Captação de leads com Automação de Marketing: Guia Para Iniciantes

Para quem quer vender pela internet a captação de leads é uma atividade praticamente essencial.

Já que é uma porta aberta para entrada de novos clientes, sendo o principal canal para aumentar o fluxo de vendas.

Se você tem ou quer abrir um pequeno negócio e chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar sobre leadsQue nada mais são do que pessoas que se interessaram por algum conteúdo gratuito que você ofereceu e em troca deixaram dados delas (como nome e e-mail). Ou seja, são contatos de potenciais clientes que você captou.

Mas com isso vem outras dúvidas:

Como captar leads? Como começar? E o que a Automação de Marketing Digital tem a ver com isso?

De início…

Primeiramente, nós já fizemos um artigo mais aprofundado explicando tudo sobre captação de leads e aconselhamos você ler também. Com certeza, vai ser um complemento pra leitura atual.

Antes de ir para o conteúdo mais profundo, adiantamos: Ter uma página de captura (landing page) para captação de leads é o meio mais assertivo…

Tanto para expor a sua solução como para disponibilizar os detalhes do seu produto ou serviço.

Por meio dela é possível coletar informações dos visitantes que se interessam pela sua proposta de valor. Isto é, adquirir novos contatos que realmente possam se converter em consumidores.

Porém, encantar o público e atraí-lo para o seu negócio é um processo complexo. Envolve planejamento e produção de conteúdo, presença nas redes sociais e branding.

Para facilitar essa tarefa, estamos aqui para te explicar:

  • A importância da captação de leads
  • O que a captação de leads tem a ver com a Automação de Marketing?
  • Principais maneiras de começar a captar os leads certos
  • Principais dicas para captar o máximo de leads possível

A importância da captação de leads

Afinal, Como Funciona a Captação de leads?
Afinal, Como Funciona a Captação de leads?

Entendendo que leads são os possíveis compradores (também chamados de prospects), a questão da captação envolve primordialmente entender a mente do seu público. Para assim projetar a melhor experiência para guiá-lo à compra.

Aqui, a simplicidade e eficiência são os fatores mais importantes. Afinal, ninguém gosta de burocracias.

Logo, o seu público, ao se interessar pelo seu produto ou serviço, irá deixar o contato somente se isso for uma atividade intuitiva e descomplicada.

Conseguir o contato deles é fundamental para uma estratégia de venda efetiva. Assim que captado, o lead pode ser tratado com mais delicadeza. E ainda que não efetue a compra imediatamente, pode ser encorajado para uma aquisição futura.

Aí está a importância da captação de leads: não deixar nenhum peixe escapar da sua rede.

Resumindo: Não há muito o que fazer por aqueles que já se convenceram e compraram de você, o foco aqui é para os que ainda não firmaram uma compra.

Para estes, a captação é o caminho seguro que conduzirá seus leads pelo Funil de Vendas até a tão almejada compra. Nem todos tomarão uma decisão na primeira visita ao site, ou no segundo ou terceiro e-mail marketing.

Aliás, leia o nosso artigo sobre o que é captação de leads e motivos para começar e fique ainda mais por dentro do assunto.

O que a captação de leads tem a ver com a Automação de Marketing? 

O que a captação de leads tem a ver com a Automação de Marketing? 
O que a captação de leads tem a ver com a Automação de Marketing?

Além de captar, é preciso tratar, nutrir e trabalhar cada lead para que não se perca nenhuma oportunidade de negócio.

O que parece relativamente fácil com um ou dois contatos, pode ser completamente inviável se pensarmos em centenas ou milhares.

Se há a ambição para sair dos “contatinhos” para os “contatões”, somente plataformas de Automação de Marketing Digital poderão atender a demanda.

Em um ritmo escalável, uma página de captação vinculada com a automação de e-mail são os segredos para um crescimento astronômico nas vendas.

Por isso, não dá para pensar em captação de leads de verdade sem pensar em Automação de Marketing.

Principais Maneiras de Começar a Captar os leads certos

1 – Landing Page

Captação de leads: 1 - Landing Page
1 – Landing Page

Para vender pela internet utilizando o Marketing Digital (de verdade) é necessário ter ao menos um site ou blog.

Todo empreendedor deve estar ciente disso. Independente de qual plataforma seja utilizada, em algum lugar você deve disponibilizar todos os detalhes da sua solução.

Mas pensando em captação de leads o mais indicado é que você tenha uma landing page (página de captura). Que, por sua vez, é a página onde um material rico é oferecido em troca do contato do visitante. Ao se cadastrar nessa página, o visitante passa a ser um lead.

Para tal, a landing page precisa oferecer um conteúdo de valor e ter argumentos. Pois é o espaço onde a maior parte das suas conversões (de visitante para lead) irá acontecer.

Em outras palavras: É importante prezar por uma apresentação incrível e persuasiva.

Mas não basta somente impressionar com o material oferecido e encantar pelo visual… É preciso estabelecer conexão.

Seja pedindo nome, endereço de e-mail ou telefone… não importa. O que vale é que exista alguma caixa de diálogo para conseguir o contato e aprofundar o relacionamento.

Assim, todas as pessoas que abrirem a sua página terão um destino: Se tornar um lead.

Para criar uma landing page que realmente gere leads, confira as dicas que o Luiz reservou para vocês no vídeo abaixo:

2 – Formulários

Captação de leads: 2 - FORMULÁRIOS

Acabamos de dizer é necessário existir uma caixa de diálogo na sua landing page para o visitante inserir seus dados e se tornar um lead. A essa caixa de diálogo damos o nome de “formulário”.

Mas como os formulários também podem estar no seu site institucional ou blog, colocamos esse item em separado aqui no artigo.

O formulário é a forma mais utilizada para captar leads e garantir vendas futuras. Assim, existem algumas estratégias para “fisgar” cada internauta que visualize seu conteúdo.

Acima de tudo, como já mencionado, a simplicidade deve reinar. Nome e email já bastam para a maioria dos casos. Dependendo do ramo do seu negócio, algum detalhe a mais pode ser adicionado.

De qualquer forma, lembre-se que o esforço para digitar os dados deve ser recompensado. O que você pode oferecer em troca? Uma newsletter semanal com as novidades do setor, ou um e-book com tutoriais…

Enfim, ofereça uma recompensa (material rico) de valor para a sua audiência.

Dependendo da dimensão do benefício, algumas informações a mais podem ser requisitadas… Como cidade, idade, gênero ou qualquer outro detalhe que seja relevante para filtrar seus leads. Contudo, lembre-se sempre que menos é mais. As pessoas têm pressa e quanto mais simples for a sua comunicação, melhor.

Após, captar o lead é necessário que ele caía em uma plataforma de Automação de Marketing Digital. Já que assim você terá uma máquina de recepção permanente, sempre recebendo novos contatos e encaminhando-os para as próximas fases do Funil de Vendas.

3 – Chatbots

Captação de leads: 3 - CHATBOTS
3 – Chatbots

Outra maneira de captar leads é através de chatbots. São robôs que trabalham para recepcionar e esclarecer dúvidas de usuários, tanto em sites quanto em redes sociais.

Pode parecer coisa de outro mundo, mas uma pesquisa da Hubspot aponta que 47% dos consumidores estão abertos a comprarem itens através de chatbots. Também relata que 40% não se importam se é um chatbot  ou uma pessoa respondendo suas perguntas, desde que consigam ajuda fácil e rápida.

Essa tendência, já amplamente utilizada para CRM (Customer Relationship Management), pode servir tanto para prestar uma assistência simplificada quanto para captar visitantes mais curiosos.

Sabe quando você entra em um site e uma caixa de diálogo pula no canto da tela? Geralmente cumprimentando e oferecendo ajuda, ou fazendo uma pergunta capciosa para você interagir? 

Tanto para sanar dúvidas quanto para coletar dados, os chatbots são indispensáveis no contexto da realidade tecnológica atual.

No Facebook e Whatsapp, por exemplo, essa ferramenta já está consolidada e é fácil de ser programada. Porém, cada vez mais é possível ver essa solução em sites, páginas de captura (landing page) e páginas de vendas.

Falando nisso, no nosso site institucional os chatbots aumentaram significativamente a nossa conversão poucos meses. E olha que lá estamos falando em vendas e não em captação de leads.

Ao perceber a enorme diferença no nosso site, resolvemos disponibilizar a funcionalidade “chatbot” para todos os clientes que assinam a plataforma.  Assim, quem é nosso assinante não precisa pagar com ferramentas externas, além de dicar tudo centralizado e mais fácil.

4 – Comentários e Inbox 

Captação de leads: 4 - COMENTÁRIOS E INBOX
4 – Comentários e Inbox

O poder das redes sociais para os negócios é indiscutível. Sua empresa tem de estar presente e interagindo com o público, se quiser manter e aumentar sua notoriedade.

Esse trabalho, de Social Media, trata de forma individual as interações. Por isso, pode ser uma maneira mais trabalhosa de captar, porém, muito efetiva. Interagindo com cada comentário e cada mensagem recebida também é uma forma de captar.

Para facilitar este trabalho, é interessante ter protocolos definidos, padrões de comunicação estipulados, como respostas prontas e emojis aplicáveis. 

O tom e o estilo do texto devem sempre seguir a sua identidade. Mas o foco aqui é tentar aprofundar o relacionamento.

A dica é: replique todos os comentários, responda todas as mensagens, siga todas as pessoas. 

Principais Dicas para Captar o Máximo de leads Possível

1 – Estética da Landing Page

Captação de leads: 1 - Estética da Landing Page
1 – Estética da Landing Page

A atratividade da sua página de captura (landing page) é decisiva para encantar os visitantes. Portanto, aposte em um design arrojado e impactante.

Há diversas tendências no mercado, como o uso de imagens que preencham toda a tela, elementos que interagem com a rolagem, vídeos com reprodução automática…

É fundamental que a identidade visual da sua marca esteja em harmonia com a sua landing page, seu feed no Instagram, sua página no Facebook, seu canal no Youtube, etc.

Orquestrar essa apresentação visual garante uma consistência que, ao olhos do seu público, forma uma imagem de consolidação. A estética e a plástica são elementos cruciais para atrair os leads.

Mas fique tranquilo, você não precisa entender de programação ou designer para ter páginas de captura incríveis. Na leadlovers além do nosso Construtor de Páginas, contamos com mais de 250 templates prontos e personalizáveis para criar a sua em poucos minutos.

2 – Simplificação de Formulários 

Captação de leads: 2 - Simplificação de Formulários 
2 – Simplificação de Formulários

Além da apresentação impecável, outro ponto decisivo para a captação de leads é o formulário para preenchimento de dados. 

Há diferentes opções, como um retângulo colorido no canto da tela, ou um pop-up que pula assim que rolar a página. Tudo vai depender da escolha estética e de como seu conteúdo é apresentado.

Seja qual for a decisão, mantenha este formulário o mais simples possível, entendendo que digitar é um grande esforço para quem está navegando. O nome e o e-mail são elementos essenciais. Evite detalhes como telefone, endereço, etc. Deixe para coletar mais dados quando o lead estiver mais avançado no seu Funil de Vendas.

Tome cuidado para que seja responsivo, isto é, que funcione tanto no acesso por computador quanto por celular. Essa precaução pode fazer toda a diferença para não perder quem migra das redes sociais para o seu site, por exemplo.

Adivinha? Com a leadlovers você não precisa se preocupar com isso. Também oferecemos formulários fixos e dinâmicos para você utilizar desde o primeiro dia.

3 – Automação do E-mail Marketing 

Captação de leads: 3 - Automação do E-mail Marketing 
3 – Automação do E-mail Marketing

Assim que captado, o seu lead deve receber uma mensagem de boas-vindas com o conteúdo que ele se cadastrou para receber.

E acredite: É inviável fazer este disparo de forma manual.

Ainda que a sua empresa não tenha chegado no patamar de centenas ou milhares de clientes, com essas medidas de captação ela com certeza chegará.

Nesse momento, nem mesmo uma grande equipe seria capaz de vencer a demanda.

Portanto, desde o início é indispensável conectar a captação de leads com a automação de e-mails. O que pode ser feito através de uma plataforma de Automação de Marketing, como a leadlovers.

Recapitulando…

Captação de leads: Recapitulando...
Recapitulando…

A captação de leads é o processo de atrair e converter o público-alvo em contatos reais. Ou seja, leads.

Há diversas formas de estruturar estas aberturas, e neste texto você conheceu algumas delas.

Primeiramente, a importância de se ter uma landing page com um visual profissional. Este espaço de acolhimento deve exalar o conceito da sua marca e do conteúdo oferecido lá.

Tão importante quanto ter esta landing page, é ter algum formulário para possibilitar a captação… Não só nas próprias landing pages como também em sites e blog.

Esse recurso é o que irá garantir que os visitantes deixem seus contatos.

Vale lembrar que é interessante oferecer um conteúdo rico relevante para a sua audiência. Só assim é possível induzir o preenchimento do formulário.

E mais uma vez: Quanto menos campos o formulário tiver, melhor. Deixá-lo o mais simples possível é uma estratégia certeira para conseguir mais resultados.

Além desta fórmula tradicional, há também opções como configurar chatbots para que suas páginas estejam always-on. Programando mensagens automáticas, opções de perguntas e respostas prontas.

E por fim, mas não menos importante, interagir nas redes sociais. Este serviço mais braçal deve ser feito com zelo. O contato direto é o mais profundo, e por isso merece mais atenção.

Acima de tudo, é imprescindível ter bem firmado os aspectos de branding, junto com um planejamento estratégico de conteúdo. Assim, sua empresa estará afinada e pronta para captar cada vez mais leads.

Ah e para saber mais sobre como começar a captar leads, recomendo o nosso artigo “O que é captação de leads? Motivos e Passos para Começar”.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: