Google Primer: O app que ajuda empresas e pessoas por meio do conhecimento

 

Há pouco tempo o Google lançou a mais nova atualização do Google Primer, aplicativo lançado em 2016.

Até aí nada de muito diferente, você deve estar pensando. E realmente, concordo com você. Centenas de aplicativos são lançados e atualizados o tempo todo por empresas de tecnologia.

Google Primer: o aplicativo que ajuda empresas e pessoas por meio do conhecimento
Google Primer: o aplicativo que ajuda empresas e pessoas por meio do conhecimento

Acontece que desde o seu lançamento, o Primer surgiu com uma proposta diferente dos cursos tradicionais, mas com o mesmo objetivo: Enriquecer o currículo das pessoas por meio do conhecimento. 

E com a nova versão, o que era bom ficou muito melhor.

Bem, mas o que isso tem a ver com os resultados do seu negócio? Se não ficou claro, vem com a gente que você descobre.

O que é o Google Primer?

De maneira resumida: O Google Primer é um aplicativo para quem quer aprender mais sobre o mundo dos negócios. Só de ter sido desenvolvido pela gigante das buscas, o Primer dispensa grandes apresentações, né?

Basicamente, funciona por meio de lições dos mais diversos temas, como redes sociais, Marketing Digital, anúncios online, analytics e até storytelling.

O que é o Google Primer?
O que é o Google Primer?

A grande sacada do Google está no foco em duas palavras poderosas: Rapidez e facilidade. De fato, o intuito do Primer é descomplicar assuntos fundamentais para quem quer crescer na carreira ou empreender.

Para isso aposta numa abordagem enxuta, acessível e divertida. A frase em destaque no site do app expressa bem tudo isso: “Você pode fazer lições interativas sempre que tiver 5 minutinhos livres.

O Google afirma que sabe da dificuldade em encontrar treinamento de qualidade sobre esse universo. E foi pensando em tudo isso que criou o aplicativo, que é totalmente grátis e está disponível tanto nos dispositivos Android como no iOS.

Sobre a mais recente atualização e as 18 certificações

No fim de setembro a mais recente versão do aplicativo, a 3.0, foi lançada no Brasil. Não é à toa que o nosso país foi um dos primeiros a receber a atualização: Somos o segundo do mundo em número de usuários do aplicativo, contando com  2,1 milhões de de downloads.

De início, a versão foi disponibilizada apenas para os alunos da Kroton Educacional através do Canal Conecta.

Na nova versão há 4 temas centrais, que são: ‘Negócios’, ‘Métricas’, ‘Marketing’ e ‘Conteúdo’. No total existem 127 aulas em português e 18 especializações, que listaremos a seguir:

  • Planejamento de Negócios;
  • Vendas;
  • Construção de Marca;
  • Engajamento;
  • Sites;
  • Comunicação com Cliente;
  • Redes Sociais;
  • Gerenciamento de negócios;
  • Marketing Digital 1;
  • Marketing Digital 2;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Analytics;
  • Insights;
  • Empreendedorismo;
  • Mobile Marketing;
  • Vídeo Marketing;
  • Experiência do Usuário;
  • Gerenciamento de Agência.

Observe abaixo como as ‘Especializações Primer’ aparecem na tela do aplicativo:

Google Primer: Lista das 'Especializações Primer' na tela do aplicativo
Lista das ‘Especializações Primer’ na tela do aplicativo

Cada uma das especializações possui 4 lições: Ao completar esse número, o usuário conquista a Especialização Primer escolhida.

Google Primer: Reprodução de como é abordagem na conquista de uma especialização
Reprodução de como é abordagem na conquista de uma especialização

Além de tudo que falamos até agora, há outro ponto a favor do aplicativo: Tudo lá está disponível offline. Sim, isso mesmo, você não precisa ter internet ou gastar os seus dados para  aprender com o Google.

Apesar de ter dado o que falar, o Google salienta que as atualizações acontecerão com frequência, tudo para melhorar a experiência dentro do app.

Como é o ensino dentro do app?

Google Primer: Como é o ensino dentro do app?
Como é o ensino dentro do app?

De acordo com o próprio Google, primeiramente eles buscam os melhores professores do mundo. Assim, a própria equipe criativa da empresa transforma o conteúdo em conjunto com os especialistas. Tudo pensado para simplificar o aprendizado e chegar na voz da marca:

“O Primer combina a sabedoria do Google com insights de vários experts, que podem ser desde líderes de negócios e marketing até pessoas de destaque em outras áreas complementares. A ideia é entregar todo este conteúdo valioso do jeito mais acessível possível” – Diz a página de FAQ do aplicativo

Por essa razão, o mais interessante é que as aulas foram criadas unindo as duas visões: A de grandes especialistas do segmento, como Avinash Kaushik, e estudos de casos de grandes empresas, como a gigante Unilever.

Como é o aplicativo?

O Google mais uma vez cumpre o que promete. O Primer é bonito, agradável, intuitivo e prático. As lições acontecem de forma totalmente interativa e em poucos minutos você aprende algo novo.

Abaixo você pode ver o print da tela de ‘boas-vindas’ do aplicativo:

Google Primer - Tela de Boas-Vindas: Passo 1
Tela de Boas-Vindas: Passo 1
Google Primer - Tela de Boas-Vindas: Passo 2
Tela de Boas-Vindas: Passo 2
Google Primer: Tela de Boas-Vindas: Passo 3
Tela de Boas-Vindas: Passo 3

 

E toda essa agilidade democratiza o conteúdo. Hoje todos nós vivemos com pressa e o aplicativo veio em resposta a desculpas antigas como falta de tempo e dinheiro. Sem contar que tudo acontece de maneira divertida, diferente de cursos tradicionais.

Além dos insights e dicas envolvendo Marketing e negócios, o app permite que qualquer pessoa aprenda em qualquer lugar do mundo. Como a própria diretora global do Primer, Suzana Ayarza disse: “Basta um smartphone na mão e vontade de aprender.”

Por que achamos isso tão útil para as empresas?

Google Primer: Por que achamos isso tão útil para as empresas?
Por que achamos isso tão útil para as empresas?

Antes de tudo, podemos começar a responder a essa pergunta com as próprias palavras da Diretora Global do aplicativo, Susana Ayarza:

As buscas por temas como ‘O que é marketing digital?’, ‘Onde estudar marketing digital?’ e ‘Cursos de marketing digital’ já cresceram 25% em 2017, na comparação com o ano passado. Estamos falando de milhões de buscas por ano, então, o brasileiro tem sim interesse no tema e quer adquirir esse conhecimento para colocá-lo em prática.”

Nós acreditamos que o conhecimento transforma o mundo. E uma empresa que existe sem buscar essa transformação não tem um propósito importante para existir. O fato de as pessoas estarem cada vez mais interessadas por temas como esses é um sinal forte disso.

Mas não só por isso resolvemos falar disso aqui.

Para ser um empreendedor você precisa estar a frente do seu tempo, sempre disposto a aprender mais e a ensinar também. Ter o apoio do Google nessa jornada é uma oportunidade de se atualizar, repassar conhecimento para os outros e ter mais chances de vencer desafios e conquistar espaço no mercado.

Google Primer: O app como ferramenta para incentivar colaboradores a buscarem conhecimento
O app como ferramenta para incentivar colaboradores a buscarem conhecimento

Um aplicativo que compartilha conhecimento de maneira prática e gratuita deve ser encarado como uma ferramenta para as empresas incentivarem os seus colaboradores a buscarem evoluir e se atualizar.

Afinal, quando um colaborador cresce, a empresa cresce junto: Todo mundo sai ganhando.

O fato do Google disponibilizar certificado para cada uma de suas ‘Especializações’ é mais um estímulo a favor dos negócios. Afinal, quem não quer ter no currículo algo que envolva o Google?

É, o Google mais uma vez mostra ser uma empresa que se preocupa com as pessoas. Que isso sirva de inspiração para todos nós… Nos negócios ou não.

E aí, gostou da leitura? Deixe nos comentários a sua opinião. E já que estamos falando sobre conhecimento, você sabia que uma das funcionalidades do leadlovers é justamente uma ‘Área de Membros’ para que você oferecer cursos por meio do EAD?

Acesse aqui a página e adquira a nossa plataforma e tudo que ela pode fazer pelo seu negócio.

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: