lo no momento errado, quando ele não está pronto para a compra.

O público correto (persona) pode ainda não ter se dado conta de que possui um problema, estar sem capital financeiro para isso, ter outras prioridades agora, não ter o todo conhecimento necessário para utilizar o seu produto/serviço… E várias outras circunstâncias que impedem as pessoas de comprar todos os dias.

Aliás, tentar vender para um público que não está preparado é um equívoco que pode custar caro. Além do seu negócio ser visto como inconveniente e até spam, a pessoa pode acabar comprando e desistindo logo em seguida. Tudo que você não quer, não é mesmo?

Ao automatizar o seu marketing, você consegue se relacionar com seu público em todas as etapas da jornada de compras e falar com ele de acordo com o momento em que se encontra. Tudo personalizado e individualizado sem deixar de ser automático.

Resumindo: Você vai construindo um relacionamento com a sua audiência entregando conteúdos de valor para ela de maneira sistematizada e organizada. Você educa essas pessoas para usarem a sua solução da melhor maneira e ter sucesso com isso.

Isso até chegar a hora em que ele vai estar disposto a comprar se a sua solução fizer realmente sentido para ele. A pessoa, por si própria, chegará a essa decisão. Você só tem que dar uma forcinha. Como falamos tanto aqui: É uma questão de reciprocidade.

Se você ajudou a pessoa por algum tempo em suas dúvidas, por que ela não compraria de você? Por essa razão é bem provável que você seja lembrado na hora da compra.

2. Mais tempo para pensar em estratégias e vendas

Mais tempo para pensar em estratégias e vendas
Mais tempo para pensar em estratégias e vendas

Esse é, na minha opinião, o motivo mais significativo para você utilizar a Automação de Marketing Digital no seu negócio: O ganho de tempo para pensar (e focar) em estratégias. E com mais estratégias pensadas, consequentemente, tudo melhora dentro do negócio.

“Mas como assim mais tempo?” – Você deve estar se perguntando. Bem, com uma boa ferramenta de Automação de Marketing Digital você consegue automatizar várias tarefas que antes seriam feitas de maneira manual. Isso gera maior rapidez e, logo, tempo para pensar em ideias que podem alavancar a sua empresa.

Os potenciais clientes (leads) realizam de maneira automática todo o trajeto até a compra. Ou seja, se uma pessoa baixa um e-book grátis seu hoje e outra daqui 4 meses, as duas irão receber conteúdos na sequência certa no momento certo de cada um.

Claro que você terá o trabalho de elaborar diferentes funis de venda para os momentos distintos das personas do seu negócio. Porém, após esse cuidado, todo o resto irá ocorrer sem que você precise fazer tudo na mão.

Assim, a sua equipe de marketing terá mais tempo para focar na produção de conteúdo, na construção de relacionamento e, como falamos acima, para pensar em estratégias para atrair e reter mais pessoas.

Os vendedores também ganham tempo, já que podem focar apenas nos leads que se encontram mais preparados para a compra  no momento. Além disso, não terão o trabalho de ter que ensinar assuntos mais básicos sobre a solução que você oferece, pois o lead foi educado durante as etapas do Funil de Vendas.

Resumindo: O time comercial centraliza suas ações para fazer o que estão preparados para fazer, isto é, fechar a venda.

3. Centralização e, portanto, eficiência

Centralização e, portanto, eficiência
Centralização e, portanto, eficiência

Com uma plataforma de Automação de Marketing Digital você consegue centralizar diversas atividades no mesmo local.  Com isso, os colaboradores podem acompanhar e interpretar diversas métricas importantes logando em apenas uma plataforma.

Ao analisar os dados, as equipes terão o que precisam para saber o que está ou não funcionando dentro da empresa. Isso é ainda mais significativo para pequenas e médias empresas, que precisam estar a par de tudo que acontece para agir rápido.

Ou seja, além de ter mais tempo para pensar em estratégias você tem mais tempo para interpretar as anteriores. Sem contar que fica tudo registrado, você não perde informações. E se está documentado é muito mais simples criar relatórios e apresentações para a equipe.

4. Colaboradores na mesma página

Colaboradores na mesma página
Colaboradores na mesma página

Se existe a centralização e padronização dos processos as equipes de marketing e vendas ficam na mesma página. Não só por todos os motivos citados anteriormente. Mas também porque, como se não bastasse tudo isso, as melhores ferramentas de automação de marketing permitem que você integre com CRMs de vendas, tornando tudo ainda mais unificado.

Ter tudo documentado e centralizado também permite que o treinamento de novos funcionários ocorra de maneira mais organizada, prática, rápida e eficiente. O que, por sua vez, faz com que os novos integrantes da empresa estejam preparados o quanto antes para performar.

E se a equipe flui, todo o resto funciona. Quer coisa melhor? Calma que tem mais…

5. Maior produtividade e harmonia no trabalho

Maior produtividade e harmonia no trabalho
Maior produtividade e harmonia no trabalho

Bem, depois de tudo que falei até agora, acho que está subentendido que a produtividade passa a ser somente uma consequência natural da automação de marketing, né?

Como falei antes, os vendedores podem concentrar seus esforços nos leads mais preparados para a compra. Ou seja, deixam as pessoas passarem por todas as etapas necessárias do Funil de Vendas.

Com um vendedor com menos e melhores atendimentos, o público percebe e os resultados são ainda mais positivos. Uma equipe sem desgaste e nada exausta produz muito mais e é mais feliz.

6. Entendendo mais a fundo o público

Entendendo mais a fundo o público
Entendendo mais a fundo o público

Ao acompanhar o público em todas as etapas da jornada de compra, nutrindo e qualificando, você tem outra grande vantagem: Obtém respostas valiosas sobre essas pessoas que dificilmente conseguiria de outra forma.

“Como assim, Jessica?” – Você deve estar se perguntando. Bem, ao enviar e-mails em horários, dias, assuntos e estilos diferentes você pode interpretar o que funciona melhor ou não para o seu público.

E o bom é que você não vai perder horas para analisar isso tudo. Uma boa plataforma de Automação de Marketing Digital exibe várias métricas relevantes para você ter essas respostas sempre na mão: % de abertura, de cliques, quem tanto se interessou por determinado tema e por outro não.

Sem contar que você também pode criar formulários dinâmicos dentro de suas landing pages que peçam dados mais específicos para as pessoas. Assim, além do nome, e-mail e telefone, é possível saber o cargo, a idade, o gênero, a empresa e qualquer outra informação que você considerar útil.

E acho que não preciso falar que se você conhece melhor o seu público, o sucesso das suas ações é somente consequência, pois você sabe o que criar, onde estar e como se comunicar com ele.

7. Comunicação personalizada e eficiente

Comunicação personalizada e eficiente
Comunicação personalizada e eficiente

Falando em comunicação, a Automação de Marketing consegue torná-la personalizada e eficiente. E não falo só por entender mais a fundo o público, mas também por vários outros detalhes.

Uma delas é que você pode criar caminhos distintos de acordos com os interesses e fases diferentes de suas personas. Assim, você direciona cada pessoa para onde verdadeiramente interessa a ela.

Sem contar que chama cada um pelo nome, envia os conteúdos na hora que ela abre, fala na língua que ela entende… Enfim, tudo porque tem uma ferramenta que leva essas pessoas para onde elas querem estar.

Não é incrível pensar que a sua mensagem fica mais personalizada justamente ao automatizar o processo? Pensando em estratégias mais direcionadas e segmentadas você tem mais chances de atrair, convencer e conquistar de vez as pessoas.

8. Fidelização dos clientes

Fidelização dos clientes
Fidelização dos clientes

Lá no primeiro item dessa seleção eu disse que a Automação de Marketing faz com que seu público fique mais preparado para a compra, certo? Isso quer dizer as pessoas compram de maneira mais consciente: Sabem o que estão adquirindo, as vantagens, o que está ou não incluso e como utilizar da maneira certa.

Com isso, é natural que a probabilidade que elas permaneçam mais tempo com você aumente muito. Mesmo que você não venda um produto recorrente, isso é ótimo porque faz com que o cliente retorne e compre novamente de você sempre.

Outra coisinha que ajuda – e muito – na fidelização dos cliente é que você pode criar um “Funil Pós Vendas” para os clientes. Ou seja, enviar sequências com informações que ajudem os clientes a  utilizarem a sua solução desde o começo, permitindo que acertem mais.

Se os clientes têm sucesso, você também ganha. Aliás, essa ajuda depois da compra estreita ainda mais os laços entre negócio e clientes. Mostrar que se importa é um diferencial competitivo, além de fazer um bem danado para todos os envolvidos.

9. Mais ganhos e menos custos

Mais ganhos e menos custos
Mais ganhos e menos custos

Como resultado de todas vantagens que falamos acima (maior produtividade, vendas, fidelização dos clientes, tempo para pensar em estratégias, rapidez, etc), os ganhos passam a ser maiores.

O custo-benefício de uma ferramenta de Automação de Marketing é absurdo, pois o investimento é muito baixo perto do lucro gerado. Claro que isso costuma acontecer a médio prazo, conforme você for ajustando e melhorando os fluxos.

E aí, gostou do artigo? Quer saber mais sobre a nossa plataforma de Automação de Marketing? Vá até o site do leadlovers e converse com um de nossos consultores. Eles estão preparados para te ajudar em todas as suas dúvidas.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,


1 Comentário

  1. Afonso Nast says:

    Bom demais esse trabalho Jéssica. Arrasou! Parabéns!
    Se tiver algum vídeo sobre alguns desses 9 tópicos, por favor, me envie o link.
    Estou fazendo uma seção no meu site sobre Automação de Marketing e gostaria de incorporar alguns vídeos a respeito.
    Desde já agradeço,
    Abraços.

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: