Entenda o que é o SEO local

O SEO local é um conceito que vem impactando os resultados de negócios regionais em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Toda essa mudança aconteceu a partir de seguidas atualizações no algoritmo do Google, que é o motor de buscas mais usado no mundo. A alteração mais significativa para valorizar essa variação de SEO foi chamada de Pigeon.

O que é SEO local
Entenda o que é o SEO local

Os resultados dessa atualização passaram a interferir tanto nos negócios locais quanto nas pesquisas dos usuários. Por exemplo, uma pessoa que está na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, acessa o Google e faz uma busca por “churrascaria por quilo”, provavelmente receberá indicações de churrascarias no entorno de onde ela fez a procura.

O mesmo vale para as pessoas que estão, por exemplo, em São Paulo, mas farão uma viagem para Recife. Elas podem procurar por “hotéis em Recife” ou “pousadas próximas à Boa Viagem”. Nessa pesquisa, receberão os resultados mais relevantes de acomodação nos locais designados.

Agora, imagine como isso poderia ser útil para o seu negócio. Pense nas possibilidades de se aproximar e fazer negócio com os clientes que estão ou poderão estar, justamente, próximos de você.

Neste post, vamos detalhar o que é, para que serve, os principais benefícios e as melhores estratégias de SEO local. Ao longo do texto, vamos apresentar alguns exemplos de como uma empresa poderia se aproveitar dessa estratégia. Acompanhe!

Entendo de SEO local
O que é SEO Local?

1. O que é SEO Local?

O SEO local é uma derivação do conceito de SEO. Esse, por sua vez, significa Search Engine Optimization, que é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site ou blog e suas respectivas páginas nos motores de busca, como o Google, o Yahoo e o Bing.

Entre essas técnicas, estão a busca e a seleção de palavras-chave para as páginas, otimização de textos e imagens, melhora no carregamento do site, linkagem interna e link building (processos para conseguir links para o seu site redirecionados de páginas relevantes).

Essas atividades, quando bem executadas, ajudam um site ou blog a aparecerem com mais frequência nos primeiros resultados de buscas relacionadas ao seu universo. Por exemplo, uma agência de publicidade, quando faz um bom trabalho de SEO, tem mais chances de se posicionar melhor no Google para os usuários que procurarem por temas relacionados, como anúncios, marketing, propaganda, branding, redes sociais, etc.

O que o SEO local faz é aproveitar-se dessas técnicas e valorizar outras configurações importantes para promover negócios regionais. É o que faz com que essa mesma agência de publicidade apareça também para os potenciais clientes que realizam buscas em lugares próximos de sua sede.

SEO local para negócios
Mas existe algum raio máximo de distância para um negócio local aparecer?

1.1 Mas existe algum raio máximo de distância para um negócio local aparecer?

Isso dependerá bastante da quantidade de concorrentes que também estão praticando o SEO Local. As distâncias são reduzidas à medida que mais empresas do mesmo ramo estão próximas, ao passo que o raio aumenta na proporção que menos negócios fazem esse tipo de otimização.

Por exemplo, se você vive no interior e quer fazer um teste, pode tentar procurar por padarias, supermercados ou salões de beleza. Esses estabelecimentos existem em maior quantidade e, em uma hipotética situação em que todos esses negócios façam um bom SEO local, a tendência é que o raio de exibição dos resultados seja mais restrito. O limite poderá ser dentro do bairro ou da mesma cidade.

O contrário acontecerá caso você pesquise por tipos de empresas menos numerosas, como concessionárias de marcas estrangeiras, loja de flores ou distribuidoras de bebidas. Você verá que o alcance local será bem maior, expandindo os limites para outras cidades da região ou até mesmo para a capital.

Praticando SEO local
Como ver o SEO local na prática?

1.2 Como ver o SEO local na prática?

Coloque-se no lugar de usuário que acessa o Google e faça uma pesquisa por restaurantes. Não faz muita diferença se você estiver usando um smartphone ou um computador de mesa. A intenção é observar como o buscador exibe os resultados.

Normalmente, o Google exibirá os resultados locais destacando o posicionamento no mapa, a distância da sua localidade momentânea, a avaliação média dos clientes, comentários, imagens do estabelecimento, o número de telefone e até o horário de funcionamento. Além disso, podem aparecer opções extras, como o site da empresa e as rotas para você chegar até lá.

Mesmo que todos ou grande parte desses detalhes não apareçam, somente o fato dos primeiros resultados normais serem de empresas próximas já mostra a força do SEO local.

Entretanto, isso não quer dizer que os resultados locais vão prevalecer para qualquer tipo de busca. Quando uma pessoa pesquisar algum termo em que o fator geográfico não faça muita diferença, então as coisas se manterão como conhecemos. Por exemplo, se você procurar no Google “o que é marketing digital”, os primeiros resultados não serão necessariamente de sites de empresas locais, mas sim daqueles que oferecerem as respostas mais relevantes.

Finalidade do SEO local
Qual a finalidade do SEO Local?

2. Qual a finalidade do SEO Local?

Além de ajudar os consumidores com buscas mais precisas e personalizadas, o SEO local se tornou um dos grandes trunfos para as empresas regionais. Negócios que dependem da captação de clientes próximos geograficamente são os maiores beneficiários dessa estratégia, como é o caso de oficinas, lojas de materiais de construção, barbearias, mercadinhos, lanchonetes, restaurantes e outros em que o consumo ocorre exclusiva ou preferencialmente no ponto de venda físico.

Para você entender melhor, selecionamos as 4 principais finalidades e vantagens práticas do SEO local para um negócio, especialmente as PMEs. Confira:

2.1 Promover negócios locais em buscas geograficamente próximas

A promoção dos negócios que fazem SEO local se tornou tão assertiva quanto as buscas para o público. Antes, era comum o site de um restaurante no Rio de Janeiro receber visitas ou até o contato de pessoas que acessaram de São Paulo. Não que isso seja ruim, mas a chance desses clientes de outros estados converterem é muito pequena.

Agora, esse mesmo restaurante pode até perder um pouco de exposição em um nível global, mas, em compensação, será promovido para o público com maior chance de gerar clientes. É uma lógica que vai ao encontro da premissa de que é melhor impactar 1.000 pessoas e converter 100 do que atingir 5.000 para ter o mesmo número de compradores. O aproveitamento é melhor e as ações são mais bem direcionadas.

SEO local para pequenos negócios
Ajudar pequenos negócios a concorrerem com grandes empresas

2.2 Ajudar pequenos negócios a concorrerem com grandes empresas

Um dos desafios para as pequenas e médias empresas é concorrer em condições mais iguais com as grandes. O SEO local pode até não resolver o abismo financeiro e estrutural entre elas, mas nas buscas pela internet a coisa fica um pouco mais equilibrada.

Quando os fatores locais não faziam muita diferença nas pesquisas do Google, as empresas maiores e, mesmo distantes do público, apareciam nos primeiros resultados em função do seu trabalho mais bem apurado de SEO. No entanto, com as mudanças no algoritmo, essas mesmas organizações passaram a dividir espaço com companhias da mesma área de mercado, porém mais próximas geograficamente dos potenciais clientes.

Atualmente, uma pequena loja de eletrodomésticos pode concorrer de igual para igual com grandes redes quando uma pessoa faz uma busca por “loja de eletrodomésticos” no Google, por exemplo.

2.3 Fazer com que empresas locais atraiam novos clientes

Parece curioso, mas quando falamos em captar novos clientes, pode vir à mente a ideia de ir atrás de consumidores em outros mercados. No caso do SEO local, os novos compradores poderão ser aqueles que estão próximos de você.

O que acontece é que muitos consumidores não sabem que a solução para os seus problemas pode estar mais perto do que eles imaginam. Com isso, as empresas regionais se tornam mais conhecidas e procuradas por esse público.

Isso também vale para turistas. Quando eles fazem uma busca por atrações e negócios locais, maiores as chances de os negócios da cidade aparecerem. Enfim, a tendência é de aumento nas vendas, visto que haverá mais oportunidades de negócio.

Força do SEO local
Fortalecer marcas locais regionalmente

2.4 Fortalecer marcas locais regionalmente

Se as PMEs que investem em SEO local se tornam mais conhecidas e atraem clientes que são ou estão na região, então o fortalecimento da marca é uma tendência natural.

Um fator que ajuda esse argumento é que os clientes chegam até você mais facilmente. As informações básicas (telefone, endereço, horário de funcionamento, etc.) são exibidas e isso diminui a barreira entre os consumidores locais e o seu negócio. Com o tempo, esses mesmos clientes nem precisarão mais do Google para visitar a empresa.

Outro elemento é que, ainda, a maioria das empresas regionais não faz SEO local. Isso representa uma oportunidade única para você aproveitar e destacar seu negócio da concorrência em seu bairro, cidade e/ou região.

3. De que forma o SEO Local atrai clientes?

Apesar de nos focarmos nas maneiras como o SEO local pode ser útil para os negócios, não podemos nos esquecer dos benefícios que ele traz para os consumidores.

Perceba como ficou mais prático para um usuário que, por exemplo, tem um problema em seu automóvel e, com o auxílio do Google, pode achar as melhores e mais próximas oficinas ou postos de gasolinas.

Aliás, um dos propósitos das mudanças feitas no algoritmo do Google foi começar a entregar resultados mais relevantes e específicos para os seus usuários. A empresa notou que a pessoa que faz esse tipo de busca, ou seja, já procurando pelo nome ou tipo de negócio, está em uma fase mais decisiva na jornada de compra. Logo, caso sejam reveladas empresas que estão distantes geograficamente, menos interessante será para o consumidor.

SEO local para atração de clientes
De que forma o SEO Local atrai clientes?

3.1 Buscas móveis e locais

Outra ideia foi acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. As pessoas estão cada vez mais incorporando os dispositivos móveis em suas pesquisas de compra. Segundo o próprio Google, 86% dos usuários de smartphones fazem esse tipo de busca no mobile.

Os dispositivos móveis, graças à geolocalização, valorizam o SEO local. É mais fácil de detectar de onde as pessoas fazem as pesquisas e, assim, apresentar os negócios mais próximos delas.

Com isso, os resultados do Google passaram a se tornar verdadeiros parceiros para os seus usuários. Pense na facilidade do consumidor que está se deslocando em uma viagem e, ao procurar um lugar para comer no motor de busca, tem acesso às opções mais próximas. Isso tudo na palma da mão, conferindo pelo próprio smartphone.

3.2 Clientes satisfeitos

Não são apenas os elementos locais e móveis que atraem clientes. Os fatores sociais de busca relativos às redes sociais também exercem uma influência significativa no interesse dos consumidores.

Como apontamos no tópico 1.2 deste texto, dois dos itens que costumam aparecer nos resultados completos de SEO local são as avaliações médias e os comentários dos clientes. O primeiro critério aparece como nota, em formato de estrelas, que varia de 1 a 5 e representa uma opinião quantificada dos clientes. O segundo juízo é feito por consumidores ou visitantes que acessam o Google ou o Google + e descrevem sua experiência, podendo incluir imagens.

Esses detalhes são fundamentais porque os demais consumidores, principalmente os que ainda não foram até o seu negócio, levam muito em conta a opinião de atuais e antigos clientes. A força das avaliações pessoais pode ser percebida em sites e serviços que se baseiam na colaboração dos seus usuários, como o TripAdvisor, Reclame Aqui, Airbnib, 99 Táxis, Uber e Mercado Livre.

Falando em Mercado Livre, o site é um bom exemplo de como as avaliações fazem diferença. A sua escala de ranqueamento e os comentários de clientes são dois dos fatores mais considerados por usuários do site. Um vendedor com baixa reputação tende a atrair menos interesse do público. A mesma lógica se aplica ao Reclame Aqui, visto que as marcas com piores reputações têm percepções mais negativas entre os consumidores.

Com os buscadores e redes sociais em que o SEO local exerce influência, as opiniões de outros clientes possuem o mesmo impacto. Pense nos potenciais clientes que seguem sua empresa no Google + ou no Facebook, ou naqueles consumidores que procuram pelo seu tipo de negócio no Google. Avaliações baixas e críticas negativas certamente afastarão esse público que poderia impulsionar suas vendas.

Estratégias de SEO local
Quais as melhores estratégias de SEO Local?

4. Quais as melhores estratégias de SEO Local?

Agora, vamos ao aspecto mais prático e interessante do texto: os métodos específicos para SEO local que farão a diferença na promoção do seu negócio para o público regional. Para isso, preparamos 6 estratégias para tornar sua empresa mais visível e interessante para os clientes próximos. Veja a seguir:

4.1 Cadastrar-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma de cadastro gratuito para as empresas aparecerem nas pesquisas no Google, no Google + e no Google Maps de forma mais qualificada. É uma ferramenta de promoção para os negócios que querem se tornar mais relevantes nas buscas de usuários locais.

Para se inscrever nesse serviço do Google, basta seguir poucos passos:

  1. Entrar no site do Google Meu Negócio e clicar em “Aparecer no Google”;
  2. Escolher o tipo do seu negócio. Aparecerá um menu com as opções: estabelecimento, área de cobertura (serviços) e marca;
  3. Procurar por sua empresa no mapa (caso ela já esteja localizada pelo Google) e solicitar a reivindicação do endereço (o Google normalmente envia uma carta com um código para confirmar na plataforma a autenticidade do local);
  4. Caso seu negócio não esteja localizado pelo Google, você deve preencher todos os dados solicitados, como nome da empresa, endereço, bairro, cidade, estado, CEP, telefone e categoria de negócio (lembre-se de preencher esse campo com o tipo de empresa, não com o que você vende. O Google ajuda a completar a informação no espaço);
  5. Revisar os dados, ler e concordar com os termos de serviço e continuar com o processo.
SEO local e redes sociais
Aproveitar as redes sociais com influências locais

4.2 Aproveitar as redes sociais com influências locais

O SEO local não funciona apenas nos buscadores. Em algumas redes sociais, como o Google +, o Facebook e o Foursquare, é possível ver uma certa influência desse conceito.

Por exemplo, no Facebook, toda página de empresa pode inserir dados como tipo do negócio, endereço, posicionamento no mapa, site, telefone e horário de funcionamento. Além disso, também há os espaços para avaliação e comentários de clientes. O funcionamento é parecido com o do Google Meu Negócio, a diferença é que o Facebook não costuma ser usado como motor de busca.

O Google + funciona como um complemento para o Google Meu Negócio, inclusive para completar as informações solicitadas. Por lá, assim como no Facebook, você pode publicar novidades sobre o seu negócio e conteúdos relevantes para o público.

A intenção, ao utilizar essas redes sociais, é integrar os fatores locais e de relacionamento para promover o seu negócio para o público regional.

4.3 Informar e manter atualizado o nome, endereço e número de telefone

Alguns artigos na internet que tratam de SEO local costumam abreviar essas informações com a sigla NET. A ideia é mostrar que esses 3 dados — nome do negócio, endereço e telefone — são os pilares para uma pessoa tomar conhecimento e poder ter acesso a uma empresa.

É crucial que essas 3 informações estejam dispostas em todos meios de contato com o público. Isso vale para o Google Meu Negócio, Facebook, Foursquare, e-mails marketing, TripAdvisor (caso seu negócio seja turístico), Apontador, Guia Mais, listas, diretórios e, o mais importante, no seu próprio site.

No site, procure posicionar essas informações no rodapé da página. Não os coloque como imagem, mas sim como dados estruturados. Esses dados são códigos HTML que ajudam os buscadores a interpretarem um endereço como endereço, e não como um texto normal. Por ser um detalhe que envolve um pouco de programação, você pode buscar um auxílio especializado de um programador, um profissional de TI ou consultar as variações desses códigos no Schema.org.

Mais importante até do que inserir essas informações corretamente, é mantê-las atualizadas em todos os seus canais de contato. Com tantos sites, redes sociais e diretórios em que seus dados estão expostos, fica mais difícil de atualizar quando ocorre uma mudança em seu endereço, no número do telefone ou até mesmo no nome da empresa.

Por fim, lembre-se de acrescentar, quando puder, algumas informações essenciais e complementares, como o horário de funcionamento e o site.

SEO local de alta qualidade
Incorporar imagens de alta qualidade sobre o seu negócio

4.4 Incorporar imagens de alta qualidade sobre o seu negócio

O conteúdo visual é uma das formas mais eficientes de promover um negócio. Se você tem uma empresa que envolve a venda de produtos ou serviços visualmente ricos, como restaurantes, aluguel de equipamentos para esportes náuticos ou um escritório de decoração, é seu dever abusar das belas imagens para chamar a atenção do público.

As próprias pesquisas do Google revelam imagens postadas pelas empresas no Google + e pelos clientes em suas avaliações. Assim também ocorre no Facebook, Instagram, Foursquare e em listas online. A intenção é deixar o consumidor mais próximo, envolvido e interessado em conhecer o seu negócio.

Mesmo que sua empresa não seja tão atrativa visualmente, você pode aproveitar de imagens que mostrem a fachada da loja, para dar um ponto de referência ao público, ou a limpeza e organização internas, demonstrando mais profissionalismo e cuidado no atendimento ao cliente.

4.5 Ter um site responsivo

Durante o post, apontamos que o SEO local impactou bastante as buscas em dispositivos móveis, certo? No entanto, também não podemos nos esquecer de estratégias tradicionais de SEO que ainda são imprescindíveis para os acessos via mobile. Uma delas é o design responsivo.

Essa técnica é aplicada em sites, blogs, e-mails e demais peças digitais para que o seu layout se ajuste a telas menores. Como a maioria das buscas locais ocorre em dispositivos móveis, nada mais justo do que oferecer uma boa experiência para esses usuários em suas páginas.

Lembre-se de que muitos potenciais clientes vão querer acessar o seu site ou blog para conhecer melhor sua empresa e qualificar sua decisão de compra. Se eles não tiverem uma boa experiência de uso e navegação nessas páginas, provavelmente criarão mais objeções ou desistirão de fechar negócio com você.

A solução é adotar temas responsivos de páginas, contratar uma empresa ou uma equipe de TI para produzir uma versão mobile para o seu site.

SEO local
Produzir conteúdo local

4.6 Produzir conteúdo local

A depender do tipo do seu negócio, é perfeitamente possível fazer uma espécie de marketing de conteúdo local. Por conteúdos, não estamos falando apenas de textos, mas também de imagens, vídeos, podcasts, e-books, dentre outros formatos.

A ideia é criar esses conteúdos locais para destacar o nome da cidade, bairro ou região nas palavras-chave das páginas e conquistar o interesse do público local. Por exemplo, se você tem um bar, pode criar uma lista com “10 locais para se visitar em [nome da cidade] no fim de ano” ou “Como escolher o bar certo em [nome da cidade]”.

São conteúdos que têm mais chances de serem compartilhados ou terem links apontados a partir de outros sites relevantes na região. Essas publicações devem ser postadas por você em sua página no Facebook e em seu perfil no Google +. Assim, mais pessoas poderão ter acesso a informações locais que possam ajudar.

Em suma, o SEO local pode ser considerado como o conjunto de atividades direcionadas para o ganho de relevância nas pesquisas regionais em motores de busca. É a melhor oportunidade que micro, pequenas e médias empresas têm de se destacar em um mercado local e atrair os clientes que estão próximos geograficamente.

Então, você entendeu o que é SEO local e como a sua empresa pode crescer a partir disso? Se você gostou deste post e quer que mais pessoas conheçam a força dessa estratégia, compartilhe-o em suas redes sociais!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: