Biografia para Instagram: saiba como construir uma bio que converte

Fazer uma biografia para Instagram que converte é uma tarefa simples. No entanto, é bem natural que surjam dúvidas sobre como isso deve ser feito, principalmente quando pensamos em aumentar a conversão.

Com um pouco de planejamento, é possível encontrar o texto ideal para o seu negócio e atrair a atenção dos visitantes do perfil. É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para saber mais!

O que é a biografia do Instagram

Trata-se de uma seção disponibilizada para criar uma breve descrição do seu perfil, independentemente de ser pessoal, de criador de conteúdo ou comercial. Como os caracteres são limitados, é preciso pensar em um texto que seja mais direto e, ao mesmo tempo, desperte o interesse dos usuários.

A bio é uma parte do seu perfil, composto pela foto, o nome de usuário e outras informações que podem ser disponibilizadas, como e-mail, site, endereço e telefone. O conjunto é o que identifica o seu negócio.

Entenda como sua biografia do instagram é importante

Como fazer uma biografia para Instagram que converte

Nesse momento, vale a pena pensar como se você fizesse parte do público que quer alcançar. Que tipo de informações gostaria de ver ali? Quais delas chamariam a sua atenção? Alguma palavra-chave que pode ajudar a aumentar as vendas?

Nos tópicos a seguir, listamos algumas dicas que vão ajudar você a criar uma bio para o Instagram que seja atraente e ajude a converter mais usuários para o seu negócio. 

Faça um trabalho de fortalecimento de marca

Por que não aproveitar a bio no Instagram para fortalecer a sua marca e fazer com que ela se torne referência no seu ramo de atuação. Nesse caso, a biografia faz parte da identidade do seu negócio.

Assim como um cartão de visitas, os usuários vão ter um contato inicial e entender qual é a sua proposta e o que você pode oferecer. A partir daí, eles podem se tornar clientes ou parceiros de negócios, por exemplo.

Use a biografia para responder a algumas perguntas

É importante que você aproveite a bio para responder possíveis perguntas de quem visita o seu perfil e esclareça de imediato o que a sua empresa faz e qual é a proposta de valor do seu perfil.

Então, na hora de criar o texto, tente responder:

  • O que a empresa oferece?
  • Para quem o conteúdo é oferecido?

Então, ali, você pode falar um pouco sobre a sua marca e os conteúdos que são publicados. A ideia é ter uma bio que gere identificação com o seu público-alvo e desperte nele o interesse de acompanhar o seu trabalho de perto.

Mostre o seu diferencial

Esse aqui é o ponto-chave da sua biografia para Instagram. Você tem algum diferencial que destaca a sua empresa do seu concorrente? É algo que vai chamar a atenção dos usuários, mesmo existindo outros perfis dentro do mesmo nicho? Aproveite para ressaltar essa qualidade.

Utilize palavras-chave

Não deixe de utilizar termos que tenham relação com o seu nicho e o objeto que você oferece. Assim, fica mais fácil de o público certo ser atraído, além de facilitar a busca dentro da própria plataforma. Se você tem um perfil que vende roupas e acessórios femininos, por exemplo, inclua esses termos em alguma parte estratégia do seu texto.

Faça quebras de linha no texto

Em vez de colocar um bloco de texto, que fica cansativo e mais difícil para ler, dê um espaço entre uma informação e outra. Com o “enter” você consegue deixar uma linha vazia e facilitar a leitura de quem visita o seu perfil.

Aposte nos emojis

Os emojis podem ajudar a “quebrar” aquele texto todo corrido, que fica mais maçante para ler. Além disso, eles podem ser usados para expressar emoções ou ilustrar alguma situação. De qualquer forma, eles tornam o seu perfil mais leve e descontraído.

Entre os principais exemplos do uso de emojis para a bio, podemos citar:

  • um envelope indicando que aquele ali é o seu e-mail;
  • um celular para indicar o número disponível para contato.

Como dito, os caracteres na bio são limitados. Então, outra vantagem do emoji é poder transmitir a mensagem economizando espaços. Tomando os exemplos acima, em vez de escrever “contato”, que gastaria 7 caracteres, você pode colocar só o ícone do telefone e gastar apenas um.

Os emojis podem melhorar sua bio so instagram

Crie um CTA

CTA é a sigla para Call to Action. Trata-se de uma chamada convidando a pessoa a dar um próximo passo. No seu caso, qual é o seu objetivo? Seguir o perfil? Entrar em contato? Visitar a loja online?

Foque no que você quer que o usuário faça e deixe uma frase convidando a isso, como “Visite a loja online para conhecer as promoções”.

Não se esqueça de disponibilizar o link, o contato ou qualquer outra informação necessária para que o usuário realmente dê esse próximo passo. No caso de site, certifique-se de contar com uma plataforma responsiva, já que os seguidores vão acessá-lo, em grande parte, por meio de dispositivos móveis.

Exemplos de biografia para Instagram

Você pode adotar uma bio bem direta e mais formal, algo mais descontraído ou apenas focar em atrair a atenção do seu público. Nos tópicos a seguir, mostramos alguns exemplos bem legais que podem servir de inspiração.

Netflix Brasil

Tão chique que eu tenho link na bio ❤️

like2buy.curalate.com/netflixbrasil

Casal Wanderlust

Camila e Lázaro

Site de locais e viagem

Uma viagem de volta ao 🌍

Dicas de como viajar sem gastar um rim 🤑

Todas as dicas no blog ⤵️

casalwanderlust.com.br/o-que-fazer-em-minsk-15-atracoes-imperdiveis

Magazine Luiza

Lu do Magalu (em 🏠)

🙎🏻‍♀️ Influenciadora virtual 3D

👩🏻‍💻 Especialista digital do #magalu

📸 Criadora de conteúdo

maga.lu/dinheirodevolta

Gustavo Cerbasi

💥Cx Postal 74444 – São Paulo, SP – CEP 01531-970

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

Ao alcance de todos 👇🏻👇🏻👇🏻

linktr.ee/gustavocerbasi

Mundo Homem

Mundo Homem

O melhor e-commerce de produtos para cuidados pessoais e acessórios masculinos.

📲 (11) 3969-1772

[email protected]

#mundohomem #mh

www.mundohomem.com.br

Como você pôde ver, criar uma biografia para Instagram que atrai e ajuda a converte não é algo de outro mundo. Contudo, é preciso ter alguns cuidados para transmitir a mensagem que você quer que alcance o público desejado. 

Com as dicas listadas aqui, você já pode colocar a criatividade para funcionar e pensar em um texto bem interessante.

Quer aproveitar para otimizar a gestão das suas redes sociais? Então, conheça o Bume e todas as funcionalidades que ele oferece para melhorar a sua rotina agora mesmo!

Esse artigo foi escrito pela equipe de Conteúdo do Bume. 

Bume: Agende postagens nas principais redes sociais. Crie e planeje seu conteúdo, otimize seu link na bio e analise os resultados num só lugar.

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: