Como aumentar minhas vendas online em 5 passos 

A quantidade de vendas online crescem em níveis altamente significativos, isto porque o consumidor moderno não abre mão da comodidade e da variedade dos espaços virtuais e não hesita em consumir de forma rápida no tempo que preferir. 

Com as vendas online você está presente para vender durante 7 dias por semana em 24 horas por dia, alcançando públicos de diversas localidades e reduzindo custos.

Vale ressaltar que a mensuração dos resultados das vendas online são obtidos de forma mais simples.

Diante de todas essas vantagens, só resta uma dúvida na hora de ter uma loja virtual: como aumentar o potencial das vendas online de forma prática e contínua? Pode deixar que explicamos!

Comece com o Marketing de Conteúdo

Vendas online: Comece com o Marketing de Conteúdo
Comece com o Marketing de Conteúdo

Esse é o processo que envolve a criação, publicação e promoção de conteúdos para visitantes através de diversos formatos como textos, imagens, vídeos e em áudio.

O objetivo é atrair, engajar e fortalecer o relacionamento do público com a sua empresa.

Então, nada melhor do que iniciar sua estratégia para aumentar as vendas online começando pelo Marketing de Conteúdo!

Entenda como começar essa estratégia!

Persona

A persona representa, de forma semi-fictícia, o cliente ideal, aquele que você deseja alcançar.

Diferente do público-alvo, a persona não tem só uma faixa etária, renda mensal, ou localização definida.

A persona possui comportamentos, hábitos, desafios, anseios, interesses específicos, entendê-los é essencial para saber o conteúdo correto a direcionar. 

Para profissionais da área da saúde, por exemplo, é essencial possuir uma persona definida.

Imagine que um cirurgião-dentista especialista em ortodontia deseje aumentar as vendas de tratamento para aparelho ortodôntico transparente e insista em escrever sobre procedimentos de clareamento consultório. Dificilmente ele alcançará seu público ideal!

Conteúdos por Funil de Vendas

Agora que você já sabe para quem está escrevendo, chegou a hora de saber o que escrever!

Vamos contextualizar quais conteúdos produzir através do Funil de Vendas:

  • Topo de Funil: para os usuários que não sabem que têm um problema, ou que estão aprendendo melhor sobre o que é ou o que ajudaria a resolvê-lo. Aqui os conteúdos são acessíveis, educativos não mercadológicos;
  • Meio de Funil: o usuário já sabe que tem um problema mas ainda não sabe como resolver. Nesta etapa você deve interagir com ele e colocar-se à disposição não só como uma opção de resolução, mas como um consultor, uma referência;
  • Fundo de Funil: são mercadológicos e estão ali para validar seu produto ou serviço como a melhor opção para resolver o problema do usuário. Nessa etapa, não dispense apresentar cases de sucesso ou depoimentos dos seus clientes.  

Canais

Agora, saiba por onde pode falar com sua persona! O canais mais utilizados, são:

Blog

O blog é uma excelente ferramenta para inserção de conteúdo, pois geralmente os conteúdos do blog que auxiliam no posicionamento orgânico e elevam o ranqueamento do seu site, garantindo visibilidade.

Redes sociais

As redes sociais proporcionam altos índices de audiência e, atualmente, impulsionam não somente conteúdos mas também anúncios e patrocínio. 

Otimize o site

Vendas online: Site
Site

Tão importante quanto possuir uma estratégia de atração, é possuir uma estratégia para manter o usuário em seu site para aumentar as vendas online.

O objetivo do seu site deve ser a facilidade no manuseamento e fazer com que o consumidor encontre o que deseja o mais rápido possível.

Uma má distribuição de informações, de disposição do menu, de categorização e, até mesmo o tempo de carregamento do site repelem o usuário e impacta até mesmo na percepção que ele possui da sua empresa.

Atente-se também às palavras-chave utilizadas para descrições, menus, conteúdos e até mesmo nomeação de produtos e serviços.

Lembre-se que as palavras-chave devem corresponder a intenção do consumidor e a um volume significativo de busca.

Por exemplo, para uma clínica de estética e implantodontia, o interessante é descrever os serviços de acordo com o que os pacientes a conhecem!

A categoria de tratamentos estéticos podem contar com palavras simples e com bom volume de busca como clareamento dental com moldeira ou implante dentário.

Anúncios pagos

Vendas online: Anúncio
Anúncio

Para retornos rápidos, invista em plataformas de anúncios! No momento que as campanhas são ativadas, já entram no ar e o público escolhido começa a recebê-lo.

Os anúncios são vantajosos porque além de proporcionar resultados rápidos para geração de leads e clientes, você tem o orçamento, segmentação e mensuração nas mãos!

Atualmente, as plataformas mais populares para anúncios são o Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads.

Para quem tem receio em iniciar o investimento em anúncios pagos, é interessante testar com o Google AdWords pois ele só cobra por clique do usuário.

Experiência de compra

Vendas online: Experiência
Vendas online

A experiência de compra talvez seja o fator que mais impacta na conversão de vendas do site.

Nesse momento é importante que sua estratégia de vendas seja totalmente voltada ao acolhimento, relacionamento e fidelização do cliente.

Fatores como frete grátis, período de teste, descontos, vale-compra a partir de determinado valor, formas de pagamento, todas essas opções aumentam as chances de você ser a escolha do cliente. 

Você já deve ter visto vendas serem feitas através de estratégias como “Leve 2 e Pague 1”, “Na compra do Item X leve o Item Y ou Z.” Esses incrementos, assim como brindes ou amostras, demonstram que o momento de compra é valorizado e que os produtos da sua loja valem o uso e a escolha do cliente. 

Invista na Fidelização

Vendas online: Fidelização
Fidelização

Sua prioridade deve ser, também, a fidelização dos clientes. Através de um relacionamento contínuo, ofereça sempre as melhores condições de compra e preocupação com satisfação. 

Possua uma base com os dados de cadastro do seu cliente e faça monitoramento dos produtos que ele mais compra ou “dá uma olhada” e a partir desses interesses faça ofertas como descontos ou vantagens nas compras.

E além disto, saiba que um atendimento qualificado, empático e atencioso faz muita diferença, pois não são todas as vendas que podem ocorrer como o esperado e a responsabilidade como vendedor e como anunciante deve ser evidenciada, assim como a assistência deve ser prestada da melhor forma possível.  

Pronto para aumentar suas vendas? Invista nessas dicas!

Vendas online: Conclusão
Conclusão

Neste artigo foi possível entender quais as melhores estratégias para aumentar as vendas online e como essas práticas, quando feitas de forma contínua, potencializam o crescimento das vendas.

Não deixe de estudar as novidades do mercado, de se inspirar e inovar, lembre-se sempre que você que deve ser o primeiro a ajudar a resolver o problema do seu cliente! 

 

 Conteúdo produzido por Rebecca Marques, redatora do Blog Consulta Ideal.

Consulta Ideal: É uma ferramenta de pesquisa desenvolvida especialmente para auxiliar você a cuidar cada vez mais do seu sorriso! Com o intuito de encontrar o melhor cirurgião-dentista próximo a você, a ferramenta disponibiliza uma listagem de clínicas e o contato delas (endereço, telefone e e-mail) para você conseguir agendar o melhor horário e dia de acordo com sua necessidade.


 

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: