Filhos e home office: como pais e mães podem lidar com a quarentena

Países do mundo têm vivido uma experiência até então nunca vivenciada em tamanha escala de isolamento social. Uma questão importante nesse cenário é a dos filhos e o home office.

Desde março, escolas, creches e todo o tipo de instituições de ensino fecharam suas portas para o trabalho presencial e mandaram todas as crianças para casa em prol da saúde coletiva.

Para os pais, são mais de três meses com os filhos em casa em tempo integral, não pode ir para o colégio, não pode sair para brincar com os amigos, nem ir passear no parque. 

Um momento difícil em que os pais precisam conciliar o trabalho, que continua sendo executado através do home office, com a rotina das crianças, que por causa do tempo integral em casa, começam a enjoar de executar as mesmas tarefas todos os dias.

Mas o que devemos fazer? É possível entreter os filhos e trabalhar ao mesmo tempo? 

Afinal, não dá para deixar o trabalho de lado, mas as crianças também precisam de atenção, muitas vezes redobrada devido a ociosidade do momento. 

Neste artigo vamos falar sobre dicas e possíveis maneiras de lidar com o isolamento social sem perder a cabeça, fazendo com que trabalhar e cuidar dos filhos seja uma tarefa, não fácil, mas possível de ser executada em conjunto enquanto tudo isso não acaba.

Calma! Não adianta surtar

A sensação é de que o trabalho dobrou depois que a quarentena começou e você sente que não vai dar conta de tudo ao mesmo tempo, né? 

Calma! Às vezes o novo nos assusta e sentimos que tudo é maior do que realmente é, por isso a primeira dica é olhar com calma o que precisa ser feito.

Você não precisa fazer tudo de uma vez, afinal essa é uma nova rotina, não tente fazer tudo como era antes, agora as coisas não são como eram no passado. 

Por isso, tudo bem se as vezes o banho das crianças atrasar, ou se o almoço não sair no horário planejado. a palavra de ordem é ter calma, que com o tempo tudo vai entrando na rotina outra vez.

Crie uma nova rotina

Com pais e filhos em casa não dá para dizer que tudo vai ser como era antes, então não tente aplicar as mesmas regras, o momento pede hábitos diferentes para fazer dar certo.

Criar uma nova rotina pode trazer benefícios tanto para as crianças, que vão saber os momentos certos para brincar, estudar, assistir televisão…

O mesmo serve para os pais, se os filhos precisam ter horário para estudar, crie horários e pausas no trabalho para poder acompanhar o que as crianças estão fazendo em diferentes períodos de tempo.

Com uma nova rotina aplicada, os pequenos irão entender que agora a vida é diferente, mas que mesmo este novo momento também pede regras de convivência para que todos possam conviver em harmonia.

Você pode criar uma rotina de home office com os filhos

Organize as tarefas

Com todos em casa, ficará mais fácil distribuir tarefas para que cada um possa ajudar a casa a se tornar funcional e continuar sendo um ambiente agradável para toda a família. 

Liste todas as tarefas a serem cumpridas, desde a organização da casa até as atividades da escola das crianças e trabalho dos pais.

Separe o que cada um poderá fazer da lista, as crianças poderão ajudar na limpeza e organização da casa quando não estiverem fazendo suas atividades escolares, essa atividade, além de entretê-las, fará com que criem a noção de pertencimento àquele ambiente: “se moro aqui, logo o cuido”.

Determine o local de trabalho

Esta é uma dica tanto para as crianças como para os pais. 

Assim como é importante ter uma rotina para a organização das tarefas ficar mais fácil, quando se estabelece um local adequado de trabalho, você ganha outros espaços de lazer.

Assim, as crianças vão entender melhor que quando se está na mesa de trabalho, por exemplo, não é possível brincar com a mãe ou o pai, a mesma coisa acontecerá com as atividades escolares que estão sendo enviadas pelas escolas.

Se é hora de fazê-las, deve-se sentar no local escolhido para as atividades escolares e não no local das brincadeiras.

Além de todas as dicas, a principal delas deve ser o diálogo com as crianças, poder explicar para elas que o momento que estamos passando é uma novidade e que iremos aprender juntos a se reinventar deve ser o ponto de partida dessa nova fase para que elas possam compreender e ajudar no que for necessário para que tudo fique mais leve e possa ser passado, juntos, com toda a família unida.

Compartilhe o post:

Tags: ,