E-mail marketing: Tudo o que você precisa saber sobre reputação de envio

O e-mail marketing parece uma estratégia de Inbound Marketing de fácil retorno para o seu negócio. Parece simples escrever um e-mail incrível, colocar imagens engraçadas, disparar para a sua lista e assistir os consumidores comprarem.

E-mail marketing Tudo o que você precisa saber sobre reputação de envio
E-mail marketing Tudo o que você precisa saber sobre reputação de envio

Se fosse fácil assim, os profissionais de marketing não ignorariam algumas etapas e não demonstrariam o quão difícil é entregar o um e-mail na caixa de entrada.

Parece básico, mas há vários fatores envolvidos na entrega de e-mails e o maior deles é a reputação do e-mail enviado.

Felizmente, existe um serviço chamado Return Path que possuí uma métrica chamada Sender Score, que te mostra como está a reputação do envio dos seus e-mails.

Você já verificou a sua reputação? Se você sabe qual é o seu nível de reputação, você sabe a importância disso para o envio de e-mail marketing?

Se você tem interesse em saber mais sobre reputação de envio de e-mail marketing, leia este artigo até o fim para descobrir tudo sobre Sender Score.

O que é Sender Score?
O que é Sender Score?

O que é Sender Score?

O Sender Score é um serviço gratuito do Return Path. O algoritmo Sender Score classifica a reputação de todos os endereço de IP dos servidores de e-mails, numa escala que vai de 0 a 100.

Através da coleta de dado de mais de 60 milhões de caixas de entradas de grandes servidores como Outlook e Gmail, o Return Path registra se as pessoas se descadastram ou reportam spam frequentemente sobre um determinado remetente e depois classifica a reputação do e-mail de acordo com este monitoramento.

O seu Sender Score mudará dependendo dos seus hábitos de envio e do comportamento dos destinatários.

É crucial manter a reputação alta porque os servidores de e-mails sempre irão checar o seu Sender Score antes de decidir o que fazer com os seus e-mails. Quanto mais baixa for a sua reputação, mais difícil o seu e-mail chegará na caixa de entrada dos seus leads.

Muitas coisas podem impactar a entrega do seu e-mail, mas o Return Path relata que 83% do tempo um e-mail não é entregue na caixa de entrada devido a baixa reputação.

Mesmo que um servidor de e-mail não exija uma consulta na sua reputação para determinar a entrega do seu e-mail, os fatores utilizados para estabelecer o seu Sender Score são similares aos usados pela rede de e-mails ou remetentes.

Como eu analiso a minha reputação?

Para verificar como está o seu Sender Score, acesse a página de registro do Return Path e você terá dados como os das imagens abaixo:

Tela do Sender Score dentro da plataforma
Tela do Sender Score dentro da plataforma

A pontuação é calculada com base nos últimos 30 dias – em média – e o ranqueamento é construído através da comparação entre o seu endereço de IP com outros endereços de IPs. Quanto mais perto de 0 for a sua pontuação a entrega dos seus e-mails será baixa, mas quanto mais perto você estiver de 100, melhor.

Logo abaixo você confere quais outros itens são levados em consideração para determinar a pontuação do seu e-mail:

  • Reclamações – Comparação de reclamações que um endereço de IP recebeu em relação aos outros IPs. A taxa de reclamações é calculada através do número de reclamações divido pelo número de e-mails entregues e a pontuação é determinada pela taxa de reclamações.
  • Volume – Como parâmetro único de reputação boa ou ruim, o volume de envio por si só não se sustenta, mas como parte do algoritmo como um todo, este item é muito importante. Por exemplo, um endereço de IP que envia 100 mensagens e recebe 99 reclamações é um problema, enquanto que um endereço de IP que envia 100.000 mensagens e recebe 99 reclamações tem uma boa reputação.
  • Reputação externa – É a comparação de um endereço de IP em relação aos outros endereços de IPs em uma variedade de listas negras (blacklists) e listas brancas (whitelists).
reputação externa
Maneiras de analisar a sua reputação
  • Usuários desconhecidos – O ranque da taxa de endereços de IPs desconhecidos é baseado a partir da comparação com outros endereços de IPs. Taxa de usuários desconhecidos é retirada diretamente dos logs SMTP de ISPs participantes, que rastreiam constantemente endereços de IPs que enviam mensagens para um endereço de e-mail que não existe.
  • Rejeição – Isso representa com que frequência as mensagens são devolvidas comparado aos outros endereços de IPs.
  • Aceitação – O número de mensagens entregues na caixa de entrada, este número representa a quantidade de mensagens visualizadas menos o número de mensagens rejeitadas.
  • Taxa de Aceitação – A proporção com que as mensagens são entregues comparado com as tentativas de entregas. Este é o número de mensagens entregues (aceitas) divido pelo número de mensagens visualizadas.
  • Taxa de usuários desconhecidos – É a quantidade de usuários desconhecidos, ou endereços de e-mails inválidos, comparado a quantidade de e-mails visualizados.

Mas, quanto é uma boa pontuação? Se a sua pontuação for acima de 90, parabéns! Você possuí uma pontuação muito boa. Se a pontuação estiver entre 50 e 80, alguma coisa está errada – veja logo abaixo o que pode impactar negativamente a entregabilidade dos seus e-mails. Se a sua pontuação for menor do que 50, bem… você provavelmente é considerado um spammer.

O que eu faço com uma reputação baixa?
O que eu faço com uma reputação baixa?

O que eu faço com uma reputação baixa?

O primeiro passo é descobrir qual é a sua reputação, então, boa sorte na análise de dados da sua pontuação. Pode levar semanas ou meses para estabelecer um Sender Score baixo, quanto antes você descobrir o problema, melhor. Há vários aspectos no seu e-mail marketing que você deve verificar e, provavelmente, mudar para melhorar a sua reputação e taxa de entrega – confira alguns pontos que o Sender Score leva em consideração:

Volume de envio de e-mails inconsistente: veja o gráfico no canto superior direito no relatório do Sender Score. O volume de envio se mantém numa taxa bem estável, assim a reputação também se manterá estável. No entanto, se você enviar 5 mil e-mails na segunda-feira, 200 na sexta-feira, nenhum envio por uma semana e de repente enviar mais 15 mil, você provavelmente será penalizado pelo envio inconsistente de e-mails.

Frequência de envio: assim como o volume de envio deve ser consistente, a frequência também deve ter um padrão. Você pode enviar e-mails diariamente, dia sim e dia não, ou semanalmente, mas se certifique de que você não está sendo intrusivo ou inconveniente. Pare o envio por um mês e aguarde por penalidades dos servidores. Se a sua plataforma de envio de e-mail possuir uma entregabilidade perfeita, você poderá realizar testes de frequência de e-mails tranquilamente.

Endereço de IP frio
Endereço de IP frio

Endereço de IP frio: se você for novo no envio de e-mail marketing, você pode ter esquecido de aquecer o seu endereço de IP. Comece a enviar e-mail marketing através de um endereço de IP novo, comece a enviar para um pequeno grupo de pessoas da sua base de contatos, aquelas que não vão te marcar como Spam ou se descadastrar dos seus e-mails. Aumente progressivamente a quantidade de pessoas para envio de e-mails para aquecer o seu IP e para provar que você envia e-mails verídicos.

Jogado para a Blacklist: há em torno de 50 blacklists conhecidas que determinam quais IPs estão causando spam. O Return Path possuí um serviço que te mostra se você está em uma blacklist. Vamos pressupor que você envia e-mails marketing de forma responsável e não sabia de algumas regras para uma boa entregabilidade e acabou entrando em uma blacklist, para resolver a situação entre nos sites que te marcaram na blacklist e se informe sobre como é o processo de remoção da lista. Se você contatá-los para ser removido, eles te ajudarão a entender porquê você foi parar na blacklist e o quê você pode fazer para melhorar os seus métodos de e-mail marketing.

Armadilha para spammer: uma armadilha para spam é um endereço de e-mail que um dia existiu, mas que já está desativado e irá notificar hard bounce quando você enviar uma mensagem para ele. No entanto, quando um servidor de e-mail detecta um tráfego consistente sendo direcionado para um e-mail inexistente, eles podem transformar este endereço em uma armadilha para “capturar” quem pratica spam, eles param de enviar notificação de hard bounce e começam a aceitar a mensagem e reportam o remetente como spammer. A moral da história é: se você não monitorar os endereços de e-mail com status hard bounce e removê-los da sua base de contatos, você poderá ser categorizado como spammer.

Relatórios contra SPAM: se os seus destinatários pensam que você é um spammer e te identificaram como um reportando os seus e-mails como Spam,a sua reputação vai diminuir e você irá sofrer para recuperá-la. Verifique a taxa de spam que os seus e-mails estão recebendo, uma margem aceitável é 1 a cada 1000.

Vários fatores influenciam para que o seu e-mail chegue na caixa de entrada do seu destinatário, este fatores vão deste o conteúdo do seu e-mail, a estrutura do e-mail até as preferências de filtro do destinatário. Mas caso você esteja ansioso para começar a enviar e-mails marketing, comece com o pé-direito, estabeleça e mantenha uma reputação de envio de e-mail, a reputação é uma das qualidades mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing.

Artigo original do blog da Hubspot para lê-lo em inglês clique aqui.

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: