Ferramentas Digitais para empreendedores

O ambiente online, se tornou um dos melhores espaços para entrar em contato com usuários que possam se tornar seus futuros clientes.

E diversas empresas desenvolveram a incrível capacidade de invadir a nossa vida, em qualquer página ou site, dentro do ambiente online.

Basta navegar em um site de notícias, no seu perfil nas redes sociais ou simplesmente acessar o seu e-mail que lá estão elas, as propagandas chamativas, com cores fortes e vibrantes pulando na sua cara.

ferramentars-empreederores-digitais
Ferramentas para empreendedores digitais

Para empreendedores digitais, estar presente nesse ambiente não é nada mais do que necessário, e se você está iniciando suas atividades e ações de marketing digital, ou quer entender melhor como funcionam esses mecanismos, senta lá que vamos explicar um pouco sobre esse ambiente e como utilizar as melhores ferramentas de marketing digital, para atingir os seus objetivos com seu negócio e seu público-alvo.

Entenda seu mercado

Então você caro empreendedor digital, que decidiu abrir seu negócio e ganhar dinheiro pela internet, descobre que é apenas mais um em um vasto campo competitivo.

Dependendo da área em que você vai se inserir, o mercado está tão saturado, que vale a pena achar brechas e estruturar uma estratégia long tail, para aproveitar das oportunidades que os grandes players ainda não estão fazendo. 

Mas antes de tudo, tenha consciência do quão precioso é o produto/serviço oferecido por você, a ponto de alguém estar disposto a pagar por ele.

Saiba quem é o seu público, suas personas e seus interesses, afinal a segmentação é muito importante. 

Assim que você entender o mercado em que está atuando, e conseguir atingir essas pessoas, proporcione uma boa experiência de navegação, tenha um site rápido, visualmente limpo, responsivo que se adapte a diferentes telas, como celulares e tablets, com informações e comandos claros.

Todos os elementos das páginas online devem ser pensados para atingir o seu objetivo, seja a entrega de conteúdos relevantes ou vendas.

É importante oferecer o conteúdo certo para a pessoa certa, com isso em mente é possível competir por relevância digital contra grandes empresas.

Após definir o seu objetivo claramente, planeje bem as estratégias para diferentes canais para alcançá-lo.

Com isso em mente, e sempre colocando as necessidades dos usuários em primeiro lugar, está na hora de começar a fomentar o tráfego e contato com a sua marca.

Então vamos para as ferramentas!

1. Facebook Ads

facebook-ads-ferramentas-digitais
Ferramentas digitais Facebook Ads

O Facebook é a maior rede social do planeta e é quase certo que você saiba disso.

Porém, talvez não tenha ideia da dimensão que a plataforma atingiu: Nesse ano (2019) o Facebook completou 15 anos, com um total de 2,3 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

Aqui no Brasil, a plataforma está com 130 milhões de usuários e só cresce todos os dias.

E é justamente por concentrar tantas pessoas, que negócios de diferentes tamanhos foram

com o passar dos anos, conquistando seu espaço por lá.

O grande diferencial do Facebook Ads, que vai de contrapartida com o Google Ads, é que na plataforma do Face, você pode segmentar o público que quer atingir, e ele não precisa pesquisar nada, seus anúncios podem aparecer para quem você quiser de maneira pré determinada.

E como fazer para realizar anúncios dentro dessa rede?

O sistema de anúncios, dentro do Face Ads é simples e é basicamente no estilo, “faça você mesmo”, com espaços para preenchimento e a análise do desempenho desses anúncios também é simples.

Mas aqui vão algumas dicas:

  • Suas imagens e textos devem conversar entre si, de maneira que o contexto faça sentido. 
  • O uso de imagens coloridas chamam mais atenção, e pessoas nas imagens também ajudam a converter mais.
  • É importante adicionar algum CTA em seu anúncio, pode ser no texto ou na própria imagem, deixe claro o que os usuários precisam fazer. 
  • Não se esqueça de segmentar seu público.

2. Google Ads

ferramentas-digitais-google-ads
Google Ads

O Google é hoje a maior plataforma de buscas do Mundo.

Todos os dias milhares de pessoas pesquisam por lugares, produtos, serviços, respostas para perguntas, por comandos de voz e escritos.

E as suas redes englobam o próprio buscador do google, o Youtube e outros sites que estão dentro do grupo de anúncios do Google.

Ou seja, é uma das grandes ferramentas que estão no mercado para realizar anúncios online.

Já o Google Ads, é a plataforma feita para colocar esses anúncios de pé, você cria anúncios dentro do Google Ads e eles são liberados dentro da rede do Google.

Ele é uma plataforma excelente e imprescindível se você está iniciando em alguma área, é a forma que você tem de mostrar a sua empresa como uma solução para quem já está buscando sobre o assunto ou alguma resposta para as suas dúvidas.

Para criar anúncios dentro do Google Ads, você pode seguir a mesma linha do Facebook, só que no Google, ao invés de pensar em segmentar seu público, você vai pensar muito mais nas perguntas e comportamento do usuário.

Então, a primeira coisa é entender o que os usuários vão buscar no Google para acharem a sua empresa, em seguida estruture uma sequência de palavras-chaves e termos que podem aparecer nessas pesquisas, outra coisa é excluir palavras que possam aparecer e que não tenham necessariamente a ver com o seu negócio.

E a partir daí, criar seus anúncios responsivos de texto, que aparecem na rede de pesquisa.

Conforme o desempenho desses anúncios, fica fácil determinar os outros modelos que você irá criar.

Modelos de imagens, vídeos… entre outros que você também consegue colocar no ar a partir do Google Ads.

3. E-mail Marketing

email-marketing-ferramentas-digitais
Email Marketing

A caixa de e-mail, por alguns considerada obsoleta, ainda é uma das melhores formas para se criar um relacionamento e converter seus contatos em clientes.

Como? Através do grande e antigo Funil de Vendas, juntamente da Automação de Marketing Digital.

Essa dupla unida, não tem erro! É negócio na certa.

O Funil de vendas vai direcionar a sua estratégia de conteúdo e de abordagem perante o cliente, e a automação de marketing vai tornar essa comunicação mais pessoal e personalizada.

Mas para criar uma estratégia realmente relevante, é necessário entender como funciona o comportamento dos usuários perante a sua caixa de e-mail.

O e-mail ainda é algo muito pessoal, e contém em sua maioria informações super importantes e pessoais dos seus usuários, afinal, para se cadastrar em qualquer coisa, você precisa disponibilizar seu e-mail.

Então, os usuários tendem a usar o e-mail de maneira que faça sentido para o interesse deles, por isso o ideal é não encher a caixa de entrada desses usuários, e sim utilizar de maneira inteligente cada mensagem que for enviar.

Então, para estruturar esse modelo é interessante seguir esses passos:

  • Crie algum atrativo, um e-book, white paper, ou algo que seu usuário tenha interesse em consumir;
  • A partir dessa oferta, faça landing pages para captar os dados desse usuário;
  • Já com o e-mail dele, informe sobre seu negócio e guie ele por dentro do funil;
  • Filtre aqueles usuários que na verdade não querem saber do seu negócio;
  • Assim que ele estiver engajado e demonstrando interesse no seu negócio, lance algum gatilho ou CTA para ele fazer alguma ação;
  • A partir desse momento você decide se ele vai para o seu setor de vendas ou encaminhado para outra ação.

Para montar os seus e-mails, lembre-se de fazer assuntos relevantes para os usuários, colocar imagens que interajam com ele e conteúdos que lhe sejam interessantes.

4. Google analytics

google-analytics-ferramentas-digitais
Google Analytics

O Google Analytics, é uma das ferramentas básicas para entender o desempenho do seu site.

Após instalado no código do seu site ele te informa questões sobre tráfego, visitas únicas, a região e dispositivo pelo qual as pessoas acessaram o site. De onde vieram e para qual página estão indo.

Hoje o Google está investindo em uma plataforma paga do Analytics, se chama Analytics 360.

É tão completo quanto o Analytics, mas recebe suporte do time do Google e possui outras variantes.

De qualquer forma, se você tem um website, é imprescindível que você instale o Analytics nele, caso contrário, você não terá dado nenhum sobre as ações que está fazendo e se estão gerando tráfego para seu site.

5. Google Search Console

ferramentas-digitais-google-search-console
Google Search Console

O Search Console, antigo webmasters, também do Google, é uma das melhores ferramentas digitais para quem quer criar conteúdos para web, pensando principalmente nas dores e buscas dos usuários.

O Console traz diversos insights sobre o seu site, desde páginas mais clicadas, palavras e termos mais procurados, desempenho AMP, até a indexação das suas páginas e sites.

O Google console é realmente imprescindível para quem quer trabalhar melhor o seu desempenho orgânico.

E ele traz informações sobre o website, seu canal do Youtube se tiver um e sobre as imagens no google envolvendo as suas palavras-chaves.

6. Trello

ferramentas-digitais-trello
Ferramenta digital trello

O Trello é uma ferramenta para gerenciamento de tarefas, ele é super útil se você tem multifunções ou precisa coordenar tarefas do seu time.

Ele permite integrações com outras várias plataformas e também permite analisar o andamento de diferentes projetos, como também o desempenho da equipe.

Além da própria plataforma, o Trello possui um app para o acompanhamento das tarefas via mobile.

7. Hotjar

ferramenta-digital-empreendedores-digitais
Hotjar ferramenta digital

Se seu objetivo é focar na experiência do usuário em seu website, é importante entender como ele se comporta uma vez que está nele.

Pela ferramenta Hotjar, fica fácil, porque ele grava os movimentos e tendências dos usuários dentro do seu website.

Quer fazer testes A/B na sua plataforma e verificar qual CTA, ou qual copy faz mais sentido e causam mais efeito no usuário?

Pela Hotjar você consegue.

Dentro da plataforma deles é possível fazer:

  • Heatmaps: mapas de calor das áreas com mais passadas de mouse;
  • Scrollmaps: profundidade de scroll do mouse dentro da página;
  • Clickmaps: áreas mais tocadas;
  • Visitor Recordings: gravação da tela dos visitantes;

Entre várias outras funções.

8. Leadlovers

ferramenta-digital-automação-marketing-leadlovers
Plataforma Automação de Marketing leadlovers

E por último mas não menos importante, a leadlovers, uma das mais completas ferramentas para automação de marketing digital.

Com a leadlovers você pode colocar a sua estratégia de marketing digital de pé, e automatizar todas àquelas funções que seriam feitas manualmente.

Com a leadlovers você pode:

  • Criar sequência de e-mails
  • Criar sequência de SMS
  • Criar sequeência de chatbots do Facebook e Instagram
  • Certificação HTTPS
  • Pipeline de vendas
  • Construtor de páginas: para criação de landing pages
  • EAD: área de membros

Atualizado em 05/08/2019

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


1 Comentário

  1. Valeu pelas dicas, muito bacana, se tiver mais dicas como essa deixa aí pra gente sempre acompanhar. PARABÉNS!

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: