Como escolher os melhores canais de venda para o seu negócio

Você sabia que é possível aumentar as suas vendas de forma espontânea apenas trocando o seu canal de venda?

Afinal de contas, quando se trata de aumentar as vendas, a empresa que souber onde o seu público está mais concentrado certamente terá mais precisão e eficácia em suas estratégias.

No entanto, apesar da importância de planejar onde divulgar e vender produtos e serviços, muitos empreendedores e donos de e-commerces não levam isso em consideração. 

Como resultado, as vendas podem ficar estagnadas e o negócio pode não se desenvolver.

Por essa razão, escolher o canal de venda mais adequado para o seu negócio é fundamental. 

Mas como fazer uma escolha assertiva? Se eu vendo deck de madeira, como saberei os locais na web que tem mais compradores em potencial?

Para responder essas dúvidas, nós elaboramos este post com o passo a passo para escolher os melhores canais de vendas para o seu negócio. 

Descubra os melhores canais de venda para seu negócio

Quer saber mais sobre tudo isso? Então nos acompanhe neste conteúdo! Vamos lá?

Defina sua persona

A primeira etapa para fazer uma boa escolha sobre os canais de vendas é definindo a sua persona. Por sua vez, ela se trata de uma representação do seu cliente ideal.

A persona é um conjunto de características dos seus clientes mais comuns. 

Para construí-la, você pode analisar os dados demográficos e comportamentais do seu público-alvo e carteira de clientes, por exemplo.

Além disso, se o seu negócio presta serviços de alpinismo industrial, a persona será uma representação exclusiva. 

Ou seja, mesmo se uma empresa do mesmo setor também tenha uma persona, ela pode não ter as mesmas características que a da sua empresa.

Lembre-se que a persona se trata do conjunto de características mais aparentes do seu público, logo, ela irá precisar ter um perfil bem detalhado. 

Para isso, inclua informações sobre as suas motivações, objetivos, interesses, gostos, faixa-etária, entre outros.

Veja em quais canais a sua persona está mais presente

Após saber sobre as características da sua persona, é hora de observar em quais plataformas e canais de vendas ela se encontra mais presente. 

Esses canais podem ser divididos entre o online e o offline. Veja abaixo sobre cada um deles:

  • Canal de vendas online: são canais disponíveis na internet, como e-mail marketing, e-commerces, redes sociais, Google Adwords, marketplaces, entre outros.
  • Canal de vendas offline: se tratam de canais fora da internet, como ponto de venda de loja física, venda direta, telemarketing, distribuidores, franquias, televisão, etc.

Analise a concorrência

Por fim, mais uma dica para escolher os canais de vendas ideais para o seu negócio e buscando referências e informações sobre a estratégia de empresas concorrentes.

Se você tem uma indústria de placa de circuito impresso, por exemplo, analisar os dados e estratégias de empresas presentes no mesmo setor de atuação por auxiliar o seu negócio a se instalar nos melhores canais de vendas ter insight e estratégias para se destacar.

Agora que você já sabe como escolher os melhores canais de vendas para o seu negócio, o que acha de colocar em prática essas dicas e ter sucesso?

Gostou do post? Conta pra gente!Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: