Lançamento digital: Descubra o que é e quais os tipos

Uma das maiores estratégias de Marketing Digital é o lançamento digital, que tem como meta gerar alto fluxo de receita em um curto espaço de tempo.

Quem trabalha (ou quer começar a trabalhar) com produtos digitais, precisa conhecer as possibilidades de venda que possui. Por isso, aqui você vai aprender: 

  • – O que define um lançamento digital?
  • – Quais os principais tipos de lançamento digital?

O que define um lançamento digital?

O que define um lançamento digital?
O que define um lançamento digital?

Todas as pessoas que pensam em empreender sabem da necessidade de se ter uma estratégia em marketing para obter o sucesso e lucro desejados.

Um dos caminhos mais usados pelos empreendedores digitais, e com resultados muito positivos, é o lançamento digital.

O objetivo por trás dessa estratégia é conseguir lançar ofertas tentadoras de maneira eficiente, criando uma certa ansiedade no seu público até a data do lançamento, e obter um resultado acima da média.

Esse tipo de evento sempre é feito com data e hora marcadas para terminar, sendo uma forma bem agressiva de venda, com objetivo de conseguir compras por impulso em um curto espaço de tempo, e usando a técnica da escassez.

Os prazos de um lançamento digital costumam girar em torno de uma semana ou menos, abusando de gatilhos mentais para gerar muita ansiedade na audiência e impulsionar a ação das compras.

Porém, o trabalho de um lançamento digital começa muito antes de você abrir o seu carrinho de compras, pois há a necessidade de preparar os leads para comprar seu produto. Esta antecedência pode ser de dias ou meses, de acordo com a sua estratégia.

Essa preparação tem a finalidade de gerar um senso de escassez, exclusividade e ansiedade em seu público, de modo que seja quase irresistível comprar seu produto.

A seguir o Bruno explica em um vídeo um pouco mais sobre lançamentos digitais, é só dar o play e conferir. Depois continue a leitura:

Quais os tipos de lançamento digital?

Quais os tipos de lançamento digital?
Quais os tipos de lançamento digital?

Dentro de uma estratégia de lançamento digital, é preciso ter em mente qual o objetivo dessa campanha, para que os resultados apareçam.

Há seis tipos de lançamento digital que você pode escolher para aplicar em seu planejamento de marketing.

 

  • Lançamento Semente

Lançamento Semente
Lançamento Semente

Este é o tipo de lançamento digital mais barato e simples de se fazer, porque você não precisa ter um produto pronto para lançar.

Por este motivo, esta estratégia é usada por aqueles empreendedores que não têm muita experiência nesta área de marketing digital.

A base desse lançamento é atrair as pessoas que estão interessadas em um assunto em especial, fazendo com que elas exponham os desejos e problemas que têm, para que você consiga produzir um produto alinhado com o que o público anseia.

Para deixar mais claro para você o assunto, também temos um vídeo explicando TUDO que você precisa saber para entender e começar:

  • Lançamento Interno

Lançamento Interno
Lançamento Interno

É considerado o lançamento digital mais eficaz, porque usa a sua própria base de contatos, ou seja, os clientes já conhecem você.

No entanto, esta estratégia exige um esforço maior para ser aplicado porque requer o uso de mídias variadas para divulgar seu conteúdo, de modo a conseguir o engajamento necessário.

Como você trabalha com uma audiência que já conhece você e seu produto, as chances de conseguir um faturamento são bem maiores.

Agora que você tem uma ideia do que é um lançamento interno, confira o vídeo que fizemos sobre o tema:

 

  • Lançamento Externo

Lançamento Externo
Lançamento Externo

Este lançamento deve ser feito em conjunto com o interno, de forma estratégica, com o objetivo de conseguir criar lista de leads e parcerias.

É preciso ser bem pensado porque requer um investimento maior, mas também pode levar a um faturamento bem alto.

 

 

  • Lançamento Relâmpago

Lançamento Relâmpago
Lançamento Relâmpago

Neste lançamento digital você oferece uma oferta exclusiva, mas com pouco tempo para adquirir o seu produto, entre 4 a 7 dias.

Pode ser acionado através do e-mail marketing, usando sua base de clientes ou uma lista de contatos.

 

  • Lançamento Perpétuo

Lançamento Perpétuo
Lançamento Perpétuo

Você pode usar o mesmo lançamento digital, já feito, para atingir novos leads, aqueles contatos que passaram a fazer parte de sua lista.

É importante frisar que esta estratégia é eficaz se você fez um lançamento interno de sucesso anteriormente, criando um fluxo de leads eficiente.

Ele tem a vantagem de poder usar a automação para fazer a sua campanha, gerando economia de tempo.

 

  • Lançamento de Afiliado

  • Lançamento de Afiliado
    Lançamento de Afiliado

Aqui são oferecidos produtos de terceiros, e não os seus, mas sempre com tempo limitado, mantendo todas as características do lançamento digital.

Conclusão

Conclusão
Conclusão

Empreender no mercado digital é um trabalho árduo e a estratégia de lançamentos pode ser uma das melhores maneiras de conseguir os resultados desejados.

Para isso, mostramos os lançamentos mais comuns e eficientes que existem atualmente, para que você escolha aquele que mais se alinha com seu negócio.

Se você gostou deste artigo e que continuar por dentro de tudo o que acontece no marketing digital, siga nosso blog e se mantenha atualizado.

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , ,


4 Comentários

  1. Hélcio says:

    Excelente conteúdo do blog e do vídeo também.
    Gratidão!

  2. Denis says:

    Conteúdo muito bom.

    • Jessica Delalana says:

      Oi, Denis! Fico feliz em saber que gostou. Dá uma olhadinha nos outros artigos, toda semana postamos novos e pode ser que te ajude <3

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: