Conheça a importância de selecionar bons fornecedores

Apesar de fazer a escolha de bons fornecedores ser mais do que fundamental para o sucesso de qualquer empresa, muitos empreendedores ainda não dão a devida importância a esse processo.

Como resultado, a empresa pode chegar a comprometer toda a fabricação dos seus produtos e serviços e prejudicar a entrega ao cliente, promovendo a insatisfações, frustrações e reclamações diversas.

Ou seja, ter bons fornecedores para o seu negócio contribui, e muito, para o resultado final do seu produto e, consequentemente, à sua imagem da marca e seu posicionamento no mercado.

E não estamos falando apenas de conhecer fornecedores com matérias-primas e insumos de qualidade.

Banker and client shaking hands after business loan grant.

Imagine que você encontra um fornecedor de moldes de injeção com a melhor qualidade do mercado, por exemplo. 

Sem um bom relacionamento e atendimento, ele não poderá entregar seus produtos no prazo certo, prejudicando a cadeia de produção.

Pensando nisso, nós vamos te explicar neste post por que a escolha de fornecedores ideias deve ser muito bem planejada e pensada.

Continue acompanhando nosso post!

Prazos e condições de entrega

A escolha de um bom fornecedor certamente reflete na rapidez, agilidade e flexibilidade com prazos e também com as condições de entrega.

Se sua empresa está precisando de insumos com urgência, e seu fornecedor não consegue uma disponibilização rápida, é importante procurar outras empresas especializadas no fornecimento da matéria-prima, como uma forma de reserva.

Para isso, escolha um fornecedor que tenha curto prazo de entrega e que se encaixe no planejamento da sua empresa. 

Analise as condições financeiras, se existe uma quantidade mínima de pedidos ou qualquer condições especiais que podem prejudicar o seu pedido.

Procure fornecedores com boa estabilidade financeira

Imagine que sua indústria fábrica totem digital e apenas se relaciona com um mesmo fornecedor, que por sua vez, começou a despencar o seu faturamento nos últimos anos. 

Muito provavelmente, há as chances da empresa não cumprir os seus compromissos como deveria.

Nessas situações, analisar a estabilidade financeira é um dos critérios mais essenciais para selecionar bons fornecedores.

Com uma garantia de entrega, sua empresa poderá fechar contratos sempre que necessário com mais confiança na empresa!

Procure fornecedores que possuem capacidade de inovação

Outra dica para ter sucesso com seus fornecedores é analisar se a empresa está sempre preparada para inovar e aprender.

Mesmo que os seus fornecedores sejam mais tradicionais, eles não precisam literalmente se manter estagnados no tempo.

Afinal, quando isso acontece, o fornecedor não comprar máquinas mais automatizadas e não investe em uma mão-de-obra eficiente, reduzindo a sua produtividade e qualidade e, no fim, aumentando o preço dos insumos.

Histórico do fornecedor

Se você está em dúvida sobre a escolha dos seus fornecedores, uma dica-chave para tornar a sua visão mais clara é analisando o histórico das empresas no mercado. 

Afinal, se se o negócio é bom, seus antigos clientes provavelmente tiveram uma boa experiência com ele, certo?

Por isso, levante o máximo de informações possíveis sobre a sua carteira de fornecedores, como o seu tempo de atuação no mercado, quantos clientes possui, quantas reclamações, se ele tem certificações como a avcb bombeiros, etc.

Agora que você já sabe sobre a importância de selecionar bons fornecedores, o que acha de começar o seu planejamento agora mesmo? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: