Jornada do Herói: 12 Etapas para o Sucesso do Infoprodutor

“Era uma vez…. e eles viveram felizes para sempre”. Toda história que se preze, passa por muitos obstáculos até chegar no tão sonhado felizes para sempre. E dentro dela, vai sendo construída a história de um protagonista cativante, cheia de altos e baixos. Essa é a Jornada do Herói.

Mais do que ser usada em histórias e contos de fadas, a Jornada do Herói é uma estrutura para contar uma história. E essa história pode ser criada em diversos formatos. Desde um livro, um filme, até um conteúdo para internet.

Você com certeza já viu vídeos de lançamentos de infoprodutos que utilizam a Jornada do Herói. Mas, provavelmente, não percebeu que esse é um formato para criação de conteúdos….

Na verdade, não percebia, porque depois desse artigo, além de conseguir identificar essa técnica, você ainda vai sair com todo o passo a passo, para passar a utilizá-la em seus conteúdos.

O que é a Jornada do Herói?

O que é a Jornada do Heroi?

A Jornada do Herói é uma estrutura de storytelling, ou seja, uma forma de contar uma história.

Essa em específico é muito utilizada em lendas, mitos e romances, e foi analisada pela primeira vez em 1949, pelo antropólogo Joseph Campbell. Ele escreveu então o livro ‘O Herói das mil faces’, onde explicava cada uma das etapas dessa jornada.

Sob a análise dele, existiam 17 passos dentro de uma história, que consagrariam o protagonista como herói no final da narrativa.

Esses passos consistiam em provações e desafios emocionais, que transformariam o personagem, e assim, no final, ele era coroado como um grande herói.

Depois, em 1992 o escritor Christopher Vogler revisou esses passos, no seu livro ‘A Jornada do Escritor’, e resumiu a trajetória em 12 passos.

São sobre esses 12 passos que vamos falar neste artigo, explicando cada um deles.

Mas o que vale ressaltar, é que você vai perceber que grandes nomes que permeiam nosso imaginário, passaram exatamente por essas etapas até se tornarem heróis. E que apesar dela ser muito utilizada em histórias ficcionais, o formato também funciona para contar histórias reais.

Por isso, é tão interessante aprender essa estrutura de texto, para utilizar nos conteúdos de venda do seu infoproduto.

Os 12 passos da Jornada do Herói

Os 12 passos da Jornada do Heroi

Finalmente, chegamos no cerne da questão. Isso porque a essa altura do artigo, você já sabe o que a Jornada do Herói. 

Agora, nós vamos desvendar quais são os doze passos que vão criar um protagonista irresistível na sua história?

1 – O mundo comum

Essa é a apresentação do personagem. Aqui é apresentado onde ele vive, quem está à sua volta. Com quem ele se relaciona.

A vida desse personagem é simples, sem grandes ações, pode até parecer monótona em alguns casos.

Nessa fase, também é apresentada a personalidade desse heroi, suas qualidades, pontos fracos. O grande objetivo desse primeiro passo da jornada é fazer uma conexão entre o personagem e o leitor.

Em muitos casos, o leitor passa até mesmo a se identificar com aquele personagem, que pode viver uma vida muito parecida com a dele.

2 – O chamado à aventura

Para contar uma boa história, não dá para continuar nesse marasmo não é mesmo? Por isso, o personagem é chamado para a aventura.

Ou seja, acontece alguma situação na vida dele, que faz ele sair da zona de conforto. É o momento de enfrentar algum desafio que apareceu no seu caminho.

Normalmente, esse desafio está ligado a algo muito importante para ele. Como por exemplo, a realização de um sonho, ou então, algo que mexe com a estrutura das pessoas que ele ama.

3 – Recusa do chamado

Bom, se lembra que o protagonista é humano certo? Ele também sente medo e incertezas.

Então, a primeiro momento, ele decide não atender o chamado do desafio. Afinal, ele vive uma vida confortável. Pode ser meio tediosa, mas não deixa de ser confortável.

Por isso, entre o certo e o incerto, ele prefere continuar onde está. 

Mas não deixa de pensar no que deixou de seguir…

4 – Encontro com o mentor

A Jornada do Heroi traz muitos momentos de identificação com o leitor. Então, quem nunca precisou de um empurrãozinho para ir atrás do que realmente queria? 

Pois é, esse é o quarto passo da Jornada do Heroi. Quando nosso protagonista se encontra com uma pessoa de sua confiança, que dá aquele conselho que vai mudar a vida dele para sempre.

Aliás, esse mentor não precisa ser necessariamente uma pessoa. Pode também ser um sinal, um momento sobrenatural, uma conversa com alguma entidade divina… Enfim, alguém vai dar aquele empurrão que faltava no protagonista.

5 – A travessia do primeiro limiar

Sim, chegou o momento de mudar!

O protagonista aceita seu desafio e dá o primeiro passo rumo ao seu destino. É quando ele começa a trilhar seu caminho até o desafio.

Aqui, não estamos falando necessariamente de uma mudança de cenário, viagem para outro lugar. Não é exatamente um lugar físico.

Na verdade, é o momento em que ele se entrega para o desconhecido. Pode ser a descoberta de uma nova habilidade, a revelação de um segredo… Enfim, é o momento em que ele realmente deixa para trás a antiga vida, para viver uma realidade nova.

6 – Provas, aliados e inimigos

Não achou que esse caminho seria simples não é? Afinal, estamos contando a jornada de um heroi! Ele não vai encontrar apenas flores pelo caminho.

É aqui que ele passa a enfrentar os primeiros desafios da sua jornada. Onde ele descobre quem são seus aliados, quem são seus inimigos. 

Começa a enfrentar os pequenos desafios que vão deixando ele mais forte, mostrando sua personalidade, fibra e determinação para os leitores.

7 – Aproximação da caverna secreta

É… a jornada não está fácil para nosso heroi, por isso, sempre chega aquele momento em que ele precisa dar uma pausa.

Esse é o momento da aproximação da caverna secreta. Essa etapa é uma metáfora, em que o heroi se recolhe, literalmente, em um lugar de conforto e confiança, ou dentro de si.

Ele volta para os questionamentos que ele levantou antes da jornada, se é aquele mesmo o caminho ideal. 

Vamos dar um desconto, ele é humano, o arrependimento pode bater, o medo pode voltar. Afinal, ele não sabe que é um heroi, e que existem espectadores acompanhando sua história.

8 – A provação

Chegou o momento de enfrentar a grande provação do nosso heroi.

É nessa parte da história que ele vai passar por uma grande batalha com seu inimigo. E isso pode ser realmente um combate físico, quanto uma provação psicológica.

É aqui que ele precisa colocar tudo que aprendeu, que o fortaleceu, em prática! 

Essa também é conhecida como uma fase de ‘morte’ do personagem. Quando ele precisa se dedicar de corpo e alma, para então renascer das cinzas.

E um spoiler: ele consegue vencer essa batalha, afinal, as outras etapas da Jornada do Heroi o prepararam para esse momento.

9 – A recompensa

Depois de tantas brigas, provações, lutas e desafios, chegou a hora de um momento de alegria para nosso heroi, não é mesmo?

Então, ele consegue chegar até a sua recompensa! Ele finalmente conquista a grande vitória!

Mais uma vez, aqui pode ser tanto uma vitória física, como por exemplo, vencer uma grande luta corporal, até uma vitória metafórica.

Como aprender uma grande habilidade, conquistar um sonho, melhorar o relacionamento com alguém querido.

Vamos comemorar, mas não se canse por aqui. É importante lembrar que nosso heroi ainda tem alguns passos para cumprir, e entre eles, voltar para seu local de origem. Agora, como um vitorioso.

10 – O caminho de volta

Então chegou o momento de voltar para casa. 

Agora, o caminho da volta é tranquilo, sem grandes provações, afinal, ele já mostrou seu valor.

É mais um momento de reflexão, sobre tudo que viveu, os aprendizados que viveu….

Também podem surgir questionamentos, se a realização pessoal já é suficiente, ou se ele ainda tem uma missão, pensando em todo o coletivo.

11 – A ressurreição

E nosso heroi estava achando que os desafios tinham acabado… eu aviso, ou vocês avisam que não é bem assim?

Esse é o grande clímax da história! Quando o heroi menos espera, mais uma vez o inimigo retorna! E agora, a batalha será épica!

Normalmente, nesse fase da Jornada do Heroi, essa batalha não se relaciona apenas com o heroi, mas também com seus familiares e pessoas que ele ama.

Ou seja, se perder essa batalha, todos ao seu redor vão sofrer!

E mais uma vez nosso heroi se reinventa, vence seus medos e finalmente, vence seu grande inimigo!

Isso pode ser definitivo, ou apenas para esse capítulo da história.

12 – O retorno com o elixir

E finalmente nosso heroi pode comemorar! Ele venceu, triunfou e voltou cheio de glórias para sua casa.

Seus inimigos ficaram pelo caminho, ele derrotou todos eles. Quem antes duvidava do seu potencial, hoje vê que ele se transformou, e enfrentou a luta cara a cara.

Como você pode perceber, a Jornada do Heroi produz uma narrativa irresistível, que prende a atenção da audiência do início ao fim da história.

Vantagens da Jornada do Heroi

Vantagens da Jornada do Heroi

Agora que você já conhece todas as etapas da Jornada do Heroi, deve estar se perguntando se realmente vale a pena utilizá-la nos seus conteúdos.

Afinal, você sabe que existem técnicas que deixam seu conteúdo irresistível, mas será que essa, também vale para seus roteiros e materiais do infoproduto?

Então selecionamos algumas vantagens que você ganha, quando utiliza a Jornada do Heroi nos seus materiais.

Atrai a Atenção do Leitor

Com a Jornada do Heroi você consegue atrair a atenção do leitor. São tantas reviravoltas, altos e baixos, que é impossível deixar a leitura no meio.

A curiosidade ganha, e ele vai querer saber o final da história. E quem ganha é você, que consegue contar sua história nos mínimos detalhes.

Humaniza a História

Quantas vezes já não lemos cases de sucesso e pensamos: não é possível que tudo tenha acontecido dessa forma.

Não adianta, as pessoas não compram mais histórias que são apenas mar de rosas. E quando você mostra suas fraquezas, momentos de incertezas, deixa a história mais humana.

Isso também inspira mais o leitor, que enxerga que ele também pode passar por essa transformação.

Aproxima o Leitor

Além de humanizar a história, a Jornada do Heroi também tem o poder de aproximar o leitor da sua história.

Principalmente no começo, quando você conta que ele leva uma vida normal, ele já consegue identificar a realidade dele, com a do personagem.

Além de todas as outras fases, com medos, dúvidas, momentos de incertezas, todas as pessoas já passaram por isso antes de tomar uma grande decisão.

Onde usar a Jornada do Heroi?

Onde usar a Jornada do Heroi?

Pode parecer que a Jornada do Heroi só se adapta a livros e grandes produções, mas não é bem assim.

Você também consegue utilizá-la em formatos que fazem parte do seu dia a dia como infoprodutor. O importante, é entender que com a Jornada do Heroi, você pode transmitir sua mensagem de forma mais atrativa, e criar laços com seu público.

Olha só algumas sugestões:

  • Roteiro do vídeo de apresentação do seu infoproduto.
  • Landing page de vendas.
  • Lives e Webinars, onde você conta sua história.
  • Apresentação de projetos para vendas.

Conclusão

Conclusão

Todos nós temos histórias que podem ser transformadas em Jornadas do Herói, principalmente os infoprodutores.

Se você analisar sua história de vida, com certeza já passou por momentos de incerteza, precisou sair da zona de conforto para criar seu infoproduto, enfrentou algum medo para colocar esse projeto para rodar.

Apesar da Jornada do Herói ser vista como a estrutura para contar uma história épica, você também já deve ter passado por algumas dessas etapas para chegar onde está hoje.

Seu grande desafio pode ter sido fazer uma transição de carreira. Já o grande inimigo pode ter sido o medo de não dar certo, de não conseguir pagar as contas e despesas, de deixar sua família na mão…

Mas o desejo por trabalhar com algo que gosta, e transmitir sua mensagem para outras pessoas, foi maior do que isso.

Viu só? Não são só personagens de filmes e desenhos que passam por provações, ou que inspiram outras pessoas. Você também pode fazer isso através do seu conteúdo e se tornar o herói da sua jornada empreendedora.

Aliás, herói você já é; deixem que os outros saibam disso.

Jessica Delalana :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.