Marketing no Facebook: Saiba como ganhar seguidores, leads e vendas na maior rede social do mundo

Fazer marketing no Facebook vem se tornando uma das principais estratégias para empreendedores ou empresas que desejam trabalhar com a internet.

Isso porque o Facebook, atualmente, é considerado a maior rede social do mundo, com 2 bilhões de usuários ativos. Isso significa que é um canal perfeito para você divulgar seus produtos ou serviços.

Além disso, a rede possui diversas ferramentas que podem ajudar você a expandir os seus negócios, aumentar as vendas e, consequentemente, alcançar melhores resultados para a sua empresa.

Para ajudá-lo a utilizar o máximo potencial dessa plataforma, neste artigo nós vamos passar diversas dicas e estratégias de marketing no Facebook. Tudo para você colocar em prática no seu negócio.

Marketing no Facebook: Saiba como ganhar seguidores, leads e vendas na maior rede social do mundo
Marketing no Facebook: Saiba como ganhar seguidores, leads e vendas na maior rede social do mundo

3 Vantagens de fazer Marketing no Facebook

Existem diversas vantagens de fazer marketing no Facebook para alavancar seu negócio. Vamos ver as principais:

1 – Alcance

Marketing no Facebook - Alcance
Alcance

A quantidade de pessoas que podem ser alcançadas com suas ações de divulgação é um dos principais critérios para avaliar se um investimento em marketing vai valer a pena.

Neste quesito, a relação custo-benefício de fazer marketing no Facebook é ótimo, pois seus anúncios podem alcançar, literalmente, milhares de pessoas que usam a rede todos os dias.

E você pode usar todo este potencial com diversos objetivos como, por exemplo, aumentar o reconhecimento da sua marca, melhorar o engajamento dos clientes, elevar as vendas, entre outros.

2 – Poder de segmentação

Marketing no Facebook - Poder de segmentação
Poder de segmentação

Uma das maiores vantagens de fazer marketing no Facebook está em conseguir escolher qual é o tipo de público que vai ser impactado pelas suas publicações.

O Facebook possui uma poderosa ferramenta de segmentação de públicos que permite filtros por diversas categorias, como idade, grau de escolaridade, cidades, interesses e, até mesmo, finanças.

Assim, você diminui muito o risco de que as suas postagens sejam vistas por pessoas que não têm o menor interesse nelas.

3 – Escalabilidade

Marketing no Facebook - Escalabilidade
Escalabilidade

Você pode começar a usar os recursos do Facebook aos poucos para entender como funcionam as ferramentas que tem à disposição.

Depois aumente o tempo gasto com a produção de conteúdo, frequência de postagens e até o orçamento gasto em anúncios.

Essa facilidade de intensificar a utilização da plataforma possibilita ir aumentando seus resultados aos poucos, escalando a quantidade de clientes e de vendas.

Alcance orgânico × alcance pago

Marketing no Facebook - Alcance orgânico × alcance pago
Alcance orgânico × alcance pago

Se você realmente deseja obter resultados com marketing no Facebook, precisa entender o que significam esses 2 termos.

  • Alcance orgânico: significa a quantidade de pessoas que vêem e interagem com as publicações que você faz sem qualquer investimento financeiro;
  • Alcance pago: é quando você investe dinheiro em anúncios ou impulsionamento de posts.

A principal questão é que o Facebook vem diminuindo drasticamente o alcance orgânico das publicações.

Isso não significa que você só terá sucesso pagando. Ainda é possível, por meio de várias ações bem planejadas e executadas, ter uma boa base de seguidores sem investir um centavo em anúncios e aumentar o seu alcance orgânico.

Por outro lado, como em qualquer negócio, ao investir dinheiro, da forma correta, os seus resultados chegarão mais rápido.

Os anúncios no Facebook possuem um alto grau de flexibilidade, permitindo que você comece com um orçamento pequeno para, depois, ir aumentando conforme os resultados alcançados.

Na verdade, a melhor estratégia de marketing no Facebook é realizar, em conjunto, ações orgânicas com conteúdos gratuitos, e anúncios pagos, para acelerar o seu processo de crescimento.

Ah e se você quer dicas de como conseguir alavancar sua página de maneira orgânica, dá uma olhada no artigo que fizemos com hacks de Facebook.

Como fazer Marketing no Facebook

Como fazer Marketing no Facebook
Como fazer Marketing no Facebook

Mesmo com todas as ferramentas e recursos disponíveis no Facebook, não vai adiantar nada você ficar publicando qualquer coisa. Toda estratégia de marketing requer estudo e planejamento para que sua execução alcance os resultados esperados.

Portanto, aqui vão diversas dicas para você saber como fazer marketing no Facebook da maneira correta.

Vamos conferir?

1 – Estude todos os recursos do Facebook

O Facebook é uma rede bem completa, possuindo dezenas de recursos tanto para perfis pessoais quanto para páginas profissionais. Dificilmente você conseguirá usar todas as funções. Na verdade, isso nem é necessário.

O que você precisa fazer é estudar todos os recursos disponíveis e avaliar quais são as ferramentas mais úteis para o seu negócio.

2 – Crie um diferencial

Marketing no Facebook - Crie um diferencial
Crie um diferencial

Atualmente, o Facebook é um ambiente muito concorrido, onde, praticamente, todas as empresas estão publicando conteúdos e anunciando. Provavelmente,  você encontrará dezenas de concorrentes com páginas bem elaboradas e estratégias consistentes de marketing.

Portanto, você precisará criar um diferencial para se destacar e levar seus potenciais clientes a se transformarem em seus seguidores e não da concorrência.

Esse diferencial pode ser a maneira como você posta, o teor dos seus textos, a maneira como apresenta seus produtos ou serviços, ou qualquer outra característica.

3 – Planeje sua estratégia

Marketing no Facebook - Planeje sua estratégia
Planeje sua estratégia

 

Não adianta só ficar publicando para manter sua timeline ativa. Você precisa definir qual será sua estratégia dentro do Facebook.

Sua estratégia precisa incluir seus objetivos com a página da empresa,  selecionar qual público quer atingir, quanto será seu investimento em anúncios e impulsionamentos.

Para ajudar, você pode responder algumas perguntas, antes de começar a usar o Facebook:

Quais os objetivos eu quero obter para o meu negócio?

O ideal é estabelecer metas específicas, com números que possam ser medidos ao longo do tempo para que você possa avaliar se esses resultados estão sendo alcançados;

Como alcançarei estes objetivos no Facebook?

Defina os meios que serão usados, como, por exemplo, o cronograma de publicação de conteúdos orgânicos, o planejamento dos investimentos em anúncios, as maneiras de interagir com as pessoas, etc;

Quem ficará responsável pelas ações no Facebook?

É importante detalhar as atribuições desse profissional, que pode ser você mesmo, seu sócio, um funcionário ou uma agência contratada, caso decida terceirizar;

Quanto isso vai custar?

O planejamento financeiro das ações de marketing é essencial para você poder calcular o ROI (retorno sobre o investimento) no Facebook.

4 – Publique conteúdos de valor

Marketing no Facebook - Publique conteúdos de valor
Publique conteúdos de valor

O melhor caminho para conquistar a atenção das pessoas que você deseja alcançar, na imensidão de publicações atuais no Facebook, é publicar conteúdos que agreguem valor.

Agregar valor significa criar e entregar conteúdos de alta qualidade. Eles devem ser bem escritos, sem erros de português ou digitação, com imagens ou fotos de boa resolução e alinhadas com o perfil do seu público. No caso de vídeos, tenha a certeza da imagem e som estarem perfeitos.

E, o mais importante de tudo, estes conteúdos devem ajudar a resolver os problemas dos seus potenciais clientes.

Para conseguir isso, você precisará conhecer muito bem o perfil do seu público alvo, entender suas dores e o que eles estão buscando. Assim, você conseguirá usar a segmentação de públicos do Facebook de forma mais eficiente, alcançando quem você realmente precisa.

Você também precisará usar uma linguagem que seja compatível com seu público para que eles possam se identificar com suas publicações.

Quando você consegue entregar o conteúdo certo para as pessoas certas, eles percebem que você é um especialista em sua área, que pode ajudá-los com seus problemas, se tonando seus seguidores e, posteriormente, seus clientes.

5 – Interaja com seu público

Marketing no Facebook - Interaja com seu público
Interaja com seu público

Vendas pela internet só acontecem quando existe confiança. E confiança só é construída com relacionamento. Portanto, reserve um tempo na agenda para responder a todos os comentários e mensagens que receber, criando assim uma interação mais próxima com as pessoas que acompanham suas publicações.

Dessa maneira, seus seguidores procurarão interagir mais vezes e recomendarão sua página, uma vez que ela é atenciosa com sua audiência.

Uma dica simples que você pode praticar é curtir todos os comentários que receber em sua página. Outro ponto importante é responder também os comentários negativos. Se surgir uma crítica, se coloque à disposição para resolver o problema por e-mail ou telefone.

Sempre responda com respeito e educação, mesmo que esteja falando com um hater, aquela pessoa que, claramente está ali apenas para falar mal. Evite discutir com as pessoas nos comentários, pois, é a imagem da sua empresa que está em jogo.

6 – Seja consistente

Marketing no Facebook - Seja consistente
Seja consistente

Tão importante quando entregar conteúdo de qualidade é fazer isso de forma frequente. Você não alcançará resultados no Facebook se publicar apenas de vez em quando.

É importante que você mantenha uma frequência de postagens definida. Evite fazer publicações com um intervalo muito grande para não correr o risco de ser trocado pelo concorrente que publica com mais frequência.

Não existe um número mágico de publicações, mas, em geral, se você está começando a trabalhar com o Facebook, é recomendável publicar todos os dias para criar sua audiência inicial. Se não conseguir, poste pelo menos 3 vezes por semana.

Outra dica é usar o recurso de agendamento de postagens que o Facebook possui. Com ele, você pode programar posts para serem veiculados nos horários que você quiser. Com isso, sua página sempre estará atualizada e seus fãs informados.

7 – Mensure os resultados

Marketing no Facebook - Mensure os resultados
Mensure os resultados

O Facebook possui relatórios bem detalhados sobre suas ações e os resultados alcançados por elas na rede.

Por exemplo, os relatórios permitem que você identifique as publicações de maior sucesso junto à sua audiência, em termos de acesso, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Uma ótima opção para você usar é o Facebook Insights, a ferramenta interna de medição e análise da sua presença no Facebook. Ela oferece dados sobre visitas da sua  página, envolvimento do seu público e o perfil das pessoas que estão interagindo com seus conteúdos.

Outra ferramenta essencial para analisar seus resultados é o Gerenciador de Anúncios. Através dele, você consegue identificar os anúncios que obtiveram melhor custo-benefício, seja em obtenção de leads ou de vendas, decidindo quais podem receber mais investimentos.

Os dados obtidos com estas ferramentas permitirão que você avalie o que está dando certo ou não na sua estratégia de marketing no Facebook, fazendo os ajustes necessários para alcançar melhores resultados.

Como conquistar leads e realizar vendas no Facebook

Marketing no Facebook - Como conquistar leads e realizar vendas no Facebook
Como conquistar leads e realizar vendas no Facebook.

Se o primeiro passo da sua estratégia no Facebook é criar uma audiência, o segundo deve ser gerar leads e realizar vendas. Afinal, seu negócio só vai sobreviver se tiver lucro, certo?!

A melhor forma de gerar leads, dentro do Facebook, é pedir que as pessoas forneçam algumas informações, como nome e email, por exemplo.

Isso sempre em troca de um conteúdo, que pode ser um ebook, infográfico, cupons de desconto, testes gratuitos, etc. 

Perceba que esses leads podem ainda não querer adquirir o seu produto ou serviço. Mas tem interesse nos assuntos relacionados ao seu mercado e a sua empresa.

Portanto, depois deste primeiro contato, você deve trabalhar uma estratégia de relacionamento via e-mail marketing, para realizar sua oferta de venda, no momento certo.

1 – Otimize sua página profissional

Marketing no Facebook - Otimize sua página profissional
Otimize sua página profissional

A sua página comercial vai representar sua marca dentro do Facebook. E elas possuem ferramentas exclusivas para as empresas otimizarem seus resultados. É importante configurar sua página para que ela atraia o seu público alvo e você possa transformá-los em leads

Seção “Sobre”:

Esta costuma ser um dos primeiros lugares que as pessoas procurarão quando chegarem à sua página. É onde você vai falar sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Crie um texto atraente, citando os problemas que você resolve e solicitando que as pessoas curtam a página ou realizem alguma outra ação;

Configure um botão de call to action:

O Facebook possui um recurso muito útil para geração de leads, que é a opção de colocar um botão simples de chamada para ação no alto da sua página. Você pode escolher entre várias opções, como “Cadastre-se”, “Comprar agora”, “Fale conosco”, “Reservar agora”, entre outras. O ideal é vincular o botão com o seu site ou página de captura onde você possa capturar esses leads;

Coloque um post fixo:

Uma das melhores maneiras de direcionar a atenção do seu público é deixar uma publicação fixada no topo da sua página, garantindo que as pessoas a vejam. Essa publicação pode ser um vídeo ou texto chamando as pessoas para alguma ação específica, como, por exemplo, assistir uma aula gratuita ou baixar um ebook. Inclua um link clicável no texto que direcione as pessoas para uma página de captura e você terá uma fonte permanente de geração de leads;

2 – Invista em anúncios

Marketing no Facebook - Invista em anúncios
Invista em anúncios

O recurso de anúncios pagos do Facebook é uma excelente ferramenta para atingir leads interessados em seus produtos e serviços. Você pode criar anúncios convidando para assistir aulas gratuitas, baixar ebooks e infográficos ou direto para as páginas de venda.

Devido à diminuição do alcance orgânico, investir no Facebook se tornou uma estratégia essencial para alcançar os resultados desejados. Portanto, reserve um orçamento para isso.

As regras para um anúncio ser bem sucedido são, basicamente, uma boa segmentação de público, imagens ou vídeos de qualidade e um texto persuasivo que convença as pessoas a consumirem aquele conteúdo.

3 – Experimente o Facebook Lead Ads

Marketing no Facebook - Experimente o Facebook Lead Ads
Experimente o Facebook Lead Ads

Este é um dos recursos pagos do Facebook que permite agilizar o cadastro de leads, sem precisar sair da plataforma. O Facebook Lead Ads permite que você crie uma chamada para ação, dentro do seu anúncio, e especifique as informações que deseja obter no processo.

Assim, quando as pessoas clicarem no seu anúncio, uma janela vai surgir com os campos necessários já preenchidos com as informações que elas possuem dentro do próprio Facebook. As pessoas só precisam confirmar e pronto, você cadastrou esses leads.

Essa opção tem a vantagem de fazer as pessoas ganharem tempo, por não serem direcionadas para uma outra página externa, e usar informações que elas já fornceram ao Facebook. Além disso, é uma opção bem interessante para quem quer gerar leads via mobile, devido à interface simplificada e ao preenchimento automático de dados.

4 – Faça transmissões ao vivo

Marketing no Facebook - Faça transmissões ao vivo
Faça transmissões ao vivo

As Lives, como são chamadas as transmissões ao vivo pelo Facebook, costumam obter ótimo alcance. As pessoas gostam de interagir com os profissionais que seguem, para aprender mais sobre suas soluções.

E a Live é uma ótima oportunidade de fazer isso em tempo real, entregando um conteúdo de ótima qualidade, respondendo às perguntas da audiência e estreitando o relacionamento com seus seguidores.  

Durante sua apresentação, convide as pessoas a baixarem um material de apoio, deixando um link para a página de captura no topo dos comentários.

Se você está cheio de dúvidas sobre isso não se preocupa. Nesse artigo nós separamos 18 dicas para você encantar na sua live no Facebook.

5 – Use Chatbots

Marketing no Facebook - Chatbots
Chatbots

O uso de chatbots está se tornando uma tendência do marketing no Facebook.  A palavra chatbot é composta por duas partes: “chat”, que significa “conversa” e “bot” que faz referência a robot.

Significa que um chatbot do Facebook é um programa de inteligência artificial capaz de “conversar” com pessoas, responder perguntas pontuais e dar sugestões automaticamente.

Dessa forma, é possível configurá-lo para responder ao público, de acordo com o perfil e necessidades pontuais de cada negócio.

Para funcionar, o chatbot deve ser integrado ao aplicativo de Chat do Messenger e ser operado por esta plataforma. Através dele, você pode  programar uma interação inicial, por exemplo, quando alguém entrar pela primeira vez na sua página.

É possível usá-los para gerar leads, também, com ofertas diretas pelo Messenger. Você pode criar automações simpáticas e, principalmente, relevantes, programando perguntas que levarão as pessoas a se tornarem seus leads.

Não esqueça, porém, de verificar a interação, pois pode ser que a pessoa esteja querendo falar com um humano. Nesse caso, ficar só na automação pode fazer com que você perca seguidores.

Conclusão

Marketing no Facebook - Conclusão
Conclusão

Estas são as principais dicas e estratégias que você pode usar para o seu marketing no Facebook. Agora você está pronto para aumentar suas vendas e alavancar o seu negócio utilizando a maior rede social do mundo.

Por hoje é isso. Mas lembre-se: Se você  quer continuar aprendendo sobre outras ferramentas de marketing digital que podem melhorar os resultados da sua empresa, continue nos acompanhando.

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: