É possível aumentar a produtividade no meu negócio?

Em um mercado extremamente competitivo como o que temos hoje, muitos empreendedores, em especial donos de pequenos e médios negócios, encontram muitas dificuldades para expandir sua atuação no mercado, ampliar a produtividade e, consequentemente, os lucros da empresa.

Mas, afinal, é realmente possível aumentar a produtividade do seu negócio? A resposta para essa pergunta é, sem dúvidas, positiva. No entanto, ainda existem grandes dificuldades para conseguir alavancar a eficiência das cadeias produtivas.

Como aumentar a produtividade de um negócio
É possível aumentar a produtividade do seu negócio?

Por isso, é importante pontuar que, quando falamos em produtividade, devemos primeiramente pensar nos recursos humanos da empresa, ou seja, os funcionários, que são os responsáveis por toda rotina produtiva de qualquer organização. Cada funcionário precisa saber o seu papel e a sua importância dentro do negócio.

É fundamental, portanto, que você forneça aos seus colaboradores informações suficientes para que eles compreendam e se empenhem na realização dos projetos da empresa. Veja, a seguir, como implementar essa e outras medidas para alcançar as novas metas de produtividade da sua empresa!

O que é realmente a produtividade?

A produtividade é um termo que está relacionado diretamente à capacidade de produzir uma quantidade de coisas em um determinado período de tempo. Com base nisso, um funcionário produtivo é aquele que consegue realizar suas tarefas em um tempo considerado adequado.

Para ajudar você, que ainda tem muitas dúvidas sobre como aumentar a produtividade da sua empresa, preparamos algumas dicas extremamente úteis para alavancar os seus resultados. Vamos lá!

Como aumentar a produtividade do seu negócio?

Implantação de um novo sistema de gestão

Uma iniciativa das grandes organizações, mas que se encaixa perfeitamente na gestão de pequenos negócios, é a instauração de um sistema de gestão participativa. Nele, os funcionários podem participar diretamente de diversas ações da empresa por meio do compartilhamento de ideias e sugestões de melhoria para os serviços prestados por ela.

Dicas para aumentar a produtividade do seu negócio
Como aumentar a produtividade do seu negócio

Política de valorização profissional

Engana-se quem pensa que valorizar o funcionário gera custos expressivos para a empresa. Na realidade, trata-se de um importante investimento, especialmente quando falamos de pequenas e médias empresas, que possuem número reduzido de colaboradores.

Nesse tipo de ambiente, quanto mais capacitado for o colaborador, maior será sua contribuição para a empresa. Outro ponto essencial, nesse sentido, é a adoção de uma nova política salarial e de um plano de carreira, que valorizam o nível de capacitação do colaborador, observando tanto a sua formação como o seu desempenho na empresa.

A oportunidade de desenvolvimento profissional dentro da empresa coloca em evidência a possibilidade de avanços individuais e coletivos, ou seja, demonstra que a empresa também está interessada no crescimento de seus colaboradores.

Divisão de tarefas

Geralmente os pequenos e médios empreendedores possuem uma equipe reduzida, e, por isso, os colaboradores acabam ficando sobrecarregados com as atividades. Por outro lado, distribuir tarefas entre colaboradores não é uma tarefa fácil e, caso isso não seja feito adequadamente, pode gerar insatisfação por parte da equipe e prejudicar a produtividade.

Nesse caso, você tem a vantagem de avaliar de perto as habilidades de cada funcionário, e com isso saberá direcionar cada um para a função mais adequada ao perfil dele.

Fique atento às tarefas que serão realizadas por cada profissional e acompanhe o desenvolvimento de cada membro da equipe. Treine o seu pessoal de forma adequada para que todos trabalhem de forma harmônica e bem articulada, garantindo a qualidade dos serviços prestados.

Padronização de processos

Sem dúvidas, existem várias formas de realizar um trabalho e cada funcionário possui uma forma de executar as tarefas. No entanto, você deve avaliar qual é a maneira mais ágil e benéfica para os interesses da sua empresa. A padronização de um serviço evita que o processo gaste tempo além do necessário para ser executado e garante uma rotina mais produtiva.

Dois pontos essenciais para aumentar a produtivida
Crie processos e tenha critérios de qualidade

Critérios de qualidade

Quando você conhece bem a sua meta, fica bem mais fácil avaliar se os resultados correspondem às suas necessidades. Por isso é fundamental que sejam definidos os critérios de qualidade que você deseja alcançar.

Além disso, meça a qualidade e os ganhos de produtividade alcançados, relacionados tanto ao aumento da satisfação de seu público interno como externo. Com os critérios de qualidade você consegue identificar as falhas logo no início e, com isso, pode corrigi-las antes que o produto final seja afetado.

Feedback

Recolha o feedback dos seus funcionários, fornecedores, clientes e demais parceiros para saber a opinião de cada um deles em relação aos seus produtos ou serviços. O feedback é essencial para melhorar a qualidade dos produtos atuais e, também, para direcionar adequadamente a criação de novos.

Além disso, forneça feedback em relação ao desempenho dos seus funcionários. É importante que esse retorno seja dado em tempo real, independentemente de serem positivos ou negativos — ao fazer isso, seja assertivo e, ao mesmo tempo, cortês. Tal atitude cria uma relação de confiança com a sua equipe e permite que cada um conheça os próprios pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados.

Bem-estar da equipe

É sabido que saúde e bem-estar influenciam positivamente no ambiente de trabalho. Nesse sentido, empresas de todos os portes devem entender a importância dos investimentos nessa área e garantir um ambiente de trabalho confortável, com equipamentos e mobília adequados para a realização das atividades.

Aumente a produtividade de sua equipe
Pense no bem-estar de sua equipe

Invista em atividades como ginástica laboral, que possibilita pausas no trabalho para a realização de exercícios e relaxamento. Trata-se de um investimento importante para evitar acidentes de trabalho e, consequentemente, para reduzir os índices de afastamentos de colaboradores por estresse e doenças.

Por que investir na produtividade dos funcionários?

Agora que você conhece as principais ferramentas para aumentar a produtividade de sua empresa, é hora de colocar em prática as ações para melhorar seus resultados. Tenha foco nas suas metas e coloque nossas dicas em prática para alcançá-las com sucesso.

Gostou das sugestões? Não se esqueça de que a satisfação é a palavra-chave para o seu sucesso. Funcionários satisfeitos produzem melhor e favorecem a relação entre empresa e clientes. Portanto, garanta a qualidade de seus serviços e a fidelidade de seus clientes será algo mais simples de alcançar!

Agora conte-nos a sua história: como você tem atuado para aumentar a produtividade e se destacar no mercado com a sua empresa? A sua iniciativa está dando certo? Deixe seu comentário.

Compartilhe o post:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: