13 dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio

Estar presente em todas as redes sociais onde seu cliente está é fundamental para qualquer negócio. E, se você está aqui querendo saber como aumentar sua base de seguidores no Twitter, certamente já entendeu a importância desta rede para a sua marca.

E como qualquer outra rede social, só vai fazer sentido você ficar por lá se tiver um público acompanhando o que sua empresa publicar. É justamente para conseguir estes seguidores que nós resolvemos criar este artigo.

13 dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio
13 dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio

Ao longo das linhas abaixo você vai ver 13 dicas matadoras de como ganhar seguidores no Twitter e melhorar o número de interações com as suas postagens, bem como o posicionamento da sua marca nos 280 caracteres.

Antes de começarmos, não esqueça de dar uma olhadinha no nosso artigo sobre Twitter Ads e aprenda a criar campanhas de sucesso que irão elevar ainda mais o seu número de seguidores e conversões a partir da rede.

Dica 1: Engajamento

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 1: Engajamento
Dica 1: Engajamento

Se é para começar, que seja do início! Uma dica básica, mas que nós vemos muitos empresários deixarem de lado é a interação com os seus seguidores.

Ficar de olho na timeline, curtir, retweetar e responder a publicações da sua audiência é imprescindível para que eles notem que o seu perfil não é uma via de mão única. Ou seja, que o seu negócio não é um daqueles “a mim tudo e ao vosso reino nada”.

Mas, para que você possa interagir com os seus seguidores, é preciso segui-los. Portanto, não esqueça de sempre dar follow em todos que lhe seguem.

Esta é uma maneira de mostrar para eles que você viu que eles têm interesse no seu conteúdo e que você também está interessado no que eles têm a dizer.

Dica 2: Conteúdo

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 2: Conteúdo
Dica 2: Conteúdo

As pessoas que seguem a sua empresa no Twitter querem ver o que você publica, portanto você sempre deve ter isso em mente na hora de realizar as suas publicações.

Fazer um post ou outro com promoções e anúncios de seus produtos ou serviços pode sim, mas se for sempre isso, vai tornar-se maçante!

Lembre-se de sempre publicar conteúdo de valor para a sua audiência, dicas e frases que – de fato – serão úteis para eles de alguma maneira.

A melhor forma de conquistar novos seguidores no Twitter e, sobretudo, manter os que você já tem é fornecer conteúdo de qualidade. Quando você faz isso, desperta o interesse em continuar lhe seguindo e compartilhar com outros o que você acabou de publicar, gerando assim mais seguidores.

Dica 3: Conteúdo compartilhável

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 3: Conteúdo compartilhável
Dica 3: Conteúdo compartilhável

Esta terceira dica é quase que um complemente à dica anterior, pois também se trata de conteúdo.

Publicar conteúdo relevante é bom, sim, como já vimos. Porém, é importante saber publicar este conteúdo de modo que ele seja compartilhável. Ou seja, algo que as pessoas vão ler, gostar e compartilhar.

Digamos que a sua empresa trabalhe com o nicho de emagrecimento… Publicar um artigo científico de 142 laudas explicando o funcionamento do metabolismo e como aumenta-lo – de fato – é um conteúdo relevante para o seu público.

Todavia, as pessoas vão ler estas mais de 100 páginas com linguagem técnica? Certamente não. Por isso, vale a pena você extrair o básico deste conteúdo e reduzir aos 280 caracteres.

Dessa maneira, as pessoas além de ler o que você publicou, vão sentir-se informadas com qualidade e repassar seu conteúdo para outros. Gerando assim, como dissemos anteriormente, mais seguidores.

Dica 4: Retweets

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 4: Retweets
Dica 4: Retweets

Outra dica muito valiosa para conquistar novos seguidores é: Dar retweet em publicações que tenham a ver com o seu negócio e que sejam interessantes para a sua audiência.

Um jeito rápido e fácil de fazer isso é clicando nas hashtags que tem alguma ligação com o objetivo do seu perfil e selecionando os melhores conteúdos lá publicados para dar o retweet.

Dessa maneira, você vai estar trazendo conteúdo de qualidade para o seu público, sem praticamente esforço nenhum. E ainda, de quebra, a pessoa que teve seu tweet retweetado pode acabar lhe seguindo pela consideração.

Ou seja, com apenas 30 segundos você ganhou um seguidor e ainda cumpriu o objetivo de gerar conteúdo valioso.

Ah, e por falar em conteúdo valioso, a gente preparou um artigo sobre marketing de conteúdo para o Twitter, vale a pena dar uma conferida.

Dica 5: Hashtags

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio -
The vector gradient pink to orange hashtag symbol icon

As hashtags no Twitter também não devem ser ignoradas. Principalmente aquelas que estão nos trend topics, ou seja, nos assuntos mais comentados do Brasil e do Mundo.

Realizar publicações utilizando as hashtags mais comentadas é a chance de aparecer para as pessoas que clicam nelas para saber mais sobre o que está sendo assunto no momento.

Ou seja, uma boa maneira de conquistar novos seguidores. Para tanto, basta fazer um post realmente interessante. Seja ele com conteúdo relacionado de alto impacto ou somente uma “zoeira” muito bem colocada.

Mas, além dos trend topics, você também pode criar conteúdo com as hashtags que têm algo a ver com o seu negócio. Dessa maneira, pessoas em qualquer momento do dia podem acessar a hashtag para consumir conteúdo e acabar por gostar do que você postou.

Dica 6: Influenciadores

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 6: Influenciadores
Dica 6: Influenciadores

Dentro do Twitter existem milhares de perfis que possuem um grande público atento a tudo que eles postam. Logo, estes perfis populares – chamados de influenciadores – podem ser muito úteis para a sua empresa.

Aliar-se aos influenciadores que mantém contato com o seu público-alvo é uma das melhores maneiras de conquistar novos seguidores. Isso porque eles podem lhe indicar ou retweetar suas publicações mais relevantes.

Claro que é importante lembra que a maioria destes influenciadores cobram para fazer este tipo de divulgação, então para fazer essa “amizade” vai ser preciso realizar um pequeno investimento.

Todavia, nada lhe impede de ser humilde e tentar a sorte. Mandar mensagens e tweets para influenciadores pedindo para que eles lhe sigam, curtam ou respondam a algum conteúdo seu não custa nada e, algumas vezes, pode dar certo sim. Mas, aí vai depender da sua sorte e – principalmente – do seu nicho.

Uma dica para conseguir indicação desses influenciadores é pegar aqueles que ainda não estão no topo da onda. Ou seja, ao invés de pedir para perfis com 500 mil seguidores lhe ajudarem, peça ajuda aqueles que recém chegaram aos 10 mil.

Estes ainda não estão com “o rei na barriga” e certamente vão lhe dar muito mais atenção que os ultras populares. Além disso, eles já tem uma certa audiência e divulgar para 10 mil pessoas de graça não é um número ruim, vamos combinar, né?!

Dica 7: Links

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 7: Links
Dica 7: Links

Pode parecer uma dica óbvia, mas muita gente que está na luta para conquistar seguidores no Twitter ainda não colocou isso em prática: espalhe links do seu perfil.

Aproveite a sua página no Facebook, seu blog, site, cartão de visitas e qualquer outro meio online que você utilize.

Deixe as pessoas saberem que você também está no Twitter. Migrar um público que já gosta de você em outra rede social para o Twitter é o método mais fácil e rápido de conquistar seguidores por lá.

Afinal de contas, as pessoas já curtem o seu conteúdo e lá só terão ainda mais para aproveitar.

Dentro disso, é importante lembrar que você deve criar conteúdo exclusivos para todas as suas redes sociais. Até porque, se a pessoa vai ver no Twitter o mesmo que vê no Instagram e no Facebook, porque ela precisa lhe seguir por lá?

Dica 8: Atividade

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 8: Atividade
Dica 8: Atividade

O Twitter é uma rede social de rápido consumo. Ou seja, um post por lá tem vida útil muito curta e em questão de uma hora você pode perder oportunidades fantásticas e seus seguidores podem perder a chance de ver você performando em novos conteúdos.

Portanto, estar sempre ativo na rede é crucial para manter-se sempre atualizado de tudo que rola no Twitter e aproveitar a crista da onda de todos os assuntos para surfar nelas.

Dica 9: Provocações

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 9: Provocações
Dica 9: Provocações

Uma maneira bem inteligente de manter seus seguidores e conseguir muitos outros e lançando provocações.

Nada muito escandaloso, mas sempre que puder faça perguntas para os seus seguidores. De preferência, perguntas que os estimule a responder e acompanhar as outras respostas.

Provocar essa interação é excelente para criar engajamento com quem já lhe segue e, principalmente, para que os seguidores do seu público vejam que ele está interagindo com você, gerando assim novos seguidores para a sua base.

Uma coisa bem bacana que o Twitter proporciona são as enquetes. Nelas o seu público poderá votar para escolher entre dois itens, sejam estes itens uma pergunta simples ou – até mesmo – sobre qual a melhor promoção para eles.

Como você já deve estar imaginando, utilizar estas enquetes vai lhe ajudar não somente a ganhar seguidores no Twitter, como também conhecer o seu público, saber o que eles gostam e o que não gostam.

E o melhor de tudo: sem ter de pagar por uma empresa de pesquisa de mercado para isso!

Dica 10: Palavra-chave

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 10: Palavra-chave
Dica 10: Palavra-chave

Outra dica bem legal para conseguir mais seguidores é procurar pelas palavras-chaves do seu negócio dentro do próprio Twitter.

Estipule algumas palavras-chaves que tenham a ver com a sua empresa e jogue-as na barra de pesquisa do Twitter. Imediatamente ele vai lhe retornar todos os perfis que têm a ver com a sua busca.

Para isso, ele vai utilizar dados inseridos pelo usuário, como por exemplo:

  •         Idade;
  •         Bio;
  •         Demografia;
  •         Tweets postados;
  •         E muito mais!

Dessa maneira, você vai saber quais são os usuários que estão pré-dispostos a gostar do que você tem a dizer. Então, basta seguir estes usuários e – talvez – enviar uma @mention para que eles vejam que você existe e posta conteúdo relevante para eles.

Dica 11: Identidade visual

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 11: Identidade visual
Dica 11: Identidade visual

Não tem jeito, se você quer fazer algo profissional de verdade vai precisar de coisas profissionais. Por isso, ter uma foto de perfil e capa com design moderno e arrojado vai fazer toda a diferença.

Ninguém quer seguir uma empresinha fundo de quintal. E, por mais que seu negócio não seja assim, utilizar a foto da logo totalmente sem qualidade no perfil e uma foto da faixada da empresa ou do quadro de funcionário na capa, definitivamente, é algo que não dá certo.

Você vai precisar investir algum tempo (e talvez dinheiro) em design e preparar um material bacana, que expresse o que sua empresa representa no mercado e qual o objetivo de você estar por ali.

E falando em objetivo, é sempre bom lembrar que você também vai precisar de uma bio (descrição do perfil) bem-feita, com gatilhos mentais que incentivem as pessoas a querer saber mais sobre o seu negócio.

Afinal de contas, a foto do perfil, a capa, a bio e seus últimos 03 tweets serão tudo que as pessoas que visitam seu perfil irão ver antes de decidir seguir a sua empresa ou não.

Dica 12: Twitter Ads

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 12: Twitter Ads
Dica 12: Twitter Ads

Pois é, não existe almoço grátis em lugar nenhum! Apesar de todas as dicas acima lhe renderem resultados gratuitos, dificilmente elas vão superar uma campanha bem elaborada no Twitter Ads.

Lá, com alguns reais, você pode destacar o seu perfil ou algum tweet de impacto seu para todo mundo que tem interesse no seu negócio.

Ou seja, é mostrar um cartaz de “água gelada à venda” para quem está morrendo de sede. Mas, como já disse, isso tem um preço e vai depender muito do seu nicho e objetivo.

Neste artigo sobre Twitter Ads nós explicamos um pouco sobre como criar seu primeiro anúncio por lá, vale a pena dar uma conferida.

Dica 13: Paciência

Dicas para ganhar seguidores no Twitter do seu negócio - Dica 13: Paciência
Dica 13: Paciência

Você quer conseguir um milhão de seguidores em 30 dias? Bem, a minha dica é para que você tenha um pouco mais de paciência.

O Twitter é uma rede social rápida, mas isso não significa que você irá conseguir números alarmantes de seguidores do dia para a noite.

Conquistar seguidores de qualidade é um trabalho árduo e que vai demandar esforço e tempo, porém que é plenamente possível de ser alcançado. Basta se dedicar e seguir cada uma das dicas que fornecemos logo acima.

Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a seguir quem te segue, procurar por perfis interessados no seu nicho, retweetar algumas coisas e todas as outras dicas que vimos ao longo deste artigo.

Uma legião de clientes em potencial lhe espera e estão a apenas 280 caracteres de distância!

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: