5 dicas para focar no trabalho home office

Nesse momento, em que vivemos uma pandemia, as empresas estão se vendo obrigadas a deixarem seus funcionários trabalharem de casa, para evitar a disseminação da doença e manter o negócio funcionando.

Isto traz muitos desafios, ainda mais para quem nunca trabalhou em casa, porque a probabilidade de perder o foco e procrastinar é muito maior.

Portanto, vamos mostrar 5 dicas neste artigo para você conseguir focar no trabalho home office e organizar sua rotina. 

O home office pode ficar mais fácil e prazeroso

Rotina

Estipular uma rotina para trabalhar parece algo básico, porém quando se está trabalhando em casa, pode ser difícil de se organizar e manter um padrão de comportamento.

Ter uma disciplina nos horários é essencial para sua rotina porque ajuda a cumprir os objetivos definidos para o dia.

Também tenha em mente que você está em casa a trabalho, então vista-se como fosse para a empresa, não trabalhe de pijama. 

Isto ajuda a seu cérebro aceitar a situação de que você está trabalhando em outro local temporariamente, além de criar uma motivação para realizar as tarefas.

Estrutura

É importante você criar um cantinho para ser seu escritório em casa nesse período, evitando misturar o trabalho com a rotina da casa.

Pode ser uma sala separada, ou um cantinho no quarto, o que importa é ter um local onde você possa organizar seus objetos de trabalho, facilitando suas tarefas. 

Assim, o foco se mantém e a produtividade não cai.

Cuide da sua saúde também. Não é porque está em casa que você vai abrir mão da ergonomia que tinha no escritório. 

Então, tenha uma boa cadeira e algum móvel com gavetas para ter suas coisas de trabalho à mão.

Planejamento

Estruturando o home office como um dia de trabalho normal, fica mais fácil realizar suas obrigações e começar o dia.

Comece fazendo um planejamento do que você tem para fazer naquele dia. Tenha uma agenda, se possível, anotando todas as reuniões, ligações que precisa fazer ou emails a enviar.

Leva um tempo para você se acostumar e entrar no novo ritmo, mas com disciplina é possível se organizar.

Com essas dicas você pode melhorar a produtividade no home office

Comunicação entre a equipe

Trabalhar em home office pode trazer um problema que é a comunicação com a sua equipe de trabalho.

As informações trocadas por escrito, além de serem extensas e demoradas, podem ser mal interpretadas por quem está lendo, e questões que seriam simples de resolver podem se complicar.

Você pode considerar usar mais chamadas em vídeo com sua equipe ou gestor, de modo que os temas das conversas possam ser melhor compreendidos por todos.

Videoconferências oferecem a possibilidade de criar mais empatia com a equipe e ajudam a tomar decisões mais rápidas.

Reuniões online são importantes nesse momento, para manter sua produtividade e o ritmo de trabalho da equipe toda. 

Portanto, mantenha um canal de comunicação sempre aberto, que também pode ser usado para descontrair com seus colegas de trabalho, como nos intervalos do trabalho.

A importância da comunicação quando se trabalha em home office é justificada porque todos podem mostrar como andam suas tarefas e podem tirar dúvidas para dar seguimento nos projetos.

Faça pausas

Quando se está em home office, principalmente pela primeira vez, é comum cair na tentação de trabalhar sem parar, para produzir mais, já que está em casa.

Isto é um erro que não deve ser cometido, porque as pausas regulares são muito importantes para a saúde além de ajudarem na produtividade.

As pausas têm um efeito restaurador no corpo e no cérebro, pois quebra o ritmo intenso e tenso do trabalho.

Como você está em casa, levantar da frente do computador e ir até à janela ver a paisagem, ler um artigo em um jornal ou revista, já serve para desconectar seu cérebro das tarefas do trabalho e relaxa o corpo.

Conclusão

O trabalho em home office se tornou uma realidade para a maioria das empresas por conta da pandemia do Coronavírus.

Muitos estão, pela primeira vez, tendo a oportunidade de trabalhar em casa, e isso não é uma tarefa simples de se fazer. 

As distrações são muitas, estando com a família ou mesmo se você mora sozinho.

Mostramos como você pode manter sua produtividade durante este período de quarentena, prestando atenção em pontos que o afastarão das distrações.

Criar uma rotina, com um planejamento das tarefas diárias, organizar seu cantinho de trabalho, manter uma comunicação constante com sua equipe e fazer pausas regulares de descanso. 

São cinco dicas que manterão você focado no trabalho em home office.

Se você gostou de saber como manter a produtividade no home office, e quer ficar por dentro do que acontece no mundo do marketing digital, siga nosso blog.

Compartilhe o post:

Tags: , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: