Como escrever um modelo de e-mail marketing

O e-mail, ao contrário de muitas predições, não se tornou obsoleto com a chegada de outros meios de comunicação. Ele continua sendo uma das mais eficientes ferramentas de marketing que existem.

Como escrever um modelo de e-mail marketing
Como escrever um modelo de e-mail marketing

Portanto, ter um modelo de e-mail, ou vários, é fundamental para você criar um relacionamento com seus leads e clientes.

Neste guia, ensinaremos como elaborar um modelo de e-mail eficiente para você usar como estrutura para suas estratégias de e-mail marketing. Confira!

Criando uma comunicação próxima

O primeiro passo para criar um modelo de e-mail é entender que suas mensagens precisam estar sempre adequadas à linguagem do leitor.

A comunicação próxima é a melhor maneira de abordar seus leads. Uma mensagem fria é o melhor caminho para a caixa de spam. Veja algumas dicas:

  • Pare de falar para uma lista: não converse com as pessoas a quem você envia suas mensagens como se fossem um grupo indistinto de indivíduos. Seja mais pessoal: escreva como se estivesse falando diretamente com uma única pessoa.
  • Pare de desperdiçar o tempo das pessoas: somente envie mensagens comerciais quando possuir algo realmente valioso e útil a oferecer àquelas que se inscreveram na sua lista.
  • Seja útil: não envie e-mail somente quando você precisa que seus destinatários realizem uma ação de compra. Ao contrário: seja útil e generoso, como um verdadeiro amigo deve ser.
  • Use seu nome verdadeiro como remetente: coloque a cara à vista em qualquer campanha de e-mail marketing. Seja transparente.
Criando uma comunicação próxima
Criando uma comunicação próxima
  • Seja digno de confiança: faça os leitores saberem o que devem esperar da sua mensagem. Não há nada de errado em enviar um e-mail de vendas, bastando apenas que o destinatário esteja ciente de que aquela sua mensagem é um e-mail marketing.
  • Não seja insistente: personalizar o e-mail é bom, mas não repita demasiadamente o nome do destinatário no texto, porque faz sua mensagem parecer um spam.
  • Seja parte do leitor: apresente-se como um valioso aliado da pessoa, fazendo-a entender que seu e-mail pode resolver um problema real dela. Tenha empatia com o seu público.
  • Dê ao leitor uma recompensa por ler: assegure às pessoas um benefício claro pela leitura da sua mensagem. Compartilhe uma dica útil, por exemplo. Faça-as se sentirem melhor, inspire-as.

Escrevendo o assunto do e-mail

O assunto do e-mail é uma das partes mais importantes, pois chamará a atenção do leitor e o fará abrir a mensagem. Confira algumas dicas:

1. Faça uma promessa encantadora

Se as pessoas sabem exatamente o que vão aprender, como podem melhorar a própria condição, como podem ser mais informadas ou ganhar uma vantagem no trabalho depois de lerem o seu e-mail, certamente vão querer saber mais.

Apenas lembre-se de fazer uma promessa que você realmente possa cumprir! Se o leitor se sentir enganado, pode dizer adeus a ele!

2. Escolha bem as palavras para o assunto

Palavras intimamente ligadas aos sentidos e emoções atraem a atenção dos leitores. Portanto, apelar para esse vocabulário é uma boa forma de fazê-los abrir suas mensagens.

Outro bom recurso é introduzir números e valores. Eles têm o poder de atrair os olhos que examinam um texto na tela.

Escolha o assunto do seu modelo de e-mail
Escolha o assunto do seu modelo de e-mail

Estimular a curiosidade de quem lê o assunto também traz resultados. Não tenha medo de usar palavras diferentes, até mesmo bizarras, ocasionalmente. Procure interessar por meio de um estilo expressivo, brilhante.

3. Destaque os erros mais comuns

Trata-se de abordar os erros mais comuns e mais grosseiros que as pessoas costumam cometer naquele contexto específico.

Esse truque de e-mail marketing funciona porque ninguém quer fazer papel de bobo e cometer tais erros. Todos vão querer aprender a evitá-los.

4. Seja específico ao escrever o assunto

Esqueça linguagens rebuscadas e artifícios inúteis. Seja simples e direto na comunicação.

Lembre-se de que o assunto é um texto objetivo. Portanto, tenha foco nas palavras que darão mais resultados em atrair a atenção. Seja bem legível e compreensível.

5. Realize experimentos

Não tenha medo de provar alguma coisa nova. Seja diferente dos outros. Quem se diferencia emerge e tem mais chances de vencer no campo do e-mail marketing.

Existem estruturas costumeiramente vencedoras como modelos de e-mail marketing. Entretanto, procure usá-las de forma inovadora, não abusando da imitação. As chances de a mesma pessoa receber dois e-mails semelhantes de pessoas diferentes são enormes.

6. Aprenda com os mestres do e-mail marketing

Uma forma de sempre aprimorar seu modelo de e-mail e mantê-lo atualizado com o que está funcionando no mercado é acompanhar quem entende do assunto e vive fazendo experimentos.

Inscreva-se nas listas de discussão para obter excelentes resultados de vendas e analise os assuntos de e-mail que você recebe, para descobrir os segredos e os truques que funcionam.

7. Pare de ser escravo das estatísticas

Por exemplo, não se prenda muito à questão de qual deve ser o tamanho ideal de um assunto. Em vez disso, invista o seu tempo para garantir que as pessoas aprendam a reconhecer a sua mensagem e a associem ao profissional capaz de criar valor que você deve ser.

Escrevendo o texto do e-mail
Escrevendo o texto do e-mail

Escrevendo o texto do e-mail

Escrever o assunto é importante, mas não é o fim da tarefa. Se o seu assunto for bom o bastante para que o leitor se sinta atraído a abrir a mensagem, a próxima etapa é mantê-lo interessado em lê-la até o fim.

  1. Escreva velozmente: não perca tempo pensando muito sobre quais palavras usar, o estilo e tudo o mais. Escreva de uma vez e rápido. Essa é a melhor maneira de emergir o seu entusiasmo, a sua espontaneidade e a sua personalidade autêntica.
  2. Seja breve: procure lapidar o texto do seu e-mail, pois uma mensagem longa pode tirar a atenção dos leitores. Também procure escrever em parágrafos e sentenças mais curtas.
  3. Faça perguntas: pense que está tendo uma conversa face a face com o seu leitor. Faça perguntas, mesmo que retóricas, de forma a se aproximar mais intimamente dele.
  4. Não siga uma fórmula rígida: as mensagens de e-mail marketing criadas sobre regras e fórmulas se tornam menos espontâneas e correm o risco de aborrecer o destinatário.
  5. Acrescente o seu toque pessoal: a busca de novos clientes passa necessariamente pela oferta de algo autêntico, capaz de construir uma relação de confiança mútua.
  6. Não use cumprimentos de forma padronizada: no fim do e-mail, por exemplo, evite aquelas fórmulas mecânicas como o “atenciosamente”.
  7. Refira-se ao destinatário como “você”: ninguém mais gosta de ser chamado de senhor ou senhora. Procure ser informal com o seu leitor.
  8. Desenvolva uma voz natural: pare de pensar em termos do e-mail marketing. Considere escrever uma mensagem como uma chance de falar com naturalidade ao seus clientes ou leads.
  9. Use sua personalidade: utilize palavras e expressões que apenas você costuma usar, porque fazem parte do seu toque comunicacional. Isso o torna mais humano.
  10. Cuidado para não soar chato: esteja atento aos sinais que indicam que está escrevendo de forma desmotivada e chata. Vá direto ao ponto do discurso. Rompa as regras que aprendeu e crie um estilo único.

Usando o seu modelo de e-mail marketing

Após aprender a escrever um assunto atraente e um texto interessante, é o momento de cumprir com a última etapa e deixar o seu modelo de e-mail pronto para ser usado e adaptado a qualquer estratégia de e-mail marketing.

Um detalhe importante é saber que você não deve tentar vender nada antes que o seu lead esteja pronto para comprar. Uma estratégia de e-mail marketing envolve o trabalho de relacionamento com o seu lead antes de tentar vender um produto ou serviço.

Quando ele estiver pronto, tenha certeza de que a sua mensagem será convincente e adequada para ele tomar uma atitude. A inclusão de uma chamada para ação (CTA, call to action) é importante e deve ser feita da maneira correta.

Outro elemento essencial é saber trabalhar uma estratégia que una o e-mail marketing a outras mídias, como as redes sociais e o blog. Use botões de compartilhamento nas suas mensagens, por exemplo.

Então, gostou das nossas dicas para criar um modelo de e-mail e usar nas suas estratégias de marketing? Não perca nenhuma outra dica e informação valiosa, assine já a nossa newsletter.

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

  1. joao m souza says:

    Achei fanatastico estou comecando no marketing digital e nao me vejo no momento com essa estrategia de comunicacao para redigir um Email de comunicao para com meus lead ou clientes, e por essa razao estou disposto a contratar um redator!!!!

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: