Como fazer uma prospecção efetiva

Até agora, muitas empresas ainda não perceberam uma coisa: apenas o marketing digital, não é suficiente para trazer novos clientes para um negócio. É necessário usar a prospecção de clientes também.  

Ele pode ajudar, no entanto, a maioria das empresas, em especial os negócios B2B (como indústrias de compressor de parafuso), ainda precisam continuar realizando a prospecção para se desenvolver.

Isso fica ainda mais claro quando a prospecção é desenvolvida na prática. Ela é o que garante a receita da operação que uma empresa precisa, e por essa razão, é fundamental para a competitividade e a sobrevivência no mercado.

Por essa razão, nós elaboramos este post para mostrar como é possível fazer uma prospecção efetiva em sua empresa. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Tenha um profissional especializado na área de prospecção

A primeira dica para fazer uma prospecção efetiva é não colocar os vendedores para realizarem essa tarefa.

Isso, pois ao contrário do que muitos imaginam, as atividades de prospecção e de vendas são bem diferentes.

Por essa razão, uma função cada vez mais presente nas áreas de vendas surge como SDR, que Sales Development Representative – no Brasil, o pré-vendedor.

Se sua empresa vende ventilador umidificador industrial, por exemplo, a função desse profissional é justamente realizar a prospecção de novos negócios e qualificar os leads para que os vendedores possa dar continuidade com a venda do seu produto.

Aprenda a fazer a prospecção de clientes

Construa suas próprias listas de prospecção

O próximo passo para fazer uma prospecção efetiva é construir a sua própria lista de possíveis leads.

Muitas empresas optam por comprar listas prontas, e como resultado, acabam falhando no processo de prospecção.

Isso, pois, na maioria das vezes, os dados dessas listas são desatualizados, ou até mesmo possuem leads que não condizem com a área de atuação do seu negócio.

Por essa razão, crie suas próprias listas de acordo com o perfil da sua persona. Construir a sua própria lista faz uma diferença enorme no sucesso de uma estratégia de prospecção.

Faça o primeiro contato por e-mail

De fato, não existe uma fórmula certa para a abordagem de uma prospecção.

No entanto, os contatos por e-mail se mostraram mais efetivos ao longo dos anos, visto que muitos clientes não gostam de receber ligações ao longo do dia, além do e-mail ser o principal canal de comunicação de grandes e médias empresas.

Otimize sua estratégia de prospecção

Apesar da prospecção ser uma tarefa trabalhosa, sincronizar todo esse trabalho com ferramentas adequadas podem otimizar e agilizar todo o tempo dos profissionais.

Se sua empresa trabalha com etiqueta de segurança, por exemplo, Isso pode ser feito com uma ferramenta de automação de marketing, onde é possível construir listras, preparar os e-mails e programar todos os detalhes em um único local.

A tecnologia chegou para ficar, e utilizá-la da melhor forma pode transformar todo processo da sua estratégia de prospecção!

Agora que você já sabe como é possível fazer uma prospecção efetiva, o que está esperando para seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags: , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: