Como Construir uma lista de e-mails: Tenha seus primeiros 500 inscritos rápido

E-mail pode parecer um pouco sem graça e algo que alguns julgam ser um método ultrapassado, pois vivemos em um mundo dominado pelos meios de comunicação social, mas , quando se trata do marketing de uma empresa, os e-mails ainda dominam funções primordiais no relacionamento e em vendas. E-mail é quase 40 vezes mais eficaz para adquirir clientes do que as mídias sociais. Na verdade, durante as vendas de Black Friday nos Estados Unidos, o e-mail é o maior canal para impulsionar as vendas, respondendo por um quarto de todas as transações.

Tendo em conta esses dados, é fácil ver que uma campanha forte de e-mail marketing pode ter um impacto significativo em seu negócio. Mas como você pode começar a sua primeira campanha, atrair seus primeiros inscritos rapidamente e iniciar o crescimento de sua lista de e-mails?

Isso é exatamente o que nós iremos abordar neste artigo. Você vai aprender estratégias sobre como construir uma lista de email, com dicas profissionais para ajudá-lo a trazer seus primeiros 500 inscritos rapidamente.

shutterstock_180506231
O diferença entre o Sucesso e o Fracasso em campanhas de e-mail marketing é o quão valorosos são seus conteúdos e como eles impactam o seu leitor.

Se você ainda está começando a construir sua lista de e-mails, então você já tem que pensar a respeito da estratégia e como vai ficar o corpo dos seus e-mails.

#1. Otimizar Seus Formulários Opt-in

A estratégia que lhe dará maiores retornos com a construção da sua lista de e-mails é aquela que você escolhe um lugar propício e o formato dos seus formulários de opt-in. Mas antes que você comece a escolher o posicionamento do seu formulário, é melhor você tirar coisas desnecessárias do seu site. Removendo esses elementos desnecessários com o seu design, seus visitantes podem focar melhor em suas chamadas para ação e encontrar o conteúdo que ele buscava.

Quando se trata de aonde colocar um formulário, no entanto, a maioria das empresas tem várias formas de opt-in, muitas vezes encontrados nos seguintes locais:

– O cabeçalho do site

– A barra lateral (se tiver)

– Pop-ups, que comprovam trazer de forma consistente mais inscritos (no caso leads)

– O site da página “Saiba Mais”!

– E até mesmo nas páginas “Erro 404”

Tenha em mente que colocar seus formulários nessas sessões não é um esquema de “iniciar e depois esquecer”. Usando ferramentas de análise, você pega feedback de quais formulários estão capturando mais leads com o tempo. Você também será capaz de testar qual título de e-mail é melhor, quais as melhores ofertas e chamadas para ação, convertendo mais visitantes em inscritos. Ainda assim, apenas você colocando corretamente seus formulários nos melhores lugares para capturar e-mails, você já está começando com o pé direito.

#2. Oferecer Algo que seus Leitores não Resistam

Uma vez que sua audiência pode realmente encontrar seus formulários nos lugares certos, o que você pode fazer para garantir que eles assinem sua lista? Você terá que criar uma oferta atraente que você não vai querer perder.

Uma das táticas mais efetivas que os profissionais de marketing utilizam para crescer a sua lista de e-mails é entregar aos seus leads acessos restritos para uma área de membros específica ou acesso a downloads.

Com esses resultados de pesquisa em mente, o melhor para oferecer aos seus futuros clientes é dar acesso a conteúdos exclusivos. Se você já se inscreveu em uma lista de e-mails, você vai notar alguma ofertas em formatos de e-books, documentos, relatório ou tutoriais. Embora esse conteúdo exclusivo geralmente vem para download em PDF’s, alguns deles podem ser em formato de vídeo ou áudio.

Mas qualquer tipo de conteúdo não vai causar boa impressão. Tem que ser algo que seus seguidores não gostariam de deixar passar. Entenda como eles pensam e quais são suas necessidades, então explore essas necessidades quando estiver criando a sua oferta.

O que também pode ajudar é que as pessoas considerem o seu conteúdo primoroso, isso dá uma alta qualidade para os demais artigos que você tenha em seu site. Por exemplo, se é um ebook, tenha certeza que tenha bastante conteúdo nele e que seja bem compreensivo do que os seus posts do blog.

É com este conteúdo primoroso que seus leitores vão querem ir para o próximo nível da estratégia de subscrição de novos leads ao invés de apenas regularmente retornarem para o seu site.

#3. Foco em Apenas uma Principal Rede Social

Mídias sociais podem ser excelentes para atingir a sua audiência, especialmente se eles não descobriram o seu site ou ainda não tenham assinado a sua lista. No entanto, os profissionais de marketing acreditam que o compartilhamento em mídias sociais é a tática mais complicada que é utilizada para construir suas listas de email.

Isso não é surpresa já que a demografia, o comportamento do usuário e estratégias de marketing tendem a variar de acordo com a rede social que é usada. Dada a dificuldade de implementar uma compreensiva estratégia de mídia social, o melhor é focar em apenas uma rede social quando o plano é crescer sua lista de email através de mídia social.

shutterstock_114636895
Focar em apenas uma rede social pode ser a sua chance de garantir que seus esforços não tenham sido em vão!

Escolha um site de mídia social que o seu público alvo mais provavelmente esteja e usa, para promover suas listas de discussões lá. Isso significa que você deve estar atento a demografia de um site de mídia social. Por exemplo, LinkedIn é usado por profissionais de 25 à 44 anos, enquanto o Snapchat é tipicamente usado por pessoas de menos de 25 anos.

Isso vai também te ajudar a tomar nota de quaisquer características específicas do seu site para que você tome vantagem disso. Fan pages te permite adicionar chamadas específicas para ação em suas páginas. Você pode usar esse botão para direcionar visitantes da sua página do Facebook (fan page) para os seus formulários de captura de e-mail.

Como alternativa, existem aplicativos que permitem aos usuários obter acesso ao seu conteúdo exclusivo “pagando” com um tweet ou um compartilhamento no Facebook. Você pode então redirecionar estes usuários para assinar sua lista depois deles terem compartilhado o conteúdo exclusivo que você prometeu. Esse tipo de abordagem significa que o seu assinante também terá que compartilhar o seu conteúdo para outros assinantes em potencial, ampliando seu alcance.

Se você construir uma maneira das pessoas te seguirem nas redes sociais, então você consegue direcionar essas pessoas para a sua lista.

#4. Alavanque o seu Conteúdo mais Popular

Outra lista de e-mails constrói uma tática que você pode aproveitar o conteúdo do seu site e gerar uma quantidade maior de tráfego. Encontre suas páginas mais populares (pode ser do blog) e crie uma chamada para ação mais proeminente nos formulários dessas páginas.

Isso funciona melhor se você conseguir ofertas específicas que seja relevante para cada post, aí os visitantes que já estão lendo sobre aquele tópico, é dada a opção dele se aprofundar mais em seus conteúdos.

#5. Realizar Sorteios

Se você quiser gerar mais interesse na sua marca e a partir disso trazer mais visitantes para o seu site e formulários de captura: Realizar sorteios é uma ótima maneira de atrair atenção. Em troca de uma chance de ganhar um prêmio, os visitantes do seu site têm que deixar seu email e assinar sua lista.

Mas sortear prêmios não é apenas excelente para atrair novos assinantes, ele também pode reacender o interesse de assinantes inativos. Isso ajuda na taxa de abertura de e-mail e é muito bom poder ver seus seguidores que estavam estagnados interagindo novamente com o seu negócio.

#6. Faça um Webinar (hangout)

Se você já participou de um webinar, você sabe que entregar seu endereço de e-mail é uma parte crucial do processo. Uma vez que a pessoa esteja em sua lista, enviar e-mails para os inscritos ajudam o webinar, lembrando seus inscritos um momento antes de começar o webinar, e também a receber depois um conteúdo pós-webinar, como gravações. Apresentações do PowerPoint ou até mesmo um texto de apresentação. Como empresário, você pode estar do outro lado da tela e criar seus próprios webinars e ao longo do caminho ir capturando mais e-mails para sua lista.

shutterstock_287231351
O Webinar serve para trazer conteúdo a um público específico de forma gratuita para posteriormente vender seus produtos ou serviços!

Uma desvantagem dessa abordagem é que ministrar webinars dá bastante trabalho. Além de ter que planejar a apresentação, você terá que promover o webinar, planejar quais ferramentas e softwares que você vai usar (dentro do leadlovers você consegue criar toda a estrutura necessária para realizar webinars), apresentar o seu webinar ao vivo, e talvez receber mensagens em tempo real. Com o plano correto, no entanto, você pode soltar replays e automaticamente reproduzir os seus próximos webinars, bem como adaptar o conteúdo do seu webinar ao longo do tempo.

#7. Fazer “Guest Post” em Blogs Populares

Guest post é como se fosse um post convidado e é uma excelente opção para receber novos visitantes em seu blog. Basicamente é uma parceria entre blogs que trazem mais ou menos os mesmos tipos de conteúdos (na mesma linha e nicho).

Pode parecer uma tarefa impossível para reunir suas primeiras centenas de assinantes, se você tem um público pequeno para começar. Se este é o caso com suas tentativas de crescer sua lista de e-mail, por que não aproveitar as audiências de site e empresas que são mais populares do que o seu?

É aqui que o visitante do blog entra. Através das visitas no blog, você pode enviar informativos, artigos envolventes para blogs populares e redirecionar uma fração da audiência para o seu site.

Para iniciar um trabalho em guest posting, é interessante olhar para os blogs mais populares no seu nicho e estuda-los. Veja se lá há artigos que você possa contribuir, sendo muito bom para o seu blog. Depois solte a ideia do seu guest post profissionalmente. É claro, certifique-se de que qualquer artigo que você enviar, redirecione a tenção do leitor para o seu próprio processo de criação de lista.

Continue Otimizando sua Lista

Depois que sua lista de e-mails atingir 500 leads, é a hora de voltar atrás e otimizar. Rever as táticas que você já fez até agora e continuar fazendo o que funciona, bem como testar diferentes tipos de formulários e ofertas para ver se você consiga aumentar um pouco suas conversões.

Além disso, como você envia mais e-mails para sua lista, você vai descobrir as atividades (como eles se comportam em seu funil) dos seus leads. Isso irá levá-lo um passo adiante e vai ajudá-lo a aprender a mantê-los em sua lista e como enviar e-mails que eles vão realmente abrir e ler, e fazer o que for preciso para trazer esses leads ativos em receita para seu negócio.

Você já deve ter notado que de um mês para cá, venho trazendo alguns conteúdos contextualizados e traduzidos, pois me parecem ser artigos de pessoas comprometidas e com foco em excelência no conteúdo de valor.

Um abraço,
Felipe Mandeli

Fonte: http://business.tutsplus.com

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: