Como Ser um Bom Comunicador no Mundo Digital

Em algum momento você se vê cercado por dispositivos móveis e navegando neste mar chamado Internet. E você não tem escolha: Você vende seu produto, seu serviço, faz amizades, faz novos contatos, faz novas prospecções, fecha negócios. E todo isso no mundo virtual.

E o mundo já não é mais o mesmo.

Se você está imerso neste mundo digital, é necessário saber como se comunicar de forma eficiente. Você precisa saber como utilizar as ferramentas que tem em mãos de forma efetiva.

E essas ferramentas não existiam até pouco tempo atrás.

Temos hoje, milhares de opções e formas de comunicação à nossa disposição.

Neste artigo, quero mostrar a você como utilizar técnicas de comportamento humano, aliadas às ferramentas e dispositivos mais comuns do dia a dia, como Facebook, WhatsApp, Messenger, Skype, Instagram, e-mails, para ter uma comunicação eficiente, e naturalmente, gerar mais resultados no seu contexto profissional e pessoal.

Bom comunicador: Como ser um comunicador no mundo digital
Como ser um comunicador no mundo digital

PRINCÍPIO DA COMUNICAÇÃO

Acho importante descrever um pouco, de forma simples e objetiva, como acontecem processos de comunicação de modo geral.

Toda pessoa tem seu próprio “mundo”, e ela se comunica com base no que vê em seu mundo. É por isso que algumas pessoas escrevem melhor do que falam, ou preferem absorver informação assistindo um vídeo do que ouvindo um podcast.

Esses são apenas exemplos, e há uma infinidade de combinações que o nosso cérebro utiliza para se comunicar e entender o mundo ao seu redor. De acordo com um estudo sugerido por Albert Mehrabian, 93% de nossa comunicação se dá através de gestos, intensidade da voz, expressões faciais e postura.

Isso significa que apenas 7% se refere ao CONTEÚDO da mensagem em si.

Bom comunicador: Princípio da Comunicação
Princípio da Comunicação

Ainda que existam controvérsias sobre este estudo, a grande questão é que a comunicação é absorvida de formas muito variadas pelo cérebro humano, e não apenas pelo conteúdo.

Para explicar melhor, segundo este estudo, seria mais ou menos assim: COMO você fala é mais importante do que O QUÊ você fala.

Como já percebemos, vivemos em um mundo onde na maior parte do tempo, não estamos nem mesmo vendo ou ouvindo o interlocutor. Quem dirá vendo sua expressão ou gestos, não é mesmo?

Nos passos abaixo você vai ver 7 Dicas Práticas sobre como é possível tornar essa comunicação mais eficiente e assertiva.

1. FAÇA PERGUNTAS

Bom comunicador: Faça perguntas
Faça perguntas

Princípio básico para uma boa comunicação: Perguntar mais. As perguntas abrem portas, fazem o outro pensar, mostram alternativas. Perguntas são essenciais para entender como o outro está pensando.

E você pode fazer “perguntas abertas” ou “perguntas fechadas”. Sem entrar em detalhes profundos sobre isso, já que isso se trata mais de vendas do que de comunicação em si (e na minha opinião, quem se comunica bem, naturalmente vende bem):

Perguntas abertas são aquelas em que o interlocutor fica livre para responder o que ele quiser.

“Qual o principal objetivo que quer alcançar com este projeto?”

Perguntas fechadas são aquelas em que você dá as opções, e já sabe, naturalmente, o que encontrará na resposta.

“Você gostou mais do logotipo com fundo azul ou fundo verde?”

O objetivo geral, é perguntar mais para conhecer melhor as intenções e vontades do interlocutor.

2. ATENÇÃO COM A GRAMÁTICA

Bom comunicador: Atenção com a gramática
Atenção com a gramática

Escrever corretamente é essencial em um mundo onde nos comunicamos bastante por texto.  É importante ter atenção com acentos, pontuação, final de frase.

Quantas vezes, você já recebeu uma pergunta sem ponto de interrogação e não sabia se a pessoa estava afirmando ou perguntando? É, acontece o tempo todo….

3. UTILIZE EMOJIS

Essa vale ouro. Acredito que quem inventou os emojis sabia muito bem o que estava fazendo e entendia muito de comportamento humano e comunicação.

Na minha opinião, os emojis substituem as nossas expressões faciais. E atualmente, temos uma variedade enorme de emojis à nossa disposição, praticamente em todas as ferramentas de comunicação textual. Inclusive, vários até animados.

Bom, os textos não transmitem emoções. E isso possibilita muitas interpretações que muitas vezes, não representam o que o outro quis dizer (se você ficar em dúvida, ou não se sentir bem com a comunicação que recebeu, utilize a Dica 1: Faça perguntas 🙂 ).

Bom comunicador: Utilize emojis
Utilize emojis

Por isso, os emojis podem ajudar a reforçar o significado daquilo que quis dizer (dá pra fazer drama com o namorado ou namorada também, mas isso é papo pra outra hora). Só ter o cuidado de não transformar a comunicação em um “zoológico virtual em texto”, colocando aquele monte de bichinho colorido.

Mas, utilizar sorrisos, carinhas pensando, representação de dúvida, podem ajudar e muito na comunicação, e até evitar problemas.

4. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE ÁUDIO

Bom comunicador: Sempre que possível. utilize áudio
Sempre que possível. utilize áudio

Claro que nem só de texto vive o mundo digital. Se você tem a oportunidade de utilizar áudio, ou fazer uma ligação, melhor. A voz transmite muito mais a energia e as intenções utilizadas do que puro texto.

5. SEJA EDUCADO E CORDIAL

Bom comunicador: Seja educado e cordial
Seja educado e cordial

Básico para qualquer comunicação, não apenas digital. Ao fazer um novo contato, prospectar um possível cliente, ou fazer um network em um grupo, seja educado. Apresente-se, diga quem é e o que faz. Peça licença, peça “por favor”, e outras regrinhas básicas de boa conduta.

Isso parece muito simples e óbvio, e a internet, às vezes, parece terra de ninguém. E mesmo que ela fosse, qual a imagem que você deseja transmitir

6. SEPARE SEU TEXTO EM PEQUENOS TRECHOS

Isso vale mais para comunicação em postagens de grupos e redes sociais, artigos de blog e e-mails.

A comunicação escrita deve ser de fácil entendimento, deve ser absorvida com uma “passada de olhos”. Se você não ganhar a atenção do interessado na primeira vez que ele olhar o seu texto, você o perdeu para sempre.

Bom comunicador: Separe seu texto em pequenos trechos
Separe seu texto em pequenos trechos

Quando seu texto tem parágrafos curtos (de 3 a 5 linhas), é bem espaçado, e quando possível, é bem trabalhado com destaques e formatação, este texto vai agradar aos olhos de quem vê.

É aquele velho ditado: “A primeira impressão é a que fica…”.

7. EVITE PALAVRAS DIFÍCEIS

Bom comunicador: Evite palavras difíceis
Evite palavras difíceis

Eu sei, eu sei. Muitas vezes, é comum a ideia de querer impressionar usando termos técnicos mais avançados. Isso pode até ser útil e importante dependendo do contexto utilizado.

Porém, a linguagem acima do padrão normal culto, funciona bem apenas fizer parte do momento. Exemplo: Você está conversando com um médico, e utiliza termos científicos da área médica para descrever assuntos.

Mas, o uso de palavras difíceis dificulta a comunicação. Eventualmente, o interlocutor terá que te fazer perguntas desnecessárias, ou até mesmo evitar perguntar, por qualquer que seja o motivo, e a comunicação não será efetiva.

CONCLUSÃO

Bom comunicador: Conclusão
Conclusão

Um dos pressupostos da Programação Neurolinguística diz que “A responsabilidade da comunicação é sempre do comunicador”. E também diz que: “O resultado da comunicação é a resposta que você obtém”.

Isso talvez seja difícil de ouvir, no início.

Mas, por outro lado, te dá a liberdade para mudar os seus resultados: Você tem toda a capacidade em mãos de evoluir seu padrão de comunicação e atingir resultados melhores e mais efetivos no mundo dos negócios digitais.

 

Dorian Torres é Consultor de Negócios Digitais. Formado em Ciência da Computação, apaixonado por desenvolvimento e comportamento humano, tecnologia, marketing, vendas, estratégias de negócios e automação de marketing. Criador do blog Informatize e da Kyrios – Excelência Criativa.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: