Entenda por que a segmentação de mercado é tão importante para as vendas

O mercado consumidor é o ambiente que as empresas e os consumidores estão inseridos. Não, o mercado não é o supermercado ou algum outro comércio específico, mas um nome dado à forma de categorizar as empresas e os consumidores.

Por exemplo, existe o mercado de alimentação, de automóveis, de varejo, de tecnologia, entre tantos outros tantos mercados. 

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado
Segmentação de mercado

O mais importante dentro dos conceitos de mercado é a possibilidade de criar grupos dentro desses ambientes. Esses grupos são chamados de segmentação de mercado. Segmento, de acordo com o Dicionário Aurélio, significa “cortar, dividir em segmentos”. Portanto, no marketing, segmentar um mercado é dividir um público, pensando em limitar o número de pessoas para melhor atendê-las.

Por exemplo, no mercado alimentício podemos trabalhar com a seguinte segmentação: o segmento de pizzas vegetarianas em Curitiba.

O empresário, ao trabalhar com a segmentação de pizzas vegetarianas em Curitiba, precisará entender um dado muito importante que é o tamanho deste segmento de mercado.

É preciso buscar em fontes secundárias se já existem concorrentes e, principalmente, qual o número de consumidores potenciais que poderão comprar o produto oferecido.

Mercados de nicho e mercados de massa

Segmentação de mercado: Mercados de nicho e mercados de massa
Mercados de nicho e mercados de massa

Se o mercado é muito pequeno e com poucos consumidores (os chamados mercados de nicho) provavelmente será difícil trabalhar e ter ganhos em alta escala. Com exceção ao “mercado de luxo”, que traz grandes margens de lucro por causa da exclusividade dos produtos, mesmo com pouquíssimos clientes.

Agora, se o mercado for muito grande (característica dos chamados mercados de massa) significa que é preciso de muito investimento para se manter competitivo por causa do alto número de concorrentes e, consecutivamente, de clientes.

Escolha o seu segmento de mercado

Segmentação de mercado: Escolha o seu segmento de mercado
Escolha o seu segmento de mercado

Nenhuma empresa do mundo consegue vender tudo para todos. Isso é impossível e inviável.

Por isso, as empresas precisam escolher muito bem qual segmento elas irão atender e principalmente quais não atender.

Tentar atender todos os segmentos é o mesmo que não atender ninguém, porque você  não terá foco em suas estratégias.

Evolução dos mercados

É muito difícil vermos mercados que ficam estagnados por muito tempo. Com o avanço da tecnologia, em conjunto com a evolução dos mercados consumidores, diariamente acompanhamos novas empresas, novos produtos e novas formas de trabalhar.

Por isso, não há problema trabalhar com mercados pequenos, porque um mercado de nicho tende a se tornar de massa com o passar dos anos. Isso é natural.

Segmentação de mercado: Evolução do mercado
Evolução do mercado

O mais importante é conhecer o seu mercado e posicionar a sua empresa continuamente neste mercado.

E você? Sabe em qual mercado atua? E o tamanho dele?

Sabendo o tamanho do mercado e as principais características (concorrentes, previsão de rentabilidade, etc), é possível planejar e desenvolver de forma assertivas estratégias de marketing para o seu público.

Lembrando: o objetivo do marketing é entregar valor aos seus consumidores. Segmentar o mercado permite que você conheça melhor o seu cliente para vender mais e melhor.

 

Nelson Felipe Bueno é profissional de marketing engajado em assuntos de mercado digital e gestão empresarial. Desde 2015, por meio da agência n404 Marketing, trabalha com marketing digital para pequenas e médias empresas.

Compartilhe o post:


Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: