MX, DKIM e SPF: como configurar da maneira correta!

Oi, tudo bem?

Esse post é dedicado para a galera que está com dificuldade em configurar MX, DKIM e SPF, mas antes eu gostaria de explicar para você o que significam essas siglas:

Se jé conheçe o conceito de DKIM/SPF e quer saber como configurar.
Se você tem HostGator/CPANEL, ele não deixa alterar diretamente o MX, aqui tem um passo-a-passo.

MX: Mail exchanger –> O que permite que o servidor de envios possa realizar disparos com sua conta de e-mail.

DKIM: Domainkey –> Basicamente é uma chave de autenticação que fica disponível no servidor de DNS do seu domínio.

SPF: Sender ID –> É uma autorização para que seja possível enviar e-mails em seu nome.

Mas a verdade é que você não precisa saber disso, basta apenas saber como configurar o MX, DKIM e SPF, e feito isso você está apto para começar a disparar seus e-mails à vontade sem aquele receio: “Será que meus e-mails estão sendo mesmo enviados?”, ou também, “Meus e-mails vão sempre para a caixa de SPAM dos meus leads”. Para deixar claro uma questão, com o MX, DKIM e o SPF devidamente configurado, seus e-mails só vão para o spam se os usuários definirem que seu e-mail é um spam, então envie e-mails com consciência ok? 🙂

Antes de iniciar os passos a seguir é preciso identificar onde configurar meu MX, DKIM e SPF?
Vou te dar aqui uma dica de como ter certeza do local correto para configuração: Acesse a ferramenta Who.is e pesquise pelo seu domínio; Assim que os resultados forem exibidos, localize o valor do “Name server” pois é este endereço que indicará o servidor onde se encontra seu domínio. Neste exemplo, podemos ver que o domínio leadlovers.com está no Cloudflare.

who-is

Confira a seguir os dados para realizar esta configuração:

Cada servidor de domínio possui seu painel de configurações e ainda que estes painéis possuam layouts e menus diferenciados, a forma de configurar MX, DKIM e SPF será a mesma para qualquer um deles.
Os dados de registro que mostraremos a seguir são para envios no autoresponder do Leadlovers Machine, que utiliza o servidor Sendgrid para o disparo de e-mails.

Links para passo-a-passo:

Registro.brCloudFlareHostgatorLocawebgoDaddyCpanelUolhost

• Passo 1: Encontre a Zona de DNS Avançada no seu Painel.

É no editor avançado DNS que deverão ser incluídos os registros para MX, DKIM e SPF para o domínio. Verifique no seu painel onde se encontra este menu para que possa criar estes registros.

•Passo 2: Criando registro de DKIM

Na tela de criação e/ou entrada, inclua um registro do tipo TXT para o DKIM.

Tipo: TXT
Name: m1._domainkey
TTL: 14400
TXT Dados: k=rsa; t=s; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDXvW9fJQkmcbewKoTCB8LkW4kk27dgUVlT3YH2VKfFsS8GDDUZmM5w4CkVk4pZlWdFnu5ekbjqzYekT73289XklSuv94nRaJjkuIEvoGmn1ObskNZNxYBnUdE47o/lgjtbjj0UX7MLQ7WCcEIED2qCmLHXbebpf9NoVMAK7Uy4JQIDAQAB

•Passo 3: Criando registro de SPF

Na tela de criação e/ou entrada, inclua um registro do tipo TXT para o SPF.

Tipo: TXT
Name: mailsg
TTL: 14400
TXT Dados: v=spf1 include:sendgrid.net ~all

OBS: O último operador do registro de SPF pode ser ?all, ~all, ou -all

•Passo 4: Criando registro MX

Se você tem HostGator / CPANEL , ele não deixa alterar diretamente o MX, aqui tem um passo-a-passo.

Na tela de criação e/ou entrada, inclua um registro do tipo MX

Tipo: MX
Name: mailsg
TTL: 14400
MX Dados:mx.sendgrid.net
Prioridade: 0

E está concluída sua configuração!
Veja um exemplo de como aparecerão os registos incluídos em sua lista de registros
leadlovers-dns-0

Como validar minha configuração de DKIM/SPF/MX?
leadlovers-dns1
Em sua conta do leadlovers, acesse http://machine.leadlovers.com/SMTPServer e verifique se já está validada as configurações

Obs¹: Se o ícone não mudar para verde, confira se já terminou o tempo de propagação (24h)
Obs²: Se o tempo de propagação já tiver concluído e mesmo assim não atualizar, confira se toda a configuração foi efetuada corretamente.

***Observações Importantes sobre MX, DKIM e SPF***

Mudanças de registros DNS geralmente levam algumas horas até propagar. Alguns servidores demoram mais que outros para publicar um registro, podendo serem mais rápidos em uma adição de novo registro ou mais lentos se for uma alteração de um registro já existente.

Não é possível configurar DKIM para domínios no Regitro.br. A ferramenta de gerenciamento de DNS do Registro.Br tem uma limitação e não aceita alguns caracteres da chave DKIM.

Domínios da hospedagem Max Revenda necessitam de permissão para configurar DKIM. É preciso solicitar à hospedagem, via abertura de chamado, que seja liberado o cadastro de chave DKIM para seu domínio.

NÃO é possível configurar MX, DKIM e SPF para contas outlook, hotmail, gmail, yahoo ou demais serviços de e-mail como estes.

Com MX, DKIM e SPF configurados meus envios de e-mail marketing não vão parar na caixa de spam?Não é garantido que estas configurações impeçam o seu e-mail de ir parar na caixa de spam porque existem outros fatores decisivos como a reputação do IP, a própria reputação do endereço de e-mail que está enviando, outras licenças, etc. Confira nossas dicas sobre como não se tornar um Spamaker

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Siga-nos: