7 tipos de conteúdo para gerar leads para o seu negócio

Como gerar leads? Bem, esta é uma questão que praticamente todos os empreendedores devem se fazer diariamente. Afinal de contas, é através de leads que se chega ao cliente final e são eles que mantêm um negócio em pé.

Com o avanço da internet e do Marketing Digital em si, as maneiras de gerar um lead cresceram muito. Tanto, que nem sempre sabemos exatamente o que fazer para conseguir captar esses clientes em potencial.

E é justamente para sanar esta dúvida que nós resolvemos criar este artigo com os 07 principais tipos de conteúdo para gerar leads para o seu negócio.

1 – Como gerar leads com artigos

Como gerar leads com artigos
Como gerar leads com artigos

Se é para falar sobre conteúdo, somos praticamente obrigados a começar pelos artigos, pois eles são fundamentais para o sucesso de qualquer marketing de conteúdo. Prova disso? Você está aqui lendo este artigo!

O artigo, em sua grande maioria, é um conteúdo de texto (com algumas imagens, de preferência) que visa passar alguma informação para o leitor.

Em geral, ele é a base para todos os outros tipos de conteúdos que iremos falar abaixo, pois – muitas vezes – é através de um artigo que o usuário chega até os demais conteúdos que acabam convertendo-se em leads.

Um artigo bem feito fará com que o visitante do seu site e, até mesmo, rede social tenha interesse em consumir mais conteúdo seu, sobretudo conteúdos que exigem algo em troca, como preencher um formulário com email e nome para ter acesso a um download.

Mas como saber que o artigo é bom?

gerar leads - Mas como saber que o artigo é bom?
Mas como saber que o artigo é bom?

Você pode gostar do que escreveu, mas isso não significa que o visitante irá curtir o que está lendo. Por isso, para saber se o seu artigo realmente é bom e consegue ser a porta de entrada para leads, é preciso levar em conta alguns fatores como:

  •         Tempo de permanência do usuário: Seu artigo demora 9 minutos para ser lido, mas seu visitante ficou só 02? Provavelmente ele abandonou a leitura;
  •         Para onde ele levou o leitor: Depois de ler seu artigo, ele clicou na CTA, abriu outros artigos ou simplesmente abandonou seu site? Para saber se ele curtiu seu conteúdo, basta ver se ele continuou consumindo o que você produz;
  •         Interação: Depois de ler seu conteúdo, ele comentou ou compartilhou com alguém? Se não, talvez o texto não tenha sido suficientemente interessante.

Mas, veja bem, é importante lembrar que estes últimos dois fatores são muito relativos, talvez a pessoa não leu mais nenhum artigo ou não comentou por falta de tempo. Então, o fator que mais devemos levar em conta é a permanência do usuário.

Enfim, agora que você já entendeu que a base para gerar leads está no artigo, é hora de entender onde este leitor vai finalmente se converter em um lead e é isso que veremos nos tópicos seguinte, “saca” só:

2 – Como gerar leads com e-books

Como gerar leads com e-books
Como gerar leads com e-books

O e-book é uma das mais famosas recompensas digitais (também chamadas de iscas digitais) que existe e isso por si só já bastaria para saber que ele é importante na captação de leads, afinal de contas, se todo mundo usa não é à toa.

Mas como isso acontece? O e-book é um livro digital onde você vai poder aprofundar mais em um determinado assunto, entregando assim uma solução apronfudada e – por isso mesmo – assertiva para a sua audiência.

É através destes compilados de informações que o usuário vai conseguir realmente sanar um problema e, com isso, tornar-se um lover da sua marca.

Justamente entre o primeiro contado com o conteúdo da marca (em um artigo, por exemplo) e o download do e-book é que acontece a mágica de transformar um visitante com um problema em um lead de qualidade.

Pois, antes de disponibilizar o download, você deverá requisitar ao visitante que deixe informações úteis para o seu negócio, como nome, email e – dependendo do seu nicho – empresa ou cargo.

Sendo assim, a melhor maneira de utilizar um e-book para gerar leads é criando um artigo bom e oferecendo ao leitor deste artigo um livro digital gratuito que aprofundará mais na questão. Se ele gostou do seu artigo e quer aprender mais, certamente se tornará um lead.

3 – Como gerar leads com infográficos

Como gerar leads com infográficos
Como gerar leads com infográficos

Os infográficos são, basicamente, uma evolução do artigo. Sabe aquele ditado de que “uma imagem fala mais que mil palavras”? Pois é, o infográfico é uma imagem com mil palavras!

Eles são conteúdos visuais, compostos por uma sequência de imagens e gráficos informativos (daí o nome) com o intuito de facilitar a captação de uma determinada informação, sem a necessidade de ler um artigo de “trocentas” linhas ou até mesmo um e-book.

É comprovado cientificamente que o ser humano prefere muito mais consumir conteúdo visual do que ler algo. Então, unir o útil ao agradável é uma tacada de mestre.

Através de um infográfico você pode tratar de um tema complexo, fazendo-o parecer uma brincadeira de criança. E isso funciona tanto que revistas famosas como a Mundo Estranho se valem desta estratégia até hoje.

Se você já leu esta revista, sabe que vai conseguir aprender com muito mais facilidade sobre a segunda guerra mundial vendo um infográfico do Mundo Estranho do que lendo extensos livros sobre o tema.

Então, nada lhe impede de fazer uso deste tipo de conteúdo para educar o seu cliente sobre o negócio da sua empresa ou passar para ele a solução de um problema comum.

Quer um exemplo de infográfico memorável? Dá uma olhadinha nesse infográfico que fizemos para destacar os tipos de liderança

gerar leads - Ok, mas e o lead, como faz?
Ok, mas e o lead, como faz?

O infográfico é tão bacana que ele pode tanto ser publicado direto como acontece com o artigo e disponibilizar a opção de fazer o download do mesmo através da captação de dados, como também pode ser oferecido como uma isca digital.

Além disso, ele cumpre um outro papel importante: se seu conteúdo for realmente bom, outros blogs de influenciadores digitais vão replicar o infográfico, de modo que sua marca vai servir de referência não só para a sua audiência como também para a audiência de quem re-postou seu conteúdo.

Claro, para garantir os devidos créditos, lembre-se de espalhar ao longo da imagem marcas d’agua e outros elementos como links para o seu site e etc.

4 – Como gerar leads com vídeo-aulas

Como gerar leads com vídeo-aulas
Como gerar leads com vídeo-aulas

Agora, se uma imagem fala mais que mil palavras, imagina só o que um vídeo não é capaz de falar?

Com computadores e acesso banda larga cada vez mais potentes, assistir vídeos se tornou um hábito de praticamente todos os usuários de internet. Não é difícil encontrar por aí senhorinhas de 60 e poucos anos consumindo e compartilhando vídeos (nem sempre de bom gosto).

Fornecer para sua audiência a opção de curar uma dor através de uma vídeo-aula de 15 minutos, cuja qual ele teria de ler 100 páginas para aprender o mesmo conteúdo é uma estratégia matadora.

E o interessante do vídeo é que ele é muito maleável, portanto você pode gerar leads tanto numa isca digital, como fornecendo a primeira vídeo-aula de uma série no seu site e nas redes sociais, com a chamada para o download dos demais vídeos.

Desta forma, uma das maneiras mais eficientes de se conseguir captar um lead hoje em dia é disponibilizando para ele uma ou uma série de vídeo-aulas gratuitas em troca dos seus preciosos dados de contato.

5 – Como gerar leads com webinários

Como gerar leads com webinários
Como gerar leads com webinários

Os webnários são uma espécie de vídeo-aula, porém são transmitidos ao vivo e contam com a interação da audiência, através de perguntas e problemas que são colocados ao longo da transmissão.

O webnário é como se fosse um congresso, ou como o nome dá a entender, um “seminário” feito via web. E isso é muito interessante, pois o visitante – através da interação com o apresentador – ganha mais confiança na marca e sai de lá com muito menos dúvidas do que se tivesse simplesmente assistido um vídeo, afinal de contas, ele pode pedir explicações em tempo real.

Dessa maneira, a assertividade de um conteúdo deste tipo é muito grande e acaba criando na audiência um respeito que se tem aos mestres e gurus de determinados nichos, não à toa estes sempre fazem webnários e transmissões ao vivo para o seu público.

Quanto a captação do lead, ela pode se dar tanto antes quanto depois da pessoa assistir a transmissão e, se for um conteúdo realmente bacana, pode acontecer nos dois momentos:

Capta-se o lead no primeiro estágio, oferecendo o webnário sobre um determinado problema e, no fim do mesmo ainda é possível oferecer para quem estiver assistindo, um link para uma nova lista de leads, dessa vez de pessoas interessadas em aprofundar ainda mais no assunto através da compra de produtos, por exemplo.

Ou seja, com um único conteúdo você gera leads em dois estados diferentes do seu funil de vendas. É ou não é uma boa estratégia?!

6 – Como gerar leads com reviews

Como gerar leads com reviews
Como gerar leads com reviews

O review, como o nome sugere, é a revisão de um determinado produto. E ele pode ser feito tanto através de artigos, quanto de vídeos, webnários e praticamente todo tipo de conteúdo que citamos acima.

Isso porque ele tem o intuito de examinar um produto e passar a sua visão (de quem fez o review) para a audiência. Ou seja, através de um conteúdo deste tipo você pode tanto desqualificar uma determinada marca quanto indicar com profundidade a compra de um produto.

O bacana desta estratégia é que grande parte dos consumidores procuram reviews dos produtos que estão interessados em comprar, antes de efetuar a compra propriamente dita.

Por isso, investir em bons reviews dos seus produtos ou daqueles que você revende é um passo quase que fundamental para garantir o sucesso de vendas, afinal de contas, o review é praticamente o “educador” final do seu consumidor.

Agora, falando em gerar leads, o review além de ser um dos últimos estágios antes da venda, também pode servir como porta de entrada para uma isca digital (como o caso do artigo) ou até mesmo como própria isca digital.

Vamos imaginar o seguinte caso: você quer comprar uma nova ferramenta de marketing mas não tem certeza se será ou não um bom investimento. Em tempo hábil, você encontra um e-book gratuito cujo título é “Vantagens, desvantagens e como usar a ferramenta X”. Se você gosta de poupar tempo e dinheiro, certamente vai fazer o download do material antes de fazer o investimento.

E aí, meu amigo, você acabou de se tornar um lead. Pois, provavelmente, quem lhe cedeu esse e-book ou vai querer vender a própria ferramenta para você ou outra que ele considera melhor!

7 – Como gerar leads com grupos do WhatsApp

Como gerar leads com grupos do WhatsApp
Como gerar leads com grupos do WhatsApp

E por último, mas não menos importante, nós temos o aplicativo mais popular de todas as lojas de apps: o WhatsApp.

Recentemente, podemos observar alguns empreendedores digitais lançarem como isca alguns grupos de WhatsApp focados em determinados assuntos e nichos, a fim de gerar leads em dois estágios diferentes e isso é incrível!

Imagine que você é um afiliado e que está tentando faturar mais, de repente, pula na sua frente a chance de participar de um grupo com vários outros afiliados, entre eles um ou dois gurus de sucesso, cujos quais você vai poder trocar ideias e colher experiências de maneira fácil e rápida. Toparia entrar neste grupo?

Eu sim! E é por isso que a tática funciona tanto, hoje em dia sabemos que networking é fundamental para se obter sucesso, principalmente na internet, portanto nada é melhor para fazer networking do que em um grupo de pessoas com objetivos semelhantes ao seu.

Criar estes grupos é o primeiro passo, depois basta oferecer para sua audiência e captar o lead antes de fornecer o link de acesso ao grupo.

Pronto, você já conseguiu seu lead em um primeiro estágio. Agora, para gerar o segundo lead, em um estágio mais profundo do funil de vendas, basta disponibilizar material exclusivo para os membros do grupo, criando uma segunda etapa de captação de leads.

Ou seja, você vai capturar aquele lead que tem interesse direto nos assuntos do grupo, cujo qual está umbilicalmente ligado ao seu negócio, bem como os que lá estão e querem aprofundar mais ou simplesmente conquistar uma atenção maior da sua parte.

Então, agora que você já conhece todos estes 07 tipos de conteúdos capazes de gerar leads para – praticamente – todos os negócios, é só se ajeitar na cadeira e começar a criar!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: