6 Erros Para Não Cometer Nos Seus e-books

 

Quer acertar em cheio no seu e-book e conseguir cliques valiosos? Se você oferece algum conteúdo em sua landing page e em anúncios pelas redes, já deve saber da importância que isto tem. 

Oferecer um e-book pode ser uma das melhores maneiras de conquistar e converter leads de maneira orgânica e eficiente.

Isto porque, ao entregar um conteúdo rico, você estará indicando que a sua relação com o seu público vai muito além do que apenas o momento da compra. 

Também pode ser uma ótima maneira de conseguir um mailing qualificado, uma vez que você irá pedir o e-mail em troca do download.

Dessa forma, toda a multidão virtual que visualiza sua marca nas redes sociais tem a chance de se tornar parte da sua comunidade, dando um passo à frente no funil de vendas.

Todos gostamos de sermos presenteados com algo exclusivo, e um e-book sobre um assunto relacionado ao universo da sua marca pode ser o melhor mimo que você pode dar para aqueles que ainda não são seus leads. 

O conhecimento é um produto imaterial extremamente valioso, e todos sabemos do poder dos livros de transmitir ideias em forma de linguagem escrita.

Por isso, um e-book traz consigo não somente um arquivo, mas uma oportunidade de mergulhar em um conteúdo mais profundo.

Entretanto, a arena digital está cada vez mais acirrada e provavelmente todos os seus concorrentes já devem ter livros digitais disponíveis para download em seus sites.

Cenário Atual

No atual cenário do mercado digital, marcas disputam cliques com as iscas neurolinguísticas mais sensacionalistas possíveis, e conseguir fisgar um lead pode ser uma tarefa muito árdua.

Afinal, como se destacar entre tantas opções no mercado? Seria o título instigante o segredo para o clique? Ou a capa luxuosa que atrai de longe? Em conteúdos gratuitos é admissível alguns errinhos de português ou de diagramação?

Se você entende a importância dos e-books para gerar maior valor e melhorar o relacionamento com o seu público, confira nesse texto algumas dicas de coisas que não podem ter nas suas publicações digitais.

erros em e-books
6 erros para não cometer nos seus e-books

6 Erros que você deve evitar nos seus e-books

1 –  AMADORISMO

Não contratar profissionais ou não remunerá-los adequadamente pode surtir o efeito inverso do que geralmente se almeja com um e-book, atrelando a imagem da sua marca a um descaso com a qualidade e excelência que se espera de uma empresa séria.

Busque redatores, editores e designers que você realmente possa confiar todo o trabalhoso serviço de escrever, editar e diagramar seu e-book.

É importante ser honesto e objetivo no processo seletivo, deixando claro o nicho e as especificidades do conteúdo que você espera ser produzido.

Sobrecarregar um dos profissionais ou associar atividades que não são inerentes às profissões deles pode ser um verdadeiro tiro no pé, tanto para o resultado final do conteúdo, quanto para a relação de prestação de serviço dos contratados e contratante.

Achar que uma pessoa sozinha consegue desenvolver um conteúdo complexo como um e-book é ingenuidade, e com certeza será um grande esforço para um fracasso inevitável.

Aposte numa equipe bem estruturada para não correr o risco de virar uma piada pelo amadorismo do seu conteúdo. 

2 – SUPERFICIALIDADE

e-books: superficialidade
Superficialidade

Se for pra dizer o que já está de fácil acesso na primeira página de pesquisa do Google, seu e-book se tornará inútil e provavelmente terá baixa aderência.

Talvez a divulgação até fisgue alguns downloads, mas, ao abrir o arquivo, seus leads perceberão que não há nada ali que realmente agregue conhecimento, e provavelmente irão descartar tanto o conteúdo quanto a sua marca.

Ainda que tenham assinado sua newsletter, poderão marcar seus e-mails como spam ou cancelar a inscrição, o que será pior do que se nem tivessem se inscrito.

Por isso, preocupe-se em oferecer um e-book com o mínimo de profundidade no assunto que aborda, entendendo também que não pode entregar tudo de uma vez. 

Realizar pesquisas de mercado, analisar o que a concorrência está oferecendo e dar condições para sua equipe mergulhar no universo do e-book são algumas formas de garantir um processo criativo de maior excelência e profundidade. 

3 – TAMANHOS E DIMENSÕES

e-books - tamanho e dimensões
Tamanho e dimensões

Assim como a superficialidade, não é recomendável ser prolixo e enrolar para entregar o que foi prometido pelo título.

O famoso “encher linguiça” pode ser fatal e agregar valor negativo à sua marca, afinal, ninguém gosta de ser enrolado.

O número de páginas, o tamanho das fontes, o espaçamento e outros aspectos devem ser muito bem orquestrados pela sua equipe, uma vez que devemos sempre buscar pelo “wow factor”, isto é, impressionar positivamente o público.

Ou seja, é necessário ser objetivo porém continuar com o compromisso com a profundidade. Tudo vai depender da dimensão do conhecimento que tem que ser transmitido, logicamente, de a acordo com a proposta do projeto.

Vale lembrar que é bem importante que seu e-book seja responsivo para que qualquer smartphone consiga abri-lo e ler de forma plena, seguindo a ideia de “Mobile First”.

O peso do arquivo e o site onde está hospedado são outros fatores importantes para se considerar pelos responsáveis pelo fechamento da diagramação e publicação.

4 –  DESLIZES NA GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA

e-books - ortografia
Ortografia

Um texto com gramática e ortografia impecáveis transmite confiabilidade e compromisso com a profissionalismo.

Uma vírgula que falte ou um acento que já não se aplica mais já bastam para que seu público invalide todo seu trabalho.

As pessoas responsáveis pela redação do conteúdo, além de serem cuidadosamente selecionadas para o projeto, também devem ter tempo hábil e ferramentas equivalentes ao tamanho e especificidade do e-book.

Alguns erros ortográficos e gramáticos já são automaticamente corrigidos pelos softwares de escrita, mas confiar apenas na inteligência artificial não é o suficiente se você quer entregar um conteúdo de real qualidade.

Além da redação, é imprescindível que um outro profissional faça a revisão e edição do texto.

É interessante que duas ou três pessoas passem últimas varreduras para evitar uma grande uma vergonha que você definitivamente não quer passar.

5 – PIRATARIA

e-books - pirataria
Pirataria

Tão desastroso quanto um livro digital mal feito é o uso de materiais sem a devida autorização.

É muito comum entre trabalhos laboratoriais a utilização da melhor imagem encontrada, mas nem sempre aquele encaixe perfeito é o que pode ser usado legalmente.

É importante que a curadoria das imagens seja feita de forma responsável, utilizando bancos de imagens confiáveis.

Existem diversos sites que disponibilizam imagens, ícones e fontes em Creative Commons, isto é, com licença aberta para serem utilizados livremente, mas estes geralmente não oferecem opções exclusivas e de alto requinte como as mesas de luz de sites pagos.

Para que fique claro a origem de todo o conteúdo presente no e-book, é necessário referenciar cada uma das imagens utilizadas, ainda que sejam de Creative Commons.

Assim você evita que seu material seja considerado amador, ou pior, de má fé.

6 DESIGN SUJO

e-books - design sujo
Design sujo

A sofisticação que é necessária para agregar alto valor ao material, além do próprio conteúdo em si, é transmitida através da diagramação.

Por isso, é essencial dar um bom briefing e alinhar bem os profissionais envolvidos na criação do seu e-book, deixando claro suas expectativas com o projeto.

Além de se integrar com a identidade visual da sua marca, sua publicação deve também ter uma independência gráfica.

O estilo pode variar entre moderno e clássico, colorido ou monocromático, mas de qualquer forma é necessário que haja muito respiro e harmonia entre textos e imagens.

Todas essas decisões devem ser tomadas pelos profissionais de design da sua equipe, e é importante respeitar a opinião destes especialistas.

Como diz o ditado, os livros são julgados pela capa, e a aparência do seu e-book pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Um e-book de excelência para a conversão ser certeira

Um e-book de excelência para a conversão ser certeira
Um e-book de excelência para a conversão ser certeira

Todos aqueles que fizerem o download do seu e-book, terão uma “amostra grátis” da potencialidade que sua marca guarda, gerando estima e admiração pelo seu nome.

Além disso, executar uma ação junto à marca é essencial para fazer com que seus leads caminhem no funil de vendas ou na jornada do usuário.

Se você oferece um conteúdo rico de forma “gratuita”, seu relacionamento com cada indivíduo avança um estágio, senão dois ou três, e a conversão será inevitável.

Ainda que a maior parte dos visitantes que baixarem seu e-book não irão realizar uma compra imediatamente, a imagem da sua marca irá ganhar prestígio e reconhecimento.

Com o tempo, conscientes dos problemas e das soluções que você oferece, seus leads irão decidir por comprar de você de forma natural e confortável.

Para atingir esse sucesso com seus e-books, além de se precaver a partir das dicas deste artigo, vale à pena revisar todo o material algumas vezes antes da publicação e até mesmo depois.

Se possível, realizar um formulário de satisfação com o conteúdo entregue, e a partir dos resultados, aprimorar os próximos e-books.

Por fim, é válido ressaltar que outros elementos são decisivos para aumentar as métricas da sua landing page e e-mail marketing, como o próprio código do site, a divulgação impulsionada nas redes sociais, um bom CRM… Todos artefatos possíveis são importantes para melhorar a experiência do seu público, e consequentemente, o sucesso da sua marca.

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: