LinkedIn Ads: 7 Grandes Motivos para Começar Anunciar no LinkedIn e Vender Mais

 

Linkedin Ads: Motivos para anunciar no LinkedIn
LinkedIn Ads: Motivos para anunciar no LinkedIn

Primeiramente, deixa eu te perguntar: Você anuncia no LinkedIn Ads? Pois é, o erro de muitas empresas está em ver o LinkedIn como apenas uma rede social para aumentar seus contatos profissionais (networking) e descobrir novos conteúdos interessantes para o seu nicho de atuação.

Para começar a sentir a força da rede social, basta pensar que não é à toa que o LinkedIn acaba de atingir a marca de 500 milhões de usuários no mundo e que só o Brasil representa 29 milhões desse total.

Foi esse número crescente que consolidou o país há anos como o terceiro lugar do planeta em relação ao número de usuários do LinkedIn, ficando atrás apenas da Índia (2º lugar) e dos Estados Unidos (1º lugar).

Com esse número expressivo de pessoas reunidas, a outra pergunta que faço é: Por que você ainda não anunciou por lá?

Se tem dúvidas, neste artigo você poderá conferir vários motivos para começar anunciar pelo LinkedIn Ads. Mas antes disso, você precisa responder  mais uma questão importante…

Antes de tudo, o LinkedIn Ads é mesmo para a sua empresa?

LinkedIn Ads é para minha empresa?
Afinal o LinkedIn Ads é mesmo para a sua empresa?

É importante que você tenha em mente que quando se trata de anunciar, o LinkedIn nem sempre pode ser a melhor opção para o seu negócio. Tudo dependerá do mercado em que você está inserido.

Isso porque a maior rede social corporativa do mundo é destinada sobretudo para as empresas B2B e alguns nichos específicos de B2C, os que oferecem produtos de alto valor agregado como imóveis ou carros de luxo, por exemplo.

Ou seja, se o seu público-alvo for profissionais que tomam as decisões dentro das empresas, sinto informar que você está perdendo tempo e dinheiro ao não anunciar no LinkedIn.

Aliás, nesse caso o LinkedIn Ads tende a ser muito mais efetivo que o Facebook para geração de leads… Quer saber o motivo? A gente te dá 7 e dos grandes…

1. Faça diferente

Linkedin Ads: Faça diferente
Faça diferente

Apesar de grande parte das empresas já possuírem um perfil no LinkedIn, atualmente a maioria ainda anuncia por meio do Facebook Ads e do Google Adwords. Isto é, ao fazer anúncios pelo LinkedIn, com certeza, você estará num território não tão explorado assim. 

Se pensarmos que hoje em dia as pessoas têm acesso a uma infinidade de sites, blogs, materiais e informações para aprenderem e decidirem o que querem, o que concluímos? Que hoje é muito mais difícil conseguir o engajamento do seu público por meio de campanhas de Marketing que anos atrás, pois as opções são muitas…

Logo, utilizar meios que não estejam tão saturados pode fazer toda diferença por significar menos concorrência Quer motivo melhor que esse? Calma que nós temos…

2. O melhor público

Só de observar o LinkedIn dá para entender a razão por acabar sendo melhor em termos de segmentação que outras redes sociais, né? Afinal, é uma rede social que foi feita para os negócios.

Mas não é só por isso que a rede se destaca nesse quesito. Quando uma empresa ou pessoa faz seu cadastro por lá, vai precisar inserir uma série de dados profissionais…

Por isso, o LinkedIn acaba sendo bem mais efetivo para gerar leads mais qualificados que o Facebook, por exemplo, que somente pede dados mais genéricos dos seus usuários, como gênero, idade, local que reside, etc…

Dessa maneira, você poderá optar por critérios como área de atuação, profissão e nível desta (gerente, por exemplo), segmento e até o lugar exato que as pessoas trabalham. Informações muito mais profundas e detalhadas, não acha? Viu como fica mais fácil atingir o público certo?

Além disso, no LinkedIn a possibilidade de as pessoas colocarem informações que não sejam verídicas ou não preencher algum campo é infinitamente menor que em outras redes, não é mesmo?

LinkedIn Ads: O melhor público
O melhor público

Suponha então que a sua persona seja a gerente de um e-commerce de móveis, imaginou conseguir atingi-la diretamente? No LinkedIn você pode.

Além dessa maior capacidade de segmentação, não é só por isso que lá você encontra o melhor público. Segundo a própria rede socialno LinkedIn está o maior conjunto de indivíduos intelectualizados, de grande influência nas suas áreas e elevada condição socioeconômica do mundo.

Para se ter uma ideia dessa realidade, basta observar que no ano de 2016 de cada 5 dos seus usuários, 4 eram responsáveis pela tomada de decisões, onde 39% eram executivos sênior e 28% responsáveis por gerenciar o orçamento do negócio.

Entendeu agora porquê o LinkedIn é perfeito para você impactar funcionários que têm o poder de decisão dentro das organizações ou clientes de renda superior?

3. O melhor lugar

Como se não bastasse ser a rede social que consegue a maior segmentação e que concentra os usuários que tomam as decisões dentro das empresas, o LinkedIn é o lugar que todos entram pensando exclusivamente em negócios.

Por ser direcionado aos interesses profissionais, aqui as pessoas estão focadas nisso. As outras redes sociais foram feitas para as pessoas se relacionarem e as empresas apenas se aproveitaram disso para aparecer para o seu público. Mas não são a prioridade de quem está lá.

LinkedIn Ads: O melhor lugar
O melhor lugar

Se no Facebook ou Instagram, por exemplo, as pessoas querem entretenimento e se conectar com seus amigos, no LinkedIn procuram encontrar conteúdo com assuntos do seu ramo de atuação, fazer contatos buscando networking, encontrar respostas para questões profissionais

Nem precisamos falar que é muito mais difícil para a sua marca conseguir destacar no meio de fotos e posts de amigos e parentes, certo? Uma competição totalmente injusta. Pois no LinkedIn isso não existe…

Isso mesmo. Os usuários de lá interagem mais com os posts das empresas, comentam, opinam e, com isso, seu conteúdo consegue um alcance muito maior… Aliás, se uma pessoa interage com algo, comumente isso aparecerá para aqueles que ela possui em sua rede… E mais alcance quer dizer mais conversões, certo?

Essa facilidade faz com que sua empresa não apenas venda como também ganhe mais notoriedade. Que empresa não quer maior engajamento do seu público? É ou não é o lugar ideal para a sua empresa conquistar maior evidência e ganhar autoridade e reconhecimento mais facilmente?

4. O melhor momento

Falando em usuários mais segmentados e receptivos às empresas, automaticamente temos outra vantagem: O momento certo.

Se aqui os indivíduos interagem mais, estarão mais propensos a baixarem os materiais que você cria, acessarem seu site e assistirem os vídeos que sua empresa compartilha.

Pense com a gente: Se você atingiu a sua persona no momento ideal para a compra, estamos falando de Fundo de Funil, certo? É por esse motivo que dizemos que no LinkedIn sua equipe de marketing poderá atuar muito mais nessa etapa do Funil de Vendas que em outros lugares.

LinkedIn Ads: O melhor momento
O melhor momento

Aqui os leads estão a um passo de se tornarem clientes, de fato. É por isso que você tende a não apenas conseguir mais leads, como leads mais qualificados.

Por isso, na rede social de Jeff Weiner não funciona tanto anunciar para Topo e Meio de Funil por acabar saindo mais caro e menos efetivo para o seu negócio.

Aqui você poderá fazer anúncios pensando diretamente nas conversão para vendas. Então, pense nos conteúdos próprios para esse momento: Avaliações grátis, promoções, testes gratuitos, bate-papo com vendedores: Foco total nas vendas.

Ainda pensando no melhor momento, o LinkedIn permite que você foque nos horários de maior tráfego da rede social, diferente do Facebook que deixa seu anúncios rodando por um determinado número de dias, sem interrupções.

5. A melhor variedade de anúncios

Não, você não leu errado… Você não somente consegue atingir o público certo, no lugar perfeito e no momento ideal, no LinkedIn você conta com uma ótima variedade significativa de anúncios.

Isso é útil para que você consiga chamar a atenção da sua persona, pois não adianta nada seu conteúdo chegar até seu anúncio se não tiver vontade de clicar, não é mesmo?

De acordo com os objetivos e estratégias do seu negócio e, mais precisamente, de determinada campanha, você contará com o formato que mais se encaixa com isso. Até mesmo apresentações no Slideshare podem ser utilizadas.

Um dos tipos mais populares é o Sponsored Content (Conteúdo Patrocinado), que é parecido com a opção ‘impulsionar’ do Facebook.

Assim como na rede de Zuckerberg, os posts que foram patrocinados aparecerão no feed dos usuários em meio aos posts das pessoas que o usuário tem em sua rede de contatos. Por ser assim, mais sutil, acaba nem parecendo um anúncio, de fato.

LinkedIn Ads: A melhor variedade de anúncios
A melhor variedade de anúncios

Também temos disponível o Text Ads, que é um anúncio em formato de texto, uma mensagem curta que fica na parte superior da página. Além de ser um formato mais barato, costuma ter uma taxa de conversão alta por comumente ser a primeira coisa que o usuário verá.

O segredo desse formato é escrever uma mensagem que consiga estimular os usuários a clicarem e ir para onde você quer: Sua página de captura (landing page), por exemplo.

Outro tipo bastante utilizado é o Sponsored InMail, onde você tem como se fosse o inbox do Facebook, mas com a possibilidade de enviar somente para as pessoas que interessam para a sua marca.

O interessante é que o LikedIn só entrega a sua mensagem no momento em que a pessoa está conectada na rede, o que faz com que seja muito mais fácil que o seu conteúdo seja visto pelas pessoas.

Agora se você quer unir o poder das palavras com o da imagem existe o Display Ads, que já diz tudo no nome, né? Por meio deste formato, você aparecerá na barra lateral da rede social do seu público a partir de imagens. E ainda poderia criar uma legenda para isso.

Enfim, essas são só algumas das opções mais básicas que o LinkedIn oferece, você ainda conta com muito mais. Isso é interessante para você testar muito, como faz nos testes A/B das páginas do seu site.

Teste e compare até achar o que te traz resultados melhores. Se conseguimos nos conectar com nosso público da forma mais eficiente poissível, temos mais segurança para aumentar o investimento e ainda conseguiremos custo mais baixo… Quer coisa melhor?

6. A melhor mensuração

LinkedIn Ads: A melhor mensuração
A melhor mensuração

Falando em testar melhores resultados, não há como saber o que funciona melhor sem os dados das campanhas, não é mesmo?

Para a sua alegria, o LinkedIn Ads, como o Google Adwords e Facebook Ads, fornece as informações necessárias para você medir o desempenho dos anúncios… Mais vai além…

A maior rede social corporativa do planeta disponibiliza diversas métricas interessantes e acaba fazendo com que sua análise se torne mais precisa que as outras redes sociais do momento. Isso é natural, visto a alta capacidade de segmentação que oferece.

Afinal, o que interessa mesmo são os anúncios que mais levam às conversões, não é mesmo? E aqui você identificará isso com muito mais exatidão, ficando mais seguro investir e crescer.

7. A melhor escolha de orçamento

Como o Facebook Ads e o Google AdWords, você também pode optar por um valor X por determinado período de tempo.

Mas o LinkedIn também permite que você escolha entre dois tipos de investimentos: O CPM que é a sigla para ‘Custo por mil impressões’ e o CPC que é o ‘Custo por clique’.

O CPC, no geral, costuma ser mais barato porque no LinkedIn você já conta com alta segmentação. Mas calma. Após algum tempo e testes, você entenderá mais qual escolha fará em determinada campanha.

O melhor é que, nesse primeiro momento, você não coloque muito dinheiro nos anúncios se ainda não está seguro com a rede social. O valor mínimo para você investir em uma campanha no LinkedIn é de 10 dólares, o que possibilita com que você teste aos poucos e fique cada vez mais próximo de encontrar a forma ideal para o seu negócio.

O mais importante, na realidade, é você escolher formatos que chamem a atenção do seu público, portanto, compreenda de verdade a sua persona e acerte em cheio ao oferecer aquilo que ela procura.

LinkedIn Ads: A melhor escolha de orçamento
A melhor escolha de orçamento

Depois de todos esses grandes motivos para anunciar no LinkedIn, ninguém precisará mais te convencer a anunciar por lá, né?

É por isso que gostamos de falar que nenhuma rede social é a melhor que a outra para conseguir clientes. Todas têm características próprias, pontos fortes, fracos e se encaixam melhor em determinadas estratégias e situações.

A escolha dependerá sempre do seu negócio e, principalmente, do seu público. Tenha sabedoria e bom senso nessa hora, ok?

Até porque de nada adiantar ter tantas possibilidades para alcançar o público certo se você não sabe quem é esse público e como impactá-lo, né?

Depois de conhecer todas as vantagens dos diversos meios (Facebook Ads, Google Adwords e LinkedIn Ads) pense bem e responda: Onde está o seu público e como gostaria de te encontrar? Então, é pra lá que você deve ir, fazer acontecer e (por que não?) anunciar.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: