Instagram Analytics: Entenda Tudo sobre Essa Funcionalidade Essencial

Quem deseja se destacar na internet deve tomar alguns cuidados importantes. Um deles é compreender as funcionalidades das ferramentas mais populares, como é o caso do Instagram Analytics.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre essa funcionalidade, explicando o significado para quem deseja produzir conteúdo no Instagram e ser visto.

Logo, se você gostaria de saber mais sobre o assunto, fique por aqui e entenda finalmente:

– O que é o Instagram Analytics no meu Perfil?

– Como Acessar o Instagram Analytics?

– Quais dados estão disponíveis dentro do Instagram Analytics e o que significam cada um deles?

– Instagram Analytics e as Métricas para Observar nos Stories

O que é o Instagram Analytics no meu perfil? 

O que é o Instagram Analytics no meu perfil?

Se você nunca ouviu falar sobre o Instagram Analytics, talvez isso tenha a ver com o seu perfil.

Por quê? Porque você só tem acesso a essa funcionalidade se a sua conta for comercial ou de criador de conteúdo. Ou seja: se o seu perfil é pessoal e você quer se destacar, mude agora! Aprenda a fazer isso no nosso artigo sobre Perfil Comercial no Instagram .

Dito isso, vamos lá.

O Instagram Analytics é uma função do Instagram que permite o que usuário tenha acesso às métricas das suas publicações. Por métricas de Instagram, entendemos:

  • Alcance;
  • Impressões;
  • Engajamento;
  • Comentários;
  • Visualizações e quantidade de stories, etc.

Não se trata apenas de uma funcionalidade interessante para curiosos. Ela permite, após a postagem de um determinado conteúdo ou lançamento de produto, verificar se a estratégia de marketing dentro do Instagram está surtindo efeito.

Com o passar dos dias, fica mais claro o que funciona e o que não funciona na sua rede social. Assim, você pode se basear naquilo que já funcionou para criar novos conteúdos – e inovar sempre, claro.

Em um mundo cada vez mais rápido e tecnológico, temos que ser igualmente velozes e adaptáveis. E acompanhar o que a audiência quer ajuda – e muito – a saber para onde ir.

Como acessar o Instagram Analytics? 

Primeiro, você deve acessar a sua conta no Instagram pelo celular. Abaixo das informações da sua bio, você terá as seguintes opções: Editar perfil, Promoções, Insights e Salvos.

Clique sobre a palavra Insights. Você também pode acessar essas informações clicando sobre o ícone no canto superior direito. 

Como indicado na seta do print a seguir:

Ao entrar na parte de insights, você terá acesso ao que chamamos carinhosamente de “Instagram Analytics”, que falaremos nos próximos tópicos.

Quais dados estão disponíveis dentro do Instagram Analytics e o que significam cada um deles?

Na tela acima, você tem acesso às informações que são disponibilizadas pelo Instagram Analytics. Falaremos mais sobre elas a seguir.

1 – Visão Geral

Ao clicar em “Insights” no seu Perfil do Instagram, você observará uma tela parecida com a descrita a seguir:

Como o próprio sugere, trata-se do panorama geral da sua conta durante um período de tempo específico. Você pode selecionar se prefere ver como foi o seu desempenho nos últimos 7 dias ou, para análises maiores, nos últimos 30 dias.

2 – Alcance

Primeiro, comecemos pelo “Contas alcançadas”. Além dessa métrica, também podemos ver quais dias de semana tivemos mais alcance nas postagens.

É importante ressaltar que a métrica de alcance indica a quantidade de pessoas que visualizaram uma publicação do seu Instagram.  Ou seja, não leva em conta repetições de usuário.

Ao contrário de outra métrica, chamada de “Impressões”, que revela a quantidade de vezes que um post foi visto. Ambas as métricas (“Contas Alcançadas” e “Impressões”) são vistas na mesma tela, como vemos na imagem abaixo:

 

.

Além delas, na Aba acima também é possível consultar o número de “Visitas ao perfil“, que é um ótimo indicador de popularidade e retorno. Se o seu número de visitas está crescendo significa que o seu conteúdo está chamando a atenção de pessoas interessadas.

Vale lembrar que é normal o número de visitas ser maior do que o número de novos seguidores.

Isso porque nem sempre as pessoas que gostaram de um post seguirão você, mas isso pode acontecer.  E mesmo que não sigam, elas ainda podem interagir, compartilhando ou salvando os seus posts.

Na imagem anterior também é possível ver duas métricas interessantes, “Toques no Site” e o “Toques no botão” . Esses dados são interessantes caso o seu objetivo seja levar as pessoas que estão no seu Instagram para o seu site ou para enviar um e-mail para você, por exemplo.

3 – Interações com o conteúdo

Em “Interações com o conteúdo”, você terá acesso aos números de Curtidas, Comentários, Salvamentos e Compartilhamentos de suas publicações. 

Além disso, poderá ver as interações com os Stories, que somam as respostas e os compartilhamentos dos conteúdos que você publicou.

Por fim, nessa abra você também poderá ver como foram as interações com os seus vídeos do IGTV.

Enfim, vocÊ terá acesso ao número de Curtidas, Comentários, Compartilhamentos e Salvamentos. 

Dê uma olhadinha no print a seguir para entender melhor sobre o que estamos falando:

Ao rolar essa mesma tela (“Interações com o Conteúdo”) um pouco mais para baixo é possível ver quais foram as “Publicações mais relevantes” considerando todos conteúdos postados (feed, stories e vídeos do IGTV).

Conforme vemos abaixo:

4 – Seu público

Uma aba fundamental! Se você tem dificuldades para definir a sua persona ou está com dúvidas sobre a estratégia, pode contar com uma ajudinha extra desta métrica. Já vamos falar sobre isso.

Primeiro, ao acessar as informações de público, você verá qual foi o seu crescimento em 7 ou 30 dias.

Crescimento

É normal perder seguidores, por mais legal que seja o seu conteúdo. Às vezes, as pessoas mudam de interesses, desativam o Instagram, etc.

Apesar disso, o ideal é que o número de novos seguidores sempre seja maior do que o número de seguidores perdidos.

Se as proporções estão invertidas, é necessário rever as estratégias e as postagens, para saber o que não está adequado ao seu público.

Principais Localizações

Outra coisa interessante é verificar quais são as localizações principais dos seus seguidores.

Se você tem um negócio local, é natural que o maior número de seguidores seja dos arredores. Em lojas online, os números podem variar bastante, a depender do seu nicho.

Gênero e Faixa Etária

Por fim, vale olhar também o gênero e a faixa etária predominantes, para que você possa adequar seus conteúdos a esses públicos.

Uma dica é: quanto mais jovem o público, mais necessário é adentrar em mídias novas (Exemplo: Se forem mais jovens, invista em Reels, em vídeos mais curtos para o IGTV e em vídeos divertidos, com músicas e memes, por exemplo).

É possível fazer tudo isso sem perder a sua identidade como marca ou criador. Basta apenas pensar em como adequar sua linguagem às possibilidades oferecidas pela internet hoje.

O Gênero dos seguidores e o Dias e Horários que eles mais ficam ativos também é bem interessante:

Uma última dica sobre este tópico: Você também pode, na mesma aba, ver quais são os horários onde o desempenho da sua página é melhor.

Há dias em que há mais pessoas online, da mesma forma que há horários onde as interações são mais frenéticas. Mantenha-se atento a isso e utilize essas informações para aumentar sua visibilidade!

6 – Stories

Os Stories são uma mídia importante para quem quer engajar e aparecer mais vezes para os seguidores.

Ao contrário do feed, que geralmente tem conteúdos mais informativos ou planejados, os stories são espontâneos.

Na prática, isso significa que eles podem dar conta de qualquer coisa que acontece no dia a dia da sua companhia. Se você está preparando embalagens para enviar produtos pelo correio, pode fazer alguns vídeos “vai e volta” (boomerangs), por exemplo.

Outra coisa que tem sido muito utilizada pelos criadores de conteúdo, uma vez que melhora o engajamento, são as caixas de perguntas. O ideal é utilizá-las com frequência, mas com cuidado.

Tente, primeiro, colocar uma caixa de perguntas por semana. Instigue os usuários, pergunte se eles sabiam sobre determinada curiosidade, se gostariam de saber mais sobre ela. A depender do seu nicho, pergunte o que eles gostariam de ver no seu Instagram ou comprar na sua loja.

Isso fará com que o Instagram reconheça que os seus conteúdos são interessantes e comece a mostrá-los para mais pessoas.

Além disso, fará com que os seguidores se aproximem – o que aumenta a chance de que comprem ou consumam seus posts.

Dito tudo isso, vamos dar uma olhada em como funcionam os insights para stories no Instagram:

Instagram Analytics e as Métricas para Observar nos Stories

Instagram Analytics e as Métricas para Observar nos Stories

Ao clicar sobre o menu “alcance”, no topo da página, você terá acesso a um menu de métricas bastante esclarecedor.

A) Voltar

Trata-se do número de vezes que uma pessoa tocou no lado esquerdo da tela, para ver novamente um story.

É uma métrica bastante interessante, já que pode sugerir que as pessoas reassistiram ao story por interesse no conteúdo ou se sentiram atraídas de alguma forma.

Se uma de suas postagens tiver um número particularmente alto de toques para voltar, vale a pena estudá-la. Sobre o que ela falou? Qual foi a abordagem? Qual foi a estrutura? O que os comentários disseram sobre ela? Anote, verifique se outras postagens similares tiveram o mesmo desempenho e reveja as suas estratégias.

B) Toques no botão ligar

Se você tem um estabelecimento e deixou um número disponível, essa métrica diz quantas pessoas clicaram para ter acesso a ele.

O seu número de ligações aumentou durante o último mês? Quantas pessoas disseram que encontraram informações sobre vocês na internet e quantas vieram por recomendação? Sempre que possível, peça aos clientes para que falem sobre isso: também é um detalhe relevante!

C) Toques no botão enviar e-mail

Bastante parecida com a métrica anterior, só que com e-mails.

Nunca deixe de colocar um e-mail de contato no seu Instagram profissional. Muitas pessoas preferem fazer contato dessa forma, já que é uma maneira educada e direta de comunicação.

Da mesma forma, deixar um endereço de e-mail à vista denota profissionalismo e conhecimento da etiqueta das redes sociais.

D) Saídas e próximo story

As “saídas” indicam quantas pessoas tocaram para fechar os stories. Pode significar que houve desinteresse no conteúdo, mas também pode apontar que o usuário resolveu parar de assistir stories naquele momento. 

Nesse caso, ele pode ter interrompido o processo para fazer qualquer coisa e não necessariamente ter rejeitado o seu story.

Se os números de saídas são muito altos e frequentes, no entanto, vale a pena repensar, de novo, nas estratégias. Como deixar seus stories mais atraentes para o seu público alvo? Existe outra forma de passar essa mensagem? Pense nisso.

O “próximo story”, por sua vez, tem funcionamento parecido. Ele significa que alguém que estava assistindo ao seu story resolveu pular para o próximo. 

Essa métrica é interessante para verificar quais são os assuntos que engajam mais e os que não chamam atenção. 

Além disso, pode ajudar a determinar por quanto tempo as pessoas assistem ao seu conteúdo. Se você fala sobre um assunto em 5 stories e apenas 2 são assistidos, aprenda com isso. 

Na sua próxima postagem, fale sobre tudo o que precisar em apenas 2 stories. Verifique, então, os resultados.

E) Seguidores e visitas ao perfil

Métricas bastante autoexplicativas. Neste caso, você saberá quantas pessoas passaram a seguir a sua conta após aquele story ou quantos visitaram o seu perfil através dele.

F) Impressões x Alcance

Já falamos sobre o assunto brevemente, mas vamos nos aprofundar.

O alcance é o número de visitas que uma conta visualizou em cada story seu. Impressões, por sua vez, dizem respeito ao número total de visualizações em cada um dos stories do Instagram.

As impressões ajudam a verificar se o story foi repetido. Se o número de impressões for maior do que o do alcance, por exemplo, isso significa que aquele conteúdo foi repetido várias vezes. Se isso acontecer, já sabe: anote!

Quando o alcance diminui, isso é um sinal de alerta, já que pode significar que o seu conteúdo não está chamando a atenção do público.

G) Cliques no link

Mais uma métrica relacionada à sua bio – que, de verdade, é muito importante. Há quem ignore o poder de uma bio bem feita, mas isso é um erro.

Pense que a bio é, literalmente, o seu cartão de visitas. A pessoa que entrar no seu Instagram verá, além dos seus números e foto, uma descrição sobre você e um link para seu site, WhatsApp ou similar.

Se você não tiver nenhuma informação relevante, isso fará com que você seja olhado com desconfiança. Para vendas ou criação de autoridade, isso é terrível.

Para saber se a sua bio está funcionando, verifique o número de cliques no link. Se ficar cada vez melhor, você está no caminho certo!

Conclusão

Conclusão

Como se pode ver, existe um mundo inteiro para se conhecer no Instagram. E sim, se trata de uma tarefa desafiadora, já que a ferramenta adiciona novas funcionalidades com frequência e refina, sempre que possível, aquilo que já tem.

Antes que você desanime, vale lembrar que o Instagram tem, hoje, um bilhão de usuários ativos.

Isso significa que, em termos de popularidade, ele perde apenas para o Facebook, para o YouTube, para o WhatsApp e para o WeChat (que não é tão utilizado por aqui).

Existem poucas formas tão eficazes e interessantes de atrair e fidelizar usuários e clientes quanto o Instagram. 

Com uma boa estratégia de marketing, dedicação e olhos atentos às métricas – que agora você conhece bem! -, é possível alçar altos voos com o auxílio do aplicativo. 

E se você é afiliado e quer aprender como usar o Instagram, recomendo o nosso artigo “Como vender no Instagram como Afiliado: Passo a Passo.”.

Tamy Ribeiro :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.