Facebook Ads: 12 dicas essenciais para fazer campanhas que convertem

O Facebook é uma rede social que tem mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo todo, sendo que 90 milhões são brasileiros e 50 milhões deles acessam diariamente por dispositivo móvel.

Facebook Ads: 12 dicas essenciais para fazer campanhas que convertem
Facebook Ads: 12 dicas essenciais para fazer campanhas que convertem

O Facebook possui um algoritmo que é utilizado para filtrar um grande volume de conteúdos, chamado Edge Rank que define o mais interessante para cada usuário, de acordo com o seu comportamento na rede social.

Também possui anúncios publicitários que são divulgados dentro da plataforma conhecida como Facebook Ads, a mídia paga que as empresas mais procuram para aumentar a geração de seus leads e para ampliar as oportunidades de negócios.

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é o anúncio apresentado dentro da própria plataforma, é uma das maneiras para se fazer publicidade dentro do Facebook. Quando é criado um novo anúncio, você precisa definir o público-alvo (idade, gênero, idioma, localização, interesses, dispositivos que utilizam para acessar, conexões, etnia etc).

É extremamente importante entender o comportamento do público que será atingido para fazer uma segmentação correta da campanha dentro do Facebook, aperfeiçoando os seus investimentos e indicando uma comunicação satisfatória ao público. Também podem ser criadas diversas campanhas separadas, caso a sua empresa possua mais de um tipo de perfil.

Após a escolha do público-alvo, é preciso fazer o orçamento e a programação do anúncio. Existem dois tipos de orçamentos que você pode escolher: diário (no qual você informa ao Facebook o quanto gastará diariamente em cada anúncio) ou vitalício (o valor que será informado é o máximo que será gasto durante a veiculação do anúncio, seja para um dia ou para uma programação que possui dias e horários específicos).

No lado direito da tela, no momento de informar sobre o orçamento e programação há um gráfico demonstrando um parâmetro que indica a quantidade de pessoas que serão atingidas de acordo com o seu investimento. Além das programações, o anúncio pode ser definido e aprimorado para CPM ou CPC.

O que é Facebook Ads?
O que é Facebook Ads?

CPM e CPC

O CPM (Custo Por Mil Impressões) representa um investimento menor por mil visualizações, portanto é ideal para os anúncios de reconhecimento de uma marca.

Já o CPC (Custo Por Clique) tem um custo mais elevado por clique, o Facebook mostrará esse anúncio para as pessoas que costumam clicar em anúncios e tem mais possibilidade de conversão, é mais específico e segmentado.

Ferramentas Facebook Ads

O Facebook Ads disponibiliza diversos tipos de ferramentas para seus anúncios. Veja as principais a seguir:

1. Impulsionar as publicações

Uma ótima ferramenta para promover e aumentar o número de comentários, curtidas e compartilhamentos. É recomendado para divulgar uma imagem, lançamento de uma marca ou expandir o número de participações, incentivando os usuários a fazerem comentários com perguntas ou opiniões;

2. Promover a página

Anúncios que promovem a sua página e geram curtidas. Neste anúncio, pode ser adicionada uma imagem e uma descrição sobre a página, no anúncio será adicionado um botão “Curtir Página” promovendo curtidas.

Não é normalmente recomendado usar essa ferramenta, pois a quantidade de curtidas não significa que a página seja bem sucedida, o fundamental é que as pessoas a acompanhem por causa do conteúdo.

3. Encaminhar pessoas para o site

Ideal para direcionar o público do Facebook a uma página externa para ofertas, ingressos, conhecer outros serviços ou produtos etc.

Melhorar as conversões no site
Melhorar as conversões no site

4. Melhorar as conversões no site

É equivalente ao modelo anterior, mas este analisa o índice de conversão dos anúncios em métricas mais precisas. Se o objetivo é de vender um produto ou serviço, você poderá adicionar um pixel do Facebook na página da confirmação da compra para avaliar quantas pessoas concluíram o objetivo.

Esses anúncios são ideais para aumentar o tráfego do site, promover uma página de produto e incentivar a compra ou divulgar um download de um conteúdo e adquirir leads.

5. Obter as instalações para o aplicativo

Se a sua página possui um aplicativo especial, basta divulgar nesse anúncio e ele aparecerá para o público-alvo. Quando uma pessoa clicar no anúncio, será encaminhada para a página de instalação do aplicativo.

6. Ampliar o envolvimento de seu aplicativo

Essa ferramenta permite que seja desenvolvido os links para as áreas mais específicas de um aplicativo com o objetivo de disponibilizar ao público uma parte daquilo que você pretende. O anúncio aparecerá no feed de notícias do seu público-alvo, mas em vez de ir para a página de instalação, ele direciona para onde você deseja que o consumidor vá.

7. Atingir as pessoas próximas

Nessa ferramenta você pode colocar o endereço de sua empresa ou local do evento e estabelecer um raio de alcance. O Facebook possui uma geolocalização que consegue detectar quantas pessoas então dentro da limitação e exibir o anúncio para elas.

Após configurar esse tipo de ferramenta, você tem três opções de botão: saiba mais (que eleva a audiência do site), ligue agora (permite que o público ligue para a empresa) e enviar mensagem (possibilita que o cliente entre em contato por mensagem pela página);

Adquirir visualizações do vídeo
Adquirir visualizações do vídeo

8. Adquirir visualizações do vídeo

Os vídeos são uma estratégia excelente de comunicação e são os mais utilizados. Para a divulgação de um vídeo ou conteúdo da sua página, essa ferramenta é a ideal.

Ela funciona da mesma maneira que os outros anúncios, poderá escolher o público-alvo e também adicionar um botão como: reservar agora, saiba mais, cadastre-se, comprar agora, fazer download ou assistir mais.

Se você tem alguma dificuldade para produzir os seus próprios vídeos, a ferramenta slides é ideal para você, basta selecionar entre 3 a 7 imagens que o Facebook monta e prepara o vídeo. Além de ser uma boa ferramenta, também permite que sua página tenha alto impacto em dispositivos móveis.

Dicas para melhorar anúncios em Facebook Ads

A rapidez e a facilidade no momento da elaboração de uma campanha ou anúncio e a velocidade com que os resultados surgem tornam os canais mais acessíveis a qualquer pessoa que queira começar um anúncio de sua marca, empresa, produto ou serviço.

Depois de conhecer o Facebook Ads e como funciona, você precisa de dicas que poderão melhorar e aumentar as suas campanhas ou anúncios. Listamos abaixo algumas delas:

1. Use Facebook Power Editor

Essa é uma ferramenta de gerenciamento dos anúncios no Facebook que possibilita realizar ações da maneira mais rápida como criar, editar e duplicar, como também as alterações em massa. O Power Editor é um pré-requisito para você utilizar com o Facebook Ads da maneira mais produtiva e efetiva.

Quando se é criado um anúncio ou campanha, ele fica off-line. Para utilizar as alterações em seus anúncios, deve ser feito o upload das modificações por meio da ferramenta.

Use Website Custom Audiences
Use Website Custom Audiences

2. Use Website Custom Audiences

Para essa ferramenta ser ativada é necessário colar um código em seu site que possibilita ao Facebook coletar as informações de acesso do seu site. Essa ferramenta é ideal para a sua campanha ter ótimos resultados no Facebook. No momento da criação de uma audiência customizada, a ferramenta possibilita que você crie um perfil de audiência de um público que já acessou o site ou algumas páginas exclusivas.

A ferramenta também permite que você seja mais específico e direcionar a campanha ou anúncio para o público que acessou o site diversas vezes em um período. Possibilita também adicionar uma mensagem direta para as pessoas que não acessam o site por um tempo, podendo aumentar mais o seu comprometimento.

3. Tenha mais qualidade que quantidade

Se você deseja que o seu público interaja com a sua empresa, saiba que postar diversas vezes diariamente conteúdos desinteressantes na timeline não vai melhorar a sua comunicação e interação com as pessoas. Procure elaborar textos que interessem e atraiam o público, pois é importante preparar poucas postagens capazes de gerar interesse e interação.

4. Use Pixel do Facebook Ads

O pixel possibilita que você acompanhe todos os seus anúncios e adquira informações importantes. Esse código é instalado em seu site e assim você consegue monitorar os resultados de cada anúncio criado.

Com o pixel do Facebook Ads é feita a contabilização das conversões que são geradas em seus anúncios, cria as listas de público que passou no site e de retargeting, semelhante ao remarketing do Google AdWords.

5. Desfrute das informações de sucesso das postagens antigas

Procure explorar a audiência das postagens passadas, com isso você poderá ter uma noção do que deixou o seu público mais satisfeito. Procure montar uma estrutura para avaliar qual publicação trouxe os melhores resultados.

As coisas que podem ser testadas são o tamanho das postagens, se há imagens ou não, se possui conteúdo próprio ou de terceiros, ou o tipo de postagem. Seguindo essa dica você pode aumentar o alcance, a eficiência e obter os melhores resultados por publicações no Facebook.

Verificação antes de iniciar a campanha
Verificação antes de iniciar a campanha

6. Verificação antes de iniciar a campanha

É importante conferir se está tudo correto em sua campanha ou anúncio – antes de veiculá-la.

Verifique a escolha da segmentação, se o conteúdo do anúncio que foi elaborado atende às expectativas do público que será atingido, se há erros ortográficos, se os botões funcionam, o texto da campanha ou anúncio está eficiente, se transmite a ideia necessária e não se esqueça da mensagem final para agradecer a visita do cliente, pois isso mostra a importância que você dá ao seu público.

7. Mantenha a criatividade

Os anúncios são compostos por elementos que são relacionados com a sua marca e essa é a parte mais criativa do processo. Os anúncios devem ser criados para ter uma conexão entre o público-alvo e o negócio, e tudo que for publicado possui extrema importância tanto em um Ad, quanto em uma comunicação geral.

As campanhas são baseadas em esforços essenciais que atingem um objetivo principal. Uma marca pode transmitir uma mensagem por anúncio e criar uma campanha que alcance todos os objetivos.

8. Saiba utilizar orçamentos

Há duas maneiras de orçamento que podem ser utilizadas em cada anúncio ou campanha: orçamento vitalício e diário. No vitalício você estabelece um orçamento e permite que o algoritmo do Facebook defina os dias e horários para os anúncios serem veiculados para o seu público.

Os valores de consumo costumam variar até o fim da campanha ou anúncio, variando também os resultados. No diário, você decide o valor máximo diário controlando os gastos. O orçamento mais indicado é o diário, pois você tem mais controle sobre os anúncios.

Não venda o produto para um público que não conheça a empresa
Não venda o produto para um público que não conheça a empresa

9. Não venda o produto para um público que não conheça a empresa

Diversas empresas pensam que é importante focar somente na venda do produto, mas nem todos os públicos estão prontos para comprar.

É recomendado igualar a sua estratégia de compra ao Inbound Marketing, elaborando anúncios de ofertas para o público que ainda não está pronto para adquiri-la, estabelecendo um valor para o momento.

Com as informações das pessoas (nome, endereço, email etc) você poderá fazer com que cheguem ao momento da compra.

10. Saiba que os fãs não são o objetivo principal

Um dos benefícios do marketing digital é a capacidade da mensuração, mas quando não é utilizado corretamente, pode ser considerado uma perda de tempo.

É o erro mais comum que ocorre quando as empresas focam em seu orçamento no aumento de números de curtidas. A quantidade é importante, mas focar nessa métrica não trará um ótimo retorno de vendas.

A dica importante e principal para esse caso é se concentrar nos anúncios em conversões no site.

11. Conheça o URL Builder

Atualmente ocorre na maioria das ferramentas de web analytics a distinção entre o tráfego dos anúncios pelo Facebook e orgânico.

Esse problema pode ser contornado para você mensurar as suas campanhas ou anúncios corretamente no Facebook Ads utilizando URL Builder, que permite o rastreamento da origem do tráfego, tornando mais fácil a avaliação de seus resultados.

12. Procure ter engajamento

Escolha os conteúdos principais e os melhores para promover dentro do Facebook e chame a atenção de seu público. Esse formato é de baixa concorrência e propõe uma oferta indireta e interessante para as pessoas.

Tome muito cuidado com o título que vai aparecer em sua campanha ou anúncio: não use títulos apelativos e motive o público a clicar da maneira mais natural.

Essas são as dicas que você precisará para elaborar uma campanha ou anúncio no Facebook Ads! Deixe o seu comentário e continue no nosso blog!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: