Funil de vendas: 05 dicas para colocar em prática

Empresas que investem em marketing digital precisam estar atentas ao bom funcionamento do funil de vendas, afinal ele representa as oportunidades de negócios que sua equipe comercial têm em mãos para trabalhar.

Ter o domínio dessa ferramenta é essencial para conseguir aumentar a receita de sua empresa, mas é preciso ter estratégias certas para que o resultado positivo se concretize.

Segue com a gente porque vamos mostrar 5 dicas neste artigo para você otimizar seu funil de vendas e conseguir melhorar os resultados de seu negócio.

Você pode estruturar seu funil de vendas sozinho

 

  • Qualifique bem seus leads

 

O seu funil de vendas é feito de pessoas que constam em sua lista de contatos, e são elas que vão fazer as engrenagens funcionarem.

Para se ter um funil de vendas eficaz não adianta você ter uma lista de contatos infinita, porque aqui a qualidade é melhor que a quantidade.

Você precisa qualificar bem seus leads para conseguir entender quando eles estão prontos ou não para serem abordados.

Quando você qualifica bem um lead, um grande número de informação é coletada possibilitando um conhecimento maior sobre seu contato. 

Se sua qualificação for gerida por notas, por exemplo, fica mais fácil qualificar e conhecer o potencial valor daquela pessoa.

Para coletar o maior número de informações possíveis de seus contatos, você pode lançar mão de estratégias como as CTAs, ou Call to Action.

Nos conteúdos criados pela sua empresa para o marketing digital, inclua em seus CTAs solicitações para coleta de dados como o nome, empresa que trabalha, e-mail, cargo e telefone.

 

  • Nutra bem seus leads

 

Quanto mais dados você conseguir dos seus leads, mais qualificados eles serão, porque você conhecerá o seu perfil e poderá direcionar os conteúdos adequados para ele.

Isso se chama nutrição de leads, ou seja, criar conteúdos personalizados com base no comportamento da pessoa, visando construir e manter uma relação com seus potenciais clientes, de modo a facilitar o caminho dela até a efetivação da compra de seu produto.

Essa estratégia possibilita aumentar a sua autoridade e credibilidade diante dos consumidores, principalmente daqueles que estão interessados no que seu negócio oferece.

 

  • Olhe as métricas que realmente interessam

 

Quando se trabalha com funil de vendas, há uma quantidade enorme de dados a serem analisados, e é comum cometer o erro de ficar focado em métricas que não levam a lugar algum.

Para otimizar o seu funil de vendas você precisa analisar as métricas que são importantes para o crescimento das vendas, como as taxas de conversão, número de leads criados, clientes gerados, o faturamento obtido no processo, e o ROI.

 

Acompanhe as métricas do seu funil de vendas

 

  • Escolha bem onde atuar

 

O funil de vendas possui três etapas bem distintas, e sua estratégia é que vai definir onde seus esforços estarão concentrados para gerar mais resultados para seu negócio.

Você precisa avaliar bem as vantagens e desvantagens de cada etapa do funil de vendas para que seu investimento seja bem gasto.

O topo é desafiador porque as pessoas ainda não conhecem seus produtos e você precisa chamar atenção para sua marca.

O meio do funil de vendas é onde as pessoas ganham mais confiança, e se interessam pelas marcas que podem resolver os seus problemas.

E o fundo do funil é onde a pessoal vai tomar a decisão de comprar de você ou do concorrente, portanto sua empresa pode faturar mais rapidamente.

 

  • Mantenha os clientes no fluxo

 

Em um funil de venda é essencial que o fluxo de caminhada dos leads seja para baixo, e nunca ao contrário. Quanto mais para o fundo do funil você levar o lead, mais chances de conseguir uma conversão.

O acompanhamento do comportamento dos leads é primordial para saber qual o próximo passo será tomado, evitando que ele volte atrás em seu caminho de compras.

Determinar a quantidade de informações certas para cada lead é importante, pois isto determinará o tempo de tomada de decisão dele, permitindo seu avanço no funil de vendas.

Conclusão

A estratégia do funil de vendas existe por um motivo no mundo do marketing digital, e é o de atrair mais clientes e poder transformá-los em reais clientes de sua empresa.

Para que funcione, sua estratégia precisa ser otimizada, criando conteúdo adequado para cada lead e no momento certo.

É preciso estar atento às informações que realmente importam na hora de avaliar se sua estratégia está funcionando ou não, e ajustar o que for preciso para levar os clientes até o fundo do funil de vendas.

Se você gostou de saber como melhorar sua estratégia de funil de vendas, siga nosso blog e fique por dentro do que está acontecendo no mundo do marketing digital.

 

Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: