Leads qualificados: como atrair para negócios físicos

Com a vida das pessoas cada vez mais online, buscar leads qualificados para negócios físicos está se tornando difícil.

Você monta várias estratégias e nada está levando o público até sua loja física.

Isto pode estar ocorrendo por várias razões, mas é mais certo que o problema seja que seus leads não sejam qualificados.

Uma das primeiras estratégias dentro do marketing é gerar leads para seu negócio, e você precisa identificar quais são mais qualificadas para se tornarem clientes e gerarem os resultados que você espera.

Se você quer saber como atrair leads qualificados para negócios físicos, nos acompanhe até o final desse artigo que vamos explicar.

Aprenda a atrair leads qualificados para negócios físicos

O que quer dizer lead qualificado?

O termo lead é usado para o perfil de um potencial comprador de um produto ou serviço seu, aquele que representa uma possível oportunidade de negócio.

Um lead pode chegar até sua empresa de algumas formas, como indicação de alguém, campanha de marketing, preenchimento de um formulário no seu site, entre outras.

No marketing digital, os leads chegam até sua marca através de conteúdos que foram criados para solucionar algum problema ou passar algum conhecimento.

Assim que os leads mostram algum interesse no conteúdo, há a oportunidade de sua empresa captar os dados deles, podendo criar uma estratégia de aproximação e comunicação mais personalizada.

Dessa forma, você tem os meios para conseguir avançar no caminho da venda, até chegar ao objetivo final que é a concretização da compra do seu produto ou serviço.

Porém, nem todo lead será realmente interessante para sua empresa, porque ele pode não ter um interesse real na sua solução, ou ainda não está pronto para realizar a compra e precisa ser nutrido ao longo do funil de vendas.

É preciso, então, qualificar esse potencial cliente, levando em consideração alguns critérios, com o objetivo de auxiliar seu time de vendas a não perder tempo com os contatos errados.

A ideia é sempre investir naqueles leads que possuem maior probabilidade de compra.

Normalmente, os leads são separados em três grupos, levando em conta o potencial real de compra no momento em que se interessam por seu produto.

No primeiro grupo entram aqueles leads que estão com uma intenção clara de comprar da sua empresa, ou seja, há um grande potencial de conversão para esses contatos.

No segundo grupo entram os leads que são bons, mas que ainda não estão maduros para efetuar a compra, necessitando de alguma ajuda para tomar a decisão de adquirir seu produto.

E no terceiro grupo ficam aqueles leads ruins, que são as pessoas que apenas se interessam pelo conteúdo, mas que não pensam em adquirir o produto.

Tipos de Leads

Dentro da qualificação dos seus leads, há dois tipos que podem ser classificados para que você estabeleça a sua estratégia de marketing.

O primeiro tipo de lead é chamado de Marketing Qualified Lead (MQL), e se caracteriza por aquela pessoa que entrou em sua loja física ou e-commerce com interesse em conhecer seu produto, mas ainda está com alguma dúvida sobre ele, ou se o seu produto vai realmente sanar o seu problema.

Este lead está em um momento de considerar as soluções e necessita de mais informações para que tome alguma decisão. Então, é preciso nutrir esse tipo de lead com conteúdos personalizados.

O segundo tipo de lead é o chamado Sales Qualified Lead (SQL), e é representado por aquele consumidor que já sabe o que quer comprar, mas precisa de mais detalhes para finalizar a compra.

Então, vamos ver como você pode atrair os leads qualificados para negócios físicos, e ver os resultados aparecerem de forma concreta.

funil-de-vendas-captar-leads
Entenda como atrair esses leads

Ofereça informações relevantes

Como seu objetivo é conversar com seu cliente em potencial, você deve fornecer informações que sejam relevantes e úteis para ele.

Para que isso aconteça, você precisa conhecer bem essa pessoa, para ter bem claro em sua estratégia, como sanar as dúvidas que ela tem, ou entregar a solução do problema que ela está buscando.

Quando você cria conteúdos que tirem dúvidas, resolvam problemas ou passem informações úteis ao seu público-alvo, a probabilidade de captação de leads qualificadas aumenta muito, porque haverá um alto engajamento com seu material.

É importante focar em quem você quer atingir, mas também onde será veiculado seu conteúdo, porque nem todo mundo está em todas as mídias digitais, e cada mídia possui suas particularidades de postagens.

Uma dica é você fazer uma pesquisa com seus atuais clientes, que realmente compram, para entender melhor os seus costumes.

Esse tipo de estratégia é ótima para conseguir informações como o motivo deles estarem sempre comprando em sua loja, se eles também consomem do seu concorrente, os lugares que eles gostam de frequentar nas horas de lazer, as mídias que mais acessam, entre outras.

Essas informações criam um perfil ideal de consumidor que auxiliará você a criar conteúdos mais assertivos para eles, e os possíveis clientes com o mesmo perfil.

Dê prioridade aos clientes mais importantes

Qualquer pessoa pode entrar em sua loja física e comprar seu produto, porém todo negócio tem aquele público que é mais importante, que está mais propício a receber suas ofertas.

Você pode criar uma série de critérios para chegar a uma lista ideal de clientes, como a localização deles, se moram mais perto de sua loja, o interesse pelo tipo de produto que você vende, a idade, gênero e classe social também podem entrar como fatores de segmentação.

engajamento-out-of-home
Aproveite as Mídias Sociais

Use as mídias sociais

Uma das vantagens da internet é que ela possibilita às empresas estudarem seus consumidores e possíveis clientes, através das redes sociais e comportamento de pesquisa.

Você pode usar as redes sociais para se aproximar dos seus clientes, ou daqueles que você acha que possui o perfil para se tornar um lead, e estabelecer um contato mais direto, para entender seu comportamento, gostos e necessidades.

Usar o e-mail marketing para conseguir contato com possíveis leads também é válido, porque, quando essa ferramenta é bem usada, serve para enviar mensagens personalizadas e também como um canal de relacionamento com seu público.

Outra forma de usar as mídias sociais é sua empresa investir em um blog, onde pode se tornar uma referência no segmento que atua.

Você pode compartilhar informações relevantes sobre o seu nicho, educando o consumidor e, ao mesmo tempo, divulgando sua marca e produtos.

Explore as plataformas digitais

Atrair clientes para seu negócio físico através dos meios convencionais, como distribuição de flyers, anúncios em rádios locais ou apoiando eventos da região, são eficazes.

Mas, você pode aproveitar o que a internet disponibiliza para chegar até as pessoas, e atraí-las para sua loja física.

Uma estratégia é usar links patrocinados, direcionando para a região onde está sua loja física, atraindo as pessoas que estão mais próximas do seu negócio.

Outra possibilidade é usar redes sociais, como o Facebook, para segmentar a comunicação com seu público, através da fanpage da sua empresa.

Faça promoções

Todo consumidor gosta de uma promoção e se você usar essa informação a seu favor, seu negócio pode atrair mais leads qualificados.

Geralmente esse tipo de ação traz mais visibilidade para sua marca, além de aumentar a taxa de conversão, o ticket médio de compra e a fidelização de clientes.

Portanto, se você personalizar as promoções para os leads com maior potencial de conversão, sua estratégia será mais certeira, porque já havendo um interesse na compra do se produto, tendo uma vantagem ajuda o cliente a tomar a decisão.

Há algumas maneiras de fazer promoções, desde a promoção de algum produto novo, criar um kit de produtos ou um sistema de pontuação. Sua estratégia vai seguir o comportamento de seu público, e o que for mais alinhado com o perfil de cada um deles.

Uma boa estratégia é estipular prazos curtos para as promoções acabarem, estimulando o senso de urgência das pessoas.

Conclusão

Atrair clientes para seu negócio físico, nesse mundo cada vez mais digital, parece tarefa difícil. Porém, usando as estratégias corretas é possível gerar leads para negócios físicos.

O lead qualificado é aquele consumidor com real potencial de comprar o seu produto e pode chegar até sua loja por diversos caminhos, como indicação de outros clientes ou campanhas na internet.

Para saber se o lead é qualificado ou não, é preciso entender bem seu comportamento e como ele atua nas redes sociais, para conhecer suas necessidades e problemas.

A partir daí, você pode traçar suas estratégias para conseguir atrair mais leads para seu negócio físico.

Sabendo quem são seus possíveis clientes, segmentá-los é uma boa ideia, criando conteúdos relevantes para eles, que os ajudem a solucionar seus problemas.

Usando o que a internet tem de melhor, que é a possibilidade de alcançar um número alto de pessoas, sua marca passa a ter maior visibilidade e a chance de gerar mais leads qualificados.

Se aproximar das pessoas onde elas estão interagindo, nas mídias sociais, e criar um relacionamento mais próximo, promovendo seu negócio através de promoções direcionadas para os leads mais quentes, é um caminho próspero.

Se você gostou de saber como atrair leads para negócios físicos, compartilhe com seus contatos e não deixe de seguir nosso blog.

Compartilhe o post:

Tags: , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: