Como produzir bons vídeos para o YouTube e tornar-se uma autoridade

O YouTube é uma das melhores ferramentas de marketing digital, pois é um excelente meio para criar conteúdo de relevância para seu público. Isso acontece, principalmente, porque os vídeos são um formato de conteúdo fácil de consumir.

Porém, para que você se destaque e seja considerado uma referência em sua área de atuação, é necessário aumentar o número de seguidores de seu canal e fazer com que seu vídeo seja mais visto e compartilhado.

Isso ajuda a gerar credibilidade para sua marca, além de aumentar o tráfego em seu canal no YouTube.

Mas, para ter mais usuários assistindo e compartilhando seus vídeos,  é necessário mostrar a sua audiência que você é um especialista em seu mercado.

Você quer estar no YouTube e ganhar relevância e autoridade?

Separamos 7 dicas que vão te mostrar como produzir bons vídeos e, com isso, se destacar no YouTube.

Como produzir bons vídeos para o YouTube?
Como produzir bons vídeos para o YouTube?

1. Escolha um assunto que você domina

Produzir bons vídeos - Escolha um assunto que você domina
Escolha um assunto que você domina

Essa é uma das principais dicas para produzir bons vídeos e que, muitas vezes, as pessoas deixam de lado.

Escolher assuntos que você já conhece te deixará confortável ao gravar os vídeos, já que você domina o tema que abordará. Isso fará com que seus inscritos se sintam enriquecidos com seus conteúdos também, que serão muito bem desenvolvidos.

Passar informações usando sua base teórica fará com que você produza bons vídeos com naturalidade, o que passará a seu público que você sabe mesmo o que está fazendo. Isso pode te ajudar, e muito, no aumento de inscritos e visualizações em seu canal.

Portanto, busque abordar temas que você já conheça e estejam presentes em seu dia a dia. Dessa forma, você passará autoridade mostrando conhecimento e inspirando seus inscritos.

Além de escolher um tema conhecido, uma outra prática que tem se mostrado poderosa para ajudar a produzir bons vídeos é levar especialistas para seu canal, os conhecidos colab.

Um dos principais motivos para fazer isso é que, com outras pessoas, você mostrará para seu público que eles podem contar com um conteúdo dinâmico e relevante.  

Além disso, levando convidados, você poderá explorar sua criatividade e potencializar o assunto que aborda ao dividir o espaço de fala e debater o tema com outras pessoas.

2. Estude sobre o tema que você falará

Produzir bons vídeos - Estude sobre o tema que você falará
Estude sobre o tema que você falará

Tenha total conhecimento sobre o assunto que você abordará. Assim, você poderá agregar conhecimento realmente relevante para quem te assiste, o que te ajudará a ser uma autoridade naquele tema.

Mas, para isso, você deve gastar algumas horas estudando o assunto que abordará no vídeo.

Mesmo que você fale sobre temas que já conhece, estudar nunca é demais, afinal, há mudanças constantes em todas as áreas de conhecimento.

Procure entrar em contato com especialistas, bem como ler livros e artigos sobre aquele tema. Dessa forma, além de ser uma referência para sua audiência, você ainda mostrará que tem cuidado para informá-la tudo de maneira correta e completa.

3. Crie um roteiro para seu vídeo

Produzir bons vídeos - Crie um roteiro para seu vídeo
Crie um roteiro para seu vídeo

Criar um bom roteiro é um elemento fundamental para quem quer produzir bons vídeos para o YouTube.

Para isso, é importante estipular o conteúdo e estruturá-lo com uma marcação para que você possa se orientar.

Depois que você estipular e estudar o assunto que falará no vídeo, você pode usar um editor de documento para escrever os principais tópicos que você quer abordar.

Coloque no papel palavras-chave relativas à abordagem que você quer dar em cada tópico de seu vídeo. Assim, você não esquecerá de nada que precisa ser falado naquele material.

Porém, tome cuidado para não fazer um documento muito grande!

Crie um roteiro interativo, de forma que você consiga acompanhá-lo enquanto grava o vídeo e lembrando sempre de não correr o risco de fazer um vídeo muito grande, o que pode dar a impressão de que você está sendo prolixo

Depois que terminar os tópicos que você quer abordar, volte ao texto acrescentando detalhes ao roteiro.

Então, faça uma leitura crítica e, se preciso, mude a ordem do que você escreveu, pensando sempre em seu público e na construção das ideias que você quer mostrar.

As pessoas que assinam seu canal devem entender a exposição de suas informações tais como elas estão no papel.

É importante lembrar que, geralmente, os usuários decidem se vão ou não ver seu vídeo até o fim dos 30 primeiros segundos. Portanto, capriche na apresentação do assunto que será abordado.  

O próximo passo é escolher a linguagem que será utilizada em seu vídeo. Escolha sempre aquela que seja de fácil entendimento.

Além disso, atente-se também ao vocabulário frequentemente usado por pessoas que falam sobre o mesmo assunto que você está preparando.

Com o roteiro pronto, antes de gravar, é importante ler o texto várias vezes para entender bem o contexto e as palavras que serão usadas.

Faça de seu roteiro um guia que te ajudará a produzir bons vídeos que sejam, ao mesmo tempo, consistentes e naturais.

4. Escolha um local silencioso para gravar

Produzir bons vídeos - Escolha um local silencioso para gravar
Escolha um local silencioso para gravar

Uma pessoa pode até assistir vídeos que não tenham uma imagem tão boa, mas áudios ruins podem acabar com um vídeo que tem potencial de excelência. Por isso, é preciso escolher com cautela o local certo para gravar seu vídeo, principalmente se você não possui um equipamento profissional para gravar.

Você pode conseguir bons resultados de locução em um ambiente silencioso e longe de ruídos como buzinas de automóveis ou pessoas conversando. Para isso, evite locais perto de avenidas e com janelas voltadas para a rua.

E se você grava seus vídeos em casa, é sempre importante lembrar as pessoas que moram com você quando você estiver gravando, para que elas possam fazer o máximo de silêncio possível.

Se você vai convidar alguém para participar de seu vídeo, é interessante usar seu celular para gravar o áudio, por exemplo.

Além disso, você pode usar um microfone externo para auxiliar na captação do áudio. Esse recurso exige um investimento inicial, porém, com o tempo, você perceberá como isso te ajudará a produzir bons vídeos para seu canal no YouTube.

5. Edite seu vídeo

Produzir bons vídeos - Edite seu vídeo
Edite seu vídeo

Grande parte de um bom resultado para seu canal no YouTube virá da edição dos vídeos, que tem dois elementos.

O primeiro deles é o talento e a técnica do editor, e é essencial que, antes de começar publicar vídeos, você estude pelo menos os princípios básicos das técnicas de edição.

O segundo elemento é conhecer e escolher a ferramenta de edição de vídeos adequada a seu estilo de edição e conteúdo. Essa é uma escolha extremamente importante e contribui diretamente no resultado final.

A escolha do programa que você utilizará deve ser individual, pois, apesar de você poder utilizar referências de pessoas e canais que eventualmente já conheça, cada um se adapta melhor a um tipo específico de programa de edição.

6. Crie uma boa thumbnail e descrição para o vídeo

Produzir bons vídeos - Crie uma boa thumbnail e descrição para o vídeo
Crie uma boa thumbnail e descrição para o vídeo

Thumbnail é a imagem em miniatura usada na capa dos vídeos para chamar a atenção das pessoas que pesquisam algum assunto no YouTube.

Uma boa thumbnail é importante pois ela ajuda a destacar seus vídeos, o que pode se tornar uma excelente oportunidade para que pessoas que ainda não fazem parte de seu público fiquem curiosas acerca daquele vídeo.

Além disso, ela deve dar uma dica do que o usuário encontrará em seu conteúdo.

Combinada a um título instigador e uma descrição envolvente, as pessoas certamente serão atraídas para seu vídeo.

Essas características são decisivas para aumentar a taxa de cliques nos vídeos e gerar um engajamento genuíno.

Para que os acessos sejam efetivos e recorrentes, é importante que sua thumbnail, somada à descrição e ao título do vídeo, seja honesta com o público em relação ao conteúdo que ele assistirá.

É importante que essas ferramentas sejam utilizadas para apresentar o conteúdo de forma verdadeira para o público. Assim, a pessoa tem mais chances de ver seu vídeo até o final e se tornar inscrita efetivamente.  

Por isso, evite enganar seu espectador com miniaturas, títulos e legendas que prometem um conteúdo que não será entregue.

7. Divulgue seu vídeo

Produzir bons vídeos - Divulgue seu vídeo
Divulgue seu vídeo

O último ponto importante para produzir bons vídeos é a divulgação.

É fundamental conhecer o assunto que você abordará, estudar os temas de seus vídeos para levar a seu público um conteúdo relevante e com uma boa produção e edição.

Entretanto, é importante também que as pessoas conheçam seu canal no YouTube e tenham acesso a seus vídeos.

Por isso é preciso uma boa estratégia para divulgar seu conteúdo. Utilize, por exemplo, as mídias sociais para, além de divulgar seu canal, engajar e interagir com sua audiência.

É fundamental que você estude a fundo vários tipos de estratégias de divulgação observando o que os canais que você gosta ou seus concorrentes fazem. Assim, você poderá optar por aquela que melhor se encaixe em seu estilo e também que combine com as pessoas que você quer alcançar.

Comece a produzir seus vídeos

Produzir bons vídeos - Comece a produzir seus vídeos
Comece a produzir seus vídeos

Se você é uma autoridade em algum assunto e pretende produzir bons vídeos para divulgar seus conhecimentos, além, é claro, de gerar renda, tente seguir essas 7 dicas que deixamos para que seus conteúdos fiquem ainda melhores.

Acreditamos que, seguindo esses passos simples, você já estará no caminho certo para produzir bons vídeos. Afinal, você já é um especialista em sua área, só precisa começar a gravar os vídeos e publicá-los para, então, tornar-se uma autoridade para quem te seguir.

Porém, saiba que estes são apenas os primeiros passos para que seus conteúdos em vídeo fiquem realmente completos.

Além das dicas que demos aqui, é preciso garantir que seus vídeos sejam produzidos da melhor maneira possível, e, para isso, o próximo passo é encontrar um bom equipamento para gravar seu conteúdo.

Se você se interessou por esse tema, mas ainda não sabe por onde começar, confira nosso post que mostra quais são as melhores câmeras para gravar vídeos.

 

 

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Hotmart é uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online. Nossa missão principal é permitir que as pessoas aumentem sua renda compartilhando com o mundo o que elas têm de melhor: seus conhecimentos.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: