Como anunciar no Facebook e ter mais visibilidade online?

Já não é mais novidade que o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo e que, frequentemente, o seu algoritmo passa por uma série de alterações. Isso acontece com objetivo de tornar a experiência do usuário mais agradável e, claro, com o intuito de acirrar ainda mais a competitividade entre as empresas que ainda priorizam as publicações orgânicas.

É fato que para alcançar a sua persona de maneira eficiente você precisa anunciar na plataforma de anúncios da rede, o Facebook Ads. No entanto, muitos empreendedores não obtêm o sucesso esperado com a sua publicidade por não saberem utilizar de forma estratégica os variados recursos que essa ferramenta oferece.

Saiba como anunciar no Facebook
Como anunciar no Facebook para ter mais visibilidade

Para evitar que você cometa erros terríveis nessa plataforma e para que você consiga alcançar resultados surpreendentes agora mesmo, selecionamos as melhores práticas sobre como anunciar no Facebook. Vamos lá?

Antes de colocar a mão na massa, planeje

O ponto de partida de qualquer ação de sucesso no ambiente digital é o planejamento, ou seja, é neste momento que você vai definir os principais objetivos com os anúncios no Facebook, o perfil detalhado da sua persona e realizar o benchmarking para avaliar a atuação da concorrência. E por que isso é importante?

De posse dessas informações, as chances da sua publicidade ser um sucesso só aumentam! Afinal, você só vai tocar o coração do público certo se souber exatamente quem é a sua persona. Além disso, na hora de avaliar o desempenho da sua campanha é importante identificar claramente quais eram os objetivos, para perceber se os resultados esperados foram atingidos ou não. Por isso, não abra mão do planejamento e comece já a documentá-lo!

Conheça os objetivos de cada anúncio para não se perder

Cada formato de anúncio tem o seu objetivo no Facebook Ads. Selecione aquele que corresponde aos objetivos da sua campanha. Vejamos alguns exemplos:

Como anunciar no facebook investindo baixo
Saiba o objetivo de cada anúncio no Facebook
  • Cliques no site: esse anúncio tem como finalidade direcionar as pessoas para fora do Facebook, ou seja, para o seu site. Se a intenção é aumentar o seu volume de tráfego, essa é a melhor alternativa.
  • Conversões no site: nesse formato, as pessoas serão conduzidas a uma ação específica do seu site, seja baixar um e-book, comprar um produto, solicitar um orçamento ou assinar a newsletter, por exemplo.
  • Envolvimento com a publicação: esse anúncio é bem conhecido para potencializar o alcance de uma postagem. Desse modo, mais pessoas visualizarão o seu post.
  • Curtidas na página: foi um dos primeiros formatos lançados pelo Facebook Ads e busca o aumento do número de fãs qualificados da sua página.
  • Envolvimento com o aplicativo: esse formato é indicado no caso de pessoas que já possuem o seu aplicativo e você deseja que elas realizem ações específicas dentro dele.
  • Divulgação nas imediações: fantástico para divulgar para as pessoas que estão próximas ao seu negócio.
  • Obtenções de oferta: funciona muito bem quando você promove descontos para as pessoas obterem em sua loja virtual ou física.
  • Geração de leads: esse formato é sensacional para gerar leads dentro do Facebook. Aqui, as pessoas estarão diante de um formulário parecido com as landing pages, porém, preenchidas com os dados de cada um, basta apenas “confirmar” e o Facebook gera uma planilha com o contato de cada cliente potencial.

Para quem criar o seu anúncio? Segmente agora!

As possibilidades de segmentação ampliam o alcance da sua publicidade de tal forma, que se torna impossível não impactar a sua persona. Por meio desses recursos você poderá selecionar os potenciais clientes do seu negócio, acompanhe!

Como anunciar no Facebook para público segmentado
Dicas de como anunciar no Facebook para público segmentado
  • Públicos Personalizados: a maioria das empresas possui uma lista de e-mails de clientes potenciais e, nesse tipo de segmentação, o seu anúncio aparecerá para as pessoas que estão nessa planilha. Dessa maneira, a sua publicidade se torna mais direcionada, impactando de fato quem tem potencial para consumir os seus produtos e serviços.
  • Localização: também é possível segmentar o seu público com base até mesmo em um endereço específico. Aqui você poderá inserir país, cidade e até mesmo o endereço da sua loja, por exemplo.
  • Direcionamento Detalhado: aqui, as possibilidades se expandem ainda mais, já que podemos acrescentar o público com base nos seus interesses — que vão desde programas de TV preferidos, temas de livros, estilo musical, hobbies e atividades, entre outras categorias.

Ainda nesse filtro há “Mais dados demográficos”, que permite inserir filtros como “Recém-casado”, “Longe da Família”, “Aniversário dentro de 30 dias” e muito mais!

Em “Comportamentos”, você pode selecionar a sua persona com base nas atividades que ela executa fora do Facebook, como: “jogadores de videogame”, “afinidades para bens de luxo”, “em viagem atualmente”, ou ainda pelos dispositivos utilizados, como: “Todos os dispositivos Android”, “Navegador principal Chrome” e “Conexão Wi-Fi”.

Defina a sua forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo Facebook Ads são: cartão de crédito, PayPal ou cupom de anúncios. No momento de definir o orçamento, é recomendado selecionar uma data de início e término da campanha, assim como o valor diário que você está disposto a investir. O valor mínimo é de R$1,00 por dia, então comece testando com valores mais baixos e perceba o seu ROI para aumentar o investimento gradativamente.

Descubra como anunciar no Facebook
Defina a sua forma de pagamento

Como anunciar no Facebook com qualidade

Alguns atributos são fundamentais para que o seu anúncio seja irresistível. Imagens e textos envolventes são essenciais, mas, acima de tudo, é preciso ter relevância. Se a sua publicidade não falar a língua do seu público no momento ideal, não adianta ter um layout lindo.

É válido lembrar que menos é mais e, em se tratando de Facebook, o importante é ser o menos comercial possível, afinal, a sua marca concorre pela atenção do público com várias outras. Esteja atento aos detalhes para criar um anúncio mais próximo de uma publicação pessoal, sem a cara de uma publicidade invasiva, e gere cada vez mais conversões!

O Facebook Ads é uma plataforma muito eficiente para gerar vendas e aumentar a visibilidade da sua marca! Agora que você já sabe como anunciar no Facebook, aproveite todo o potencial que a rede oferece para atingir os objetivos do seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Que tal desenvolver outras estratégias em marketing? Então não perca tempo e conheça 7 livros de Marketing Digital para quem está iniciando os estudos!

Compartilhe o post:

Tags: , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: