Como fazer vendas online

No mundo globalizado que vivemos hoje, a internet se tornou um canal de vendas importantíssimo para todas as empresas e tipos de negócios.

Muitos que querem empreender, buscam as vendas online para realizar seu sonho de ter uma empresa e vender sem sair de casa.

Porém, é preciso ter cuidado ao se aventurar no mundo digital para vender produtos, sejam físicos ou digitais, pois exige planejamento, investimento e estudo de mercado.

Se você quer investir em um negócio digital, mas não sabe como fazer vendas online, segue com a gente que vamos explicar como planejar seu negócio.

Planejamento

Para montar seu negócio em casa e fazer vendas online, não é preciso fazer um planejamento muito complexo.

O mais importante é você ter em mente três questões que vão nortear todo o seu plano de negócios:

  • Qual produto quero vender?
  • Para qual cliente é meu produto e qual é a minha persona?
  • Quem será meu fornecedor?

Respondendo estas perguntas, você saberá se estruturar, e conseguirá fazer um planejamento bem organizado.

Aprenda como fazer vendas online

Qual produto vender?

Você precisa analisar se quer vender algo que você já domina, ou algum produto que não conhece, mas sabe que o mercado está carente.

A partir daí, faça uma lista de, pelo menos, 10 produtos que você gostaria de entrar no mercado e começar as vendas online.

Quem é meu cliente?

Saber para quem vender seu produto é fundamental para o sucesso de sua empreitada. Você precisa conhecer a persona do seu negócio, compreender quem vai comprar seus produtos.

A persona é o resumo do perfil do seu cliente ideal, com suas características, desejos e hábitos comuns aos compradores reais.

Entendendo quem é sua persona, você poderá oferecer soluções para os problemas delas, sendo mais assertivo e obtendo melhores resultados.

De quem comprar?

Caso seu empreendimento seja um e-commerce, a busca por fornecedores é essencial.

Faça uma busca dos fornecedores em potencial, e entre em contato com eles para colher informações sobre preços, condições de pagamento, prazo de entrega.

Investimento

Independente do tipo de produto que você resolveu vender pela internet, é preciso ter dinheiro para fazer investimentos em sua estrutura de negócios.

Para alcançar as vendas, é preciso que as pessoas saibam o que você está vendendo, então há a necessidade de divulgar seus produtos na internet.

Esperar um retorno somente através do tráfego orgânico pode ser demorado e muitas vezes não acontecer.

Portanto, planeje o quanto você está disposto a gastar com publicidade paga nas redes sociais, pois assim suas chances de fazer a primeira venda aumenta muito.

Há algumas maneiras de investir em publicidade usando o Google Adwords e o Facebook Ads, além de investir em um bom conteúdo em email marketing.

Em todas essas formas você precisa de estratégias de SEO, que são as técnicas que vão ajudar o ranqueamento de seu negócio nas pesquisas online.

Você pode fazer vendas online em casa

Como funciona o processo de vendas

Antes de investir em seu negócio de vendas online, é preciso que entenda como o processo funciona.

Geralmente, esse processo possui três etapas, que possuem pesos iguais em sua estratégia de negócios.

A pré-venda é a primeira etapa onde você analisa pontos relevantes para suas vendas online como o nicho de mercado que escolheu.

Como também a solução certa para entregar ao seu cliente, o perfil ideal de cliente e os custos que terá no processo todo.

É um estudo que você faz, antes de qualquer venda, para que compreenda o tipo de conteúdo a ser gerado.

Isso também é válido para entender qual vai ser o tom da comunicação com sua persona e quais redes sociais você investirá para alcançar esse público.

A etapa seguinte é a venda onde você analisa os canais de comunicação escolhidos para interagir com seu público.

Aqui entra sua estratégia de investimento em tráfego orgânico ou pago, utilizando plataformas como Google, Facebook entre outros, de acordo com o perfil de sua persona.

Você vai escolher quais formas de pagamento estarão disponíveis a ele e como será a entrega do seu produto.

E por fim, a última etapa, que é a pós venda. Esta etapa é tão importante quanto às outras porque é onde você analisa a satisfação do seu cliente e é onde terá a possibilidade de fidelizar seu público.

Aqui entra um bom suporte e atendimento ao consumidor, como vários canais de atendimento, e pesquisas de satisfação para saber se você está no caminho certo.

Para criar um vínculo maior com seu público, invista em algo a mais para entregar a eles após sua compra, como algum material gratuito ou um desconto em outra compra.

Estrutura

Com todo o seu planejamento em mãos, você já pode começar a colocar o seu plano de vendas online em prática.

Uma forma de dar mais credibilidade para seu negócio é se formalizar, abrir uma empresa. E com uma estrutura bem enxuta, formalizar-se como MEI (Micro Empreendedor Individual) é o melhor caminho.

Criar uma identidade visual para sua empresa também é importante, porque ajuda a ser reconhecido nos canais de interação com as pessoas.

Falando em canais, você precisa estar atento às redes sociais que sua persona atua, para criar conteúdos específicos e conseguir atingir seus objetivos de vendas online.

Se o seu produto for físico, e você não possuir um site de vendas, vale a pena investir em algum marketplace, como o Mercado Livre, que já possui toda uma estrutura de vendas montada.

Busque ter o maior número de canais de atendimento possível, para que seus clientes consigam interagir com você o mais rápido possível.

Conclusão

Você percebeu que para começar a fazer vendas online é relativamente simples, mas dá trabalho.

É preciso ter um bom planejamento, foco, investir tempo e dinheiro para que os resultados aconteçam e seus produtos precisam ser vistos nos locais onde está a sua persona.

Também é necessário trabalhar na pré-venda e no pós-venda, fidelizando sua clientela, e criando um público que será o seu maior propagandista.

Existem várias formas de fazer sua divulgação na internet, mas é preciso ser criativo e assertivo no conteúdo.

Afinal o mercado é muito competitivo, e para se destacar sua marca deve ter algo a mais a dar ao consumidor.

Se você gostou deste artigo sobre como fazer vendas online, e quer se manter atualizado sobre o que acontece no mundo do marketing digital, siga nosso blog.

 

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: