Entenda a diferença entre funil de vendas e taxa de conversão

Se você não sabe com precisão qual a diferença entre o funil de vendas e a taxa de conversão, saiba que essa dúvida é mais comum do que se imagina.

Afinal, quando se trata de elaborar uma estratégia de marketing digital, o gestor precisa tanto analisar em qual parte do funil de vendas ela se encaixa, assim como observar qual será ou está sendo a taxa de conversão.

Grande parte das empresas deixam de realizar um ou outro, no entanto, a complementação dessas duas análises é fundamental para garantir o sucesso da estratégia.

Imagine que você vende moldes de injeção e quer alcançar novos clientes, por exemplo. 

Por meio do funil de vendas, você organiza os potenciais clientes da sua base, e com a taxa de conversão, você analisa se as estratégias estão sendo efetivas!

Mas vamos explicar melhor sobre cada um dos conceitos abaixo, por essa razão, se você se interessou pelo assunto, continue nos acompanhando neste post! Vamos lá?

Entenda como usar o funil de vendas para aumentar a taxa de conversão

O que é o funil de vendas?

De forma geral, o funil de vendas, também conhecido como pipeline ou funil de conversões, é uma representação de todas as etapas que um lead (potencial cliente) passa, desde o primeiro contato com a organização, até o fechamento de uma venda.

Em outras palavras, o funil de vendas é um modelo que mostra toda a jornada de um lead que passa pela empresa até realizar uma determinada compra. 

Além disso, normalmente o funil é dividido em 3 etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Veja abaixo sobre cada uma delas:

  • Topo de funil: aqui, o lead acabou de entrar em contato com a empresa, mas ainda não tem interesse nos produtos e serviços, pois não viu necessidade de compra.
  • Meio de funil: nesta etapa, o lead já tem conhecimento sobre os produtos e serviços e começa a se interessar na empresa, pois percebeu uma necessidade de compra.
  • Fundo de funil: por fim, aqui o lead já sabe o que quer comprar, mas observa e compara entre as empresas. Neste momento, ele analisa qualidade do produto vendido, se a empresa é confiável, se tem todas as certificações como no caso da avcb bombeiros, entre outros.

E o que é a taxa de conversão?

A taxa de conversão diz respeito a um indicador que mostra a quantidade de pessoas que se converteram a realizar alguma ação proposta pela empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, a taxa de conversão não se refere apenas às vendas, mas sim, a todas as ações de uma empresa. 

Ou seja, essa taxa indica quantas pessoas foram convertidas a fazer alguma coisa elaborada pela companhia.

Se você tem uma empresa de totem digital, por exemplo, com a taxa de conversão, é possível registrar dados com mais precisão, descobrir se as ações estão sendo efetivas ou possuem alguma falha, e até mesmo entender os resultados gerais da empresa.

Qual a diferença entre o funil de vendas e a taxa de conversão?

A resposta é simples: enquanto o funil de vendas é um separador de estratégias de acordo com a qualificação de um lead, a taxa de conversão é um indicador que mostra se as estratégias estão sendo efetivas!

Agora que você já entendeu sobre os dois conceitos muito presentes no marketing digital, o que acha de aplicar essas estratégias em seu negócio e ter sucesso? 

Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: