Automação no Instagram: Passo a Passo para Fazer do Jeito Certo

Automação no Instagram? O que é isso, afinal? Vale a pena mesmo investir?

Bem, o Instagram é uma ferramenta e tanto para quem deseja fortalecer a sua marca na internet. Isso todo mundo já sabe.

Mas, para isso, é preciso saber dominar a rede social, o que não é uma tarefa tão simples assim. 

Para chegar lá, muitas pessoas investem em cursos pagos e outros tipos de conteúdos envolvendo o tema.  Há também quem aposte também na chamada “automação no Instagram”.

Mas o que, de fato, significa “automação no Instagram“?  Será que automação é seguir pessoas automaticamente? 

Adianto: Também. Apesar de não ser a única (nem uma boa) forma, seguir as pessoas automaticamente é considerado um tipo de automação.

No entanto, será mesmo que essa e outras práticas de automação no Instagram são recomendadas?

Se você quer entender mais sobre esse assunto, continue a leitura e descubra (quase) tudo sobre o assunto.

Como funciona a Automação no Instagram? 

Como funciona a Automação no Instagram?

Podemos dizer, de forma simplificada, que a “automação” é uma forma de automatizar algumas tarefas de gerenciamento. Tarefas essas que costumam demandar tempo precioso no dia a dia dos empreendedores.

Isso significa que com tecnologia de ferramentas e do próprio Instagram, conseguimos reduzir o nosso tempo de uso da ferramenta com tarefas básicas.

Algumas das funções que podem ser automatizadas no Instagram são:

  • Agendamento de postagens e stories;
  • Criação de relatório de resultados, com número de likes, quantidade de novos seguidores (e, claro, seguidores perdidos), número de posts e mídia que mais engaja;
  • Envio de mensagens automáticas para novos seguidores;
  • Monitoramento de atividades;
  • Seguir quem acompanha uma hashtag específica, os seguidores de perfis análogos ao seu e até pessoas no perfil dos seus seguidores.

Mas Cuidado…

Há diversas ferramentas que prometem mostrar informações ainda mais específicas. Tais como: 

  • Usuários que deixaram de seguir; 
  • Usuários que bloquearam; 
  • Usuários que costumam visitar o perfil;  
  • Usuários que retiraram likes dos seus posts; 
  • Etc.

Embora pareça tudo muito interessante, vale dizer que essas ferramentas não são confiáveis. Aliás, vão contra as diretrizes do próprio Instagram.

Portanto, o mais indicado é sempre apostar em plataformas seguras. Isto é, criadas por empresas confiáveis e com funcionalidades não vistas pelo Instagram como ilegais ou até impossíveis.

Principais Motivos para Investir em Automação no Instagram

Principais Motivos para Investir em Automação no Instagram

Pelas possibilidades que descrevemos antes, já é possível entender porque a automação no Instagram pode ser um bom negócio. 

Afinal, com todas as demandas que uma página profissional exige, diminuir o número de tarefas manuais é uma ótima opção. Principalmente quando você tem um número alto de seguidores e realiza mais postangens. 

 Outros motivos para investir em automação incluem:

1 – Aumento da Interação

Como já comentamos, é possível enviar mensagens rápidas a pessoas que acabaram de seguir o seu perfil comercial, por exemplo.

Do mesmo modo, é possível fazer o mesmo para pessoas que enviaram perguntas a você.

Isso é interessante porque permite que você se aproxime de clientes em potencial. O que propicia um vínculo real com a sua audiência.

É claro, existem outras potencialidades oferecidas por softwares de automação…

A “mais famosa” delas consiste em seguir pessoas de um determinado perfil. Contudo, adiantamos que essa não é uma boa prática e pode trazer penalizações irreversíveis para a sua conta.

Mas muita calma nessa hora… Explicaremos mais sobre isso nos próximos tópicos

2 – Aumento da Produtividade

Quanto tempo levamos para ir até a nossa rede social, subir uma imagem e escrever uma legenda? Mesmo que a legenda esteja pronta, é preciso fazer todo esse processo e publicar manualmente, num horário específico.

Parece algo rápido, mas se você precisar fazer isso duas ou três vezes por dia, acredite: São muitos minutos dedicados à tarefa.

Da mesma forma, fazer relatórios manuais de desempenho do Instagram também leva algum tempo…

Para otimizar esse processo, vale contar com plataformas específicas, que possam gerar informes (alguns inclusive com gráficos!) de engajamento.

A melhor parte de ter ferramentas que fazem o trabalho “mais operacional” pra você é que sobra tempo para fazer outras tarefas. Como as envolvendo a parte estratégica ou ainda conhecer melhor seus seguidores.

3 – Facilidade para Organizar o Trabalho

Publicar “de improviso” não funciona. Você pode ter sorte ao postar conteúdos espontâneos e viralizar, mas isso não pode ser visto como regra. 

O segredo do trabalho com as redes sociais é publicar conteúdo de qualidade, mas com constância e planejamento.

Na prática, isso significa que é importante ter um cronograma de postagens, feitas com antecedência. 

Nesse cronograma, você deve inserir a temática do post, o texto da legenda, as informações que irão aparecer na imagem, o formato e a data de cada post.

Quantas postagens você deve fazer antes de avaliar a estratégia de marketing? Depende. 

Há quem prefira avaliar semanalmente o desempenho da página. Bem como quem opta por fazer relatórios mensais… 

Há estratégias que duram pouco, enquanto outras podem levar meses para serem aplicadas…

De qualquer maneira, as ferramentas de automação no Instagram ajudam no processo de organização. A partir delas, você consegue programar posts para semanas inteiras de uma só vez. 

Depois, é só avaliar o desempenho de cada um, coletando informações sobre os conteúdos que funcionam para a sua persona.

O que não fazer: Quando a Automação no Instagram é Prejudicial

O que não fazer: Quando a Automação no Instagram é Prejudicial

Há alguns anos, pessoas que faziam uso de bots para comentar nos perfis de outras pessoas tiveram os seus perfis suspensos.

Aplicativos, até então famosos, foram derrubados pela plataforma e tiveram que devolver o dinheiro pago pelos usuários pelo seu serviço. Como o Instagress, o Instaplus, o PeerBoost e o Mass Planner. 

Tais aplicativos vendiam, entre outras coisas, interações automáticas, como mensagens diretas e comentários. 

Tais interações, não-humanas, são mal vistas pelo aplicativo do Instagram. Que anda em uma verdadeira caçada contra esses robôs.

Assim, se você pensava que era uma boa ideia utilizar softwares de automação para deixar comentários em possíveis interessados nos seus serviços, abandone essa visão.

Isso pode fazer com que você perca, além da sua autoridade e confiabilidade perante clientes, a própria conta no Instagram.

Além dos comentários automáticos, o Instagram pode bloquear ou mesmo deletar as contas de quem automatiza outras funções. Tais como: Seguir (e deixar de seguir), curtir ou enviar mensagens diretas aleatórias para não-seguidores.

Por que a plataforma bloqueia essas interações?

Para quem via nessas ferramentas de automação a possibilidade de crescer o seu perfil, tudo isso pode parecer exagerado. Mas acredite: Não é. Existem muitos motivos para impedir determinadas funções.

1 – Prática de Spam

A primeira razão é o fato de que automações podem ser lidas como spam.

E, na verdade, podem de fato assumir essa função. 

Quer exemplo? Quantas vezes você, usuário do Instagram, recebeu mensagens em outro idioma, sugerindo que você se tornasse embaixador de uma marca que não conhece? Pois é…

2 – Prática de Crimes

Na maior parte das vezes, além de spam, trata-se de um golpe…

Muitos usuários já expuseram que esse tipo de prática é feita por criminosos. O objetivo é convencer usuários a pagarem por serviços ou produtos que não existem ou mesmo liberarem dados pessoais.

Por isso, para evitar que práticas assim (ou até piores) aconteçam, o Instagram tem tentado impedir comentários automáticos. Que antes eram enviados a vários seguidores ou por meio do uso de uma hashtag específica. 

3 – Não oferece Benefício Financeiro ao Instagram

Isso tudo sem contar o fato de que as automações não são interessantes financeiramente para o Instagram. 

Além de o usuário pagar pelo serviço de outra empresa, ele atrai usuários sem a necessidade de investimento em anúncios. O que, como sabemos, é de imenso interesse de qualquer rede social.

4 – Atrapalha o Algoritmo

Por fim, existe também a questão do algoritmo…

Com essas práticas, o algoritmo ficava completamente confuso. Já que “mexiam” com funções básicas analisadas por ele. Como curtir, comentar e seguir perfis.

Em circunstâncias normais, o algoritmo “analisa” o comportamento do usuário. A partir daí, oferece a ele outros conteúdos que podem interessar. Bem como anúncios de produtos de acordo com o seu perfil.

Quando a automação acontece, muitas pessoas diferentes são acessadas pelo mesmo perfil. Isso deixa o algoritmo sem percepção da realidade da experiência do usuário.

O que acontece quando o Instagram percebe automação indevida?

O que acontece quando o Instagram percebe automação indevida?

A coisa mais dramática que pode acontecer, como já sinalizamos, é o banimento da sua conta. E não é impossível que isso aconteça, já que automatizar funções fere os termos de uso do Instagram. 

E o pior: caso você tenha sido banido por ir contra os termos de uso, você não conseguirá recuperar a sua conta.

Em situações mais brandas, o usuário pode ter o perfil bloqueado por atividade indevida. E, assim, ficar sem poder utilizar ou interagir na plataforma por horas, dias ou, pasme, semanas.

Existe, além disso, o perigo do “shadowban”. Que nada mais é do que um mecanismo do Instagram que “bane” contas, mas de maneira “silenciosa”.

Nesse caso, o usuário não perde a sua conta. Porém, tem seus posts ocultados da maior parte dos seguidores e até de potenciais novos seguidores.

Ou seja, o alcance de seus posts e stories cai drasticamente. Há também relatos de de não aparecer mais nas pesquisas de localização, de hashtags e até mesmo da aba “explorar”.

Para quem não sabe, a aba “explorar” é uma das mais interessantes para os criadores de conteúdos. Já que por meio dela é possível chegar a pessoas novas de maneira orgânica.

Em outras palavras…

O shadowban faz com que o seu engajamento caia entre quem já segue o seu perfil. E vai além… Impede que novos seguidores cheguem até você. 

Na prática, isso faz com que as suas estratégias de marketing dentro do Insta não tenham o efeito esperado. O que, obviamente, também implica em queda nas vendas, investimentos desperdiçados, etc.

O mais problemático é que os números caem e as páginas sequer ficam sabendo a razão. O Instagram não avisa. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de utilizar o Instagram com intuito comercial.

Como usar o Próprio Instagram para Automatizar Tarefas

Como usar o Próprio Instagram para Automatizar Tarefas

Os perfis comerciais do Instagram têm a possibilidade de configurar respostas rápidas. Trata-se de um recurso bem interessante. 

Sobretudo, para quem recebe mensagens em grande volume. Ou ainda para quem tem um período específico de trabalho, mas não quer deixar seus seguidores esperando.

Existe um passo-a-passo para ativar a função, que mostraremos a seguir:

Passo 1:

Acesso o seu Perfil no Instagram, conforme imagem a seguir:

 

Passo 2:

Acesse as “configurações” do aplicativo, como mostra as setas abaixo:

 

Passo 3:

Clique em “Empresa” (ou “Criador de conteúdo“). Já que a funcionalidade também está disponível para esses usuários:

 

Passo 4:

Escolha a opção “Respostas Salvas“:

Passo 5: 

Toque no ícone de +, no canto superior direito da tela, para configurar uma nova mensagem automática:

 

Passo 6:

Chegue até de “Nova Resposta Salva”:

Passo 7:

Escreva, no campo “mensagem“, o que será enviado automaticamente para outros usuários:

 

Passo 8:

Em “atalho“, você deve registrar um emoji ou palavra.

E esse atalho que permitirá que você acione a mensagem configurada. No caso do exemplo abaixo eu inseri o atalho “loja”:

 

Passo 9:

Clique em “Salvar“:

Passo 10:

Você pode configurar diversas respostas. Para isso, porém, precisará saber quais são as dúvidas mais frequentes de seus usuários.

Um exemplo Prático de como usar as “Respostas Salvas” no seu dia a dia:

Se você trabalha com envio de produtos por correio, as pessoas podem perguntar com certa frequência sobre as opções de envio. Se oferece serviços, perguntas sobre parcelamento e prazo também são comuns.

No primeiro caso, você pode registrar a palavra “envio“. Assim, as opções de envio serão enviadas para o usuário assim que você acionar o gatilho (que, no caso, é a própria palavra).

No segundo caso, você poderia acionar a mensagem automática sobre prazos e parcelamento com outra palavra, como “parcelas” ou “prazo” mesmo. Isso fica a seu critério; o que importa é ter todos esses comandos em mãos.

Como usar as mensagens rápidas?

Ao receber a mensagem de um cliente ou possível cliente, basta apenas entrar na conversa privada. Dentro da conversa, apenas digite um dos atalhos já configurados. 

Literalmente, basta apenas escrever o atalho, tocar no balão (“Insira uma resposta salva”) e fazer o envio.

Trata-se de uma funcionalidade e tanto. Pois impede que você ou o seu social media tenha que escrever a mesma mensagem várias vezes. 

Legal, né? Com certeza, uma automatização muito inteligente. E o melhor: Nativa do próprio aplicativo.

Outra dica muito interessante também tem a ver com as respostas rápidas…

Você pode salvar mensagens de boas-vindas lá dentro. Dessa forma, você poderá dar um “oi” para quem seguir você. Tudo sem fazer uso de softwares que podem gerar bloqueio na sua conta.

3 Ferramentas Confiáveis para fazer Automação no Instagram 

Agora você sabe o que é permitido e o que não é, certo? Chegou a hora, então, de investir em uma boa plataforma de automação no Instagram. 

Antes de citar algumas ferramentas conhecidas, vamos dar um alerta: Desconfie sempre de aplicativos oferecidos gratuitamente. 

Uma vez que eles geralmente são vistos pelo Instagram como ferramentas perigosas. 

Prefira fazer uma extensa pesquisa antes de escolher o seu software. Evite, aliás, colocar o seu nome de usuário e senha do Instagram em qualquer lugar. 

Há, sim, muitos programas mal intencionados. Esses podem roubar seus dados, trocar a sua senha e até tentar roubar ou lesar os seus seguidores.

Abaixo, confira 3 ferramentas interessantes que podem ajudá-lo a automatizar a sua conta profissional no Instagram. Vamos conferir

1 – Postgrain

A primeira opção da lista é o Postgrain.  A maior vantagem dessa ferramenta é que, até o momento desse post, obedece rigorosamente às normas do Instagram.

Por meio dela, é possível agendar toda a programação de conteúdo. Assim, você garante seus posts com antecedência e sem perda de qualidade de imagem ou vídeo.

Seu sistema permite ao usuário centralizar todas as suas contas em um só lugar. Além disso, o Postgrain também oferece:

  • Central de conversas: Visualização de mensagens recebidas e possibilidade de iniciar novas conversas em uma só tela;
  • Respostas rápidas: Mesmo princípio do Instagram, dá ao usuário a chance de salvar respostas e acioná-las com um único código;
  • Palavras-chave: Permite ao Social Media que encontre conversas e organize a comunicação com mais facilidade;
  • Área de Vendas: Permite a integração do catálogo de produtos às publicações agendadas na ferramenta. Fundamental para quem vende pelo Instagram;
  • Relatórios e dados: Integração dos insights da conta comercial do Instagram, com resumo de informações gerais;
  • Suporte ao cliente;
  • Possibilidade de gerenciamento de times pela própria plataforma: Com o Postgrain, é possível não compartilhar a senha do Instagram com os demais usuários, mas permitir acesso a determinadas funções a cada membro da equipe;
  • Função de Repost: Não é preciso mais utilizar aplicativos de terceiros para repostar conteúdo na timeline do Instagram;
  • Funcionalidades diferenciadas para stories: Marcação de produtos, stickers, texto, criação de conteúdo para stories do zero dentro da plataforma.

O Postgrain oferece teste gratuito. A plataforma custa R$29,00 para um perfil, e dá descontos quanto maior o número de perfis contratados.

Legal, né?

2 – Mlabs

O Mlabs é uma ferramenta interessante por várias razões..

A primeira é: Além de ajudar na questão da automação no Instagram, ela dá ao usuário a chance de publicar conteúdo em outras redes. Como o Twitter, o LinkedIn, o YouTube e o Facebook.

Falando especificamente do Instagram, temos, entre outras, as seguintes funcionalidades:

  • Agendamento de posts, incluindo stories e IGTV;
  • Possibilidade de agendar stories com links, GIFs, enquetes, menções, hashtags e localização, além de mandar conteúdo para close friends;
  • Agendamento de posts com marcação de produções, para e-commerces;
  • Agendamento para IGTV com prévia no feed;
  • Repost direto no feed;
  • Criação de relatórios, com acompanhamento de resultados e monitoramento de concorrentes.

Os valores variam de acordo com a quantidade de perfis administradas e com as funcionalidades contratadas. Que, acredite, são muitas!

3 – Hootsuite

Além do agendamento de posts, o Hootsuite permite ao usuário do Instagram que responda, interaja, rastreie e monitore comentários e similares.

Em sua plataforma, é possível criar colunas para organização de conteúdo. Além de filtrar tópicos por palavra-chave, localização e hashtags.

No quesito análise, o Hootsuite dá relatórios abrangentes e em tempo real sobre o desempenho de campanhas e das próprias redes sociais. 

A plataforma avalia tanto a parte de mídia paga como as interações orgânicas. Tudo isso sem necessidade de configuração.

O Hootsuite é integrado a mais de 250 aplicativos. Como o WeChat e o Slack. Trata-se de um aliado e tanto para empresas maiores ou para equipes com um número significativo de funcionários.

O plano básico custa 19 dólares ao mês para até 10 perfis de redes sociais. O agendamento ilimitado e principais indicadores de desempenho.

DICA EXTRA: A melhor ferramenta para automatizar tarefas no Instagram é…

DICA EXTRA: A melhor ferramenta para automatizar tarefas no Instagram é…

Nós citamos acima 3 ferramentas muito conhecidas e consolidadas quando o tema é “automação no Instagram”. Também falamos sobre algumas funcionalidades que o próprio Insta oferece para quem tem perfil comercial ou de criador de conteúdo.

Porém, faltou falar de outra ferramente boa que é totalmente gratuita. E pasmem: É nativa do próprio Facebook.

Isso quer dizer que ao utilizá-la, você não corre risco de ferir os termos de uso, sofrer com “shadowban” ou ainda perder a sua conta…

Eu estou falando do “Estúdio de Criação” do Facebook, também conhecido por seu nome original: “Facebook Creator”. 

Na verdade, há algum tempo existe ferramenta de gerenciamento de redes. Porém, nos últimos tempos houve melhorias e atualizações interessantes.

Com ela, é possível programar postagens no Facebook e no Instagram. Nos formatos de fotos, carrossel, vídeos. 

Outras funcionalidades do Estúdio de Criação estão:

  • Gerenciar interações de suas Páginas;
  • Responder mensagens e comentários no Face e no Insta;
  • Rastreamento do total de seguidores;
  • Verificar quem está retornado para ver o seu conteúdo a cada semana;
  • Verificar por quanto tempo as pessoas assistem aos vídeos publicados por você;
  • Etc..

É claro que perto de outras ferramentas externas, o Facebook Creator ainda possui limitações. Porém, com ele você fica tranquilo ao utilizar uma ferramenta dos proprietários dessas redes sociais. Sem contar que a tendência é que cada vez a plataforma fique melhor…

Além da versão no navegador, há o aplicativo que está disponível para iOS e para Android, respectivamente, na Apple Store e na Google Play Store.

Apesar do app “quebrar um galho”, a versão do navegador é bem mais completa. Então, recomendo que você utilize a versão tradicional mesmo, que é mais robusta e ágil.

Conclusão

É verdade que a automação no Instagram pode facilitar o trabalho de quem quer crescer com a Internet. Principalmente para quem não conta com uma equipe ou pessoa responsável pelo gerenciamento das redes.

Isso é totalmente válido quando é feito de acordo com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade do Instagram.

Mas está longe de ser “o caminho das pedras” para chegar a um objetivo bacana. Até porque a realidade é que “o caminho das pedras” sequer existe.

O que realmente existe e funciona até hoje não tem atalho, chama-se “trabalho duro”.

Portanto, para ter sucesso no Instagram ou em qualquer outra rede social, antes de tudo, é preciso focar na qualidade do conteúdo.

Há pessoas que crescem absurdamente em  suas redes por conta de um post que viralizou, uma collab que deu certo ou alguma participação em reality show.

Contudo, para todos os outros casos, é necessário o básico: Constância, empenho e estudo.

Para tal, é válido contar com a expertise de profissionais do marketing digital. Que podem auxiliá-la no melhor caminho para um crescimento seguro, estável e que esteja de acordo com as expectativas do seu público.

Eu recomendo profissionais como Samuel Pereira (Segredos da Audiência), Paulo Cuenca e Pedro Superti. Todos são muito dedicados a destrinchar o universo “Social Media”.

Seja qual for a direção que você escolha, lembre-se sempre: Crescer no Instagram e na internet é ótimo. Fazer isso da maneira correta é imprescindível

Jessica Delalana :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.