Marketing de Conteúdo – Por quê PMEs precisam investir?

Hoje em dia, ao investir em um negócio próprio, as PMEs têm dificuldades em conectar-se com o público-alvo ou até ter mais lucratividade. O que pode ajudar muito é o marketing de conteúdo, braço do próprio marketing digital que auxilia muito na identificação com os potenciais clientes.

Por que você deveria investir em marketing de conteúdo?

Ajuda a construir uma comunidade de clientes leais

Ao entregar informação de qualidade, é possível construir uma comunidade de clientes leais à marca que escolheram seguir. Ao criar conteúdo valorizado, você criará uma comunidade de clientes que irão segui-lo, afinal, têm motivos para investir tempo em sua marca. Se você publicar conteúdo em intervalos regulares, os seguidores vão se identificar e ficar engajados.

A importância de investir em marketing de conteúdo
Por que você deveria investir em marketing de conteúdo?

Cria autoridade atrelada à sua marca

Criar conteúdo de qualidade regularmente torna a sua marca uma autoridade no assunto. Ser uma autoridade é importante, pois cria confiança, isto é, algo que os clientes avaliam na hora de comprar um produto ou serviço.

Você começa a conhecer seus clientes

Isso significa que você pode avaliar a atitude dos seus clientes e conhecer suas necessidades e desejos. Conteúdo bom pode inspirar discussão, interação, provocar reflexão e criar visibilidade.

Gera fluxo de clientes

Conteúdo de qualidade é ouro para o SEO. Se você tem um blog com conteúdo de qualidade e melhor ainda se estiver conectado à sua marca, isso pode ter repercussões positivas. Já foram os dias de escrever artigos carregados de palavras-chave ou fazer cópias de má qualidade em sites e blogs. Contexto, significados e escrita relevante – e original – não só são percebidos pelos clientes em uma leitura, mas também pelos motores de busca como um material relevante.

Agrega valor

Nova regra – que qualquer negócio em que você esteja trabalhando, você agora precisa ser também um editor para ser competitivo. As pessoas esperam que o seu negócio, seu site e seus embaixadores da marca (gerentes, funcionários, autônomos contratados ou mesmo clientes) entreguem insights ou entretenham.

geração de valor com marketing de conteúdo
Gere valor com marketing de conteúdo

As pessoas querem ir para o seu site e mídias sociais porque recebem algo de volta, que vale a experiência. Usar o vídeo para curtas-metragens, postar fotos divertidas, fornecer guias práticos e úteis irão fazer o seu site virar rotina para essas pessoas.

3 características do marketing de conteúdo

Em primeiro lugar, marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico – e não apenas postar itens para os seus feeds de mídias sociais, aleatoriamente. Você precisa ter uma noção clara do que é necessário para criar conteúdo, de modo a torná-lo direcionado e com objetivos e a sua estratégia de marketing digital.

Em segundo lugar, o seu conteúdo deve beneficiar um público claramente definido. Vá além da demografia. Quais são os desejos, necessidades, interesses, perguntas, preocupações e pontos de dor de seus clientes potenciais? Como o seu produto ou serviço será útil? Que tipo de conteúdo que você poderia distribuir para informar e envolver os seus leitores de forma significativa?

Em terceiro lugar, o seu conteúdo deve ser valioso, relevante e consistente para o seu público.

Recompense o cliente

As pessoas que leem seus blogs ou assistem seus vídeos devem encontrar algo de valor fora deles. Devem concluir a experiência de ter contato com você, sentindo que aprenderam alguma coisa ou que foram entretidas de uma maneira que reflete em suas vidas e valores.

Marketing de conteúdo através de blogs
Recompense os seus leads através do marketing de conteúdo

Confere relevância

Seu conteúdo deve abordar desejos, necessidades e interesses dos leads. Seja o especialista de confiança ao qual eles podem recorrer para respostas. Mostre ao seu público-alvo que você entende o que é interessante, engraçado, emocionante ou importante para eles.

É consistente

O conteúdo eficaz, entregue ao longo de um período de tempo, te fará reconhecível entre o público do seu nicho. Seu olhar, sentido, tom e estilo de escrita – e, claro, a substância – devem falar com a mesma voz que ajuda os consumidores a conhecê-lo e crescer familiarizado com a sua organização.

Finalmente, uma boa estratégia de marketing de conteúdo impulsiona a ação do lead. Marketing de conteúdo dá a oportunidade de ganhar credibilidade, criando mensagens que demonstram como o seu produto ou serviço pode fazer uma diferença positiva na vida de seus clientes potenciais.

Importantes aspectos sobre o Marketing de Conteúdo para a sua PME

  1. Planejamento: determinar os objetivos que você quer que a sua empresa alcance e, em seguida, qual será o papel do conteúdo durante o processo estratégico. Como é que o marketing de conteúdo pode complementar outras atividades, como vendas, serviços, promoções ou publicidade?
  2. Audiência: você tem um único público, homogêneo, ou você tem vários segmentos que se beneficiariam do que você tem a dizer? Onde está o jogo entre os seus interesses, preocupações e necessidade de informação e os seus conhecimentos?
  3. Desenvolvimento de conteúdo: um excelente conteúdo começa com uma noção clara do que você quer dizer. Estabelecer um tom consistente que representa a experiência e os valores de sua organização. Seu conteúdo deve ser otimizado para o seu público, para os motores de busca e para os objetivos do negócio;
  4. Implementar: como você vai distribuir o seu conteúdo? Você vai publicar artigos para o seu blog/site? Se você iniciar um blog, quais tópicos serão abordados, e quantas vezes serão atualizados? Uma programação regular, consistente, é melhor para o estabelecimento de familiaridade com o seu público. Como é que você vai otimizar suas redes sociais e outros canais para a divulgação de sua mensagem?
  5. Monitorar os resultados: as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo de alguma forma? Avaliar o número de gostos, comentários e outras ações. O que as pessoas estão dizendo em seus comentários – é positivo ou negativo? Elas estão fazendo perguntas ou apresentam queixas – e como você está respondendo a esses argumentos?
Insira o marketing de conteúdo na sua empresa
Aspectos do marketing de conteúdo

Através de resultados de rastreamento, você conseguirá ter importantes insights sobre, se e como as pessoas reagem ao seu conteúdo. Isso vai lhe permitir que você absorva o que aprendeu e melhorar sua estratégia de conteúdo, o que lhe dará a oportunidade de melhorar seus resultados ao longo do tempo.

O que você acha do marketing de conteúdo para as PMEs? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários abaixo. Ah, clique aqui para saber mais sobre este assunto!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: