Como fazer pesquisa de palavras-chave para anúncios no Google Adwords

Os anúncios online são uma parte importante das estratégias de marketing digital. Exibir um ad na hora certa, com o conteúdo certo – e para o cliente certo – traz diversas oportunidades de negócio para as empresas e as ajuda a vender mais. Para isso, é preciso trabalhar com as palavras-chave certas! Quer aprender como fazer a pesquisa de palavras-chave para anúncios no Google Adwords? Acompanhe!

Como_fazer_pesquisa_de_palavras-chave_para_anúncios_no_Google_Adwords.png.png
Como fazer pesquisa de palavras chave para anúncios no Google Adwords

Por que anunciar no Google Adwords

O Google é o maior buscador da internet. Diariamente, mais de 3.5 bilhões de buscas são realizadas por diversos usuários. Claramente, existe uma oportunidade valiosa para as empresas de conquistar novos clientes a cada pesquisa feita. Pensamento em atingir possíveis clientes no momento que eles estão tirando suas dúvidas e procurando soluções para problemas, foi criado o Google Adwords. Os links patrocinados são o formato de anúncio adotado pelo Google e se assemelham a um resultado orgânico de pesquisa. A cobrança é feita por cliques no anúncio ou impressões (exibições) e os anúncios são exibidos de acordo com palavras-chave determinadas na campanha. Se você deseja apresentar a sua empresa como uma alternativa viável para pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, anunciar no Adwords é uma excelente ideia.

A importância das palavras-chave

As palavras-chave determinam quando os seus anúncios serão exibidos. Dentro das campanhas é possível criar listas com termos que, ao serem digitados na pesquisa do Google, irão acionar o seu anúncio. Além disso, também é possível determinar quais palavras precisam ter um match exato e quais são negativas para o seu negócio, ou seja, para quais palavras-chave usadas na pesquisa o seus anúncios não serão exibidos. Como guia da sua campanha, é importante escolher as keywords que melhor se relacionam com o seu anúncio. Quanto melhor você trabalhar as palavras escolhidas, mais tráfego qualificado será atraído e o seu investimento vai gerar ainda mais retorno.

Tipos de palavras-chaves no Google Adwords
Palavras-chaves cauda longa no Google Adwords

Head-tail x Long-tail

Basicamente, palavras-chave se dividem em dois tipos: head e long-tail. Também chamadas de cauda curta e cauda longa, elas determinam a especificidade da pesquisa. Head-tails são palavras-chave curtas, termos mais diretos e abrangentes. Por exemplo, geração de leads e marketing digital são keywords de cauda curta. A concorrência por essas palavras é bem alta, o que pode elevar bem o preço de um clique, ou de uma impressão. Já as palavras de cauda longa são termos específicos que qualificam o usuário. Se alguém procura por termos mais diretos e segmentados, a probabilidade de ele saber o que procura – e de realizar uma compra – é bem maior. Como gerar leads qualificadas ou como criar um planejamento de marketing digital são exemplos de long-tails. São termos direcionados e objetivos, quem realiza uma pesquisa com essas palavras-chave já sabe o que buscar e está à procura de soluções.

Tipos de cobrança

Os anúncios do Google Adwords possuem dois tipos de cobrança: CPC (custo por clique) e CPM (custo por mil impressões). Um clique é contabilizado quando o usuário clica no seu anúncio e é direcionado para uma landing page. Uma impressão é contabilizada a cada vez que o seu ad é exibido, tendo o usuário clicado, ou não. Por padrão, a cobrança utilizada é o CPC. Ele é mais indicado para campanhas onde as palavras possuem custos altos de cliques e onde o seu público é segmentado. Ou seja, ele só clicará no anúncio se for realmente relevante para o seu problema. Já as impressões são interessantes para negócios que desejam ampliar o reconhecimento da marca, conquistar novas audiências ou fazer promoções e ofertas. O CPM é um custo fechado por mil impressões do seu anúncio e pode ser bem interessante para campanhas que precisam de volume de exibição dos anúncios.

Google Adwords e pesquisa de palavras-chaves
Como pesquisar palavras-chave no Google Adwords

Como pesquisar palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é onde começa a parte prática. Para escolher os melhores termos é importante entender o seu mercado, o que a sua audiência procura e como ela chega até o seu negócio. Para facilitar, separamos três passos importantes para você pesquisar palavras-chave para anúncios no Google Adwords.

1. Faça uma lista

Nada melhor do que começar por uma lista! Você pode começar com termos e frases que você e seus colaboradores acham relevantes. Se você está pensando em uma campanha para um produto específico, foque os termos nesse produto, nos seus benefícios e no público que o consome. Se você está criando anúncios para a empresa, foque em keywords relacionadas ao seu negócio. Uma boa ideia é começar por palavras-chave de cauda curta e depois expandi-las para caudas longa.

Palavras similares no Google Adwords
Procure palavras similares no Google Adwords

2. Procure palavras similares

Pessoas utilizam uma diversidade de palavras para procurar pela mesma coisa. Por isso, é importante pensar nas variações dos termos que você listou. Agora, algumas ferramentas bem importantes entram em cena. A primeira é o Keyword Planner, do próprio Adwords, além do Keywordtool.io e do SEMRush. Todas elas são ferramentas de pesquisa de palavras-chave, onde você pode encontrar o CPC, concorrência e também outras palavras relacionadas. Aqui também é a melhora hora para criar keywords long-tail. Ao longo da pesquisa, você encontrará mais opções e mais termos que podem ser relacionados. Também é importante pensar nas palavras-chave negativas que você deseja inserir na campanha. Pode exemplo, se você vende rosas verdadeiras, não é interessante pagar por cliques de pessoas que procuram por “rosas de plástico” ou “flores de plástico”, não é mesmo?

3. Crie grupos

Grupos são a melhor forma de organizar as suas campanhas e suas palavras-chave. Você pode dividi-las por tópicos relevantes para o seu negócio. Para uma empresa de marketing digital, você pode dividir por: blog, redes sociais, site, campanha de anúncios e e-mail. Mas e para uma clínica de cirurgia plástica? Você pode criar categorias: corporal, facial, lipoaspiração, prótese e corretiva. O importante é manter a organização de acordo com partes importantes do seu negócio, que atrairão cliques para o seu anúncio e novas oportunidades de venda. A pesquisa de palavras-chave é uma parte importante dos links patrocinados. Elas direcionam a exibição dos anúncios e garantem que eles sejam exibidos para os usuários certos. Como sempre, é importante testar, mensurar e analisar os resultados para saber o que funciona melhor para o seu negócio. Têm dúvidas sobre como pesquisar palavras-chave para anúncios no Google Adwords? Tire todas as suas dúvidas nos comentários abaixo. Participe!

Compartilhe o post:

Tags:

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: