Como fazer um webinar que realmente venda?

Como fazer um webinar que realmente venda é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem, apesar dessa ferramenta de marketing digital já estar consolidada no mercado.

Atualmente, é utilizado por muitas empresas como meio de distribuição de conteúdo de qualidade, consolidação da marca, captação de leads, entre outros objetivos.

Como fazer um webinar - Como fazer um webinar que realmente venda?
Como fazer um webinar que realmente venda?

No entanto, o webinar se destaca, realmente, é na alavancagem das vendas. Quando usado da maneira correta, ele ajuda a aumentar, consideravelmente, o faturamento do negócio.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como fazer um webinar que realmente venda, para que você possa implementar na sua estratégia de marketing digital.

6 motivos que levaram os webinars a fazerem sucesso

Como fazer um webinar - 6 motivos que levaram os webinars a fazerem sucesso
6 motivos que levaram os webinars a fazerem sucesso

Para entender como fazer um webinar que realmente venda, você precisa saber os motivos que o levaram a se tornar uma das principais estratégias de marketing de conteúdo. Foram diversos fatores que contribuíram, como veremos a seguir.

1 – Captação rápida de leads

Uma boa divulgação e um conteúdo interessante são suficientes para atrair um grande número de interessados em assistir o seu webinar. E qualquer pessoa que se inscrever para o evento será automaticamente adicionada à sua lista de leads.

Além disso, o webinar, por ser online, evita diversos problemas inerentes a um evento presencial, que diminuem a audiência, como distância do evento, problemas no trânsito, temporais, entre outros.

Ele permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar, com uma boa conexão de internet, assista e participe, bastando liberar o horário na agenda.

Esse grande poder de alcance facilita a construção de uma lista de leads qualificados usando o webinar como atração principal, antes mesmo de transmiti-lo.

Outro aspecto importante é que você poderá atingir pessoas que, de outra forma, não conheceriam seu trabalho, e que podem se transformar em seus clientes, ao conhecerem o produto ou serviço oferecido no webinar.

2 – Maior engajamento do público

As pessoas preferem interagir com pessoas. Por isso, os conteúdos audiovisuais vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo online, atraindo mais atenção do que os e-books ou infográficos.

E, quando as pessoas podem fazer perguntas, tirar dúvidas e comentar sobre o conteúdo, elas gostam ainda mais.

As plataformas de webinar estimulam essas interações, fazendo com que o infoprodutor ou empreendedor possa estar mais próximo do seu público, conversando diretamente com as pessoas.

Esse engajamento é essencial para aumentar o interesse nas soluções que você oferece.

3 – Aproveitamento máximo do conteúdo

O webinar possibilita extrair o máximo de resultados do conteúdo produzido. Primeiro, porque você pode reaproveitar o conteúdo transmitido na forma de pequenos vídeos de divulgação para seus produtos e serviços.

Estes vídeos podem ir para o Youtube e serem postados nas redes sociais com diferentes objetivos, como aumentar o tráfego do seu site ou blog, levar para páginas de venda, potencializando a conversão, ou para páginas de captura, aumentando sua lista de leads.

No entanto, para que essa estratégia funcione, você deve estruturar o webinar de modo que o conteúdo assistido seja perene.

Um conteúdo perene é aquele cuja importância não se perde com o tempo, sendo relevante tanto para a audiência que assistirá a transmissão do webinar, quanto para as pessoas que irão consumi-lo, posteriormente.

Assim, o próprio webinar poderá ser reaproveitado de tempos em tempos, dentro de diferentes funis de venda ou estratégias de captação de leads.

4 – Consolidação da sua marca

Atualmente, existem milhares de conteúdos sendo produzidos e publicados a todo momento na internet. Atrair a atenção do público para sua marca e para o seu negócio pode ser bem desafiador.

Nesse contexto, o webinar também pode te ajudar a se destacar dos concorrentes, pois você estará usando a preferência que as pessoas têm demonstrado por conteúdos audiovisuais, aliada à oportunidade de falarem diretamente com você.

Uma das maiores mudanças ocorridas no comportamento do público consumidor, é que ele prefere interagir com marcas humanizadas, ou seja, precisa existir um rosto, uma pessoa real por trás da logomarca da empresa.

Isso torna mais fácil as pessoas se identificarem e se conectarem com sua empresa, o que também facilita a conversão em vendas.

Os seminários online, por serem transmitidos ao vivo, não contam com a edição e cortes realizados em vídeos gravados. Dessa forma, o público consegue perceber quando o apresentador realmente domina o tema do evento.

Consequentemente, a autoridade da empresa é consolidada, posicionando-a como referência no nicho de mercado em que atua.

Powered by Rock Convert

5 – Jornada de compra mais rápida

A jornada de compra, dentro do marketing de conteúdo, é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.

Por meio dos conteúdos disponibilizados nos seus webinars, é possível acelerar essa jornada. Isso significa fazer com que as pessoas se convençam mais rapidamente a comprar seus produtos ou serviços.

As informações detalhadas e aprofundadas sobre os temas discutidos em um webinar, convencem as pessoas que você possui soluções específicas para os problemas que elas enfrentam, fazendo com que se encaminhem mais facilmente para os próximos estágios de compra.

Outro ponto interessante é que você pode aproveitar as interações com sua audiência, no webinar, para descobrir em que fase do funil de vendas as pessoas estão. Assim, poderá direcionar melhor a entrega dos conteúdos seguintes.

6 – Ótima relação custo-benefício

Ao aprender como fazer um webinar que realmente venda, você acaba descobrindo que ele possui um custo muito baixo, quando comparado com outros formatos de conteúdos ou eventos.

Você só precisa ter um bom acesso à internet e usar uma ferramenta profissional de transmissão de webinars. As mais conhecidas do mercado, hoje, são Youtube Live (antigo Google Hangouts), que é gratuita, Webinarjam e GotoWebinar, que são pagas.

E claro que eu não poderia deixar de citar o 99Webinar, plataforma para transmissões de webinars que pertence ao leadlovers.

Mesmo adicionando a verba que você investirá em anúncios pagos nas redes sociais para ampliar a divulgação, o webinar ainda permanece com uma ótima relação custo-benefício.

Compare, por exemplo, a um evento ao vivo, onde serão necessários o aluguel de um local, microfone, equipamento de som, coffee-break, enfim, tudo o que é necessário para um evento ser um sucesso.

Além disso, se você quiser reaproveitar o conteúdo apresentado, também terá que investir em um profissional para tirar fotos e gravar sua apresentação.

Até comparando com a confecção de um e-book ou a gravação de vídeos profissionais o investimento será muito menor, pois essas mídias necessitam da contratação de profissionais como designer, redator, videomaker, entre outros.

Como fazer um webinar que realmente venda

Como fazer um webinar que realmente venda
Como fazer um webinar que realmente venda

Uma das maneiras mais eficientes de fechar vendas é falando diretamente com a pessoa.

No mundo online, o webinar é a coisa mais próxima do presencial que temos, com a vantagem de que, através da internet, você consegue escalar o seu alcance.

Por isso, quando ele é usado para vender um produto ou serviço, as taxas de conversão costumam ser altas, principalmente, se você conseguiu atrair um público bem segmentado, entregou um conteúdo de valor, interagiu tirando dúvidas e estimulou o engajamento das pessoas durante a transmissão.

Se você fizer isso tudo corretamente, a tendência é que, ao final, quando você oferecer sua solução, elas estejam prontas para comprar, quando você liberar o botão de compra.

Essa é outra grande vantagem do webinar, pois você pode usar o chat para quebrar as objeções em tempo real, fazendo com que as pessoas que ainda estavam indecisas comprem o seu produto.

No entanto, apenas estes passos podem não garantir que a sua oferta se transforme em uma boa conversão em vendas.

Existem diversas etapas que devem ser realizadas eficientemente, antes, durante e depois do seu webinar para que ele seja um sucesso de vendas.

Vamos ver quais são e como você deve prepará-las.

1 – Segmente seu público

As vendas só irão acontecer no seu webinar se você oferecer a solução certa para a pessoa certa.

Para isso, é essencial segmentar bem o público que assistirá a transmissão.

Uma ótima maneira de conseguir isso é utilizando as ferramentas disponíveis nas plataformas de anúncios pagos, como Facebook Ads e Google Adwords.

Nelas, é possível filtrar diversas informações socio-demográficas como idade, estado civil, localidade, gostos e comportamentos.

Assim, você garante que os anúncios do seu webinar chegarão às pessoas certas, que estão interessadas no conteúdo que será transmitido e, mais importante ainda, na oferta realizada no final.

2 – Use landing pages persuasivas

Não teria sentido você fazer um webinar, disponibilizando um conteúdo precioso para as pessoas, sem alguma forma de inscrição que permita uma comunicação posterior.

Afinal, uma das vantagens do webinar, como vimos, é a construção de uma lista de leads qualificados.

Além disso, as pessoas estão acostumadas com inscrições em palestras e seminários, então a resistência costuma ser pequena.

Para coletar essas inscrições, você precisará de uma página ou landing page, onde solicitará alguns dados, como nome e e-mail, para confirmar a inscrição dos interessados no webinar.

Essa página deve ser planejada e construída com cuidado para despertar o máximo de interesse e curiosidade nos visitantes, a ponto deles quererem se inscrever.

Ela deve conter todas as informações importantes sobre o webinar como um título atrativo, uma foto do apresentador, data e hora da transmissão e uma pequena descrição abordando o que as pessoas aprenderão.

Algumas plataformas incluem a possibilidade de mostrar um display de contagem regressiva, para que os visitantes vejam o tempo passando e ativem o gatilho da escassez.

O leadlovers é uma dessas plataformas, através dele é possível criar páginas com contador de escassez e, até mesmo, colocar o contador no corpo de e-mails.

A conversão das páginas de inscrição será proporcional à persuasão contida nestas informações.

3 – Crie expectativa

Solicitar o contato dos inscritos no webinar permitirá que você prepare conteúdos de aquecimento e nutrição que deverão ser enviados para a lista de inscritos nos dias anteriores à transmissão.

Esses conteúdos devem ser pensados estrategicamente para aumentar a curiosidade e as expectativas em relação ao conteúdo que você irá apresentar.

Eles podem ser os próprios textos escritos no corpo dos e-mails, artigos no seu blog, vídeos e, até mesmo, exercícios que você conduzirá durante a aula ao vivo.

Lembre-se que a concorrência pela atenção das pessoas nunca esteve tão acirrada.

Fazer o e-mail marketing antes do webinário é uma das formas mais eficientes de garantir que as pessoas estarão presentes ao vivo, aumentando as chances de conversão.

4 – Hora da oferta

Você entregou seu melhor conteúdo, conversou com as pessoas e respondeu as perguntas. Chegou a hora de fazer sua oferta.

A maioria das pessoas odeia que vendam para elas. Mas, todos gostam de comprar algo que precisam.

Muitos empreendedores se esquecem disso e erram ao tentar vender porque ficam enaltecendo as qualidades do seu produto.

Mas, esse não é um bom caminho para convencer as pessoas a comprarem.

Tendo isso em mente, procure se colocar no lugar do seu potencial cliente e estruture sua oferta mostrando como seu produto ou serviço ajudará a resolver os problemas das pessoas.

Uma boa estratégia é reforçar os problemas e as dores que eles possuem, conscientizando-os do quanto eles precisam de uma solução.

A seguir, fale das vantagens, facilidades e transformações que ocorrerão em suas vidas caso adquiram seu produto ou serviço.

5 – Ofereça bônus por tempo limitado

Oferecer um bônus, que complemente a sua solução e que ficará disponível por um tempo limitado, pode ser uma ótima maneira de quebrar objeções e estimular o gatilho da escassez da sua audiência.

Pode ser um e-book, uma consultoria, um curso de outro profissional parceiro, enfim, qualquer material relacionado com os problemas que você está se propondo a resolver no webinar e que agregue valor à sua oferta.

Também é importante honrar a escassez, tornando o bônus disponível apenas para quem cumpriu as condições, pois, de outro modo você perderá credibilidade.

6 – Grave seu webinar

Gravar o webinar é extremamente estratégico por dois motivos.

Primeiro, você pode disponibilizá-lo para as pessoas que não puderam assistir a transmissão ao vivo.

Envie um e-mail oferecendo a elas essa oportunidade, pois, assim, mais pessoas poderão ver sua oferta, aumentando as vendas.

O segundo motivo é oferecer o replay para quem assistiu.

Muitas pessoas podem ter se interessado pelo seu produto ou serviço, mas deixaram para decidir depois.

E assistir novamente seu conteúdo pode ser o passo que faltava para que efetuem a compra.

Além disso, se a oferta ficará disponível apenas por um tempo limitado, é importante preparar uma sequência de e-mails para serem enviados após o webinar, relembrando os pontos importantes do conteúdo transmitido, como sua solução pode ajudar e avisando sobre o término do prazo para adquiri-la.

Conclusão

Como fazer um webinar - Conclusão
Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender como fazer um webinar que realmente venda.

Não deixe de incluir essa incrível ferramenta nas suas estratégias de marketing, colocando em prática o que falamos aqui.

Mesmo que, no início, pareça um pouco complicado, com o tempo e a prática ficará mais fácil.

As empresas e empreendedores têm investido cada vez mais em webinars e você não pode ficar para trás, perdendo os inúmeros benefícios que eles podem trazer para seu negócio.

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: