Como fazer um webinar: cinco passos

A internet permite a criação de conteúdo em vários formatos, e um dos mais versáteis é o webinar.

Mas é preciso estar atento a alguns fatores que podem fazer a diferença para seu público, quando seu webinar for divulgado no meio online.

Pensar bem em como fazer um webinar é a melhor maneira de chegar a um resultado positivo, mantendo a qualidade do conteúdo e atraindo a atenção do público.

Neste artigo vamos mostrar 5 passos de como fazer um webinar de sucesso e como obter bons resultados com este formato de mídia.

webinar-video-marketing
Aprenda a fazer um webinar em 5 passos

O que é um webinar?

A palavra webinar vem do inglês, web based seminar, em português é falado webinário, e nada mais é do que um seminário, de um tema específico, transmitido ao vivo pela internet.

O legal desse formato é que não há a necessidade de se ter um estúdio profissional para fazer um webinar, basta ter um tema, um computador com acesso à internet e, claro, audiência.

As possibilidades são muitas, porque você pode fazer um webinar sobre um assunto que domina, para tirar dúvidas do seu público ou para apresentar de forma mais detalhada seu produto ou serviço.

Porque fazer um webinar?

Eventos ao vivo chamam mais a atenção do público do que um artigo em um blog, por exemplo. E se o tema apresentado for bem interessante, a audiência será grande com certeza.

Assim, sua marca passa a ser vista por muito mais pessoas de uma vez só. Percebe?!

Outra vantagem de fazer um webinar é o tipo de engajamento que esse evento proporciona, porque gera uma proximidade com o seu público como nenhum outro formato faz.

Por ser ao vivo, as pessoas estão vendo você em tempo real e isto cria uma conexão forte, muito maior do que textos ou vídeos gravados.

A possibilidade de interagir com sua audiência, através de perguntas e respostas, durante o webinar, é sensacional, porque ajuda a engajar as pessoas.

O webinar também permite que você demonstre autoridade instantânea sobre o assunto que está falando, afinal um evento ao vivo não há possibilidades de enganar as pessoas.

Agora que você já sabe a importância de fazer um webinar, vamos mostrar cinco passos para criar um que seja vencedor.

O que é webinar?
Siga os passos para o seu webinar

 

  • Tema

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é definir o tema que vai ser abordado no webinar.

É primordial que você se planeje com alguma antecedência, pois há muitos temas que podem ser abordados, mas dê preferência para aqueles que estão mais alinhados com o perfil de seu público.

Fazer uma lista dos possíveis assuntos é uma boa dica e, a partir daí, analisar cada um para ver qual pode trazer melhores resultados para o seu negócio.

Pesquisar nas redes sociais os temas mais curtidos e comentados pelo seu público e entender o porquê eles fazem tanto sucesso, pode ser um ponto de partida para criar o seu conteúdo.

Após o tema definido, pense em um título para ele, que chame a atenção da audiência, assim você garante que a divulgação não passará despercebida pelos usuários.

Uma dica interessante é atentar nas palavras-chave que chamam as pessoas para seu site. Isto pode ser usado em seu webinar para despertar mais interesse da sua audiência.

  • Plataforma de transmissão

O segundo passo para fazer um webinar é escolher a plataforma onde ele será exibido. Existem várias possibilidades no mercado, gratuitas e pagas.

Ferramentas pagas como o 99webinar possuem recursos extras que podem ser interessantes, como integração com e-mail marketing e envio de lembretes por SMS à sua audiência, além de questionários ao vivo na tela durante o evento.

É possível também usar as redes sociais como o YouTube e o Facebook para fazer seu webinar.

  • Data e Hora

Escolher a data do seu webinar é o terceiro passo a ser feito.

Você precisa se atentar a alguns pontos para não escolher datas e horários em que a audiência não esteja muito disponível, como véspera de feriado ou uma sexta-feira a noite.

Prefira datas onde não aconteçam outros eventos que chamem muita atenção do seu público para não ter a audiência dividida.

Marcar a data e horário do seu webinar ajuda a você se planejar, afinal terá um tempo definido para aprontar todo o material do seu evento. Portanto, marque seu webinar com pelo menos três semanas de antecedência.

Desta forma, a divulgação poderá ser feita com tranquilidade e de forma adequada, como foi pensada no planejamento de marketing.

  • Landing Page

O quarto passo para fazer um webinar, após já ter o tema definido, escolhido quando será divulgado e a plataforma em que vai aparecer, é criar uma página de captura de leads, ou landing page.

Esta página será a responsável pela inscrição das pessoas através da inserção de um e-mail. Assim, as pessoas poderão ser avisadas sobre o que está acontecendo sobre o evento.

Ela deve conter todas as informações sobre seu webinar, como o tema, data e outras que você achar relevantes para chamar a atenção do seu público.

Além disso, ela precisa ser objetiva para garantir que o usuário conclua a inscrição, então não inclua menus, links ou qualquer outra distração na sua página de captura.

  • Divulgação

Por último, mas não menos importante, você fará a divulgação do seu webinar, e há algumas formas de se fazer isso.

Fazer uso do e-mail marketing para divulgar seu evento é uma boa estratégia, usando sua lista de contatos e enviando um convite. É importante também divulgar em todas as redes sociais.

Lembre-se que é essencial fazer essa divulgação com alguns dias de antecedência, para que as pessoas possam se programar para assistir seu webinar e aproveitá-lo ao máximo.

Outra estratégia a ser usada é a promoção de anúncios pagos, caso você tenha verba destinada para isso.

Conclusão

Fazer um webinar não é difícil e nem precisa de uma estrutura profissional, apenas um bom tema, planejamento e divulgação nos locais certos.

Esse formato de mídia tem muitos benefícios para seu negócio, porque aumenta a visibilidade de sua marca e sua autoridade sobre o assunto abordado, além de permitir uma proximidade maior com seu público.

Se você gostou de saber como fazer um webinar e quer ficar por dentro de assuntos sobre marketing digital, siga nosso blog.

 

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: