Fatores de ranqueamento nas buscas do Google em 2020

Conseguir um bom ranqueamento nas buscas do Google não é uma tarefa fácil, principalmente, se você está usando apenas estratégias de posicionamento orgânico.

É preciso entender como o algoritmo do buscador funciona e buscar as melhores estratégias de SEO possíveis.

O Google possui uma infinidade de fatores de ranqueamento, e estes são o que define a forma como seus resultados serão mostrados na página de buscas.

Para que você possa traçar uma boa estratégia de SEO para seu negócio, vamos mostrar quais os principais fatores de ranqueamento nas buscas do Google em 2020.

O que é ranqueamento no Google?

Você já deve ter se perguntado como funciona o algoritmo do Google para que ele organize as buscas e mostre os resultados da forma como eles são hoje, não é mesmo?!

Vários fatores influenciam no bom ranqueamento do seu site, e é o algoritmo do Google que estipula os padrões de qualidade para que uma página possa aparecer ou não nas primeiras posições de busca.

O Google usa um tipo de checklist para analisar todos os pontos de uma página na web e determinar se ela possui a qualidade necessária para estar ranqueada na primeira página de buscas.

Por isso, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) foram criadas, para que você possa ter uma forma de otimizar seu site e poder influenciar positivamente o seu posicionamento orgânico nas buscas.

Portanto, um bom ranqueamento é essencial para os negócios, pois pode impactar diretamente no faturamento da empresa, visitas no site ou visibilidade da marca.

Vamos ver quais os principais fatores que influenciam nas buscas do Google em 2020.

Busca no Google em 2020

 

  • Conteúdo único

A cada ano a Google vem se preocupando em oferecer aos usuários conteúdos valiosos e que façam diferença em suas vidas.

Portanto, os conteúdos criados para sua página, seja um blog ou site de vendas, deve ter o foco na experiência do usuário.

É fundamental que as pessoas acessarem sua página e acharem um conteúdo único e valioso, que agreguem valor à vida delas e as ajude em suas necessidades.

Você precisa ter em mente que, se for bom para o usuário, é bom para o Google, então seu conteúdo é de qualidade e merece estar bem ranqueado.

Ao criar o seu conteúdo se pergunte se é bom o bastante para atrair a atenção dos usuários, de mantê-los em seu site ou se buscariam por ele na internet. A resposta deve ser sim para todas essas questões.

Invista em uma boa estratégia de marketing de conteúdo, porque o planejamento é essencial para trazer resultados positivos para seu negócio.

  • Velocidade de carregamento

A velocidade como uma página carrega é um dos principais fatores de ranqueamento nas buscas do Google em 2020, porque quanto mais rápido abre um site, melhor é a experiência do usuário.

Para você ter uma ideia de como está a sua página, use as ferramentas que o próprio Google disponibiliza, como o Pagespeed Insights, que mostra como está o tempo de resposta da sua página que, se for acima dos três segundos, é melhor repensar na otimização do site.

  • Site bem otimizado

Otimizar o site é pensar na organização do conteúdo, como textos, imagens e vídeos, para que o usuário possa acessar de forma rápida e navegar sem problemas.

Este é um fator de ranqueamento essencial, porque é o que vai manter a atenção das pessoas em sua página ou não. 

O tempo que uma pessoa permanece em seu site conta, e muito, para o Google qualificar nas primeiras posições em sua página de buscas.

Sua estratégia deve focar em todos os dispositivos possíveis de serem usados pelas pessoas, como desktop, notebook, tablets e smartphones.

Seu site deve estar otimizado para aparecer nos diversos formatos de telas, afinal a tendência é que os acessos sejam feitos, em sua maior parte do tempo, em dispositivos móveis.

Entenda o ranqueamento das buscas no Google atualmente

 

  • Palavras-chave

Outro fator importante para as buscas do Google em 2020 é o uso de palavras-chave no título do site, porque o algoritmo do Google usa elas como base para seu trabalho.

O título é o primeiro lugar onde o algoritmo do Google vai procurar por palavras relevantes para fazer seus ranqueamento.

Usar palavras-chave no conteúdo também interfere positivamente nas buscas, principalmente aquelas que os usuários mais buscam na internet, e que estejam alinhadas com seu negócio.

  • Autoridade da página

Autoridade da página é a combinação de conteúdos valiosos e de qualidade, links internos e backlinks.

Usar links internos em seus conteúdos permite que suas páginas fiquem interligadas, facilitando a experiência dos usuários, e aumentando a visibilidade de todo o seu site.

O Google usa alguns algoritmos que usam essas informações para medir a importância da sua página, como o PageRank que é próprio, e o Page Authority da Moz.

Esses algoritmos contam quantos links apontam para ela. Porém, quantidade aqui não é garantia de sucesso, mas a qualidade dos links também é considerada pelo algoritmo.

Desta forma, seu conteúdo recebe notas, e as mais altas têm mais possibilidades de aparecer nas primeiras posições do ranqueamento do Google.

  • Segurança

Sites seguros têm mais chances de conseguir um ranqueamento melhor porque o Google prioriza a segurança dos dados que fornece aos usuários.

Ter certificados SSl e HTTPs em seu site ajudam a valorizar e conseguir uma boa análise do algoritmo do Google.

Conclusão

Mostramos neste artigo os principais fatores de ranqueamento nas buscas do Google em 2020, e você viu que não é fácil conseguir um bom posicionamento orgânico nas buscas.

É preciso estar atento à vários fatores que influenciam o algoritmo do Google, e possibilitam que seu site seja bem ranqueado.

Ter um site com conteúdos únicos e valiosos para os usuários, pensado para ser bem mostrado em todos os tipos de dispositivos, garante uma excelente experiência para quem acessa.

Se preocupar com a segurança também é importante, pois o algoritmo prioriza sites com certificados.

Basear suas estratégias de SEO nesses fatores, podem garantir um posicionamento significativo para seu site.

Porém, sempre faça testes do que você está criando, para ir aprendendo qual o melhor caminho para chegar ao seu objetivo.

Se você gostou de saber sobre o que é importante para se posicionar bem nas buscas do Google, e gosta de ficar por dentro do que acontece no mundo do marketing digital, siga nosso blog e compartilhe com seus contatos.

Compartilhe o post:

Tags: , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: