Como usar o Google Trends? Entenda tudo sobre a ferramenta que enriquece o seu Marketing de Conteúdo

Quem trabalha com marketing digital sabe a importância de se comunicar bem com o seu público e produzir conteúdos relacionados com as necessidades dele.

Agora, pare um minuto e pense na maneira como você busca mais informações quando está curioso sobre algum produto ou serviço.

É quase certo que sua primeira ação será ir no Google e digitar um termo relacionado aquilo que deseja pesquisar, certo?!

Seu público alvo age da mesma maneira. E é nesse momento que você vai querer que ele digite palavras relacionadas aos seus produtos e serviços, para que sua empresa seja encontrada.

Como usar o Google Trends? Entenda tudo sobre a ferramenta que enriquece o seu Marketing de Conteúdo
Como usar o Google Trends? Entenda tudo sobre a ferramenta que enriquece o seu Marketing de Conteúdo

O problema reside em como saber quais palavras as pessoas digitarão para chegar até você.

Felizmente, existe uma resposta para isso, ou, pelo menos, uma ótima ferramenta para ajudar você nesse desafio: o Google Trends.

Ele pode ajudar a entender o que se passa na cabeça dos seus potenciais clientes.

Gostou?! Então continue lendo, pois, neste post falaremos tudo o que você precisa para saber como usar o Google Trends no seu negócio.

O que é o Google Trends?

Como usar o Google Trends? - O que é o Google Trends?
O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google, criada para ajudar empresas e empreendedores a explorar o poder que a Internet oferece.

Ela permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Palavras-chave, caso você ainda não saiba, são termos específicos utilizados pelas pessoas para realizarem pesquisas on-line.

O que as torna importantes é o fato de refletirem a maneira do usuário pensar quando busca por respostas na internet.

Por que usar o Google Trends?

Como usar o Google Trends? - Por que usar o Google Trends?
Por que usar o Google Trends?

Você pode estar se perguntando se vale  pena saber como usar o Google Trends e se essa ferramenta serve para seu negócio. Bom, se você trabalha com Marketing Digital a resposta é sim, com certeza!

Vamos mostrar algumas razões para te convencer:

Razão 1 – Ideias de conteúdo

A ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas, o que é essencial para criação de conteúdo e aplicação de técnicas para otimização dos mecanismos de busca (SEO).

Razão 2 – Conhecer as tendências do seu mercado

Pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio possibilita que você identifique o crescimento ou a queda das buscas relacionadas ao seu nicho.

Por isso, o termo trends no nome da ferramenta, que significa tendências, em inglês.

Razão 3 – Escolher as melhores palavras-chave:

Você pode comparar sinônimos ou variação de temas para verificar qual vale mais a pena usar em suas ações de marketing;

Além disso, o Google Trends também compara as pesquisas realizadas com diferentes termos e avalia a sazonalidade ou progresso de algum assunto durante um longo período de tempo.

Isso é possível, pois o Trends utiliza uma base de dados do próprio Google, que guarda o histórico de todas as pesquisas feitas no seu buscador desde 2004 (excluindo termos com poucas buscas ou com caracteres especiais).

Como usar o Google Trends

Como usar o Google Trends
Como usar o Google Trends

Saber como usar o Google Trends é muito simples. Vamos ver um passo a passo das funções que a ferramenta possui.

Página Principal

Ao entrar na página principal da ferramenta, você já se depara com várias informações.

No cabeçalho, na parte superior, você tem o acesso ao menu principal do Trends (o primeiro ícone no canto superior esquerdo) e à barra de pesquisa para digitar os tópicos ou palavras-chave desejadas.

Logo abaixo, no corpo da homepage, aparecem alguns dos assuntos mais populares, nos últimos sete dias, as principais pesquisas feitas no Brasil nas últimas 24 horas e as pesquisas que estão em alta.

Quando chega ao finalzinho da página, você pode acessar os termos mais pesquisados nos anos anteriores.

Vamos voltar à barra de busca inicial, que é a funcionalidade mais famosa do Google Trends, onde você consegue pesquisar por tópicos e palavras-chave relativas ao seu negócio.

Ao digitar neste campo a palavra ou termo que você deseja pesquisar, acontece o seguinte: na parte superior da página onde surge o relatório sobre o termo pesquisado, é possível ver a opção “+ Comparar”, onde você pode selecionar um outro termo ou sinônimo para comparar o volume de buscas e ver qual é mais popular.

Logo abaixo, aparece um menu com quatro opções de filtros e configurações para a sua pesquisa:

  • o país onde a ferramenta deve realizar a pesquisa;
  • o período de tempo desejado;
  • as categorias, que são úteis para pesquisar um termo que tenha dois significados diferentes, dependendo do contexto;
  • a fonte dos dados pesquisados, que pode ser o Google Imagens, Google Notícias ou o Youtube;

O resultado será mostrado na forma de um gráfico com a variação de interesse ao longo do tempo. Caso você não tenha informado um período de tempo específico, serão mostrados os resultados relativos aos últimos 12 meses, por padrão.

Rolando a página, temos acesso a outros blocos de informações.

O primeiro bloco mostra o nível de interesse da palavra-chave pesquisada nas sub-regiões ou estados do país selecionado e, ao lado, as cinco capitais brasileiras com maior volume de buscas.

Na parte final do relatório, temos mais dois blocos com informações interessantes:

O bloco da esquerda mostra tópicos que estão relacionados ao termo que foi pesquisado. E no lado direito, é mostrada a lista de pesquisas feitas no Google relacionadas à palavra-chave buscada.

Além disso, você pode organizar essas informações usando os termos “Em ascensão” ou “Principal”, mostrando aqueles que ganharam relevância no período selecionado ou os mais populares, em média, ao longo do tempo.

Em todos os blocos você pode realizar o download dos dados, em um arquivo .CSV para olhar com calma em uma planilhas de Excel, por exemplo.

Também existem as opções de incorporar o gráfico no seu site ou compartilhá-lo nas redes sociais.

A pesquisa mostrada na página principal é um dos recursos mais importante do Google Trends, mas existem outros, que veremos, a seguir.

Tendências de Pesquisa

No menu localizado na parte de cima, à esquerda da página principal, existe uma opção chamada “Principais pesquisas”’, que permite acessar os assuntos mais pesquisados no Google nos últimos dias.

Você também pode consultar as tendências de pesquisa nas últimas 24 horas.

Clicando nas pesquisas mostradas, você poderá visualizar um gráfico com a evolução do interesse por aquele tópico, de forma horária, bem como ver notícias e outras palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado.

Mais pesquisados

Essa função, que também pode ser acessada pelo mesmo menu da opção anterior, mostra os 10 termos mais pesquisados, em diversas categorias.

No entanto, para o Brasil, essa opção é atualizada apenas uma vez por ano, mostrando  um balanço geral dos principais assuntos do ano anterior.

Para outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, é possível consultar os resultados mais atualizados.

Essa função é interessante se você quiser fazer uma leitura mais abrangente dos interesses da sociedade, através dos principais tópicos buscados no Google.

Você também pode se inscrever para receber, direto no seu e-mail, as atualizações sobre as principais pesquisas que estiverem sendo realizadas, filtradas por país e frequência.

Incluindo o Google Trends na sua estratégia de Marketing

Como usar o Google Trends? - Incluindo o Google Trends na sua estratégia de Marketing
Incluindo o Google Trends na sua estratégia de Marketing

Ao saber como usar o Google Trends, você adquire uma excelente ferramenta para ajudar no planejamento estratégico do marketing de conteúdo da sua empresa.

Os resultados que ele oferece evitam que você invista em assuntos que não trarão resultados devido à falta de interesse do seu público.

Além disso, é uma ferramenta gratuita, com o uso muito simples e intuitivo, onde as informações aparecem de uma maneira visual e de fácil compreensão.

E a interpretação desses dados podem ser usados de diversas maneiras no seu negócio. Vamos ver as principais.

1 – Criação de conteúdos mais relevantes

Saber como usar o Google Trends permite que você conheça os assuntos mais pesquisados do momento, mostrando o aumento ou diminuição do interesse das pessoas ao longo do tempo, classificados por país, região ou cidade.

Essas informações são extremamente úteis na identificação das palavras-chave relacionadas aos interesses do seu público-alvo. A partir delas, você conseguirá produzir conteúdos mais direcionados às dores e desejos das pessoas, tornando-os mais relevantes.

Em resumo, você terá um conjunto de ideias para gerar conteúdos para blogs, vídeos, postagens em redes sociais, entre outros, atingindo exatamente quem você deseja.

Além disso, você pode usar as palavras-chave validadas para tornar o seu planejamento de conteúdos muito mais estratégico, completo e eficaz, com mais chances de obter os resultados positivos que você espera.

2 – Comparações e sazonalidade

Na página principal do Google Trends você consegue comparar até 5 palavras-chave simultaneamente para saber quais valem mais a pena investir nas suas estratégias de conteúdo.

É possível comparar sinônimos, como “bolacha” e “biscoito”, e variações como “comida do Nordeste” e “comida nordestina”, descobrindo quais terão o melhor desempenho.

Você pode até pensar que essas pequenas diferenças não importam, mas, na realidade, elas podem causar um impacto muito grande nos seus resultados.

Você também conseguirá identificar sazonalidades que afetem os tópicos que está pesquisando.

Por exemplo, se você for uma agência de viagens, pode descobrir que as pessoas preferem viajar para Gramado no meio do ano e não no final do ano, ou identificar quais praias de Florianópolis são mais procuradas no verão.

Nesses casos, poderá direcionar os seus conteúdos ou escalar seus anúncios de acordo com essas informações.

3 – Definir produtos e serviços

Com a ferramenta, é possível acompanhar o crescimento das buscas relacionadas ao seu nicho de negócio, descobrindo os termos mais pesquisados sobre a sua marca ou relacionados aos problemas que seus produtos e serviços resolvem.

Analisar essas informações pode explicar porque suas vendas estagnaram ou não aconteceram. Também podem mostrar porque seu site ou página de venda não está recebendo tanto tráfego.

Essas são algumas das possibilidades para quem sabe como usar o Google Trends, direcionando o seu marketing e, até mesmo, a criação de novos produtos ou serviços.

Mesmo que você tenha uma loja física, pode obter benefícios da ferramenta, ao segmentar os resultados das buscas para sua região, adequando as estratégias de marketing e os conteúdos para levar as pessoas para o seu negócio.

4 – Segmentação Regional

Outra grande funcionalidade do Google Trends, tanto para negócios físicos quanto negócios digitais, é a opção de descobrir em quais regiões determinados termos têm sido mais buscados pelas pessoas.

Dessa maneira, é possível criar desde campanhas de marketing digital direcionadas para determinadas regiões, até mesmo traçar novos investimentos em outras regiões, considerando a popularidade de determinado produto ou serviço nos mais diversos locais do mundo.

Essa funcionalidade permite que você consiga vislumbrar quais cidades, estados ou países a busca pelos seus produtos está crescendo.

Se você for dono de uma loja de sapatos masculinos, por exemplo, você pode descobrir o modelo de calçado mais vendido em determinada região, ou identificar os locais onde uma determinada marca está tendo mais destaque.

Esses dados são muito valiosos durante a construção de campanhas, promoções, conteúdos, entre outros elementos que componham estratégias de negócios.

5 – Principais e em Ascensão

Como falamos anteriormente, uma boa análise dos dados pode lhe mostrar algumas tendências cíclicas, ou sazonalidades, permitindo um melhor direcionamento de conteúdos em certos períodos do ano.

No entanto, existe outro tipo de tendência que você deve ficar atento, que são os tópicos marcados como “Aumento Repentino”.

Essa opção aparece para os termos novos ou que tiveram poucas pesquisas anteriormente, mas que começaram a ser buscados com mais frequência nos últimos dias.

A vantagem de estar atento a essas palavras-chave mais relevantes do momento é aproveitar a oportunidade para criar conteúdo atual que possa ser compartilhado de forma rápida, aproveitando o grande interesse do público.

Você pode usar isso sempre que acontecer um fato importante como um evento esportivo mundial ou um desastre natural, por exemplo.

Conclusão

Como usar o Google Trends? - Conclusão
Conclusão

Agora que você já sabe como usar o Google Trends, é hora de começar a colocar em prática nossas dicas.

Como dissemos no início deste post, o Google Trends é uma ótima ferramenta para mostrar o que as pessoas estão procurando na internet.

Com isso, você consegue analisar não apenas suas estratégias de marketing, mas também entender se seu produto e serviço é algo que o público tem interesse.

Por esses motivos, o Google Trends pode ser um grande aliado para o sucesso do seu negócio.

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: