Como definir um orçamento de Marketing Digital eficiente!

Definir o orçamento de marketing não é uma tarefa difícil, mas precisa de atenção especial a alguns detalhes. Neste post, vamos ajudar você a planejar o orçamento adequado para sua empresa, aproveitando ao máximo os benefícios que o investimento em mídias digitais pode oferecer.

O marketing digital pode ajudar no impulsionamento das vendas e no crescimento do negócio, disso você já sabe. Agora, é importante descobrir como dosar esse investimento para que ele não se transforme em frustração a médio e longo prazos.

Separamos algumas dicas que podem ser úteis nesse processo de análise, planejamento e decisão. Confira a seguir!

Objetivos de orçamento de marketing
Trace os objetivos do investimento com o seu orçamento de marketing

Trace os objetivos do investimento

Antes de tudo, é preciso entender qual o motivo do seu investimento. Parece óbvio, afinal todo investimento em marketing requer, no mínimo, o retorno para aumentar vendas de produtos ou serviços para empresa. Mas as questões que devem ser analisadas aqui são: Como? Em quanto tempo? De que forma?

Uma campanha de marketing pode focar na venda de produtos, na divulgação da marca, na promoção de um item específico, na disseminação de valores (branding) e em muitos outros fatores tangíveis ou não.

A definição do objetivo para cada campanha e/ou ação faz toda diferença na hora de calcular o valor do investimento. Quando o objetivo está bem definido, desde o princípio, o processo para identificação do orçamento transcorre com mais facilidade.

Entenda os detalhes financeiros do negócio

Antes de definir um orçamento de marketing é preciso conhecer o seu próprio orçamento. Avalie o histórico de vendas de seus produtos/serviços e descubra quanto de lucro cada produto/serviço oferece.

Avalie também o ticket médio, ou seja, o valor das vendas por usuário. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer um teto para que os investimentos em mídias sociais jamais ultrapassem o valor desse ticket. Por exemplo, não faz sentido gastar R$ 2,50 por clique, no AdWords, quando o ticket médio do seu cliente é R$ 2.

O ideal é encontrar um valor abaixo do ticket para que ele diminua à medida que o trabalho for sendo aperfeiçoado. Quanto mais baixo, melhor.

Categorias de orçamento de markteing
Separe o investimento do orçamento de marketing em categorias

Separe os investimentos por categorias

Como em qualquer outra área, o marketing digital também possui investimentos fixos e sazonais. Identificar e separá-los por categorias também contribuirá para uma definição mais acertada do orçamento.

Considere, na hora de calcular o investimento, valores gastos com equipe de profissionais da área, ferramentas de automação de marketing, monitoramento e tudo que exigir a utilização de recursos financeiros da empresa.

Defina corretamente os canais

Tão importante quanto definir o orçamento, é definir os canais em que sua empresa investirá. Por isso, um planejamento estratégico que inclui a análise de benchmarking — ou seja, a análise do mercado e concorrentes — é fundamental.

Ao descobrir onde o seu público está e quais são os canais digitais que ele utiliza com frequência, fica mais fácil entender para onde o investimento deve ser canalizado. Você evita desperdícios e investe onde os resultados serão mais favoráveis.

Tipo de cobrança para cada orçamento de marketing
Conheça o tipo de cobrança de cada canal ou serviço

Conheça o tipo de cobrança de cada canal ou serviço

É importante entender o tipo de cobrança em cada canal de investimento. Algumas perguntas são essenciais para que desenhar esse cenário. São elas:

  • Qual será a forma/método de pagamento?
  • A cobrança será em dólar ou em real?
  • Qual a periodicidade do faturamento?
  • De que forma essas cobranças gerarão impactos no fluxo de caixa da empresa?
  • Existe um limite mínimo de investimento?
  • Existe um contrato de fidelidade?

Todas as respostas devem ser analisadas e validadas com o financeiro para que haja um provisionamento de verba e para que o investimento não se transforme em dor de cabeça ao longo dos meses.

Estude as taxas médias do mercado e concorrentes

Para aproveitar ainda mais o orçamento e conseguir aumentar o custo-benefício, é importante saber onde o seu negócio está em relação aos concorrentes e ao mercado. Isso não significa que você deverá investir mais ou menos que seu concorrente, mas, sim, que deverá ter uma referência para conseguir mensurar seus próprios resultados.

Estabeleça esses padrões de referência para fazer comparações e emitir relatórios coerentes, com objetivos e metas a serem alcançadas. Para que o orçamento seja mais produtivo, tenha como meta investir menos que o mercado, obtendo resultado semelhantes ou até melhores.

Comparação dos orçamento de marketing
Use ferramentas de comparação para o orçamento de marketing

Use ferramentas de comparação

Algumas ferramentas, como o Google AdWords, oferecem dados comparativos que mostram se seus anúncios estão abaixo, na média ou acima dos resultados dos concorrentes. No AdWords, essas informações podem ser visualizadas na seção de grupos de anúncios, na coluna “CTR relativo”.

Como cada ferramenta possui suas peculiaridades, o ideal é solicitar a ajuda profissionais da área para ajudar a analisar os dados comparativos, fazer pesquisas de mercado e definir os índices padrões para avaliar a performance da sua empresa no meio digital.

Defina uma média com base nos trabalhos já realizados

Em várias situações, fazer testes será a melhor maneira de entender quanto de orçamento será necessário para atingir um bom resultado no marketing digital do seu negócio. Por mais que haja concorrentes e negócios similares, sua empresa tem peculiaridades que podem fazer a diferença nessa avaliação.

Por isso, faça testes, compare dados com períodos anteriores e obtenha uma média de investimento necessário para cumprir o objetivo proposto. Em alguns casos, você poderá descobrir que está investindo menos que necessário. Em outros, identificará um investimento exacerbado.

Reduza os custos do orçamento de marketing
Analise os resultados para enxugar o orçamento de marketing e melhore os resultados gastando menos

Analise os resultados para enxugar o orçamento de marketing e melhore os resultados gastando menos

Mensure sempre, com regularidade, para conseguir identificar os erros e otimizar o trabalho. Dessa forma, você utiliza melhor o investimento mantendo (ou reduzindo) os custos enquanto aumenta os resultados.

Não se esqueça de acompanhar também a evolução das vendas (analisando o período pré e pós investimento nas mídias digitais) para conseguir um valor, mesmo que aproximado, do ROI (Return on Investment) ou “Retorno sobre Investimento”, em português.

Verifique também os picos de vendas e cruze com os dados dos relatórios de mídias para identificar prováveis motivos no aumento da adesão.

Quanto mais detalhada a análise e quanto maior o conhecimento sobre as ferramentas digitais, o comportamento do público e o mercado, maiores serão as chances de aumentar o sucesso de cada atividade realizada no ambiente digital.

Encontre formas mais baratas obtendo resultados melhores

Alguns insights podem surgir em momentos inesperados. Esteja sempre atento ao comportamento do público e descubra insights valiosos. Por exemplo: você pode notar que, quando sua empresa fala de determinado assunto, o engajamento fica acima da média.

Use esse assunto como o carro-forte do seu marketing, sem esgotá-lo, mas aproveitando ao máximo tudo que ele pode proporcionar para seu negócio.

Gostou das dicas sobre como definir um orçamento de marketing digital eficiente? Esperamos que este post tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas e convidamos você a baixar nosso e-book “Como criar um negócio digital de sucesso?” e aprender muito mais!

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

1 Comentário

  1. Jnete Reis says:

    muito bom o seu artigo

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: