Como anunciar no Facebook escolhendo o formato ideal de anúncio para sua empresa

Com certeza você já percebeu que cada vez mais as marcas têm investido em anúncios dentro do Facebook. Porém, grande parte das empresas não sabe realmente como anunciar no Facebook de maneira efetiva ou ainda escolher o tipo de anúncio que mais se encaixa com os objetivos do seu negócio.

As  dúvidas aumentam quando os empreendedores notam que existem diferentes formatos de anúncio disponibilizados pela rede social…

É aí que vem a pergunta que não quer calar: Como anunciar no Facebook escolhendo o formato ideal de anúncio para a minha empresa?

Se você também faz parte do grupo de pessoas que quer sair na frente e aprender como utilizar os diferentes formatos de anúncios do Facebook Ads para chegar aos seus resultados, a gente te ajuda nessa missão.

Tá sem tempo para ler, escute o texto no player abaixo 😉

Por que anunciar no Facebook?

Que o Facebook é a maior rede social do planeta provavelmente você sabe. Para se ter uma ideia da sua dimensão, no fim de 2016, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a rede atingiu a marca de 1,8 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Aqui no Brasil, a soma ultrapassa os 100 milhões e só cresce todos os dias.

Com esse número quase inimaginável de usuários reunidos em um único lugar, fica fácil entender por que anunciar no Facebook traz resultados tão significativos para seus anunciantes. A regra é clara: Se as pessoas estão lá, é para lá que as empresas devem ir também, certo?

Como anunciar no Facebook
Afinal, por que anunciar no Facebook?

Os anúncios ganham ainda mais importância quando pensamos no famoso algoritmo do Facebook, que permite que apenas 3% das pessoas que curtem sua página vejam seu conteúdo organicamente. Ou seja, qualquer empresa que realmente busca crescimento por meio do Marketing Digital sentirá a necessidade de investir no Facebook Ads.

As vantagens de anunciar no Facebook são tantas que fica difícil listar, mas escolhemos as principais para você:

1 Segmentação

O Facebook Ads permite que você faça uma segmentação eficiente para atingir seu público-alvo, diferente do Google Adwords, onde pessoas totalmente diferentes das suas personas também irão procurar o tema que levará ao seu site ou produto.

E a gente nem precisa dizer que anúncios segmentados atraem leads mais qualificados a um custo mais baixo, né? Quer coisa melhor?

2 Custo

Por falar em custo, essa é outra vantagem do Facebook Ads quando comparado a outros tipos de anúncios disponíveis. O investimento para anunciar é menor, ideal para pequenas e médias empresas.

Aliás, em muitos formatos de anúncio você pode utilizar praticamente o valor que quiser, desde poucos reais. Assim não tem desculpa para não tentar, né?

3 Atrair leads em estágios diferentes

E já que estamos falando de pequenas e médias empresas, está aí outra vantagem de se anunciar no Facebook: Ao contrário do Google Adsense, o Facebook não depende da busca do usuário.

Ou seja, o Facebook Ads permite que você consiga atrair potenciais clientes que sequer sabiam que tinham um problema e, por isso, jamais buscariam pelo assunto no Google, por exemplo.

Esse benefício é bastante interessante, sobretudo quando a empresa ainda não possui muita autoridade na internet. Muitos usuários poderão curtir a sua página e com os conteúdos disponibilizados por você serão educados de modo a escolher a sua marca na hora de resolver comprar.

4 Acompanhar o anúncio

O Facebook permite que você acompanhe como determinado anúncio se comporta. Mas não adianta nada ter a possibilidade de observar o comportamento dos anúncios se você não faz isso. Analisar as métricas que o Facebook disponibiliza é essencial. Apenas desse jeito você saberá se está indo no caminho certo em direção ao sucesso.

Por isso, é crucial que você saiba que não basta anunciar. É preciso saber como anunciar no Facebook da maneira certa. Principalmente ao pensar que para cada tipo de objetivo existe um formato de anúncio específico.

Parece muita coisa, mas fique tranquilo que não é e a gente vai te explicar agora.

Como anuncio no Facebook com o formato de anúncio ideal? É simples: Identifique qual é o seu objetivo!

Para saber como anunciar no Facebook, antes de tudo, você precisa saber qual é o seu objetivo com essa ação. Seja qual for, curtir, engajar ou atrair fãs, existe um formato de anúncio para cada.

Isso mesmo. De acordo com o que a sua empresa espera que aconteça com o anúncio em determinado momento, o layout e/ou o direcionamento dos anúncios do Facebook mudarão para atingir seus resultados de maneira mais efetiva.

E é justamente isso que deixa mais simples a escolha do formato do seu anúncio. A própria página do Facebook facilita pra gente, ao clicar em ‘criar anúncio’ você verá uma lista de objetivos com seus respectivos anúncios correspondentes. Escolha os que são interessantes para sua estratégia de Marketing Digital e seja feliz:

1 Reconhecimento da marca

Que empresa não quer ser reconhecida no mercado? Não é à toa, toda história de sucesso começa por aí, não é mesmo? Mas como você vai conseguir esse reconhecimento se as pessoas não conseguem ver a sua marca em meio a tantas outras já consolidadas?

Você precisa ser visto e ser visto pelas pessoas certas. E como a gente disse antes, o Facebook possibilita a segmentação necessária para você anunciar para quem quiser. Não tem erro, basta escolher quem irá ver seu anúncio pensando sempre na sua persona e, pronto: Seu negócio ganha aquela ajudinha que tanto necessita, principalmente no início.

Ou seja, o Facebook disponibiliza um formato de anúncio perfeito para que sua marca chegue até as pessoas certas e conquiste, finalmente, o reconhecimento que tanto merece.

Veja o exemplo abaixo que foi criado pensando justamente nisso, nele podemos observar o botão ‘Curtir página’.

como anunciar no Facebook
Formato de Anúncio para Reconhecimento da marca. (Fonte: Facebook)

2 Curtidas na página

Embora não seja esse objetivo do seu negócio, esse item está diretamente relacionado ao anterior. Já que em época de redes sociais em plena evidência, fica muito difícil aumentar o alcance da sua marca sem pensar nas curtidas da sua fanpage.

Justamente pelo reconhecimento da marca no meio digital estar totalmente atrelado com as curtidas da página, o visual do anúncio ficará como vimos no objetivo anterior, onde existe um botão que convida quem vê seu anúncio a curtir a sua página.

3 Envolvimento com a publicação

Se você tem uma fanpage certamente sabe que não basta conseguir curtidas para sua página se as suas publicações não chegam até seus potenciais clientes. Isso porque o Facebook limita que as suas postagens apareçam no feed de quem curte e espera receber os conteúdos da sua página.

Lembra da questão do algoritmo que a gente falou antes? Pois é, com essa limitação do alcance de suas postagens, você vai querer impulsionar para que as pessoas tenham acesso ao que você posta.

O interessante é que, com essa opção de anúncio, você pode escolher os posts que irá impulsionar de maneira isolada, fazer testes com diferentes investimentos, formatos (fotos, vídeos, textos etc), dias, horários, públicos etc.

Com a etapa do limite de alcance ‘vencida’, fica muito mais fácil conseguir envolvimento nas suas publicações, seja através de comentários, curtidas, visualizações de vídeos ou compartilhamentos. Quando mais engajado for seu público, melhor para o seu negócio!

No exemplo abaixo, diferente do anterior que vimos um link, a marca optou por apenas uma imagem com uma frase simples e pequena. Após o nome da marca podemos ver a escrita ‘Patrocinado’ indicando que se trata de anúncio, nesse caso o post foi impulsionado para atingir mais pessoas.

Como anunciar no Facebook
Formato de anúncio para Envolvimento com a publicação (Fonte: Facebook)

4 Cliques no site

É claro que você não quer somente o envolvimento do seu público no Facebook. Você quer levar as pessoas até o seu site, direcionando-as para onde mais te interessa.

Afinal, por mais que você tenha uma página no Facebook ou qualquer outra rede social, nenhuma te pertence verdadeiramente, enquanto que o site e o blog são só seus, não é mesmo?

Nesse tipo de anúncio, você poderá adicionar uma espécie de botão Call To Action (CTA), só que dentro do próprio Facebook, escolhendo entre diferentes alternativas, como ‘Comprar agora’ ou ‘Baixar’. Dessa maneira, você está dizendo às pessoas exatamente o que você quer que elas façam quando visualizarem o seu anúncio.

Veja no anúncio a seguir, o botão ‘Comprar agora’ que, como o próprio nome diz, convida o usuário a comprar o produto oferecido pela marca.

Como anunciar no Facebook
Formato de anúncio para Cliques no site (Fonte: Facebook)

5 Conversões no site

Esse formato de anúncio é perfeito para que sua persona realize ações pontuais que você quer que ela faça dentro do seu site, como cadastros.

A dica essencial para quem escolhe esse tipo de anúncio é utilizar um pixel de conversão/monitoramento com o intuito de mensurar e analisar seus resultados.

Portanto, ao optar por esse anúncio, você inserirá uma URL de destino direcionado as pessoas até a conversão do seu interesse (cadastro, concluir comprar, etc). A partir daí o Facebook gerará o pixel para você inserir na sua página de compra e rastrear a conversão.

Observe a imagem abaixo como o botão ‘Solicitar horário’ foi útil para quem precisa que seu público realize essa ação. E o mais legal é que você pode escolher entre os diferentes botões o que mais se adapta a sua realidade, facilitando o seu trabalho e a experiência do usuário.

Como anunciar no Facebook
Formato de anúncio para Conversões no site (Fonte: Facebook)

6 Geração de cadastros

Se o seu objetivo é a geração de cadastros, esse estilo de anúncio foi feito na medida para você. Assim como outros que falamos aqui, esse anúncio também utiliza de botões de chamada para a ação.

O que muda é o que acontecerá depois que as pessoas interessadas em seus serviços ou produtos clicar no botão e preencherem os formulários. Informação é poder! Não perca tempo e conheça mais sobre seu público com a ajudinha do Facebook

Como anunciar no Facebook
Anúncio para Geração de Cadastro (Fonte: Facebook)

7 Visualizações do vídeo

Não dá pra negar que cada vez mais os vídeos estão inseridos na nossa vida para praticamente tudo. Basta observar o sucesso tremendo do YouTube. As pessoas estão cada vez mais utilizando até mesmo para as suas buscas, a rede só perde para o Google em número de pesquisas.

Entretanto, quem posta vídeos do YouTube na rede social de Mark Zuckerberg sabe que o Facebook limita o alcance de tudo que direciona o usuário para fora dele. Postar vídeos diretamente no Facebook é uma alternativa bacana e ainda aumenta o alcance orgânico da sua mensagem.

Se você der uma ajudinha e anunciar, com certeza o retorno será satisfatório. Repara só no modelo abaixo:

Como anunciar no Facebook
Formato de anúncio para visualizações do vídeo (Fonte: Facebook)

8 Participações no evento

Eventos são oportunidades para que você consiga interagir e até fidelizar seu público, tanto para empresas iniciantes como as não tão novas. Inaugurações, workshops, feiras, aulas show, palestras…

As oportunidades são gigantescas, aproveite! O melhor é que não é preciso gastar fortunas para isso. Muita imaginação nessa hora.

E com a quantidade de tempo que as pessoas passam nas redes sociais, o melhor jeito de divulgar seu evento é por meio do Facebook. Aproveite para segmentar por localização e público. Com certeza, seu evento já tem uma boa ajuda para ser incrível!

Note abaixo como esse formato de anúncio facilita o entendimento do seu público.

Como anunciar no Facebook
Formato de anúncio para Participações no evento. (Fonte: Facebook)

 

9 Visitas ao estabelecimento

Para quem tem loja física esse anúncio é bem interessante, pois permite que o usuário saiba como chegar no seu estabelecimento a partir do lugar em que ele está no momento que viu seu anúncio.

A partir daí basta ele clicar no botão ‘Como chegar’ e ter o caminho correto esperando por ele, uma ótima ideia, não? E, ao simplificar a vida do seu público, você também torna mais rápido o seu trajeto até a venda, certo?

Como anunciar no Facebook
Formato de anúncio para visitas ao estabelecimento (Fonte: Facebook)

10 Divulgação nas imediações

Essa alternativa de anúncio funciona do mesmo modo que a anterior, sendo igualmente útil para lojas físicas.  É simples de entender: Se o seu estabelecimento está localizado em determinado local, você vai precisar fazer com que as pessoas nas imediações o conheça, certo?

Alcance as pessoas certas: Utilize esse formato e deixe você e o seu público ainda mais próximos que já estão fisicamente.

11 Instalações do aplicativo

Se você possui um aplicativo, esse tipo de anúncio é para você. Ao optar por esse formato, você poderá inserir botões de chamada para ação diretamente no Facebook, como um ‘Instalar agora’, por exemplo.  Nesse caso, uma dica interessa é que você cadastre seu aplicativo dentro da rede social para determinar um lance de custo por ação (CPA), assim você só pagará quando uma pessoa instalar seu aplicativo por meio desse anúncio.

Como anunciar no Facebook (Fonte: Facebook)
Formato de anúncio para Instalações do aplicativo (Fonte: Facebook)

12 Envolvimento com o aplicativo

Ainda pensando em quem tem aplicativo, nesse caso você não quer apenas que as pessoas instalem o aplicativo, querem que usem e se envolvam para que chegue a mais pessoas. E o Facebook também traz esse formato.

Nesse caso, o anúncio parece igual ao exemplo anterior e realmente é, só o que muda é a chamada para ação, que agora convida o usuário a usar o aplicativo anunciado ao invés de instala-lo.

Como anunciar
Formato de anúncio para Envolvimento com o aplicativo (Fonte Facebook)

 

13 Obtenções de oferta

O último, mas não menos importante, formato de anúncio para o Facebook é uma alternativa para que você anuncie suas promoções e descontos por um tempo determinado. De tal modo que seu público possa solicitar depois diretamente no seu negócio ou site. E quem não gosta de uma boa promoção ou oferta? Use e abuse dessa funcionalidade, mas com planejamento, é claro.

Olha que diferente o formato que utilizamos aqui na Leadlovers para divulgar um Webinar Gratuito.

Como anunciar no Facebook
Formato de Anúncio Obtenções de Oferta

Ah outra coisa que você deve se atentar é que seja qual for o formato que você utilizar em sua estratégia de Marketing Digital, jamais esqueça de seguir algumas regras que o próprio Facebook disponibiliza na página de criação de anúncio quanto ao limite de caracteres, tamanho da imagem ou vídeo, entre outras recomendações.

Enfim, acho que deu para ver que escolher o tipo de anúncio no Facebook é mais simples do que muita gente pensa, né? Basta saber o que você quer e pronto: o próprio Facebook te aponta as opções.

Nesse caso, gosto de falar que o Facebook Ads funciona como um GPS: Mostra os caminhos possíveis, mas foi você que antes já sabia o destino desejado e é você que depois escolherá a melhor rota.

Agora que você já sabe como anunciar no Facebook escolhendo o formato de anúncio certo para a sua empresa, mãos à obra…Seu sucesso agradece!

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: