Conheça 11 segredos para ter uma rotina mais produtiva

Quer você trabalhe em uma empresa ou ofereça seus serviços como profissional autônomo, a palavra de ordem do momento é produtividade. Mais do que um diferencial, ela é uma condição para a sobrevivência no mercado de trabalho.

Segredos para uma rotina mais produtiva
Conheça 11 segredos para ter uma rotina mais produtiva

Mas convenhamos que nem todos os dias estamos tão produtivos como gostaríamos. A sensação pode ser de que o relógio corre enquanto as tarefas se acumulam.

É possível reverter esse jogo ganhar a corrida contra o tempo executando suas tarefas com a qualidade desejada e em um tempo menor? Sem dúvida!

E se você quer conhecer os segredos para garantir esse resultado, chegou ao post certo! Continue a leitura e descubra 11 segredos para estabelecer uma rotina mais produtiva. Preparado?

1. Gerencie seu tempo

Em primeiro lugar, é fundamental ter um planejamento para seu dia de trabalho e até mesmo para a semana. Estabeleça quantas horas pretende dedicar às suas tarefas diariamente e não deixe de cumpri-las.

Também é importante considerar a demanda típica e se programar para atendê-la. Se, de acordo com sua agenda, a quarta-feira é um dia cheio de reuniões fora do escritório, reserve a quinta para solucionar os assuntos que ficaram pendentes.

Essa medida simples evita que as tarefas se acumulem até o ponto em que todas sejam urgentes, exigindo um esforço homérico ou muitas horas extras para compensar e deixar a agenda em dia.

Um dos segredos para ter uma rotina mais produtiva é organizar o seu ambiente de trabalho
Um dos segredos para ter uma rotina mais produtiva é organizar o seu ambiente de trabalho

2. Organize seu ambiente de trabalho

Perder tempo procurando papéis, notas ou itens que precisam estar à mão para viabilizar o trabalho ou garantir informações necessárias para a realização de tarefas é uma ótima forma de perder tempo e prejudicar a produtividade, e você não quer isso.

Antes do dia terminar, tente organizar seu ambiente de trabalho. Além de deixar os objetos nos lugares corretos, aproveite para separar as tarefas prioritárias para o dia seguinte.

Assim, quando iniciar suas atividades pela manhã, você terá à mão tudo o que precisa para solucionar as questões mais urgentes e não correrá o risco de deixar de cumprir as prioridades por esquecimento ou desorganização.

3. Fuja das distrações

Principalmente se você trabalha com computador, convenhamos que as distrações são realmente tentadoras.

Afinal, o alerta da rede social é capaz de deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha. Além disso, aquele site interessante está a apenas um clique de distância, não é mesmo?

Só existe um jeito: disciplinar seus horários! Programe seu smartphone para o modo silencioso ou atenda apenas ligações de trabalho (se elas forem realmente necessárias).

E quanto aos aplicativos de mensagens e redes sociais? Como lidar com eles? Descubra no próximo tópico!

segredos para ter uma rotina mais produtiva é fazer uma pausa
Programe suas pausas para uma rotina mais produtiva

4. Programe suas pausas

Trabalhar continuamente sem qualquer descanso também não é produtivo. Portanto, você pode — e deve! — fazer pausas periódicas.

Nesta escapadinha você pode levantar, dar uma volta e até conferir o tal aplicativo de mensagem ou suas redes sociais. Só não se esqueça de voltar de acordo com o tempo estabelecido!

5. Faça uma tarefa de cada vez

Tentar fazer duas, três ou mil atividades ao mesmo tempo definitivamente é sabotar a própria produtividade. Então, não caia nesta armadilha!

Embora a sensação seja a de dar conta de várias tarefas simultaneamente, a verdade é que você inicia uma atividade com determinado foco, interrompe e passa para outra, e assim sucessivamente.

Ao retornar a primeira, seu cérebro não volta exatamente ao ponto em que parou, ou faz isso raramente. Normalmente, é preciso retroceder alguns pontos para retomar o raciocínio, e não há como ser mais eficiente ou mais rápido dessa forma.

6. Leve as tarefas até ao ponto de conclusão

Pelo mesmo motivo do item anterior, evite parar tarefas pela metade. A menos que apareça algo realmente muito urgente, essa atitude faz com que você perca tempo retomando itens anteriores para restabelecer o raciocínio.

segredos para ter uma rotina mais produtiva é fazer anotações
Anote seus rompantes criativos

7. Anote seus rompantes criativos

É uma palavra estranha, com certeza, mas nenhuma outra descreve melhor aquele momento em que a criatividade surge do nada joga uma torrente de ideias em sua cabeça.

A tentação é parar tudo e trabalhar em todas essas possibilidades. Porém, isso tem grandes chances de ser improdutivo, ainda mais porque costuma acontecer bem no meio daquelas tarefas inadiáveis.

Uma alternativa é anotar as ideias e deixar para desenvolvê-las com mais atenção depois que terminar de cumprir suas atividades atuais. Se você se acostumar a fazer isso, elas não vão desaparecer. Só vão voltar ainda mais elaboradas!

8. Alterne tarefas chatas com as mais agradáveis

Por mais que você trabalhe com o que gosta, a rotina exige que uma parte do nosso tempo seja dedicado a algumas tarefas não tão interessantes, dependendo de suas aptidões e preferências.

E nós não vamos negar: passar muito tempo seguido realizando apenas as tarefas chatas é completamente desestimulante e improdutivo!

Por isso, a dica é alternar! Desde que não haja nada muito prioritário na agenda — porque neste caso não há escolha, mesmo — faça seu planejamento alternando as tarefas menos interessantes com as que você mais se empolga ao fazer. O resultado pode ser surpreendente!

segredos para ter uma rotina mais produtiva
Descubra o horário que favorece sua produtividade

9. Descubra o horário que favorece sua produtividade

Como seu trabalho permite flexibilidade de horário, aproveite o momento do dia em que você é mais produtivo para trabalhar mais ou realizar as tarefas mais importantes.

Com a mente mais alerta, é possível fazer o trabalho render mais tanto em quantidade quanto em qualidade. Porém, aproveitar o momento produtivo não significa não ter uma rotina. Programe-se para trabalhar sempre nos mesmos horários, só que respeitando seu relógio biológico!

10. Não perca tempo

Especialmente para quem depende da criatividade, pode ser comum a sensação de bloqueio. Nesses momentos, a tendência é deixar o trabalho para mais tarde e esperar alguma ideia iluminada aparecer.

Essa é uma armadilha na qual você não deve cair. Embora haja momentos de maior inspiração, e isso é fato, é importante tentar produzir mesmo naquelas horas em que o potencial criativo parece quase extinto.

Para isso, há uma solução: trabalhe em rascunhos! Mesmo que eles não sejam tão bons quanto você gostaria, quando o cérebro se der conta de que vai ter que produzir de qualquer jeito, as ideias vão começar a fluir.

11. Encontre tempo para fazer o que gosta

A vida não é feita só de trabalho. Ler um livro, assistir a uma série, bater papo com os amigos ou sair para uma caminhada com seu animal de estimação são atividades que podem restaurar suas energias.

A regra para esses momentos é uma só: encontre uma atividade que traga prazer e gaste um pouco de tempo nela. A satisfação vai preparar você para um novo round de trabalho com muito mais disposição e capacidade produtiva.

E aí, gostou das nossas dicas para aumentar sua produtividade? Utiliza outros truques para mantê-la sempre acelerada? Então compartilhe essas ideias com a gente por meio dos comentários! Assim, todos nós garantimos o sucesso, certo?

Texto produzido pela Neotriad

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: