Como desafiar o seu time de vendas para superação

Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos gestores comerciais é lidar com a motivação e o engajamento da equipe de vendas.

Afinal de contas, quando se trata da área de vendas, sabemos que nem sempre o cenário é positivo.

Sendo assim, manter a motivação dos colaboradores pode se tornar uma tarefa extremamente complexa.

Além disso, qualquer tipo de atrito, confusão ou rixa entre os próprios vendedores também pode – e vai – influenciar negativamente o desempenho das vendas.

Sendo assim, como é possível desafiar o meu time de vendas para a superação? Bom, primeiro de tudo, é importante deixarmos claro que a força de uma equipe de vendas deve ser coerente.

Ela não é simplesmente feita de motivação, mas sim, a boa performance deve vir em conjunto com estratégias bem elaboradas.

Seja para vender produtos de decoração, serviço de solda, eletrodomésticos, entre qualquer outro produto ou serviço, as ações de motivação são bem-vindas e devem ser uma prioridade para os gestores comerciais.

Por isso, nós elaboramos este post e vamos te mostrar as maiores dicas para desafiar o seu time de vendas e aumentar o seu engajamento.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Aprenda a desafiar seu time de vendas

1. Deixe claro que todos têm a mesma importância

Quando se trata da área de vendas, é comum vermos a seguinte situação: um vendedor acredita ser melhor do que o resto do time, tornando o clima organizacional mais competitivo (de forma negativa) e causando a separação da equipe.

Quando essas situações acontecem, o líder deve assumir o seu papel de gerenciamento da equipe e se pronunciar, deixando claro que, independente de um vendedor ter um melhor desempenho, ele não é melhor do que os outros.

Afinal, o desempenho de um time de vendas é um esforço em conjunto, e não o resultado de uma pessoa apenas.

2. Crie metas diárias

Qual é a meta da sua equipe de vendas? A criação de metas diárias (ou até semanais) pode ser o que seus profissionais precisavam para serem desafiados positivamente.

Porém, é importante lembrar que cada vendedor possui um jeito de trabalhar. Alguns podem se superar apenas no fim do mês, enquanto outros são mais estáveis.

Por isso, ao criar metas diárias, seja flexível e entenda o perfil de cada vendedor.

Se seu time atua com a venda de filtro plissado, por exemplo, uma dica também é ter um bom monitoramento dos resultados. Isso pode ser feito por meio de métricas e indicadores de desempenho.

2. Invista no clima organizacional

Não há como manter a equipe desafiada e engajada em um ambiente pesado, não é mesmo?

Afinal, a própria rotina de vendas, na maioria das vezes, já é algo extremamente estressante. Imagine em quantos “nãos” um vendedor ouve por dia sem perder o pique e sem desanimar.

Especialmente quando se trabalha com nichos, como na venda de cesta de natal para empresas, a tarefa de um vendedor se torna ainda mais complexa.

Sendo assim, investir no clima organizacional é essencial. Isso pode ser feito por meio de ações, eventos, salas de descompressão, dinâmicas de grupo, feedbacks, entre outros.

Agora que você já sabe como desafiar o seu time de vendas para superação, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: