Como o Marketing Digital tem influenciado o Mercado de trabalho

Que o Marketing Digital se tornou um elemento importante para empresas. Isso ninguém duvida.

É com a ajuda dele que vários estabelecimentos conseguiram alcançar o sucesso na internet. De modo a conquistar metas e objetivos com maior facilidade. 

Mas é importante ressaltar que o marketing digital não está limitado a trazer benefícios apenas para os negócios.

É por meio dele que muitas pessoas hoje conseguem se destacar no mercado de trabalho

Seja para preencher uma vaga disponível ou para complementar a formação profissional… Ter conhecimentos sólidos de marketing pode ser o diferencial que muitas empresas procuram para contratar um colaborador para a sua equipe. 

Como o Marketing Digital tem influenciado o Mercado de trabalho
Como o Marketing Digital tem influenciado o Mercado de trabalho

Vamos supor que um estabelecimento especializado em outsourcing de impressão reconhece a importância de estar visível…

Certamente precisará de um profissional habilitado para colocar em prática os seus conhecimentos sobre o assunto. 

Dessa maneira, o colaborador que possui o domínio das principais ações de marketing digital: Pode facilmente desenvolver um plano de divulgação bem estruturado e se destacar entre os candidatos à vaga. Ganhando, assim, a preferência na escolha. 

Deu para entender como o Marketing Digital pode ser um diferencial para construir uma carreira de sucesso?

Quer entender mais sobre esse cenário? Então, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o tema. 

A importância do marketing digital no momento atual

Mercado de trabalho: A importância do marketing digital no momento atual
A importância do marketing digital no momento atual

Com um mercado cada vez mais saturado, só consegue se destacar quem possui um planejamento sólido, capaz de abarcar as dificuldades e de superá-las com as ferramentas disponíveis para isso. 

O marketing digital se tornou a chave do sucesso para vários tipos de estabelecimentos. Isso porque, com o uso de ações direcionadas e de alto desempenho, é possível que ela alcance várias vantagens, tais como:

  • Maior visibilidade na internet;
  • Alcançar um público específico;
  • Vender mais;
  • Aumentar a sua autoridade no mercado;
  • Fortalecer a sua marca;
  • Entre outras.

Dados os desafios do mercado de trabalho, onde as pessoas precisam se destacar para conquistar uma vaga concorrida, os mesmos desafios podem ser enfrentados por um profissional. 

Não à toa, os conhecimentos em marketing digital podem não apenas ser os motivos para que a empresa escolha um candidato em vez de outro, mas eles podem ser utilizados até mesmo para que o profissional seja encontrado na internet mais facilmente. 

Por isso, o marketing digital não se limita apenas a estabelecimentos comerciais. Pode ser utilizado até mesmo para que um trabalhador possa se diferenciar dos demais no momento de divulgar os seus serviços e a sua qualificação profissional. 

Sendo assim, tal como a estratégia de divulgação para empresas, promover o seu próprio trabalho com o auxílio do marketing digital é um caminho interessante. 

Como aderir às estratégias de marketing digital

Mercado de trabalho: Como aderir às estratégias de marketing digital
Como aderir às estratégias de marketing digital

Um profissional que deseja se destacar dentro do seu segmento de atuação, e deseja aderir às estratégias de marketing digital para ter maior sucesso pela sua busca de novas vagas, precisará utilizar os recursos disponíveis de modo personalizado. 

Site pessoal e SEO

Para divulgar o seu currículo ou portfólio, uma ideia interessante é criar um site pessoal. Onde a equipe da empresa poderá conhecer mais sobre a sua formação e experiência. 

No site, também é possível aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que vão permitir que um recrutador encontre em uma pesquisa nos buscadores o seu endereço na web. 

Por isso, construir uma boa apresentação da página utilizando palavras-chave como “experiência em encerramento de empresa em São Paulo”.

Além, é claro de aplicar títulos atrativos, usando fotos de qualidade e garantindo um formato responsivo, é essencial.

Bancos de talentos virtuais e anúncios patrocinados

Há também os grandes bancos de talentos voltados para vagas de emprego, que permitem a inserção do currículo de um colaborador. Ali, é possível que o usuário faça investimentos, tanto para se destacar dos demais quanto para ter acesso a vagas mais interessantes. 

Essa não deixa de ser uma situação bastante parecida com a de empresas que fazem anúncio patrocinado, o que permite que elas sejam vistas com prioridade pelo seu público-alvo. 

Redes sociais

As redes sociais  são cada vez mais importantes para profissionais que estão em busca de uma boa oportunidade de emprego

Um designer gráfico, por exemplo, pode encontrar oportunidades em uma gráfica especializada em impressão digital. 

Ou seja, pode-se buscar por vagas específicas, de maneira que o conhecimento em marketing digital seja um requisito buscado pelo empregador. 

O LinkedIn é uma das redes sociais mais importantes para o mercado de trabalho. Afinal, ela é voltada para relações corporativas, o que ajuda qualquer usuário a encontrar vagas no seu segmento de atuação. 

Mas mesmo para quem utiliza o Facebook ou o Instagram… Ter uma apresentação bem-feita no perfil pode ser importante para que o recrutador conheça melhor o perfil do candidato. Além de ter a chance de perceber o potencial dele para ocupar o cargo na empresa. 

Essas são apenas algumas das principais estratégias que o marketing digital oferece, que são um modo interessante de se destacar e ser encontrado pelas empresas. 

Afinal, com um trabalho de divulgação profissional bem aplicado, certamente o estabelecimento que procura um profissional especialista em marketing digital poderá ter a certeza de que aquele colaborador sabe realizar a função com sucesso. 

Dados sobre a influência do marketing digital

Mercado de trabalho: Dados sobre a influência do marketing digital
Dados sobre a influência do marketing digital

Para entender melhor a influência do marketing digital no mercado de trabalho, é importante conhecer algumas pesquisas no setor que mostram dados importantes. 

A empresa Mlabs, especialista em gerenciamento de redes sociais, aplicou a pesquisa “Perspectivas – Mercado Digital 2020” em conjunto com a Social Media Week, coletando informações interessantes sobre esse cenário. 

Há tendências fortes para o investimento em três redes sociais de maneira específica: Linkedin (73%), Instagram (70%) e Youtube (68%), uma vez que elas apresentam grande potencial de crescimento nos próximos anos. 

Ao mesmo tempo, em termos de estratégia digital, os estabelecimentos estão dispostos a investir mais em SEO (69%), Branded Content (67%) e Content e Social Ads (60%).

Isso mostra que a demanda por mão de obra qualificada será maior nos próximos anos. 

Dessa forma, é possível perceber que o profissional de marketing digital que tenha domínio sobre as ferramentas de anúncio, das estratégias de SEO, conhecimento sobre Inbound Marketing e vários outros recursos disponíveis hoje será um candidato relevante. 

Como se destacar sendo um profissional de marketing digital

Mercado de trabalho: Como se destacar sendo um profissional de marketing digital
Como se destacar sendo um profissional de marketing digital

Quem atua com o marketing digital sabe que a área não é engessada, sendo um dos segmentos que mais passa por atualizações e que ganha novos recursos constantemente. 

Tudo isso se deve à tecnologia, que é aplicada nas estratégias de divulgação de um negócio e oferece soluções cada vez mais práticas e dinâmicas. 

Exemplo: Um colaborador que trabalha com o processo de abertura de empresa em São Paulo deve estar sempre atualizado sobre as leis e prazos envolvidos na atividade.  O profissional de marketing digital, do mesmo modo, deve se especializar periodicamente. 

Além da formação básica e sólida em marketing, o profissional também deve conhecer a fundo o estabelecimento no qual ele vai exercer o seu trabalho, encontrando sempre as melhores formas de divulgar e promover o negócio. 

Isso porque cada nicho tem as suas especificidades. Além de que algumas estratégias que podem ser eficazes para uma empresa podem não ser para outra. 

Outro ponto fundamental é saber conciliar o marketing tradicional com o digital, já que um não necessariamente exclui o uso do outro. É preciso equilibrá-los, de maneira que a meta desejada seja atingida com maior sucesso. 

Dessa forma, certamente é possível ganhar um maior destaque na área. Uma vez que as empresas estão em busca de profissionais qualificados, que sejam capazes de oferecer um trabalho eficaz e direcionado. 

Considerações finais

O marketing digital vem influenciando o mercado de trabalho de forma bastante visível. Além do aumento da demanda por profissionais capacitados, a estratégia também pode ser utilizada para um candidato conseguir se promover na internet e conquistar a sua vaga. 

Sendo assim, dominar os conhecimentos sobre a área é essencial para que o colaborador se destaque e conquiste a preferência dos recrutadores de uma empresa.

Por isso, se você está concorrendo a um bom cargo, não deixe de utilizar as estratégias de marketing digital e siga sempre se especializando no assunto, para ter um desempenho acima da média e garantir uma boa oportunidade no mercado de trabalho. 

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: