Como funciona a Hotmart: Entenda Tudo para Começar

Quer vender um infoproduto? Se tornar um afiliado de uma plataforma confiável? Está pensando na Hotmart? Pois está no lugar certo, hoje você irá aprender como funciona a Hotmart e entender tudo para começar no mundo dos produtos digitais.

Quando o assunto é infoproduto, não tem como não pensar em Hotmart. Já que é a principal plataforma de infoprodutos do Brasil. Criada em 2011, a Hotmart hoje é líder no segmento na América Latina.

Por lá, é possível hospedar diversos modelos de infoprodutos… Desde ebooks até cursos online completos, com mais módulos.

E se engana quem imagina que a Hotmart só é indicada para os infoprodutores… É uma ótima opção para os afiliados, que encontram uma infinidade de segmentos de infoprodutos por lá.

Mas, antes de começar a se aventurar por todas as funções oferecidas pela plataforma, é importante entender como funciona a Hotmart. Então, venha aprender todos os detalhes, valores e funcionalidades aqui.

Preparados?

O que é a Hotmart?

O que é a Hotmart?
O que é a Hotmart?

Você sabe o que é a Hotmart? Ou só ouviu falar sobre o assunto, mas nunca pesquisou a fundo? Se esse é o seu caso, vamos passar um breve resumo de quem é a queridinha dos infoprodutores.

A plataforma foi criada em 2011 e em 2018 já contava com mais de 150 mil produtos, mais de 2 milhões de usuários (infoprodutores e pessoas que hospedam seu curso na plataforma) e mais de 5 milhões de compradores. Ou seja, pessoas que buscam a Hotmart para comprar um infoproduto. 

Porém, com a vinda da pandemia, o serviço se tornou ainda mais procurado, com um aumento de 73% nas vendas de cursos em 2020, segundo o report da empresa.

Como funciona a Hotmart?

A Hotmart basicamente é um intermediário entre os infoprodutores e seus alunos. Por lá é possível hospedar o conteúdo, vender para seu cliente e ainda encontrar afiliados. Tudo em um só lugar.

Se você é um infoprodutor, pode hospedar seus infoprodutos, com todo o suporte da plataforma. Vender e atender seus alunos com qualidade, interação e gerando certificados. E também é possível conquistar afiliados para ajudar na divulgação e venda do seu conteúdo.

Já quem é afiliado, vende o produto e recebe sua comissão. Como por exemplo, você é um afiliado autoridade, especialista em alimentação. Você pode então se afiliar a um infoproduto deste segmento, e vender no seu Instagram.

Ou seja, em uma situação como esta, todos saem ganhando. O afiliado, que ganha comissões e pode divulgar um conteúdo, sem necessariamente precisar se preocupar com a produção. E o infoprodutor, que ganha um reforço na divulgação do infoproduto.

Mais uma função interessante, é que na Hotmart é possível encontrar profissionais para ajudar na produção do seu infoproduto, através do método de coprodução, em que cada um recebe uma comissão de acordo com o percentual previamente acordado.

Quem pode usar a Hotmart

Já demos um spoiler logo no começo do artigo, mas basicamente a Hotmart pode ser usada por infoprodutores, afiliados e claro, os usuários dos cursos.

Aliás, um ponto essencial do Hotmart, é que esta é uma plataforma para vendas apenas de materiais online. Ou seja, ela não foi feita para venda de produtos ou lojas físicas.

Se pudermos resumir, a Hotmart foi feita para:

– Infoprodutores e coprodutores

Se você tem um conhecimento em determinada área, e quer compartilhar essas informações através de um conteúdo. Então a Hotmart é para você.

Se você quer oferecer um serviço que é usado dentro da produção de um infoproduto. Então a Hotmart, em específico a coprodução dela, foi feita para você.

– Afiliados

Se você é uma pessoa com facilidade em se relacionar, gosta de realizar vendas de produtos. Ou até mesmo é especialista em um assunto, mas ainda não quer criar um infoproduto você também tem uma alternativa: Se tornar um afiliado.

A Hotmart também é bem forte dentro desse segmento.

– Usuários

E claro, os futuros usuários do infoproduto também são bem-vindos na plataforma da Hotmart. Estas são as pessoas que estão interessadas em adquirir novos conhecimentos, e procuram na plataforma opções de cursos para elas.

 

Como Funciona a Hotmart - Painel inicial da Hotmart
Painel inicial da Hotmart

Como vender na Hotmart

Ok, você já entendeu como funciona a Hotmart, quem pode usar a plataforma e que ela possui diversas funcionalidades. Mas vamos à pergunta que não quer calar: Como vender na Hotmart?

Afinal, o grande objetivo de um infoprodutor ou afiliado é ver seu negócio gerando lucros. Por isso, é importante entender como funcionam as vendas dentro da Hotmart.

A plataforma oferece algumas opções de pagamento, que podem ser feitas tanto em cobranças avulsas quanto em cobranças recorrentes.

Como por exemplo, se o infoproduto ofertado trabalha com o sistema de clube de assinaturas, o ideal é escolher a opção de cobranças recorrentes.

Afinal, todos os meses os usuários vão receber um novo conteúdo. 

Já se seu objetivo é vender um curso completo, de uma só vez, o ideal é escolher o pagamento avulso.

Então confira as opções de pagamento oferecidas pela Hotmart:

Como Funciona a Hotmart - Algumas opções do que você pode vender na Hotmart
Algumas opções do que você pode vender na Hotmart

 

1 – Cartão de crédito via HotPay

A Hotmart conta com um sistema próprio de pagamentos, o HotPay. Por lá é possível utilizar até dois cartões de crédito em uma só compra.

Também é possível realizar parcelamentos neste sistema de pagamentos. Aliás, você pode liberar que o infoproduto possa ser parcelado em até 12 vezes. Essa é uma escolha realizada pelo infoprodutor, no momento do cadastro do produto.

No caso de parcelamentos, é cobrada uma taxa de 2,49% ao mês. Essa taxa pode ser cobrada do aluno, ou então, se o infoprodutor preferir oferecer parcelamento sem juros, a taxa será cobrada dele.

Mais um ponto de atenção, o valor máximo de parcelas varia conforme o valor total do seu infoproduto. Mesmo o pagamento sendo parcelado, o infoprodutor recebe o valor total de uma só vez.

2 – Cartão de crédito via PayPal

Além da opção de pagamentos pelo cartão de crédito através do sistema de pagamentos da Hotmart, também é possível realizar pagamentos via PayPal.

Neste caso, o máximo de parcelamento é em até 3 vezes. Vale lembrar que esse método de pagamento é opcional. Porém, é necessário sempre dar a opção de pagamento via cartão de crédito, senão, a venda do infoproduto não é liberada.

3 – Débito online via HotPay

Apesar da opção de pagamento via cartão de crédito ser obrigatória, a Hotmart também disponibiliza a opção de débito para os pagamentos.

Essa opção funciona basicamente como uma transferência online. Ela é uma opção interessante para os usuários que não possuem cartões de crédito e também não querem emitir boletos.

Neste caso, só é possível o pagamento à vista. E assim como a opção do pagamento via PayPal, também é opcional para o infoprodutor.

4 – Boleto bancário via HotPay

Sim, o boleto também é uma opção de pagamento dentro da plataforma da Hotmart.

Neste caso, não existe a cobrança de taxa extra para o comprador, afinal, o valor é disponibilizado diretamente na sua conta do HotPay. O pagamento é realizado em até 4 dias úteis.

5 – PIX

Sim, a Hotmart já disponibilizou essa opção de pagamento em sua plataforma.

O Pix se tornou uma vantagem dentro das formas de pagamento para os clientes, que não precisam pagar taxas para realizar esta transação.

Para o infoprodutor também é um grande benefício, afinal, oferece mais uma opção de pagamento e ainda recebe mais rápido. 

O saldo fica disponível para pagamento em até dois dias após a confirmação da compra. Enfim, todos saem ganhando.

Como você pode perceber, existem diversas opções de pagamento dentro da Hotmart, mais um diferencial da plataforma.

Como funciona a Hotmart – Funcionalidades

Apesar de todas as funções de pagamento, o grande diferencial, que faz a Hotmart ser a queridinha entre os infoprodutores e afiliados são suas funcionalidades.

Como já comentamos, a Hotmart é uma plataforma super completa, por isso, ganha destaque entre as plataformas disponíveis no mercado.

Então, vamos falar sobre algumas dessas funções para você:

Como Funciona a Hotmart - Painel de ferramentas Hotmart
Painel de ferramentas Hotmart

1 – Hotmart Analytics

Um dos maiores desafios dos infoprodutores é entender o comportamento do seu cliente. Só assim, você realmente vai gerar conteúdos e estratégias assertivas e irresistíveis para eles.

Neste ponto, a ferramenta Hotmart Analytics pode te ajudar muito!
Ela oferece dados detalhados sobre sua página de vendas, site ou checkout. Tudo isso vira gráficos e tabelas.

Esse serviço é oferecido de forma gratuita, e é uma grande ajuda para a análise do infoprodutor.

Como Funciona a Hotmart - Analytics
Hotmart Analytics

 

2 – Hotmart Club

Essa é a plataforma EAD da Hotmart. Vai ser neste espaço que você vai hospedar seu infoproduto.

Ela conta com uma interface intuitiva, customizável e segura. O ponto principal, é que ela é simples, por isso, você não precisa de uma equipe para realizar a configuração dela.

Lá é possível gerenciar todo seu trabalho em apenas um lugar.

O Hotmart Club conta hoje com mais de 1 milhão de usuários entre produtores e alunos.

3 – Ofereça um teste grátis

Alguns alunos não se sentem seguros em comprar um infoproduto logo de cara. Neste caso, um recurso interessante que a Hotmart oferece, é o período de teste grátis.

O aluno então tem acesso ao seu curso de forma gratuita e pode conhecer o conteúdo que você está oferecendo, sem necessariamente comprar o curso.

Você é quem seleciona o período disponibilizado: dias, semanas, um mês. A escolha é sua. Logo em seguida que o período de testes é finalizado, a cobrança acontece automaticamente.

4 – Checkout Builder

Quando falamos sobre a escolha da plataforma de hospedagem do seu infoproduto, um dos pontos essenciais, é a customização.

A plataforma precisa oferecer um ambiente personalizável, para deixar o espaço virtual com a sua cara.

Essa é a função do Checkout Builder. Ele disponibiliza diversos modelos de layouts, além de possuir uma personalização específica para smartphones, melhorando a experiência do usuário.

5 – Club Sales

Já imaginou criar anúncios para serem vistos dentro da sua área de vendas? É justamente esta a função exercida pelo Club Sales.

Nele você pode criar anúncios e ofertas que vão ser disponibilizados dentro da sua área de vendas.

Ou seja, enquanto seu aluno está vendo uma determinada aula do curso, você pode anunciar outro produto que seja um complemento desta aula. Como por exemplo, você tem um infoproduto que ensina a fazer marmitas fit. Durante as aulas, você pode criar um anúncio, que direciona este aluno para um e-book em que você ensina como vender estas marmitas para seu cliente final.

A grande sacada desta ferramenta, é que você vai atingir justamente o lead que já conhece e confia no seu trabalho. Ou seja, as chances de vendas são muito maiores.

6 – Hotmart Playbox

Você assiste vídeos na internet? Muito provavelmente sua resposta foi sim! E não, você não está sozinho neste hábito.

Afinal, cresceu em 90% o consumo de vídeos nos últimos 3 anos, segundo uma pesquisa realizada pela Provokers para Google e Meio & Mensagem.

Ok, e o que isso tem a ver com este item? Tudo!

A Hotmart Playbox, nada mais é do que uma ferramenta que permite inserir vídeos na sua área de vendas. Ou seja, enquanto o futuro aluno lê sua oferta, você pode transmitir um vídeo com todas as vantagens e conteúdos do seu infoproduto.

Aliás, já deixamos a dica, aposte nos gatilhos mentais dentro do seu vídeo de captura de leads.

Como Funciona a Hotmart - Página inicial Hotmart PlayBox
Página inicial Hotmart PlayBox

 

7 – Hotmart Sparkle

Imagine se uma empresa, especialista em infoprodutos e internet não teria seu aplicativo. Neste caso, ele tem até um nome específico, o Hotmart Sparkle.

O aplicativo possibilita o gerenciamento completo do seu curso.

Para os infoprodutores é possível acompanhar os dados de vendas. Também é possível escolher, avaliar e aprovar os parceiros e afiliados.

Esse aplicativo também é disponibilizado para os afiliados. Por lá é possível ter rápido acesso ao seu link de afiliado, o que facilita muito o compartilhamento nas redes sociais. E principalmente, é possível acompanhar todos seus dados de vendas e crescimento.

Como Funciona a Hotmart - Hotmart Sparkle
Hotmart Sparkle

8 – HotLeads

Assim como nós da leadlovers, a Hotmart também possui uma ferramenta de gerenciamento de leads.

O HotLeads é uma função disponível para infoprodutores, que gera mais segurança também para os afiliados. Isso porque esta ferramenta vincula a captura de leads de cada afiliado. Ou seja, você não corre o risco de pagar o comissionamento x para afiliado y.

Afinal, a HotLeads faz todo gerenciamento e rastreio da venda.

Além disso, esta ferramenta também é um lugar riquíssimo para planejar suas estratégias de vendas e divulgação. Já que ela mostra os país de origem do visitante, qual página ele visitou para chegar no seu produto, enfim, ele rastreia o caminho do visitante até você.

9 – HotPay

Uma das maiores vantagens de um infoproduto, é que não existem fronteiras territoriais para vendas. Afinal, qualquer pessoa que se interessar por seu produto, pode comprar pela internet, ela estando no Brasil ou qualquer lugar do mundo.

Porém, essa internacionalização pode gerar uma dor de cabeça na hora do pagamento.
É nesta parte que entra o HotPay, sistema de pagamento da Hotmart. Ele permite o pagamento em qualquer lugar do mundo e principalmente, em qualquer moeda.

Você, infoprodutor ou afiliado, pode, como por exemplo, realizar sua venda em dólar. Automaticamente o valor é convertido na cotação do dia, com as taxas relacionadas, e você recebe em real.

Bem prático não é mesmo? Aliás, vale lembrar que neste caso, são aceitos apenas pagamentos no cartão de crédito e boleto bancário.

10 – ListBoss

Se você já pesquisou sobre marketing digital, sabe que uma das melhores estratégias é segmentar seu público, diante de determinado comportamento.

A ListBoss permite segmentar suas listas de e-mails, de acordo com as ações dos leads.
Como por exemplo, você pode criar uma lista apenas para clientes que abandonaram o carrinho, com alguma oferta especial. Ou então, lembrando que o produto continua esperando por ele.

Tá, mas quanto isso vai me custar?

Obviamente, depois de entender como funciona a Hotmart, você deve estar se perguntando qual é o valor desta plataforma.

A boa notícia é que a Hotmart é uma plataforma gratuita. A hospedagem do curso e suas diversas ferramentas são disponibilizadas sem nenhuma cobrança.

Porém, é cobrada uma taxa em cima das vendas realizadas dentro da plataforma.
A Hotmart cobra uma taxa de 9,99% do valor de cada venda realizada. Ou seja, toda vez que seu infoproduto é vendido, essa taxa é descontada. Mas, se você não vender, nada será cobrado por manter o curso hospedado por lá.

No caso dos afiliados, as comissões variam entre os infoprodutos, e podem chegar a até R$100 por venda.

Como Funciona a Hotmart - Painel dos afiliados
Painel dos afiliados

Em quanto tempo vou receber?

E claro, outra dúvida que não quer calar é: quanto tempo demora para você poder receber por suas vendas?

O prazo para os infoprodutores e afiliados é o mesmo. Se a venda foi realizada em real, o prazo para receber o dinheiro é de 30 dias úteis, considerando o prazo de garantia. Ou seja, o tempo que o cliente tem para realizar o cancelamento da compra.

Já se o pagamento for realizado através de Pix ou boleto bancário, o prazo é de apenas 2 dias.

Agora se a venda for realizada em outra moeda, o prazo é de 15 dias corridos, após a validação da compra. Vale lembrar que neste caso, também deve ser levado em consideração o prazo de garantia, para o possível cancelamento da compra.

Como Funciona a Hotmart - Página de pagamentos
Página de pagamentos

Dica Importante

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona a Hotmart, recomendo que você faça o curso que a própria Hotmart oferece para infoprodutores e afiliados, o Hotmart Academy. É um curso totalmente gratuito e que ensina muita coisa sobre Marketing Digital, mercado de infoprodutos e sobre a plataforma em si.

Nós indicamos também que você sempre pesquise todas as opções disponíveis no mercado.  Entenda cada um dos seus benefícios e encontre a plataforma que melhor se encaixa as suas necessidades.

Aliás, nós temos dois artigos muito interessantes sobre esse assunto, são esses: “Eduzz ou Hotmart: Qual plataforma de infoprodutos escolher?” e “Monetizze ou Hotmart: Qual plataforma de infoprodutos escolher?”

Espero que tenham gostado do conteúdo e até a próxima.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


2 Comentários

  1. Ariovaldo Balhe says:

    Como iniciante no Marketing de Afiliados muito interessante, ao menos tenho um direcionamento para meus estudos dessa plataforma. Agora estou estudando o leadlovers.

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: