6 Vantagens de Hospedar Seu Curso Online na leadlovers

Quero criar meu curso online, mas por onde começar? Onde irei hospedá-lo? E o certificado para os alunos? Como integrar meu curso com as plataformas de pagamento?

Se você tem essas e outras dúvidas, se ajeita na cadeira. Você saberá que hospedar seu curso online na leadlovers é uma das melhores opções que você encontrará no mercado atualmente.

Para começar, vamos contextualizar…

Para começar, vamos contextualizar...
Para começar, vamos contextualizar…

Nos últimos meses vimos uma crescente procura por cursos online. Era algo que estava ganhando força há algum tempo, é verdade. Mas, com a pandemia, a modalidade EAD (ensino a distância) mostrou que veio para ficar.

Não é por menos. A flexibilidade de aprendizado (onde aluno e professor podem fazer o seu melhor horário) e a liberdade geográfica (por ambos poderem estar em qualquer lugar do mundo) agradam muito.

O custo geralmente também é menor, tanto para o professor como para o aluno. Basta adquirir o curso, ter acesso à internet e algum dispositivo para reproduzir as aulas (computador, celular ou tablet). 

Junto com essa onda, até professores mais tradicionais tiveram que se reinventar. Pessoas que antes estavam apenas no “modo offline” se viram no desafio de migrar para o online

Para suprir a demanda temos um outro viés também crescente… Profissionais que viram a oportunidade de partir para o mundo digital. Criando seu próprio curso e compartilhando seus conhecimentos com alunos de vários lugares do Brasil e do mundo.

Então fica aqui a dica: a hora é agora! 

Então fica aqui a dica: a hora é agora! 
Então fica aqui a dica: a hora é agora!

Como você acabou de ver,  se estava procurando o melhor momento para iniciar essa caminhada digital, a hora é agora…

O mercado está aquecido e melhor que isso: A era online está apenas no início. Basta alguns minutos de pesquisa no próprio Google Trends para ver a busca por cursos online no Brasil todo.

Decidir ir por esse caminho nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Mas acredite no seu potencial para iniciar seus projetos de liberdade profissional. Além de buscar conhecimento e ferramentas para te ajudar no caminho. Isso pode te dar aquela segurança a mais que você busca para se jogar nessa empreitada.

Acima de tudo, o mais importante é saber que para empreender online você precisa estar disposto a errar e acertar. É isso que traz melhoria contínua.

Quer começar a criar seu curso online e não sabe por onde?

Quer começar a criar seu curso online e não sabe por onde?
Quer começar a criar seu curso online e não sabe por onde?

Separamos algumas dicas essenciais para você tirar a ideia do papel. Continue a leitura para descobrir quais são…

1 – Defina o que você vai ensinar

É comum profissionais saberem de muitas coisas de sua profissão. O ideal é que no começo você foque em um tema para desenvolvê-lo da melhor maneira possível.

Claro, nada impede de criar um curso com vários módulos e assuntos. Mas tenha em mente que isso demanda uma energia enorme.

Outra coisa importante, pode ser algo que você goste, por hobby, por fluência… Você só precisa ter total domínio sobre o assunto que deseja ensinar, beleza?!

Sabe falar italiano fluentemente? Por que não ensinar também?

Por fim, não precisa ser um professor profissional e experiente. Basta ter clareza, domínio e facilidade para passar os conhecimentos para os seus futuros alunos ou clientes.

2 – Saiba qual é o seu público.

Desde já, pesquise a sua audiência. Uma maneira de descobrir isso é utilizar as redes sociais.

Comece a publicar sobre seu trabalho, se seus seguidores precisam de alguma solução que a sua expertise possa sanar.

Você até pode ter uma ideia de público-alvo, mas realmente só saberá com essas pesquisas.

Utilize suas redes sociais a seu favor. Várias respostas você terá através delas.

Também é interessante você fomentar um canal de vídeos no YouTube, por exemplo. Você pesquisa seu público, e de quebra, se tiver alguma timidez com as câmeras, já vai trabalhando para ela ir embora 😉.

Caso queira se aprofundar mais, existe também o estudo de personas. Nada impede de você pesquisar e ter algo mais definido, porém existe mais trabalho envolvido para isso. 

3 – Prepare o seu cenário

Calma, ninguém aqui está disposto a investir rios de dinheiro para iniciar, não é mesmo? Esperamos uma produção mais elaborada só depois dos seus primeiros 6 dígitos de faturamento 🤘🏻.

Quer dizer que não preciso me preocupar tanto assim? Não é isso! Claro que um bom cenário é essencial, mas pode ser modesto.

Certifique-se de preparar o cenário em um lugar tranquilo e sem muitas interferências externas. Ninguém quer um vídeo com barulho de carro ou cachorro latindo ao fundo. Não tem problema estar ao ar livre, desde que seja um lugar calmo.

Se optar por fazer em algum cômodo de casa como quarto, sala ou escritório, opte por aquele com mais luz natural. Assim não precisará gastar com equipamentos de iluminação, talvez só um kit ring light, que ainda assim é uma opção de baixo custo.

