A importância dos gatilhos mentais na venda

 

Você já parou para pensar por que algumas pessoas se sentem totalmente atraídas por determinados produtos ou serviços?

Especialmente se você trabalha com marketing ou vendas. Provavelmente também já se questionou isso em diversos momentos.

Mesmo com abordagens de vendas exclusivas ou com o oferecimento de preços diferenciado, algumas vezes um prospect está encantado com outro produto ou serviço.

Afinal, por que isso acontece?

A importância dos gatilhos mentais na venda
A importância dos gatilhos mentais na venda

A resposta é simples: todas as nossas decisões são tomadas, inicialmente, de maneira inconsciente. E, só após isso, tomamos uma justificativa racional.

Isso acontece porque, se o nosso cérebro tivesse que tomar todas as decisões do nosso dia a dia, ele provavelmente entraria em um cansaço constante.

Sendo assim, utilizamos um mecanismo natural de filtragem para validar nossas escolhas.

É a partir daí que os gatilhos mentais atuam.

Por exemplo: se um determinado cliente pretende comprar um quiosque de madeira, por meio dos gatilhos mentais, ele pode se encantar pelo produto e visualizar melhor os seus benefícios.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar mais sobre a importância dos gatilhos mentais em suas vendas e alguns exemplos práticos. Continue nos acompanhando e confira!

Qual a importância dos gatilhos mentais na venda?

Qual a importância dos gatilhos mentais na venda?
Qual a importância dos gatilhos mentais na venda?

Os gatilhos mentais são extremamente importantes para alavancar o processo de vendas do seu negócio. Afinal, eles são estímulos capazes de influenciar a nossa tomada de decisão.

Os gatilhos mentais agem diretamente em nosso subconsciente. O que faz com que adotemos comportamentos e reações pré-determinadas, conforme a situação exposta.

Por exemplo: ao ouvirmos que um serviço de cabeamento estruturado está com 60% de desconto para as 10 primeiras pessoas que contratarem o serviço, automaticamente pensamos que aquilo está acabando, criando um senso de urgência e escassez.

Nesse sentido, uma pessoa realmente interessada no serviço não poderia deixar essa chance passar. É por essa razão que os gatilhos mentais são tão importantes na hora de uma venda.

Além disso, é importante ressaltar que, os gatilhos mentais, por si só, não vão fazer com que um prospect compre um produto ou serviço. Mas sim, eles serão de grande ajuda para impulsionar a jornada de venda e fazer com que a jornada seja mais simples e otimizada.

Quais são os principais gatilhos mentais utilizados?

Quais são os principais gatilhos mentais utilizados?
Quais são os principais gatilhos mentais utilizados?

Agora que você já sabe qual é a importância dos gatilhos mentais em sua venda, veja abaixo alguns dos gatilhos mais utilizados pelas empresas:

⦁ Escassez: como citamos de exemplo anteriormente, esse gatilho mental possui a função de passar a ideia de que algo é raro ou exclusivo.

⦁ Urgência: é utilizado com a ideia de “faça agora ou você não terá outra chance”

⦁ Novidade: é relacionado à necessidade do ser humano de ser o primeiro a saber ou possuir algo.

⦁ Prova social: esse gatilho passa a ideia de que, se há todo mundo fazendo algo, logo, ela tem credibilidade e você também precisa fazer.

⦁ Autoridade: é utilizada ao mostrar que você tem um bom domínio sobre o assunto. É o caso de uma empresa que vende porca gaiola, e escreve sobre diversos conteúdos relacionados ao produto.

Se você entender mais a fundo os gatilhos mentais, nós temos outros dois artigos muito completos para leitura, é só acessar e ler:

Agora que você já sabe qual a importância dos gatilhos mentais, o que acha de utilizar um deles para alavancar as suas vendas?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: