Legendas para fotos no Instagram: Guia Para o Empreendedor Digital

As legendas para fotos no Instagram são tão importantes quanto o conteúdo do post em si. Parece ousada essa afirmação? Não é, acredite. 

Por meio do texto, você pode acabar com as dúvidas do seu público, atrair novos interessados, fidelizar a audiência e fazer vendas.

Não é tão simples, porém, fazer um texto que engaje. 

Muitos empreendedores ou profissionais de Social Media têm dificuldade para criar legendas para fotos no Instagram. Afinal, nem todo mundo tem um dom natural para escrita, né?

E mesmo quem é muito bom com as palavras, as legendas do Instagram podem ser um enorme desafio.

Para te ajudar a resolver esse problema, nós preparamos um Guia Completo para você que é empreendedor digital, mas que também utiliza (ou quer utilizar) o Instagram para se conectar com o seu público.

Lápis e papel na mão e entenda tudo agora…

O que os Dados nos dizem sobre o assunto?

O que os Dados dizem?

Uma pesquisa da Nielsen Norman Group apurou que os usuários não leem todo o conteúdo de uma página.

Quando querem saber de algo, eles “escaneiam” as informações. Essa leitura rápida segue um padrão, que inclusive é utilizado pelos especialistas em SEO.

O comportamento de ler “por cima” se repete no desktop e no celular. Não podemos esquecer, porém, que a maioria das pessoas acessa a internet pelo smartphone hoje. 

Não é por acaso que você tem visto sites otimizados em todos os lugares. Da mesma forma, não é coincidência que os textos sigam sempre a mesma formatação.

Facilitar a leitura tem sido a chave para conseguir a atenção do usuário. Em um mundo cada vez mais rápido e tecnológico, ganha quem não desperdiça o tempo do leitor.

Você deve estar se perguntando: mas isso só vale para artigos, certo? Errado. É possível aplicar técnicas de SEO nas legendas do Instagram. Antes de falar sobre isso, porém, vamos para algo mais básico: por que é importante caprichar nas legendas para fotos Instagram?

A importância da Legendas para Fotos no Instagram

A importância da Legendas para Fotos no Instagram

O primeiro motivo para apostar em boas legendas para fotos Instagram é: as pessoas querem mais. Já se foi o tempo em que o Instagram era uma rede social apenas de fotos ou vídeos.

Com o aumento da oferta – porque, afinal, temos literalmente bilhões de usuários na plataforma -, aumentou a exigência de qualidade. As pessoas querem consumir conteúdo, mas esse conteúdo tem que ser bom.

O que é bom? Algo que é esteticamente agradável, é verdade, mas que dá “algo a mais”. Esse algo a mais é o conteúdo, que pode ser informativo, emocionante, inteligente… O que importa, no fim, é que ele seja capaz de causar efeito em que está lendo.

Esse efeito é o disparador para todo tipo de atitude. Se alguém gosta do que você escreve, possivelmente comentará, deixará um like ou salvará o post. Se alguém concorda ou não com o que é dito, o debate está aberto.

Como se pode ver, investir em textos bem feitos pode melhorar o engajamento do seu Instagram. E o engajamento, cada vez mais, tem sido a grande meta dos produtores de conteúdo.

Quer dizer que você deve publicar tudo o que sabe sobre um determinado assunto na sua legenda do Instagram? Sim e não.

Você pode dividir o seu conteúdo grande em vários posts e, assim, fazer com que a audiência espere pela segunda parte. Ou pela terceira. Ou pela quarta. E por aí vai.

Se o seu conteúdo pode ser resumido em um post só, importa como você transmite a mensagem.

Aprenda a arte do resumo sem cair na superficialidade. Para fazer isso, claro, é preciso um pouco de prática, mas principalmente técnica. Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir.

Como o seu Público te Ajuda a criar Legendas no Instagram

Como o seu Público te Ajuda a criar Legendas no Instagram

Antes de falarmos sobre as minúcias da criação de legendas, vamos falar sobre o seu público.

Você sabe quem faz parte do seu público? E quando perguntamos isso, na verdade, queremos ir além do óbvio. 

Não basta saber, por exemplo, que a maior parte da sua audiência são mulheres. De onde elas vieram? No que são interessadas? Em que lugar trabalham? Quantos anos elas têm? Como é o seu comportamento de consumo?

Se você não sabe responder a essas perguntas, pode ser interessante começar a trabalhar na criação de uma persona.

Para tal, você pode traçar o perfil das pessoas que já fizeram compras com você. Os insights do Instagram também ajudam a saber quem está te seguindo.

Se isso não for o bastante, utilize a rede social para, aos poucos, entender melhor a sua audiência. 

Existem ferramentas de interação, como as enquetes, que permitem que você possa refinar o seu conteúdo de acordo com a predileção do seu público.

Para entender o que tem funcionado bem com a sua persona, você pode investigar os concorrentes. Mas atenção: isso não significa, é claro, que você deve copiá-los. Inspiração é uma coisa, plágio é outra – bem diferente, inclusive.

Marcas que ultrapassam a linha da inspiração perdem em autoridade e confiabilidade. Isso sem contar o fato de que o conteúdo intelectual é protegido e pode gerar processos.

Como a sua Concorrência te Ajuda a criar Legendas no Instagram

Como a sua Concorrência te Ajuda a criar Legendas para Fotos no Instagram

Os temas que têm sido abordados e a profundidade dessa abordagem são bons pontos de partida. 

Seus concorrentes demonstram conhecimento profundo ou ficam na superfície do assunto? Eles conseguem explicar detalhes importantes daquele produto, serviço ou conteúdo de forma inteligente e dinâmica? Qual é a reação da audiência?

Preste atenção nos números, porque eles são importantes, mas não fique só por aí. Mais interessante do que a quantidade de seguidores é a qualidade deles.

O que significa ter seguidores de qualidade? Ter pessoas que conversam, engajam, enviam o seu conteúdo para amigos e salvam seus posts. Como conseguir isso? Dê mais do que eles poderiam pedir.

Entregue conteúdo com bom design. Faça vídeos rápidos, engraçados e bonitos para o reels – nunca esqueça dele!

Ganhe destaque ao oferecer aprofundamento teórico, demonstrações e boas conversas pelo IGTV. Entre em diálogo direto com a sua persona, com textos, afirmações e papos que a afetam.

Sua concorrência faz isso? Se sim, aprenda com ela. Se não, comece agora a ganhar destaque no jogo.

Agora que já fizemos esse parênteses, vamos voltar para o tema oficial deste artigo? Vamos lá!

6 Dicas para Fazer uma legenda incrível sendo um Empreendedor Digital (e não um influencer)

Você já entendeu que conhecer a sua audiência é o mais importante. E o que vem depois? Bem, bastante coisa:

1 – Mantenha o mesmo Tom de Voz Sempre

1 – Mantenha o mesmo Tom de Voz Sempre

A criação da persona, sobre a qual falamos no tópico anterior, dialoga com o tom de voz.

Pense na sua marca como uma pessoa que quer impactar outra. Como ela faz isso? Que palavras ela utiliza? Ela fala gírias? Se tivesse uma idade, qual seria?

Marcas jovens precisam ter comunicação jovem, por exemplo. Se você não conseguir passar essa ideia, você não causará aproximação. Sem aproximação, sem empatia. Sem empatia, sem reconhecimento. E por aí vai. O resultado, sabemos bem.

Um exemplo de sucesso para se inspirar? O tom de voz da Netflix, gigante do streaming, nas redes sociais. Pelo porte da marca, o primeiro pensamento é que a comunicação seria robusta, elegante, talvez um pouco “superior”.

Isso não corresponde à realidade. O fato de ser um gigante no seu setor não faz com que a marca seja “sisuda”. Pelo contrário: ela faz muito sucesso por ser engraçada, divertida e até meio debochada.

Há quem ache um pouco demais a forma como a Netflix age nas redes sociais. Por quê? Porque ela literalmente faz piada com os usuários, às vezes responde meio atravessado, etc.

Felizmente, a aprovação é maior do que a reprovação, e isso se reflete no sucesso da marca como um todo.

2 – Procure ser Sucinto, mas não Econômico

2 – Procure ser Sucinto, mas não Econômico

Nem sempre a melhor opção para as redes sociais é investir em textos muito longos. Como já comentamos, o usuário tem uma tendência a “pular” alguns parágrafos na hora da leitura.

Em textos corridos, em blogs e afins, isso é mais fácil. No Instagram, como nem sempre é possível fazer uma formatação diferente, a situação muda de figura.

Isso significa que você deve sempre escrever pouco? Não, significa que você precisa deixar o seu conteúdo mais “enxuto”, para ser transmitido em poucas frases.

Porém, atente-se para um detalhe: enxugar o tamanho das frases não é economizar no conteúdo.

Se você escreveu um texto de 30 frases (e elas couberam em 2200 caracteres!), leia de novo. Veja se alguma das frases pode ser encurtada ou encaixada em outra. Se não, tudo bem.

Apenas “tudo bem”? Sim. Você não é obrigado a deixar seu conteúdo sempre pequeno. Alguns assuntos e personas permitem os tais “textões”. Para isso, porém, o conteúdo precisa ser relevante e o seu público deve desejá-lo.

 3 – Aproveite as Primeiras Linhas do Texto

3 – Aproveite as Primeiras Linhas do Texto.

Você já percebeu que, quando o texto é grande, o Instagram mostra apenas 2 linhas dele? Para ler o resto, o usuário deve clicar em “Mais”. Se a legenda não chamar a atenção logo de cara, é possível que isso não aconteça.

Uma dica: essa é a hora de pensar em copywriting e SEO. É a hora de ser persuasivo, curioso, emocionante, engraçado. Se você for capaz de suscitar essas emoções no leitor, você terá sucesso na sua estratégia.

Isso nos leva para outra coisa importante:

4 – Não se Esqueça dos Gatilhos Mentais

4 – Não se Esqueça dos Gatilhos Mentais

Quando falamos que as estratégias de Marketing Digital podem ser aplicadas nas legendas, era sério… Os gatilhos mentais são muito empregadas para gerar reação do leitor.

Você pode saber mais sobre o assunto clicando no link acima, mas vamos passar o básico dele aqui.

Chamamos de gatilhos mentais as palavras, imagens e afins que, quando empregadas, despertam emoções em alguém.

No caso do marketing digital, elas são utilizadas para fazer o cliente desenvolver sentimentos pela sua empresa ou produto. Mas não só: os gatilhos podem gerar vendas, atrair novos usuários, provocar reações múltiplas.

Um dos gatilhos mais comuns é o de escassez e urgência. Quantas vezes você comprou algo ou cogitou fazer isso ao saber que era exclusivo ou que estava acabando?

É isso que esse gatilho faz. Ele desperta a ojeriza à perda. Por exemplo: se você não ler o resto deste artigo, você nunca irá saber como fazer boas legendas para fotos Instagram. Entendeu?

Vale a pena estudar a fundo os demais gatilhos mentais – sim, são vários! Esse estudo, aliás, impede que você caia em um erro comum, que é o do sensacionalismo.

Ou seja: Sim, você pode fazer um pouco de alarde, já que isso chama atenção. Você não deve, porém, prometer coisas que não pode cumprir ou publicar algo que não corresponde à realidade.

Do contrário, você passará longe do que deseja – e o seu cliente passará longe de você.

5 – Não abandone a Cultura Pop

5 – Não abandone a Cultura Pop

Se a sua marca é muito específica ou não dialoga com as pessoas mais jovens, isso pode não ser possível. Se você, no entanto, trabalha diretamente com quem faz uso frequente da internet, então essa dica é importante.

Você já deve ter percebido que os mais jovens se comunicam através de memes. E mais do isso: situações do dia a dia, sejam elas engraçadas ou meio absurdas, também podem virar memes.

Memes, para quem ainda tem dúvida, são conteúdos virais. Eles podem ser vídeos, fotografias ou mesmo frases. Repetidas sem parar durante alguns dias (porque hoje os memes têm vida curta), elas são uma oportunidade de fisgar a audiência também.

Vale lembrar, porém, que nem tudo que viraliza é bom para a sua marca. Esteja por dentro das tendências, mas saiba filtrar aquilo que lhe convém.

Como as legendas entram nisso? Porque, bom, você pode utilizar os memes no seu texto, adequando-os ao contexto da sua marca. Em muitos casos, isso é bem recebido. Basta, de novo, ter coerência e bom senso.

6 – Use Call to Action (CTA)

6 – Use Call to Action (CTA)

Mais uma herança do marketing digital que pode – e deve – ser utilizada nas suas legendas para fotos Instagram.

O call to action, também conhecido como CTA, nada mais é do que uma chamada para ação. Na prática, é uma palavra ou sentença de comando que é transmitida ao interlocutor, para que ele faça algo.

Alguns dos CTAs mais populares incluem: acesse, inscreva, clique, baixe, envie, salve, compre, assine, compartilhe, comente. Os contextos, como você pode imaginar, variam bastante.

Quer um exemplo que com certeza você já viu nas legendas do Instagram?

Depois de contar uma história – que é reforçada por uma imagem ou vídeo bom e bonito -, o criador de conteúdo pergunta: e você, já passou por isso? Me conta nos comentários como você saiu dessa!

Por que funciona? Porque você criou um diálogo eficaz, porque o storytelling foi bom, porque a audiência está fidelizada.

7 – O Repertório

7 – O repertório

Criar legendas envolve escrever e escrever envolve estudo. Afinal, não dá para

8 – A Prática

8 – A Prática

Por mais cursos que você faça, por mais livros e artigos que você leia… A verdade é que nada disso adianta se você não colocar em prática.

Até porque conhecimento que fica só na teoria não muda a realidade de ninguém. Nem a sua.

Portanto, pratique. Toda aula ou livro que ler, tente colocar em prática logo em seguida. Se você esperar para praticar só depois irá esquecer muita coisa, acredite.

Além disso, qualquer atividade fica melhor quando envolve prática. Na hora de fazer legendas para fotos no Instagram isso não é diferente.

Talvez o que dá certo para muita gente pode não dar certo para o seu produto e público. Daí a importância de testar, ousar e mudar.

Se você não experimentar como vai saber se algo dá resultados para você ou não?

9  – Não queira agradar todo mundo

9  – Não queira agradar todo mundo

Por último, mas não menos importante: Não queira agradar todo mundo.

Estamos na era do cancelamento na internet, é verdade. Com isso, as empresas e os empreendedores têm medo de falar as coisas e errar.

Enfim…

Como se pode ver, é um longo caminho até o sucesso no Instagram. Mas ele é totalmente possível: basta estudo, dedicação e paciência!

Se você quer ter boas legendas para fotos no Instagram precisa compreender.

Jessica Delalana :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.