Alguns detalhes como estante de livros, uma plantinha, algum colecionável para enfeitar, caderno e canetas são ótimos para decorar o ambiente. Se você optar por gravar em pé o ideal é ter o ângulo da cintura pra cima.

Se preferir sentar, escolha uma cadeira confortável e que ela não faça barulho ao se mexer. Caso utilize uma mesa, complemente com algum livro relacionado ao que você vai ensinar.

A maioria dos smartphones possuem câmeras surpreendentes. As grandes marcas do mercado destacam essa funcionalidade há alguns anos. Então, se o seu celular não é tão velhinho assim, pode utilizá-lo sem medo. Certifique-se apenas que ele tenha memória suficiente para guardar o vídeo.

Em um ambiente mais fechado e tranquilo, o áudio ficará “ok”, pode aparecer algum ruído ou outro. Mas um item que ajuda muito na melhor captação da sua voz é a lapela. É interessante investir em uma e não precisa se preocupar, pois há modelos simples com valores muito acessíveis.

Aliás, se quiser mais dicas específicas para gravar vídeos surpreendentes, leia o nosso artigo “Como produzir bons vídeos para se tornar uma autoridade“.

4 – Prepare a sua aula e treine

Tema ✔

Público ✔

Cenário lindão ✔

E agora, pra onde eu vou?

Até aqui tudo bem, né? Beleza. Agora você precisa treinar (e muito) a sua desenvoltura frente à câmera. Nessa parte apenas grave, tudo bem? Não se preocupe com as possíveis falhas que venham a surgir.

É interessante que você crie um checklist da aula, roteiro, mapa mental, enfim. Qualquer opção que ajude a passar o seu conteúdo de maneira ordenada com início, meio e fim coerentes.

Atente-se também ao tempo da aula. Sabemos que um conteúdo mais técnico pode demorar um pouco mais para ser transmitido. Sendo assim, é importante fazer com que a aula não fique pesada ou “chata” demais para quem assiste.

Você pode intercalar slides, mas lembre-se que quem precisa aparecer mais é você. Ninguém gosta de ver PowerPoint por 1 hora. Aproximar-se dos alunos de maneira visual ajuda a deixar o conteúdo mais cativante.

Uma coisa que precisa ser lembrada é: produzirei apenas os vídeos?

Você pode criar um conteúdo de apoio e disponibilizar para os alunos em forma de PDF. Pode criar questionários, revisões, e-books… Se complementa, acrescenta.

Enfim, há uma variedade de outros materiais que, se for necessário para inserir na aula, você precisa criar nessa etapa. Assim já deixa tudo preparado antes de darmos o próximo passo.

5 –  Faça a montagem e edição da sua aula

Não chegamos até essa etapa achando que tudo saiu certinho já de primeira. Provavelmente teve erros de gravação, caretas e etc, não é mesmo? Tranquilo, o importante é ter a gravação.

Para nos salvar é muito fácil encontrar aplicativos e programas para edição de vídeos. Até mesmo na versão gratuita são muito bons. É nessa hora que você vai cortar, ajustar, aplicar algum efeito se quiser, até mesmo música se for preciso.

Quer um exemplo prático? Existem vários apps muito fáceis de configurar, gratuitos e excelentes para iniciantes. Um dos que mais gosto é o InShot, por exemplo.

Contudo, lembre-se: A intenção é utilizar opções que irão agregar a sua aula. Não precisa enfeitar muito, não é o objetivo. Mas sim deixar o seu vídeo mais bonito e agradável visualmente.

6 – Tudo pronto, e agora?

Ufa! Checklist feito. Está tudo certinho para você e o seu curso se aventurarem nas ondas onlines. Tudo o que você precisa nesse momento é não perder mais tempo, aproveitar esse gás de liberdade do empreendorismo e fazer acontecer.

Agora você irá desbravar o digital e colocar o seu curso online para rodar!

E nesse momento você precisa de uma plataforma simples, fácil de mexer e super intuitiva. Que não vai tomar horas do seu tempo para hospedar o seu curso.

Para facilitar, você saberá agora como a melhor plataforma “tudo em um” do Brasil pode te ajudar. 

O que é a área de membros da leadlovers?

Tela de login do aluno.
Tela de login do aluno.

 

A leadlovers é conhecida principalmente pelo serviço de e-mail marketing. Entre tantas outras funcionalidades disponíveis, temos a nossa área de membros! Uma opção para você criar e disponibilizar seu curso online.

A área de membros da leadlovers será a sua companheira a partir de agora. Para você conhecer um pouco mais, elencamos algumas das vantagens para que você inicie seu projeto digital o quanto antes!

E vale lembrar: sem tirar um real a mais do seu bolso! A opção de criar seu produto na leadlovers está inclusa no valor da mensalidade. Quer algo melhor que isso?!

 6 Vantagens de hospedar seu curso online na leadlovers

1 – Personalização da interface e tela de login

Facilmente você consegue alterar cores, inserir a logo da sua empresa. Personalizar botões e tela de boas vindas. Assim deixa o layout conforme a sua marca.

2 – Opção para inserir scripts personalizados

Você pode aplicar um pixel do facebook ou google tag manager no seu curso. Já viu aquela janelinha de chat em algum site? E aquele ícone do WhatsApp? Pois é, você pode inserir aqui também. É só adquirir com a plataforma externa que disponibiliza o código a ser usado.

Os scripts são códigos de execução. Essas opções que mencionei são algumas que você pode acrescentar e utilizar na leadlovers.

OBS: todo script adicional é de responsabilidade e aquisição do produtor. A leadlovers não disponibiliza scripts. Nenhum script é necessário para o funcionamento do EAD. Serve apenas para acrescentar opções em seu curso.

3 – Integração de aulas a um funil de e-mail

Você sabe da importância de manter o relacionamento com o seu cliente/aluno, não é mesmo? Aqui na leadlovers você pode enviar um e-mail para o seu aluno quando ele chegar em alguma aula específica.

Acompanhar a evolução dele com e-mails de motivação, notícias, conteúdos… Por exemplo, você pode criar uma sequência de e-mails para alunos que chegaram em tal porcentagem do curso.

“Oi, Ana! Vi que você chegou na metade do curso, parabéns! Fico feliz com a sua evolução. Aproveito para perguntar o que você está achando…”

Isso tudo de maneira automatizada! É isso mesmo. Só precisa primeiro criar os e-mails e integrá-los com as aulas do seu curso. Show né?!

Estreitar os laços com quem confia em seus ensinamentos é uma das melhores maneiras de fidelizar esse cliente.

4 – Ativar, moderar e responder comentários em aulas.

Isso é fato, as pessoas gostam de comentar em publicações. Nas aulas hospedadas aqui na leadlovers não é diferente.

Você pode habilitar para que os alunos comentem nas aulas, pode moderar, aprovando ou não o comentário. Há a opção do professor ser notificado por e-mail sempre que tiver um comentário novo.

Além disso, é possível limitar em quantos dias os alunos podem comentar. Passado esses dias, é impossibilitado automaticamente.

5 – Integrações com as principais plataformas de pagamento

Certamente você já pensou: beleza, vou vender pela plataforma tal, como é que meu aluno terá acesso ao curso?

Hotmart, Eduzz, Monetizze, PagSeguro e outras plataformas têm integração direta com a leadlovers. A integração em si não tem custo nenhum. Todo o processo de pagamento é feito na plataforma utilizada. 

Assim que o pagamento é aprovado a informação chega até nós com o nome e e-mail do comprador. Dessa maneira, automaticamente ele entra como aluno e recebe o e-mail com os dados de acesso.

Todo o passo a passo de integração você encontra na nossa central de ajuda, ou solicitando em nosso canal de suporte. Mas já adiantando, as integrações são simples e de fácil execução. 

Importante: é necessário testar a integração para validar o funcionamento correto de todo o processo de aprovação de pagamento e entrada do aluno na plataforma.

6 – Disponibilize certificado para os seus alunos

Ter a certificação de qualquer curso que fazemos é muito importante. Principalmente para agregar no currículo, validar o conhecimento adquirido é essencial.

Você cria o certificado e insere ele na área de membros. Quando o aluno finalizar o curso (ou conforme a configuração que você fizer), ele poderá emitir tranquilamente direto do acesso dele.

Por dentro da Área de Membros da leadlovers

Gostou? Falando assim parece muito legal, não é mesmo?! Mas nada melhor que ter acesso visualmente. Por isso, veja um pouco de como é a área de membros da leadlovers por dentro:

1 – Tela de Edição do Curso

Tela de edição do seu curso na leadlovers.
Tela de edição do seu curso na leadlovers.

 

2 – Tela de inserção das aulas do seu curso online

Tela de inserção das aulas do seu curso na leadlovers.
Tela de inserção das aulas do seu curso na leadlovers.

3 – Tela de edição de aulas

Tela de edição de aula.
Tela de edição de aula.

 

4 – Tela da visão do aluno ao acessar

Visão do aluno ao acessar o curso
Visão do aluno ao acessar o curso

 

5 – Tela da visão do aluno ao ver a aula

Visão da aula pelo aluno
Visão da aula pelo aluno

Conclusão

Conclusão
Conclusão

Dessa maneira, hospedar seu curso online na leadlovers é muito mais fácil do que você imagina. Aproveite todas as opções que a leadlovers pode oferecer para o seu crescimento digital.

Se você quiser aprimorar o que aprendeu aqui e amadurecer seu desenvolvimento no mundo empreendedor, disponibilizamos um ebook com tudo o que você precisa para criar do zero o seu curso online.

Vem com a leadlovers que é sucesso!

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , ,


2 Comentários

  1. Anselmo says:

    Muito bom. Parabéns … , Vamos iniciar,
    com os cursos de.Pos.graduacao.

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: